+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ppoe desconectando no mikrotik

    Olá, um Bom dia para todos, mestres do mikrotik, estou com um server mikrotik recebendo o sinal de internet de outro server mikrotik via ppoe em uma placa e roteando via hotspot na minha rede, o problema e o seguinte tá tudo funcionando maravilha, quando de repente para tudo, simpresmente desconecta a conexão que recebe via ppoe e a minha rede fica sem net e só volta a conectar quando reinicio o servidor, antes de reiniciar eu faço o seguinte vou em IP - routes desabilito e habilito a rede e nada, só vir conectar uma vêz,com esse procedimento desde que começou a acontecer, sempre tenho que reiniciar o server para que ele possa reconectar e voltar tudo ao normal, até que volte a acontecer novamente e o procedimento e o mesmo já não posso fazer mais nada ficando sempre de alerta nesse tipo de sintuação pois tenho uns clientes juridicos que já começaram a migrar para o meu concorrente devido essas faltas repetinas, depois de ler algumas dicas dos colegas e poste anteriores resolvir agora aumentar o meu MTU e MRU de 1480 para 1492 na conexão ppoe ao qual eu recebo a net e roteio para a minha rede como sitei a cima, alem disso tudo; o msn caí bastante mesmo sem caí a net; gostaria de receber alguma dica dos Senhores, para que eu possa dormir sem ter que me preoculpar se vou levantar e ter internet.
    estarei recebendo um ip fixo só daqui a dois meses e não sei se terei cliente suficiente para pagar o link até lá se continuar desse jeito.
    Agradeço desde já a atenção de todos Obrigado.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Não entendi direito sua topologia... poderia desenhar? PPPoE que desconecta em rede sem fio é indica problemas com sinal, a princípio, mas como não entendi exatamente sua topologia seria apenas palpite...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não entendi direito sua topologia... poderia desenhar? PPPoE que desconecta em rede sem fio é indica problemas com sinal, a princípio, mas como não entendi exatamente sua topologia seria apenas palpite...
    Olá sergio agradeçoa sua atenção desde já, realmente não fui claro. Sou um cliente comun de um servidor mikrotik ppoe vs.29.27, é liberado para o meu login uma banda de 1mb, ao qual montei um servidor mikrotik vs 3.13, ao qual eu montei uma pequena rede com 30 clientes compartilhando esse 1mb que não é garantido um mega devido as oscilações do propio link que é um provedor de uma cidade proxima,aqui onde estou é um vilarejo que não tem provedor mal pegar celular e não tem cliente suficiente para pagar um link telemar que por sinal é muito caro, compartilho essa conexão ppoe em meu server mikrotik via hostpot e acontecer exatamente esses bungs.

    Obs. tenho alguns clientes que conectei direto no server via ppoe do qual recebo e isso não acontece funciona tudo normal, só acontece com os clientes que recebe via do meu server que ja recebe do server do provedor.

    Eu vejo como uma sintuação nova um servidor mikrotik recebendo de um server mikrotik, qualquer diga é bem vinda porque quem não tem para onde ir qualquer caminho server. obrigado desde já

  4. #4

    Padrão

    Teste este seu servidor pppoe espetando um cabo de rede nele. Depois parta para a parte da wireless, verifique sinal, principalmente se há perdas de pacotes.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sua rede não tem nada a ver com a rede do Provedor. Desta forma se o link está normal, não se preocupe com o fato da conexão ser sem fio e receber IP via pppoe.

    Terá que verificar como está o sinal dos clientes na sua rede se for sem fio, se for cabo verifique como anda o broadcast. Os problemas relacionados ao hotspot indicam que possui problemas fisicos ou alguma configuração anormal à topologia, uma vez que o hotspot é muito simples para gerar problemas com desconexão de clientes.

    Poste um export de suas configurações como hotspot, firewall, interfaces, ip address, ip dns, que será mais fácil a colaboração de todos.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sua rede não tem nada a ver com a rede do Provedor. Desta forma se o link está normal, não se preocupe com o fato da conexão ser sem fio e receber IP via pppoe.

    Terá que verificar como está o sinal dos clientes na sua rede se for sem fio, se for cabo verifique como anda o broadcast. Os problemas relacionados ao hotspot indicam que possui problemas fisicos ou alguma configuração anormal à topologia, uma vez que o hotspot é muito simples para gerar problemas com desconexão de clientes.

    Poste um export de suas configurações como hotspot, firewall, interfaces, ip address, ip dns, que será mais fácil a colaboração de todos.
    config do server

    D IP 10.1.120.248 Network 10.1.120.1 broadcast ____________ interface pppoe-utl
    172.16.0.1/16 Network 172.16.0.0 broadcast 172.16.255.255 interface ether1

    eu estou pesquisando como expotar as imagens do mikrotik para dendro desse diálogo.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sua rede não tem nada a ver com a rede do Provedor. Desta forma se o link está normal, não se preocupe com o fato da conexão ser sem fio e receber IP via pppoe.

    Terá que verificar como está o sinal dos clientes na sua rede se for sem fio, se for cabo verifique como anda o broadcast. Os problemas relacionados ao hotspot indicam que possui problemas fisicos ou alguma configuração anormal à topologia, uma vez que o hotspot é muito simples para gerar problemas com desconexão de clientes.

    Poste um export de suas configurações como hotspot, firewall, interfaces, ip address, ip dns, que será mais fácil a colaboração de todos.
    Eu sei estou tentando exportar as config do mikrotik poara esse forum, sergio.

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Andrinho Ver Post
    Eu sei estou tentando exportar as config do mikrotik poara esse forum, sergio.

    no Terminal (Mikrotik), digite:

    interface export

    Tudo que surgir na tela, só selecionar e colar aqui.

    Da mesma forma para as outras opções:

    ip address export

    ip hotstot export

    ip firewall filter export

    ip firewall nat export

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    no Terminal (Mikrotik), digite:

    interface export

    Tudo que surgir na tela, só selecionar e colar aqui.

    Da mesma forma para as outras opções:

    ip address export

    ip hotstot export

    ip firewall filter export

    ip firewall nat export
    [admin@MikroTik] > interface export
    # feb/04/2009 21:26:09 by RouterOS 3.13
    # software id = Q4IS-JCN
    #
    /interface ethernet
    set 0 arp=enabled auto-negotiation=yes cable-settings=default comment="" disable-running-check=yes disabled=yes full-duplex=yes mac-address=00:08:54:47:88:22 mtu=1500 name=ether4 speed=100Mbps
    set 1 arp=enabled auto-negotiation=yes cable-settings=default comment="" disable-running-check=yes disabled=no full-duplex=yes mac-address=00:134:55:52:47 mtu=1500 name=ether2 speed=100Mbps
    set 2 arp=enabled auto-negotiation=yes cable-settings=default comment="" disable-running-check=yes disabled=no full-duplex=yes mac-address=00:E0:7D:CD:1B:FB mtu=1500 name=ether1 speed=100Mbps
    set 3 arp=enabled auto-negotiation=yes cable-settings=default comment="" disable-running-check=yes disabled=no full-duplex=yes mac-address=00:E0:7D:9D:E5:74 mtu=1500 name=ether3 speed=100Mbps
    /interface pppoe-client
    add ac-name="" add-default-route=no allow=pap,chap,mschap1,mschap2 comment="" dial-on-demand=no disabled=no interface=ether3 max-mru=1492 max-mtu=1492 mrru=disabled name=pppoe-out1 password=1234 profile=default \
    service-name="" use-peer-dns=no user=douglas
    /interface wireless security-profiles
    set default authentication-types="" eap-methods=passthrough group-ciphers="" group-key-update=5m interim-update=0s mode=none name=default radius-eap-accounting=no radius-mac-accounting=no radius-mac-authentication=no \
    radius-mac-caching=disabled radius-mac-format=XX:XX:XX:XX:XX:XX radius-mac-mode=as-username static-algo-0=none static-algo-1=none static-algo-2=none static-algo-3=none static-key-0="" static-key-1="" static-key-2="" \
    static-key-3="" static-sta-private-algo=none static-sta-private-key="" static-transmit-key=key-0 supplicant-identity=MikroTik tls-certificate=none tls-mode=no-certificates unicast-ciphers="" wpa-pre-shared-key="" \
    wpa2-pre-shared-key=""
    /interface bridge settings
    set use-ip-firewall=no use-ip-firewall-for-vlan=no
    /interface ethernet mirror
    set
    /interface l2tp-server server
    set authentication=pap,chap,mschap1,mschap2 default-profile=default-encryption enabled=no max-mru=1460 max-mtu=1460 mrru=disabled
    /interface ovpn-server server
    set auth=sha1,md5 certificate=none cipher=blowfish128,aes128 default-profile=default enabled=no keepalive-timeout=60 mac-address=FE:5D:FEE:F3:2E max-mtu=1500 mode=ip netmask=24 port=1194 require-client-certificate=no
    /interface pptp-server server
    set authentication=mschap1,mschap2 default-profile=default-encryption enabled=no keepalive-timeout=30 max-mru=1460 max-mtu=1460 mrru=disabled
    /interface wireless align
    set active-mode=yes audio-max=-20 audio-min=-100 audio-monitor=00:00:00:00:00:00 filter-mac=00:00:00:00:00:00 frame-size=300 frames-per-second=25 receive-all=no ssid-all=no
    /interface wireless sniffer
    set channel-time=200ms file-limit=10 file-name="" memory-limit=10 multiple-channels=no only-headers=no receive-errors=no streaming-enabled=no streaming-max-rate=0 streaming-server=0.0.0.0
    /interface wireless snooper
    set channel-time=200ms multiple-channels=yes receive-errors=no
    [admin@MikroTik] >

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Andrinho Ver Post
    [admin@MikroTik] > interface export
    # feb/04/2009 21:26:09 by RouterOS 3.13
    # software id = Q4IS-JCN
    #
    /interface ethernet
    set 0 arp=enabled auto-negotiation=yes cable-settings=default comment="" disable-running-check=yes disabled=yes full-duplex=yes mac-address=00:08:54:47:88:22 mtu=1500 name=ether4 speed=100Mbps
    set 1 arp=enabled auto-negotiation=yes cable-settings=default comment="" disable-running-check=yes disabled=no full-duplex=yes mac-address=00:134:55:52:47 mtu=1500 name=ether2 speed=100Mbps
    set 2 arp=enabled auto-negotiation=yes cable-settings=default comment="" disable-running-check=yes disabled=no full-duplex=yes mac-address=00:E0:7D:CD:1B:FB mtu=1500 name=ether1 speed=100Mbps
    set 3 arp=enabled auto-negotiation=yes cable-settings=default comment="" disable-running-check=yes disabled=no full-duplex=yes mac-address=00:E0:7D:9D:E5:74 mtu=1500 name=ether3 speed=100Mbps
    /interface pppoe-client
    add ac-name="" add-default-route=no allow=pap,chap,mschap1,mschap2 comment="" dial-on-demand=no disabled=no interface=ether3 max-mru=1492 max-mtu=1492 mrru=disabled name=pppoe-out1 password=1234 profile=default \
    service-name="" use-peer-dns=no user=douglas
    /interface wireless security-profiles
    set default authentication-types="" eap-methods=passthrough group-ciphers="" group-key-update=5m interim-update=0s mode=none name=default radius-eap-accounting=no radius-mac-accounting=no radius-mac-authentication=no \
    radius-mac-caching=disabled radius-mac-format=XX:XX:XX:XX:XX:XX radius-mac-mode=as-username static-algo-0=none static-algo-1=none static-algo-2=none static-algo-3=none static-key-0="" static-key-1="" static-key-2="" \
    static-key-3="" static-sta-private-algo=none static-sta-private-key="" static-transmit-key=key-0 supplicant-identity=MikroTik tls-certificate=none tls-mode=no-certificates unicast-ciphers="" wpa-pre-shared-key="" \
    wpa2-pre-shared-key=""
    /interface bridge settings
    set use-ip-firewall=no use-ip-firewall-for-vlan=no
    /interface ethernet mirror
    set
    /interface l2tp-server server
    set authentication=pap,chap,mschap1,mschap2 default-profile=default-encryption enabled=no max-mru=1460 max-mtu=1460 mrru=disabled
    /interface ovpn-server server
    set auth=sha1,md5 certificate=none cipher=blowfish128,aes128 default-profile=default enabled=no keepalive-timeout=60 mac-address=FE:5D:FEE:F3:2E max-mtu=1500 mode=ip netmask=24 port=1194 require-client-certificate=no
    /interface pptp-server server
    set authentication=mschap1,mschap2 default-profile=default-encryption enabled=no keepalive-timeout=30 max-mru=1460 max-mtu=1460 mrru=disabled
    /interface wireless align
    set active-mode=yes audio-max=-20 audio-min=-100 audio-monitor=00:00:00:00:00:00 filter-mac=00:00:00:00:00:00 frame-size=300 frames-per-second=25 receive-all=no ssid-all=no
    /interface wireless sniffer
    set channel-time=200ms file-limit=10 file-name="" memory-limit=10 multiple-channels=no only-headers=no receive-errors=no streaming-enabled=no streaming-max-rate=0 streaming-server=0.0.0.0
    /interface wireless snooper
    set channel-time=200ms multiple-channels=yes receive-errors=no
    [admin@MikroTik] >





































    [admin@MikroTik] > ip address export
    # feb/04/2009 21:34:21 by RouterOS 3.13
    # software id = Q4IS-JCN
    #
    /ip address
    add address=172.16.5.43/24 broadcast=172.16.5.255 comment="" disabled=yes interface=ether2 network=172.16.5.0
    add address=172.16.0.1/16 broadcast=172.16.255.255 comment="" disabled=no interface=ether1 network=172.16.0.0
    [admin@MikroTik] >

  11. #11

    Padrão Fiz duas modificações, e tá dando certo ate agora.

    lendo umas configurações aqui no forum, modiquei essas aqui.


    PPP = Interface - Dial Out e marquei as Add Default Route
    User Peer DNS


    Em IP hotspot User Profiles Rate limit (rx/tx) as configurações estava assim (tx/tx) 100k

    modifiquei para 100k/128k