+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP airaya 13km

    Oi Pessoal,

    Tenho um airaya no qual nao estou conseguindo passar mais que 3mb, sei que posso conseguir 10 ou 12mb de troupting com este equipamento, mais p/ isso preciso deixar as configuracaoes dele file, alguem poderia me ajudar?

    Equipamentos:

    02 - Antenas Hyperlink 29dBi Disco
    02 - Airaya original

    Configuracaoes:

    Software Version: Ver 1.01
    Hardware Version: Ver 1.0
    Operating In: 5GHz
    Wireless Mode: 5Ghz (20 Mhz wide channels)
    Radio Channel (Center Frequency): 153 (5.765 GHz)
    Radio Data Rate(Mbps): 24
    Radio Transmit Power: 21 dBm
    5 GHz Radio Mode: Enabled
    Transmit Power Control (TPC): Enabled
    Dynamic Frequency Selection (DFS): Enabled

    Grato,
    Última edição por Good_speed; 02-02-2009 às 09:35.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Olá!

    Experimenta fixar o data-rate em 36 ou 48... Teste... depois experimente diminuir a potência... Teste...

    Aqui o máximo dos máximos que cosegui foi de 13~14 mega de up e 13~14 de down, isso com potência ultra baixa e num enlace de 800 metros

    Citação Postado originalmente por Good_speed Ver Post
    Oi Pessoal,

    Tenho um airaya no qual nao estou conseguindo passar mais que 3mb, sei que posso conseguir 10 ou 12mb de troupting com este equipamento, mais p/ isso preciso deixar as configuracaoes dele file, alguem poderia me ajudar?

    Equipamentos:

    02 - Antenas Hyperlink 29dBi Disco
    02 - Airaya original

    Configuracaoes:

    Software Version: Ver 1.01
    Hardware Version: Ver 1.0
    Operating In: 5GHz
    Wireless Mode: 5Ghz (20 Mhz wide channels)
    Radio Channel (Center Frequency): 153 (5.765 GHz)
    Radio Data Rate(Mbps): 24
    Radio Transmit Power: 21 dBm
    5 GHz Radio Mode: Enabled
    Transmit Power Control (TPC): Enabled
    Dynamic Frequency Selection (DFS): Enabled

    Grato,

  3. #3

    Padrão

    O principal problema pode ser o airaya.

    Na teoria eles prometem um tanto de coisa e q passa muito link mas a medida q vai ficando longe ele vai perdendo potencia.

    As antenas sao otimas porem eu usava zirok 29dbi com airaya e sempre passando 2.5 mb estourando 3.5 mb ae veio a luz. Vamu jogar mkt pra v oq dá.

    Soh colocar mkt sem ter q mexer no alinhamento das antenas o link foi pra 23 mb de trouhgput.

    Ta passando 14 mb de link msm de internet pra cliente.

    Muito melhor pra configurar, pra mexer, pra medir sinal, pra monitorar e o preco se colocar no papel fica até + barato q airaya.

    Veja a possibilidade de atualizar seus aparelhos e se aceitar sugestao joga os airaya pra link interno dentro da cidade q eles sao bons para isso e nao vai precisar de ser tanto link neles.

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Exatamente! Eu tinha 23 kms com airayas... passava isso, 2,5 mb a pau e corda... mudei pra MK, com as mesmas antenas, consegui 6 mb... Sem turbo, sem nstreme nem nada...

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    O principal problema pode ser o airaya.

    Na teoria eles prometem um tanto de coisa e q passa muito link mas a medida q vai ficando longe ele vai perdendo potencia.

    As antenas sao otimas porem eu usava zirok 29dbi com airaya e sempre passando 2.5 mb estourando 3.5 mb ae veio a luz. Vamu jogar mkt pra v oq dá.

    Soh colocar mkt sem ter q mexer no alinhamento das antenas o link foi pra 23 mb de trouhgput.

    Ta passando 14 mb de link msm de internet pra cliente.

    Muito melhor pra configurar, pra mexer, pra medir sinal, pra monitorar e o preco se colocar no papel fica até + barato q airaya.

    Veja a possibilidade de atualizar seus aparelhos e se aceitar sugestao joga os airaya pra link interno dentro da cidade q eles sao bons para isso e nao vai precisar de ser tanto link neles.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    O principal problema pode ser o airaya.

    Na teoria eles prometem um tanto de coisa e q passa muito link mas a medida q vai ficando longe ele vai perdendo potencia.

    As antenas sao otimas porem eu usava zirok 29dbi com airaya e sempre passando 2.5 mb estourando 3.5 mb ae veio a luz. Vamu jogar mkt pra v oq dá.

    Soh colocar mkt sem ter q mexer no alinhamento das antenas o link foi pra 23 mb de trouhgput.

    Ta passando 14 mb de link msm de internet pra cliente.

    Muito melhor pra configurar, pra mexer, pra medir sinal, pra monitorar e o preco se colocar no papel fica até + barato q airaya.

    Veja a possibilidade de atualizar seus aparelhos e se aceitar sugestao joga os airaya pra link interno dentro da cidade q eles sao bons para isso e nao vai precisar de ser tanto link neles.
    Qual o modelo de RB e cartão que sugere?

    Grato,

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Exatamente! Eu tinha 23 kms com airayas... passava isso, 2,5 mb a pau e corda... mudei pra MK, com as mesmas antenas, consegui 6 mb... Sem turbo, sem nstreme nem nada...
    Qual o modelo de RB e cartão que sugere?

    Grato,

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Good_speed Ver Post
    Qual o modelo de RB e cartão que sugere?

    Grato,
    Rb433ah e XR5, com potência baixada pra 20 dbm ou menos até...

  8. #8

    Padrão

    Se for soh pra linkar tem a rb 433 q aceita 3 cartoes mas se quiser varios links de uma unica torre tem a rb600 com melhor processamento e aceita 4 cartoes.

    Sobre o cartao com essa antena qualquer um funciona se a visada tiver boa mas sugiro custo beneficio o engenius 8602 q custa menos q 150 reais. Se procurar bem acha por ate 110. Mas verifica selo de homologado senao dps complica pra vc.

    Se tiver uma graninha a + e quiser gastar pra nunca + preocupar compra o ubiquiti xr5 mas eh muito forte. Nao ha necessidade de gastar tanto dinheiro se nao quiser.

    Uso o 8602 pra fazer link de ate 40km com antena de 29 dbi.

    E o xr5 consigo link com visada perfeita de 70 km.

    Ai vai a dica das rbs. SE precisar de linkar pra outros lados tem opcao de 3 e 4 cartoes pq sempre aparece algum outro ponto pra fazer link

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Se for soh pra linkar tem a rb 433 q aceita 3 cartoes mas se quiser varios links de uma unica torre tem a rb600 com melhor processamento e aceita 4 cartoes.

    Sobre o cartao com essa antena qualquer um funciona se a visada tiver boa mas sugiro custo beneficio o engenius 8602 q custa menos q 150 reais. Se procurar bem acha por ate 110. Mas verifica selo de homologado senao dps complica pra vc.

    Se tiver uma graninha a + e quiser gastar pra nunca + preocupar compra o ubiquiti xr5 mas eh muito forte. Nao ha necessidade de gastar tanto dinheiro se nao quiser.

    Uso o 8602 pra fazer link de ate 40km com antena de 29 dbi.

    E o xr5 consigo link com visada perfeita de 70 km.

    Ai vai a dica das rbs. SE precisar de linkar pra outros lados tem opcao de 3 e 4 cartoes pq sempre aparece algum outro ponto pra fazer link
    Qual o Throughput que se consegue 40km e 70km uando os cartoes assim?, quero ter uma ideia!!!

    Grato,

  10. #10

    Padrão

    o link de 70 km com sinal -62 com cartoes ubiquiti ta com 23890 de troughput

    ja o link de 40 km com 8602 dos dois lados e sinal de -57 ta com 30502 de troughput

    ta sobrando d++ pq passo 6 mb full duplex em cada link desses. Entao se quiser aumentar nem precisa de trocar nada. soh pedir pra operadora e arder no bolso mas só isso de preocupacao

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    o link de 70 km com sinal -62 com cartoes ubiquiti ta com 23890 de troughput

    ja o link de 40 km com 8602 dos dois lados e sinal de -57 ta com 30502 de troughput

    ta sobrando d++ pq passo 6 mb full duplex em cada link desses. Entao se quiser aumentar nem precisa de trocar nada. soh pedir pra operadora e arder no bolso mas só isso de preocupacao
    Vc poderia mostra as configuracoes do seu mk?, pois tenho um ptp de 18km com sinal -52 e nao configo passar mais q 4mb.

    Grato,

  12. #12

    Padrão

    Posso sim. qual tipo de configuracao vc queira saber?? q cartoes e q rb q vc ta usando??

    verifica canal e ativa nstreme q vc dobra o link

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Posso sim. qual tipo de configuracao vc queira saber?? q cartoes e q rb q vc ta usando??

    verifica canal e ativa nstreme q vc dobra o link
    Equipamento: RB433AH
    Cartao: R5H
    Canal: 5745Ghz
    Antenas: hyperlink 31dbi

    Quero saber se vc configurou o seu mk p/ wds c/ bridge ou se fez alguma modificacao a mais!!!

    Grato,

  14. #14

    Padrão

    Esta um cartao 8602 de uma torre como ap bridge em 5ghz e a frequencia vc tem q dar um scan e ou frequency usage pra ve como ta os ruidos aí.

    O otro ponto ta como station wds.

    Nstreme ativado

    data rates eu nao deixo default. cololo configured e desmarco tudo deixando somente marcados no 24,36,48 e 54 mbps

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Esta um cartao 8602 de uma torre como ap bridge em 5ghz e a frequencia vc tem q dar um scan e ou frequency usage pra ve como ta os ruidos aí.

    O otro ponto ta como station wds.

    Nstreme ativado

    data rates eu nao deixo default. cololo configured e desmarco tudo deixando somente marcados no 24,36,48 e 54 mbps
    Cara,

    Voce pede me ajudar?, gostaria de saber como posso ativar o modo turbo deste cartao?, segue em anexo o screen da tela de configuracao da interface wireless.

    Grato,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk-interface.jpg
Visualizações:	81
Tamanho: 	63,4 KB
ID:      	3547  

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Good_speed Ver Post
    Cara,

    Voce pede me ajudar?, gostaria de saber como posso ativar o modo turbo deste cartao?, segue em anexo o screen da tela de configuracao da interface wireless.

    Grato,
    O cartao q eu uso pra passar grandes links é o xr5 ubiquiti e nao r5h.

    Mas vamos tentar com os seus cartoes. qndo entrar na bra wireless dentro do winbox, 1 cartao vai ficar ap bridge em 5ghz e o outro como station ou station wds pra receber esse sinal.


    Em data rates vc deixa marcado configured e marca no modo A (5 ghz) 24, 36,48 e 54 mbps pq talvez vc esta deixando soh 54 e ele ta forçando e nao ta conseguindo e se passar 36 ta bom d++.

    E entra na aba Nstreme e ativa ele q dobra a transferencia

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    O cartao q eu uso pra passar grandes links é o xr5 ubiquiti e nao r5h.

    Mas vamos tentar com os seus cartoes. qndo entrar na bra wireless dentro do winbox, 1 cartao vai ficar ap bridge em 5ghz e o outro como station ou station wds pra receber esse sinal.


    Em data rates vc deixa marcado configured e marca no modo A (5 ghz) 24, 36,48 e 54 mbps pq talvez vc esta deixando soh 54 e ele ta forçando e nao ta conseguindo e se passar 36 ta bom d++.

    E entra na aba Nstreme e ativa ele q dobra a transferencia
    Estou na duvida de como configura o tx power do meu!!!, vc pode me ajudar ai mais uma vez?

    Grato,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk-interface1.jpg
Visualizações:	73
Tamanho: 	44,2 KB
ID:      	3548  

  18. #18

    Padrão

    Essa configuracao de tx power é muito importante caso for manual pq toda vez q vc comprar um cartao mini-pci tem q ir no site do fabricante e pegar o data sheet dele q é toda documentacao do cartao. No caso de alguns cartao ele vai até 20 e outros ate 30.

    Entao ai ja é vc q vai ter q ver bem detalhado esse cartao pra entrar e ver os detalhes dele mas no começo axo q nem vai precisar de alterar o txpower ja q vc disse q esta em -52 de sinal.

    Altera o data rates e ativa nstreme pra ve como q vai ficar

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wirelessmg Ver Post
    Essa configuracao de tx power é muito importante caso for manual pq toda vez q vc comprar um cartao mini-pci tem q ir no site do fabricante e pegar o data sheet dele q é toda documentacao do cartao. No caso de alguns cartao ele vai até 20 e outros ate 30.

    Entao ai ja é vc q vai ter q ver bem detalhado esse cartao pra entrar e ver os detalhes dele mas no começo axo q nem vai precisar de alterar o txpower ja q vc disse q esta em -52 de sinal.

    Altera o data rates e ativa nstreme pra ve como q vai ficar
    Cara vc tem msn ou skype?

    [email protected] > msn
    eghijs > skype