+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping altoRB 600 + ubiquiti XR2

    OLA GALERA ESSE É MEU PRIMEIRO POST, PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE AGRADESCER A TODOS DO FORUM, POIS A MAIORIA Q SEI HJ E GRAÇAS A ESSE FORUM;


    BOM TENHO AQUI UMA RB 600 COM FONTE LEADERSHIP DE 18 VOLTS/ 6,3 A NELA COLOQUEI 3 CARTÕES XR2 DA UBIQUITI, DOS QUAIS ESTOU USANDO CADA UM EM 19 DBM CADA UM DELES ESTAO LIGADOS A UM PAINEL SETORIAL HYPERLINK 17DBI, POIS É ATÉ AI TUDO BEM, O PROBLEMA É O PING DESSE CONJUNTO PESSOAL, NEM DURMO MAIS DE NOITE, NÃO SEI NO QUE ESTOU ERRANDO, JA TROQUEI OS CABOS E CONECTORES, JA TROQUEI A FONTE, ANTES ERA UMA DE 48 VOLTS / 0.90 A AGORA É ESSA LEADERSHIP DE 18 VOLTS/ 6,3, MESMO ASSIM O PING ANDA ALTO, SE ALGUEM TIVER EXPERIENCIA E TIVER A BOA VONTADE FICAREI MUITO GRATO

  2. #2

    Padrão

    qual a distancia dos clientes ? está usando placa ou ap neles ?
    poste mais detalhadamente pra ajudarmos..

    vlw

  3. #3

    Padrão

    opa obrigado pela força, tenho clientes de 15 metros até 11 kms esse de 11 kms ta pegando só 44 por cento, mais caindo muito, todos os meus clientes usam placa pci ralink ou usb ralink geralmente edimax pci ou zinwell nos casos de usb global tronic

  4. #4

    Padrão

    ahhh só corrigindo não 3 cartões xr2 são 4 cartões.

  5. #5

    Padrão

    Este problema é velho, isso normalmente é causado por clientes com baixo throughput baixo, vc vai ter que encontra-los e ir um a um e resolver.

    Dah uma olhada nestes posts
    "Solução" para ping alto. - Under-Linux.org
    Minha solução para problemas de ping alto com Mikrotik e Atheros AR5212 e AR5413 - Under-Linux.org

    Qq coisa estou por ai!!!!


    Citação Postado originalmente por tonrox Ver Post
    ahhh só corrigindo não 3 cartões xr2 são 4 cartões.

  6. #6

    Padrão

    Usa quatro setoriais na msm torre??

    Olhe o problema aí.

    Veja os canais e altere.

    O melhor pra vc testar eh acordar bem cedo pra nao atrapalhar os clientes, desative desses cartoes e conecte apenas 1 com msm faixa dele e ping nele pra v se fica alto ou baixo.

    Claro q vai ficar baixo, entao vai ativando aos poucos e ve qual ta atrapalhando e qual necessidade pra mudar os canais.

    O ideal é usar no maximo 3 setoriais q eles dizem q é 90 graus porem 3 fecham 360.

    Tente isso primeiro e dps vai eliminando os problemas.

    Se sobrar tempo faz a msm coisa começando por outro cartao.

    Se todos estiverem com ping alto, soh funcionando 1 e sem trafego ae testa outra rb.

    Boa sorte e acorda cedo pra n atrapalhar os clientes

  7. #7

    Padrão

    nossa valeu mesmo pelas dicas então quer dizer q se eu usar 3 setorias fica melhor né, explica pra mim melhor como é esse teste q vc falou ai, eu desativo os 3 cartões e ativo apenas um?
    como assim explica melhor ai pra eu entender, é q eu n entedi direito seu raciocinio, desde ja grato pela ajuda de todos

  8. #8

    Padrão

    1 - qndo vc ta conectado em algum desses cartoes q o ping fica alto??

    2 - Q ping q ta alto? pingando na rb direto ou em algum site ou outro endereço??

    3 - qual canal esta suas setoriais??

    4 - todas setoriais na mesma polarizacao??

    Preciso saber onde q esse ping ta alto. É como vc acessar a RB e desativar os cartoes e deixar apenas 1 gerando sinal, entao ele nao vai sofrer interfencia dos outros cartoes entendeu??

    É como vc desligar todos aparelhos da sua casa e ligar um por um pra saber qual q ta roubando energia a mais. Qndo vc ligar um cartao e o ping aumentar é ele o ruido ou o problema. Na hora q vc ligar a geladeira q o relogio disparar é ela q esta gastando muito.

    Se tiver ruim a explicacao eu tento outra mas axo q da pra entender agora.

    Me responda as perguntas com o numero.
    Aguardo

  9. #9

    Padrão

    1 - sim fica instavel
    2 - o píng ta alto pingando da rb direto no cliente, ou do cliente na rb. as vezes perde ate pacote
    3 - estão em anexo um print dos canais e de um ping q eu fiz em um cliente
    4 todas as setoriais minhas estão na mesma polarização o modelo delas é hyperlink de 17 dbi HG2417P-090
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Figura1.jpg
Visualizações:	266
Tamanho: 	211,8 KB
ID:      	3525  

  10. #10

    Padrão

    4 antenas setoriais fortes dessa é ruim na mesma torre ainda + com mesma polarizacao mas tenta os testes desativando os cartoes primeiro

  11. #11

    Padrão

    quer dizer então q se eu diminuir pra 3 vai melhorar? me passa seu msn?

  12. #12

    Padrão

    Nao é q vc vai mudar pra 3 é obrigado a melhorar mas na teoria com ctz melhora pq a interferencia entre elas é menor, ruido é menor q elas vao receber ate de outras wirless q tem na sua cidade.

    Tem q avaliar varias coisas pq se vc tiver 300 clientes virados pra essa torre nao tem como tirar uma das setoriais, mas se nao tiver controla isso e vai dividindo e se o numero de clientes estiver aumentando muito tem q buscar uma segunda torre na cidade ou em cima de um predio pra deixar todas rbs trabalharem aliviadas e o cliente com sinal bom e poucos clientes pos setorial.


    Msn eu nao fico muito nele pq fico atendendo clientes e montando projetos o dia todo

    mas qualquer duvida pode deixar aki

  13. #13

    Padrão proposta

    que tal a galera q entende e que é mais expert na area de wireless colocar um print de suas configurações wireless no mikrotik, assim agente acaba compartilhando aprendizado e aprende juntos., vou começar com as minhas, qualquer pessoa q ver agum vacilo q eu dei nas minhas configuração por favor sinta-se a vontade pra me corrigir. em anexo as minhas configs wireless.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01.jpg
Visualizações:	222
Tamanho: 	141,6 KB
ID:      	3533   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01 (1).jpg
Visualizações:	190
Tamanho: 	157,0 KB
ID:      	3534  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01 (2).jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	147,8 KB
ID:      	3535   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01 (3).jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	150,6 KB
ID:      	3536  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01 (4).jpg
Visualizações:	202
Tamanho: 	165,7 KB
ID:      	3537   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01 (5).jpg
Visualizações:	197
Tamanho: 	170,8 KB
ID:      	3538  


  14. #14

    Padrão

    dos 4 cartoes, tem 2 no mesmo canal e estao pertos. interferencia entre eles

    divide isso bem colocando canal 1,6 e 11 no caso de 3 setoriais q é o metodo q sofre menos interferencia.

    No caso de 4 setoriais coloca 1,4,8 e 11.

    No data rates marca o 5.5 soh pra nao exigir d+.

    No cartao deixa default a potencia e nao em 18. ate q pode ficar em 18 e soh alterar os de cima mas se n der muda o 18

    Faz esses testes primeiro

  15. #15

    Padrão

    quando eu coloco minha potencia em default descobri q o cartão passa pra 28 dbm ou seja os 600 mw que ele tem. esse cartão é o ubiquiti xr2. ou seja quando eu coloca a potencia em default fica ruim d+

  16. #16

    Padrão

    ta certo. eskeci dos seus cartoes. sao muito fortes. Aí deixa 18 entao mas altera o canal q ta o mesmo

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tonrox Ver Post
    opa obrigado pela força, tenho clientes de 15 metros até 11 kms esse de 11 kms ta pegando só 44 por cento, mais caindo muito, todos os meus clientes usam placa pci ralink ou usb ralink geralmente edimax pci ou zinwell nos casos de usb global tronic
    A resposta do seu problema esta qui no seu proprio relato.

    Amigo nao basta vc ter uma boa RB e bons cartoes e anenas... o cliente tamem necessita ter um bom kit...

    O cara a 11km e usando placas Ralink de 63mW jamais vai se comunicar bem com sua base. Voce tem forca pra mandar sinal a ele e ele nao tem pra mandar pra voce (alem de que ele nao tem sensibilidade a essa distancia), o cliente nao apenas recebe, ele emite tambem (quando vc digita Under-Linux.Org O Portal do Administador de Sistemas e da enter a placa enite um sinal que é respondido pela sua base)

    Experimenta por um radio com 100mW e pertinho da antena que vai melhorar. (mas nesse caso é melhor ter um pop.)

  18. #18

    Padrão

    boa, vou tentar colocar um ap no cliente ra ver se resolve, pq só 100 mw no cliente?
    pq nãousar mais um pouco? por exemplo se eu usar um zinwell como ap cliente n poderei colocar sua otencia de hardware q é 25 mw?

  19. #19

    Padrão

    pode ser tambem... (25 não, 250mW)