Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Prezado Participante,

No meu entendimento e baseado na res. 506, somente os pontos B, C e D que devem ser licenciados.

Estamos longe de uma regulamentação clara e coerente.

João Ricardo Grillo
    Engenheiro Eletricista
    outorgas@creapr.org.br

quote=Meiobit;375547]Ao pessoal que esta por dentro da legislação tenho a seguinte situação:

Ponto A: links dedicados, servidores e um ptp até o Ponto B que esta a 200 metros, não tenho clientes neste ponto.
    Ponto B: Clientes e 2 ptp, um até o ponto C e outro até o ponto D.
    Ponto C: Clientes
    Ponto D: Clientes

É necessário cadastrar todas estas estações?[/quote]

2. Caraca, quanto mais se lê este treco, mais dúvida surgem.
    por ex. esta citação da lei, quer dizer que se eu montar uma associação com um determinado número de pessoas, eu não preciso registro?

Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post

II – quando o funcionamento dessas estações servir de suporte à rede de telecomunicações destinada a uso próprio ou a grupos determinados de usuários, será dispensada a obtenção da autorização de serviço, devendo ainda, caso as estações estejam operando em conformidade com as alíneas a ou b do inciso I deste artigo, ser cadastradas no banco de dados da Agência;

3. É o seguinte:

Se você monta uma “ESTAÇÃO REMOTA” para atender uma determinada região de sua área de atuação atendendo um grupo de usuários, e essa “ ESTAÇÂO REMOTA” está interligado a sua “ESTAÇÂO PRINCIPAL” que está devidamente registrada, essa "Estação Remota" não precisa do registro. Esses dias eu liguei lá na ANATEL e falei com o Eng. que cuida do registro das minhas estações e ele não me disse nada, A não ser ler a bendita da resolução 506 e tirar minhas conclusões. Porem quem escreve essas resoluções provavelmente são os advogados que devem ser orientados pelos engenheiros, então se você tem duvida, pede para um Advogado analisar e tirar as conclusões.

Interpretação:

ESTAÇÃO PRINCIPAL = Estação base onde se encontra os equipamentos de interconexão, autenticação e controle dos usuários, conhecido também como ponto concentrador, cada um da um nome, “já vi gente com 1 modem HDSL 1 router V.35 1 PC com Mikrotik e 1 Server DNS chamar de Backbone”.

ESTAÇÃO REMOTA = Estação que prove a um grupo de usuários acesso a ESTAÇÃO PRINCIPAL, possibilitando a autenticação e o provimento do serviço.

Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Caraca, quanto mais se lê este treco, mais dúvida surgem.
    por ex. esta citação da lei, quer dizer que se eu montar uma associação com um determinado número de pessoas, eu não preciso registro?
    Última edição por pabloferretti; 03-02-2009 às 17:00.

4. Já que o engenheiro mandou ler e tu tirar as conclusões, dá pra sentir o tipo de terreno que estamos pisando.

Mas eu ainda fiquei na dúvida com relação a este entendimento de "grupo determinado de usuários"

5. Não adianta, gente... é só palpite que vai aparecer aqui... de engenheiro, advogado, tecnólogo, pedreiro, cozinheiro... nada mais que palpites.

Essas resoluções da Anatel, creio eu, são feitas apenas para isso... para ninguém conseguir ficar dentro da lei, pois todas são dúbias.

O negócio é consultar a Anatel com seu intento, receber o ofício e licenciar de acordo com a resposta. Se algum dia um fdp de fiscal qq falar porcaria.. ranca o papel e esfrega na cara dele e manda ir praquele lugar.

Tópicos Similares

1. Roteamento com IPTABLES - Não Pinga das estações
    Por netosdr no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 22-10-2004, 13:09
  2. Não "PEGA" o ip individual das estações no SARG+SQ
    Por alamdias no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 11-08-2004, 22:34
  3. Como desabilitar o MSN das estações
    Por Aroldo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 8