+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB450 como roteador e 80 clientes com tráfego total de 4Mbits/s

    Boa tarde galera!

    Estou com dificuldade em encontrar informações técnicas sobre a capacidade operacional da RB450. Tenho uma e pretendia colocá-la como roteador para 80 clientes simultâneos com tráfego máximo de 4Mbits/s. A idéia é ter um computador com Linux/Squid para proxy e NAT e o RB450 simplesmente para controle de banda fazendo roteamento entre por exemplo a rede dos clientes 192.168.1.0/24 e a rede interna com proxy, gateway e DNS 192.168.127.0/24.
    Pela minha experiência com computador de baixa capacidade de processamento, como 500Mhz, uma demanda de 4Mbits/s para roteamento seria perfeitamente possível sem gargalos. A questão é que o processador da RB450 é de 300MHz Atheros, certamente não tem correlação com a arquitetura x86 e não tenho base nenhuma para saber se é mais ou menos performática.
    Caso algum colega já tenha utilizado a RB450 para um volume de tráfego e clientes considerável, por fazer comentem seus resultados.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Tenho provedores de clientes que presto consultoria com 300 clientes cadastrados, média de pico de 80 simulataneos.

    Ela roda um Load Balance de 2 links de 4Mb ADSL perfeitamente.

    Esta placa é show!

  3. #3

    Padrão

    Obrigado luock. Vou ver se logo em seguida coloco-a em produção e então posto aqui os resultados. Minha dúvida era muito mais saber se ela aguentaria a carga de processamento para qos, pois roteamento simples qualquer 486 faz com competencia.

    Abraços e até logo.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Tenho provedores de clientes que presto consultoria com 300 clientes cadastrados, média de pico de 80 simulataneos.

    Ela roda um Load Balance de 2 links de 4Mb ADSL perfeitamente.

    Esta placa é show!
    Depois que respondi é que me dei conta. Este teus dois links ADSL têm o mesmo gateway (por serem da mesma operadora) ou não (certamente operadoras diferentes)? A utilização do RB450 a princípio seria para isto, Load Balance, mas nem cheguei a contratar outro link porque TUDO indicava que não seria possível balancear carga quando os gateways fossem os mesmos.

    Poderia me relatar como está utilizando?

    Valeu!

  5. #5

    Padrão

    Tem pessoas rodando BGP nestas placas, 4 MB de trafego aguenta perfeitamente.

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    É um protocolo de roteamento, utilizado normalmente por Sistemas Autonomos.

    Onde é gerenciado todo o roteamento dos blocos ips destinados a entidade, no Brasil hoje os blocos minimos tem tamanho /20.

    Para saber mais, favor entrar no site Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

  8. #8

    Padrão

    Estou utilizando os modems roteados gerando 2 gateways diferentes.

  9. #9

    Padrão

    Ah sim! Tinha pensado nesta hipótese, mas não é "qualquer" modem roteador que aguenta uma grande quantidade de requisições.

    Abraço e obrigado.

  10. #10

    Padrão

    Boa tarde amigos, bom tambem tive a mesma duvida que o amigo teve em relação a capacida de processamento da rb450, eu estou querendo montar um projeto aqui para estudos e estava a procura dessas placas MINI-ITX da intel ou da via, mas esta complicado encontrar essas placas no brasil, ainda mais algum com duas portas lan ... então acabei cogitanto utilizar a rb450 tendo em vista a praticidade que teria, meu projeto é um caso de estudo em que eu queria poder fazer um
    GATEWAY / FIREWALL / HOTSPOT para uma rede cabeada de 50 a 100 maquinas ... mas estou com dificuldades para encontrar dados que possa consultar e saber se essa RB450 aguentaria o trafego e conseguiria processar as regras sem causar latência ou travamentos ... se alguém dispuser de mais detalhes e quiser compartilhar será de grande valia, estou a procura, vou dar uma navegada no site da mikrotik ver se encontro alguma coisa ... caso eu leve a idéia a diante postarei o que conseguir juntar de informações aqui.

    obrigado.


    Editando aqui só para perguntar, alguem ai administra uma rede com essa quantidade de 50 a 100 hosts ?? será que teriam alguma estatistica do trafego gerado por essa quantidade de maquinas ? em um escritorio por exemplo ... se alguem tiver e acredito que os adm de redes tenham esses dados em suas documentações seria uma informação valiosa para mim poder avançar em minhas pesquisas aqui. obrigadão pessoal.
    Última edição por ayco; 05-02-2009 às 17:22.

  11. #11

    Padrão

    No site Routerboard.com tem testes de trafego com numero de pacotes por segundo com diferentes tamanhos e throughput das routeboard da mikrotik.

    Não sei se a RB-450 sera a ideal para você mas creio que encontrara algo que atenda a sua necessidade.

  12. #12

    Padrão

    Pelo teste disponibilizado em Routerboard.com de pps (pacotes por segundo), daria pra afirmar que ela aguenta tranquilo o tráfego que pretendo de 4mbps, o problema é aguentar o processamento de regras de QoS para 80 clientes simultaneos. Assim que eu puder vou montar um ambiente de testes e usar alguma ferramenta para gerar carga utilizando 80 ips virtuais só pra ter um idéia. Acredito que tráfego http já seja suficiente para tirar algumas conclusões.
    No momento não lembro o nome de um software para teste de servidores web, mas vou catar no google.

    Abraço galera.

  13. #13

    Padrão

    Legal flavio, por favor cara quando voce fizer esse teste post aqui pra gente, seria muito interessante começarmos a levantar esse tipo de informações, estou sem nenhuma rb parada no momento para testar tambem, mas vai me ajudar a decidir se meu projeto tem futuro usando rb ou se é melhor eu voltar a garimpar as MINI-ITX

    valeuuu

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ayco Ver Post
    Legal flavio, por favor cara quando voce fizer esse teste post aqui pra gente, seria muito interessante começarmos a levantar esse tipo de informações, estou sem nenhuma rb parada no momento para testar tambem, mas vai me ajudar a decidir se meu projeto tem futuro usando rb ou se é melhor eu voltar a garimpar as MINI-ITX

    valeuuu
    Falou Ayco! Vou tentar mesmo este final de semana e aí posto aqui a experiência.

    Abraço

  15. #15

    Padrão

    TransparentTrafficShaper - MikroTik Wiki

    Não estava me atendo ao fato de que o RouterOs pode fazer QoS através de bridge, ou seja, nem é necessário roteamento entre, por exemplo, a RB450 e o gateway.

    Fica uma dúvida QoS sobre bridge exige menos, mais ou o mesmo processamento que quando sobre roteamento (sem NAT).

    Curiosidade. RouterOs utiliza htb para QoS ou outra qdisc e também pelo tráfego de saída?


  16. #16

    Padrão

    ----->> HTB - MikroTik Wiki <<----- ai esta sua resposta amigo, pareçe que é htb mesmo, e na minha opinião acredito que com roteamento deva exigir mais processamento sim, afinal aumento da carga a ser processada implica em maior exigência do hardware.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ayco Ver Post
    ----->> HTB - MikroTik Wiki <<----- ai esta sua resposta amigo, pareçe que é htb mesmo, e na minha opinião acredito que com roteamento deva exigir mais processamento sim, afinal aumento da carga a ser processada implica em maior exigência do hardware.
    Boa, agora só falta saber se trabalha no fluxo de saída somente. Aliás, mesmo que seja somente pelo tráfego de saída ainda não fica bem claro em minha mente como funcionaria em bridge.

    ---> Colocando o cérebro pra raciocinar.

    Até logo e obrigado ayco

  18. #18

    Padrão

    é realmente é dificil de entender, porque bridge trabalha em camada 2, então como o mk faz traficshape ... alias nem é MK como que o htb faz isso .... caracas por isso que meu amigo fala me contento em aprender a usar, existem coisas que nem quero imaginar como funciona, deixa isso para os mais bem dotados

    vamos nos ater aos nossos testes de trafego rss... que é algo mais simples
    Última edição por ayco; 05-02-2009 às 22:21.

  19. #19

    Thumbs up RouterBoard RB450G

    Olá Pessoal em breve teremos a disposição a nova RB450G, da uma olhada nas suas novas info:
    RB 450 / RB 450G
    CPU: Atheros AR7130 300MHz / AR7161 680MHz (G model)
    RAM: 32MB / 256MB
    Ether: 5 x 100Mbit / 5 x 1000Gbit
    Storage: 64MB
    Software: RouterOS Level4

    Galera segue o data sheet dele para saber mais...

    http://www.routerboard.com/pdf/rb450g.pdf

    Não to vendendo.... to só divulgando, mas se já quiserem agendar comigo... pode ficar a vontade..

    abraços!!