Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Qual a diferenca de altura das duas atenas??

    a omni manda na altura dela e o sinal pra cima e para baixo é pequeno.

    Passa para antenas paineis setoriais 12 dbi ou de grade 24 dbi e deixe elas apontadas uma pra outra.

    Caso a diferenca de altura entre os predios é grande pode apontar ela " pro céu" msm sendo q o céu é o outro ponto e do outro vice-versa apontando "pro chão".

    Ja q esta fazendo link use radios melhores. Caso nao queira gastar muito use pelo menos 2 aprouter pra fazer o link e o sl3300 com a omni pra gerar sinal. Nao saia pegando sinal e repetindo no msm radio com a mesma antena. Faz o link com 2 aprouter e 2 antenas de grade e dps sai um cabo de rede pro swl3300 e coloca ele como ap na omni pra gerar sinal no outro predio.

    Qualquer duvida pode falar

  2. #22

    Wink

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Qual a diferenca de altura das duas atenas??

    a omni manda na altura dela e o sinal pra cima e para baixo é pequeno.

    Passa para antenas paineis setoriais 12 dbi ou de grade 24 dbi e deixe elas apontadas uma pra outra.

    Caso a diferenca de altura entre os predios é grande pode apontar ela " pro céu" msm sendo q o céu é o outro ponto e do outro vice-versa apontando "pro chão".

    Ja q esta fazendo link use radios melhores. Caso nao queira gastar muito use pelo menos 2 aprouter pra fazer o link e o sl3300 com a omni pra gerar sinal. Nao saia pegando sinal e repetindo no msm radio com a mesma antena. Faz o link com 2 aprouter e 2 antenas de grade e dps sai um cabo de rede pro swl3300 e coloca ele como ap na omni pra gerar sinal no outro predio.

    Qualquer duvida pode falar

    Bom eu moro em um morro que deve dar mais ou menos 30 mts de altura do predio,
    em minha casa tem um suporte de metal de 1Mts e no predio um suporte de 3,5Mts...

    "a omni manda na altura dela e o sinal pra cima e para baixo é pequeno."

    To começando a intender...
    A omini mesmo com um suporte de 3,5mts ainda esta abaixo do nivel do predio...
    Amanha mesmo vou testar no lugar da omini outro painel de 12dbi e ligar o Ap direto no painel com o pigtail dele para testar...
    Posto os resultados dos testes amanha pela manha...
    Mto obrigado a galera que deu seus conselhos, ta sendo de grande ajuda!
    Amanha pela manha posto os resultados!

  3. #23

    Padrão

    Ficaria melhor se você trocasse a omni por antena de grade e aponte uma pra outra inclinando elas (Elas tem que ficar bem de frente uma pra outra), diminua a potencia do rádio, troque os cabos (coloque cabos menores) e coloque 2 rádios melhores e iguais e use seu SWL3300 (modo AP) só pra distribuir o sinal.

  4. #24

    Padrão

    Minha vez de meter o meu dedo de ousado.

    O Samsung é melhor que qualquer radio desses vagabundos com firmware de terceiros com cpu Raeltek (essa fuleiragem que tao usando e dizem que são provedores), é um radio profissional que opera somente no modo B e possui um cartao de 50mW interno. Tem 2 saidas pra antena e talvez esteja ai a razao de seus problemas, voce esta usando a saida certa? seu cabo que liga a antena esta isolado e esta bom? (verifique se o nervo central esta em curto com a malha)

    Coloque uma caixa hermetica perto da antena, ligando o radio diretamente a antena por meio de um pigtail de 50cm no máximo. Coloque o samsung Sempre como Bridge.

    Com essa antena e essas dicas voce consegue sem poluicao 5km facil. Atente tambem que o Samsung so trabalha com cabo cross-over.

    No radio que esta recebendo o sinal, coloque como bridge e altere a potencia pra 63mW que voce vai conseguir um bom nivel de sinal. (a menos que o setor de RF dele esteja ruim) a 200metros nao tem como nada dar errado. (a 1000 nao teria)

  5. #25

    Padrão

    Usando setorial ou grade, ambas terao q ficar viradas e bem apontadas uma para outra.

    Sobre a omni vc agora esta entendendo a questao do sinal estar + baixo q no seu predio.

    Pra detalhar + ainda, a grade ou a setorial vc consegue buscar uma melhor posicao pq ela vira tanto da esquerda pra direita e de cima para baixo, entao vc vai apontador o meio da antena bem no outro ponto.

    Ja a omni vc nao consegue "mirar" ela direto na outra antena ja q a altura delas esta bem diferente a nao ser q faca gambiarra e a omni fique pendurada de lado mas eskece disso e coloque a grade recebendo dps vc gera sinal com a omni em posicao certa com seu 3300.

    Aguardo post dos resultados na segunda

    t+

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Usando setorial ou grade, ambas terao q ficar viradas e bem apontadas uma para outra.

    Sobre a omni vc agora esta entendendo a questao do sinal estar + baixo q no seu predio.

    Pra detalhar + ainda, a grade ou a setorial vc consegue buscar uma melhor posicao pq ela vira tanto da esquerda pra direita e de cima para baixo, entao vc vai apontador o meio da antena bem no outro ponto.

    Ja a omni vc nao consegue "mirar" ela direto na outra antena ja q a altura delas esta bem diferente a nao ser q faca gambiarra e a omni fique pendurada de lado mas eskece disso e coloque a grade recebendo dps vc gera sinal com a omni em posicao certa com seu 3300.

    Aguardo post dos resultados na segunda

    t+
    Meu deus, tinha conseguido uma proeza, trabalhei ontem ate tarde nisso,

    Consegui surpreendentes 42% de sinal, so q após a chuva meus radios cairam pra 10% de novo ;/

    so consigo trafegar 2Mbs...

    Fiz um ponto a ponto com 2 paineis setoriais de 60º
    e 2 aps um router 252 e um swl 3300...

    é ocila de mais!
    as dicas que voces deram eu segui todas...
    pq wireless tem q ser tao dificiu?

    Antes quando trabalhei em um provedor todas as redes q montei wireless faziam tranquilamente 11Mbs+

    Algumas com 1km de distancia!

    Uma Luz por favor!

  7. #27

    Padrão

    Tenho um cliente que está a +- 300m da minha base e o sinal está em 100%, como está configurado:
    Base:PC-AP com placas PCI Atheros em 18dB + 10m de RGC 213+ pigtail 20cm+omni 15dBi Aquario
    Cliente: Painel set 60º Aquario+ pigtail de 10m + PCI atheros

    Voce não poderia ter um sinal tão diferente do meu, com certeza há algo de errado, então vamos por partes

    Equipamento para verificar:

    2 radios, 2 pigtails, 2 antenas, 2 fontes(me corrija se houver algo a mais ou a menos, ok?)

    Suas antenas(painéis setoriais) estão ok? Bem vedadas?
    Os pigtails estão sem curto ou bem isolados da chuva com fita de alta fusão? se ficaram expostos, troque imediatamente e não aproveite os conectores.
    Troque as fontes por novas ou por algumas que sabidamente estão boas
    Tem certeza que seus rádios estão 100%?? Senão tem essa certeza, arranje outros dois emprestados e teste.
    Voce usava algum estabilizador para ligar as fontes? Se não , pode estar com problemas tanto as fontes como os rádios.

    Lembre-se de testar os cabos sem estarem conectados a suas antenas, pois os painéis de 60º são em curto, mas os cabos não podem estar em curto antes de serem conectados.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Tenho um cliente que está a +- 300m da minha base e o sinal está em 100%, como está configurado:
    Base:PC-AP com placas PCI Atheros em 18dB + 10m de RGC 213+ pigtail 20cm+omni 15dBi Aquario
    Cliente: Painel set 60º Aquario+ pigtail de 10m + PCI atheros

    Voce não poderia ter um sinal tão diferente do meu, com certeza há algo de errado, então vamos por partes

    Equipamento para verificar:

    2 radios, 2 pigtails, 2 antenas, 2 fontes(me corrija se houver algo a mais ou a menos, ok?)

    Suas antenas(painéis setoriais) estão ok? Bem vedadas?
    Os pigtails estão sem curto ou bem isolados da chuva com fita de alta fusão? se ficaram expostos, troque imediatamente e não aproveite os conectores.
    Troque as fontes por novas ou por algumas que sabidamente estão boas
    Tem certeza que seus rádios estão 100%?? Senão tem essa certeza, arranje outros dois emprestados e teste.
    Voce usava algum estabilizador para ligar as fontes? Se não , pode estar com problemas tanto as fontes como os rádios.

    Lembre-se de testar os cabos sem estarem conectados a suas antenas, pois os painéis de 60º são em curto, mas os cabos não podem estar em curto antes de serem conectados.
    é o seguinte, eu tava pensando aqui comigo...Energia pode causar tal problema?pois acho q a instalação eletrica daquele predio nao está muito boa, a energia que vai pro roof foi feito que meio gambiarrada...
    Sem condições 200Mts e o sinal a 10% ocilando ate 5%

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Tenho um cliente que está a +- 300m da minha base e o sinal está em 100%, como está configurado:
    Base:PC-AP com placas PCI Atheros em 18dB + 10m de RGC 213+ pigtail 20cm+omni 15dBi Aquario
    Cliente: Painel set 60º Aquario+ pigtail de 10m + PCI atheros

    Voce não poderia ter um sinal tão diferente do meu, com certeza há algo de errado, então vamos por partes

    Equipamento para verificar:

    2 radios, 2 pigtails, 2 antenas, 2 fontes(me corrija se houver algo a mais ou a menos, ok?)

    Suas antenas(painéis setoriais) estão ok? Bem vedadas?
    Os pigtails estão sem curto ou bem isolados da chuva com fita de alta fusão? se ficaram expostos, troque imediatamente e não aproveite os conectores.
    Troque as fontes por novas ou por algumas que sabidamente estão boas
    Tem certeza que seus rádios estão 100%?? Senão tem essa certeza, arranje outros dois emprestados e teste.
    Voce usava algum estabilizador para ligar as fontes? Se não , pode estar com problemas tanto as fontes como os rádios.

    Lembre-se de testar os cabos sem estarem conectados a suas antenas, pois os painéis de 60º são em curto, mas os cabos não podem estar em curto antes de serem conectados.
    E está do jeito como voce descreveu, sem tirar nem colocar nada...posso trocar tbm o pigtal do outro radio, pois é ap router e o do swl é um pig diferente...de rosca invertida...
    mais energia agora que me veio na cabeça

  10. #30

    Padrão

    Como seu material é acessivel no preco, entao teste com outros aparelhos.

    Vc ta a dias quebrando a cabeca e perdendendo tempo claro q esta adquirindo conhecimento e experiencia porem tempo é dinheiro nos dias de hj. Pega emprestado ou compra 2 aps e faz o link.

    Nao tem como dar errado. Pro sinal cair de 42 para 10 dps de chuva entao ta entrando agua no cabo ou antena.

    Wireless nao eh assim tao complicado se agente parar de complicar.

    Comprando esses aps vc nao vai perder eles e sim dps usa em clientes ou ate msm de backup pra vc. Fazendo o link funcionar aí vai de tras pra frente. Coloca esses ai q ta dando problema e ve onde ta o erro.

    2 aps = 110,00 cada
    2 antenas grade 24 ou 25 dbi = 55,00 cada
    2 cabos de 2 metros = 25,00 cada

    Fechou o link sem problema algum e com equipamento novo.

    Claro q tem equipamentos melhores e + caros porem pra oq vc quer ta pronto.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Como seu material é acessivel no preco, entao teste com outros aparelhos.

    Vc ta a dias quebrando a cabeca e perdendendo tempo claro q esta adquirindo conhecimento e experiencia porem tempo é dinheiro nos dias de hj. Pega emprestado ou compra 2 aps e faz o link.

    Nao tem como dar errado. Pro sinal cair de 42 para 10 dps de chuva entao ta entrando agua no cabo ou antena.

    Wireless nao eh assim tao complicado se agente parar de complicar.

    Comprando esses aps vc nao vai perder eles e sim dps usa em clientes ou ate msm de backup pra vc. Fazendo o link funcionar aí vai de tras pra frente. Coloca esses ai q ta dando problema e ve onde ta o erro.

    2 aps = 110,00 cada
    2 antenas grade 24 ou 25 dbi = 55,00 cada
    2 cabos de 2 metros = 25,00 cada

    Fechou o link sem problema algum e com equipamento novo.

    Claro q tem equipamentos melhores e + caros porem pra oq vc quer ta pronto.
    Solução:

    Alterei o local da antena que estava em minha casa para casa de outro vizinho, depois de muito olhar reparei q tinha umas arvoresdo lado direito da minha casa q quando chovia ficava da altura da minha casa...e pra completar tem um vizinho que tem aquecedor solar imenso que estava no meio da vista de uma antena a outra...
    Sinal 75% Rulez!

    Agradeço a todos do Under-linux pela ajuda e compreeção...perdi muito tempo quebrando cabeça com voces....mais foi de grande ajuda...adquiri um pouco de esperiencia...nao muito mais ja é o começo!

    Valeu a todos!
    Abraço!

  12. #32

    Padrão Imaginava

    Sou estudante de eng. eletrica e estou fazendo umas pesquisas e cheguei a algumas conclusões.. quase que lógicas...

    Obstácuos que detem água (muros com encanamentos, caixas d'agua, árvores) são os piores, as perdas são icrivelmente altas devido a frequencia 2,4 não conseguir ultrapassar isso... pude verificar que as de 5,8 são melhore.... as 3,8 tb são excelente porém não autorizdas para uso civil... (creio eu que ainda não, pelo menos sem uma prévia utorização da anatel).


    mas ainda bem q tudo se resolveu...
    abraços

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Lunnar Ver Post
    Sou estudante de eng. eletrica e estou fazendo umas pesquisas e cheguei a algumas conclusões.. quase que lógicas...

    Obstácuos que detem água (muros com encanamentos, caixas d'agua, árvores) são os piores, as perdas são icrivelmente altas devido a frequencia 2,4 não conseguir ultrapassar isso... pude verificar que as de 5,8 são melhore.... as 3,8 tb são excelente porém não autorizdas para uso civil... (creio eu que ainda não, pelo menos sem uma prévia utorização da anatel).


    mas ainda bem q tudo se resolveu...
    abraços
    opa... acho que deveria começar o curso de engenharia novamente. 2,4 não ultrapassa, tem gente que tenta.

    Superfícies molhadas, criam pequenos espelhos, deformam, refletem, defletem o sinal.. cada caso é um caso.

    Mas agora, você me falar que o 5.8, ou o 3.8 são melhores.. vc já está está falando m*rda.. quanto maior a frequencia, mais limpa deve ser a visada. Isso é regra.

    Abraços

  14. #34

    Padrão Vai aprender a ter educação antes de participar de foruns id*ot*

    COMO VC MESMO DISSE , CADA CASO É UM CASO... NEM TODA BANDA DE FREQUENCIA É REFLETIDA... E EM FREQUENCIAS MAIS ALTAS, AS PERDAS POR SUPERFICIES CITADAS, SÃO MENORES.

    PRA QUEM APRENDE AS COISAS SOMETE NA BASE DAS REGRAS, SEM VIVENCIAR E SEM ESTUDAR, TEM UMA VISEIRA NA FRENTE E NAO CONSEGUE ENCHERGAR DE OUTRA FORMA, QDO DISSE Q 5,8 E 3,8 SÃO MELHORES, ME REFERIA AO CASO DELE, CURTA DISTANCIA... SE FOSSE ALGO INCRIVELMENTE LONGE SEM VISADA RECOMENDARIA UMA DE 900MHZ...

    APENAS CITEI ALGUMAS EXPERIENCIAS FEITAS EM LABORATÓRISO DE ESTUDOS, ACOMPANHADAS E MONITORADAS, POR QUEM COM CERTEZA SABE MUITO MAIS DO QUE VC... QUE NEM DEVE SABER O QUE É UM OCILOSCÓPIO

    ACHO QUE VC TEM Q APRENDER UM POUCO DE INTERPRETAÇÃO, E APRENDER BONS MODOS TB.. POIS ESTAMOS AQUI PRA AJUDAR UNS AO OUTROS E NAO CRITICAR TOPICOS E OFENDER AS PESSOAS COMO VC FEZ, SE REFERINDO AO MEU TÓPICO COMO M*RDA... OLHEI SUAS FOTOS, SEU PERFIL E VI QUE SEU TRABALHO É MUITO BOM, MAS FALATOU UM POUCO DE HUMILDADE DE SUA PARTE.


    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    opa... acho que deveria começar o curso de engenharia novamente. 2,4 não ultrapassa, tem gente que tenta.

    Superfícies molhadas, criam pequenos espelhos, deformam, refletem, defletem o sinal.. cada caso é um caso.

    Mas agora, você me falar que o 5.8, ou o 3.8 são melhores.. vc já está está falando m*rda.. quanto maior a frequencia, mais limpa deve ser a visada. Isso é regra.

    Abraços
    Última edição por Lunnar; 08-04-2009 às 01:40.

  15. #35

    Padrão

    Uhu. Pegou fogo o treco. Maaaaaaaaaaassss tem uns poréns ae. A questão dos espelhos de agua, agua da chuva, lagos não é mais regra não devido ao OFDM que minimiza isso. Agora se quanto maior a frequencia melhor a visada como me explica que um pre-wimax com OFDM sem visada plana funcione melhor do que 5.8 com visada?

    Simplesmente pq o modo de transmissão é diferente. Não a frequencia, mas o modo como a frequencia é transmitida.

    Olhem que material bom para estudar OFDM - Wikipédia, a enciclopédia livre WiMAX - Wikipédia, a enciclopédia livre


    Felizmente tenho equipamentos Pre-Wimax rodando aki e garanto que coloca todos os outros equipamentos no bolso. Para se ter uma ideia, para monitorar fazendas a 45 km de distancia tem uma banda de media de 140 Mbps. E isso independente de chuva ou sol. Não realizo projetos a base de Pre-Wimax por menos de R$ 50.000 reais iniciais. Portanto, antes de fazer enlace tudo mais vale ter dinheiro tambem.
    Alguem ja comprou equipamentos dos fornecedores dos links a seguir?


    4.4GHz to 5.8GHz Outdoor Wireless Bridges, wireless video cameras,and wireless E1s from AIRAYA - 4.4GHz, 4.9GHz, 5.2GHz, 5.3GHz, 5.4GHz, 5.7GHz and 5.8GHz multipoint and backhaul versions at speeds to 108 Mbps.



    Alvarion: Mobile WiMAX Pioneer - Home



    RAD Data Communications - Network Access & Telecommunications Solutions

    Ja testaram esse equipamento?


    Wireless Multiplexer Airmux-200 – RAD#

    Caso ainda não testaram ou utilizaram, vale a lição para alguns que antes de ofender, questionar ou manter um "tapa" (utilizados por carroceiros para colocar nos animais) na cara em relação a opiniões, tente viajar um pouco, estudar e ver como funciona equipamentos e soluções. Um bom exemplo disso é ver o equipamento desse ultimo link funcionando em centros operacionais militares (treinamento e real) para facilitar o contato dos soldados com suas familias.

    Vamos ser razoáveis, pois, foram nos laboratórios que tudo isso começou. ;-)
    Última edição por vpnvyrtual; 16-05-2009 às 15:26.

  16. #36
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Olá.
    pa que o seu ptp fique padrao, coloca o radio com aprouter no lugar da omni.
    Use no máximo 1 metro de cabo entre a antena e o rádio, mais isso, somente se usares cabos Cellflex.Compre o pigtail com com cabo mais rigido possivel.Isola bem com fita autofusão o pigtail e o conector N da antena, que ficará 100% teu sinal.
    Feito isso joga o sinal por modo WDS ou REPETIDOR pra sua casa.
    Aponte 100% as antenas, e não use cabos baratos, usa RGC 213 premium ou melhor.
    Abraço.