+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como amarrar Mac - Hotspot

    Boa noite, estou com um problema e não sei se tem como resolver, uso o hotspot para autenticar os clientes, mas tem um caso em que tenho que colocar internet em um prédio onde está com um ap configurado como cliente-bridge, mas ai está meu problema, tenho 3 clientes nesse ponto, onde gostaria de amarrar – mac – hotspot, sendo que o mikrotik reconhece só o mac do ap, então não tem como eu determinar que o usuário A de mac tal conecte só com sua senha, da forma que tá a configuração hoje, coloco que no mac do ap 3 clientes pode conectar, onde se um usar a senha do outro loga, o meu problema é se a pessoa A tem um determinado profile melhor que a pessoa B, e elas trocarem a senha, uma pode usar no profile da outra.....outro problema é se a pessoa A cancelar e deixar a pessoa B usar seu login também vai funcionar, não sei o que fazer, espero que vocês me ajudem. Grato desde já.

    AbuNet Informática

  2. #2

    Padrão

    Tem que ter uma bridge ae . Observação : tem alguns APs que não repassam a mac dos clientes.

  3. #3

    Padrão

    Creio que seu ap nao tá configurado como uma bridge.
    Acho que só as portas LAN's estão configradas como bridges e a interface wireless (WAN) está configurada a parte.

    Você tem que configurar uma bridge de verdade, com todas as portas fazendo parte de uma só rede.

    Assim, os clientes pegariam o IP do seu servidor MK e nao o IP da subrede do AP.

    Por exemplo, se sua rede wireless (a do MK) use a faixa: 100.10.10.0/24
    você tem que configurar o ap de forma que quando o cliente tentar obter o IP ele pegue um ip dessa faixa, e nao um outro ip que tenha sido dado pelo ap, como 192.168.2.6

    Se o firmware for o wappro, é só ir em "modo de operação" o colocar em bridge (primeira opção).

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,
    Renan Gomes.

  4. #4

    Padrão

    Mas o problema é o seguinte, vou precisar configurar esse Ap como cliete, pois eles vão receber o sinal via wireless de outro ponto, pois vou colocar 15 ou 20 prédios em um condominio e descer por cabo de rede para os clientes. Teria como repassar o MAC dos clientes para o servidor ao invés o do Ap em modo cliente?

  5. #5

    Padrão

    É justamente o que o clolega te sugeriu ABU, o seu radio estando configurado como cliente bridge, ele vai repassar tudo para o servidor direto, sem dor de cabeça, passando assim a mac da placa de rede do seu cliente para seu servidor, e assim vc pode amarrar a mac de cada um a um determinado ip, e da certo, ou vc pode tambem liberar uma determinada banda para o ap, e fazer o controle de banda pelo ap, fazendo a amarração por ele, então o ap daria velocidade x para o cliente A, velocidade Y para o cliente B, e assim por diante.


    Citação Postado originalmente por abu Ver Post
    Mas o problema é o seguinte, vou precisar configurar esse Ap como cliete, pois eles vão receber o sinal via wireless de outro ponto, pois vou colocar 15 ou 20 prédios em um condominio e descer por cabo de rede para os clientes. Teria como repassar o MAC dos clientes para o servidor ao invés o do Ap em modo cliente?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abu Ver Post
    Boa noite, estou com um problema e não sei se tem como resolver, uso o hotspot para autenticar os clientes, mas tem um caso em que tenho que colocar internet em um prédio onde está com um ap configurado como cliente-bridge, mas ai está meu problema, tenho 3 clientes nesse ponto, onde gostaria de amarrar – mac – hotspot, sendo que o mikrotik reconhece só o mac do ap, então não tem como eu determinar que o usuário A de mac tal conecte só com sua senha, da forma que tá a configuração hoje, coloco que no mac do ap 3 clientes pode conectar, onde se um usar a senha do outro loga, o meu problema é se a pessoa A tem um determinado profile melhor que a pessoa B, e elas trocarem a senha, uma pode usar no profile da outra.....outro problema é se a pessoa A cancelar e deixar a pessoa B usar seu login também vai funcionar, não sei o que fazer, espero que vocês me ajudem. Grato desde já.

    AbuNet Informática



    veja bem se o ap esta em bridge oou cliente wisp ......... pois assim ele fara o seguinte ele se conecta ao mk e distribui o ip por conta e atua como um GW que nao deve serir pra vc correto ?

  7. #7

    Padrão

    Será que se ele configurar o Ap como repetidor universal vai funcionar? Pelo menos nos aps com firmware do wappro tem essa opção, mas eu nunca usei.

  8. #8

    Padrão wds...

    vc vai precisar usar wds...assim os ap's ficam totalmente transparentes...

  9. #9

    Padrão

    Se eu usar os Aps como WDS, não tem problema da rede ficar lenta, pois o sinal é enviado aos Aps por uma Routerboard 433Ah, com 3 cartões R52h, só lembrando que são 20 Aps que vão receber o sinal.

  10. #10

    Padrão

    Cm certeza você tera problemas se colocar os 20 como wds, o melhor é adicionar eles como clientes em bridge

    Citação Postado originalmente por abu Ver Post
    Se eu usar os Aps como WDS, não tem problema da rede ficar lenta, pois o sinal é enviado aos Aps por uma Routerboard 433Ah, com 3 cartões R52h, só lembrando que são 20 Aps que vão receber o sinal.

  11. #11

    Padrão

    Pra que os rádios passem as MAC's dos clientes, basta que você cadastre esses radios no seu MK

    IP > Hotspot > IP Bindings Deixando o Type como Regular


    * Type:
    Regular - Autenticação Normal
    ByPassed - Sem Autenticação
    Blocked - Bloquear o acesso do rádio ao MK

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abu Ver Post
    Boa noite, estou com um problema e não sei se tem como resolver, uso o hotspot para autenticar os clientes, mas tem um caso em que tenho que colocar internet em um prédio onde está com um ap configurado como cliente-bridge, mas ai está meu problema, tenho 3 clientes nesse ponto, onde gostaria de amarrar – mac – hotspot, sendo que o mikrotik reconhece só o mac do ap, então não tem como eu determinar que o usuário A de mac tal conecte só com sua senha, da forma que tá a configuração hoje, coloco que no mac do ap 3 clientes pode conectar, onde se um usar a senha do outro loga, o meu problema é se a pessoa A tem um determinado profile melhor que a pessoa B, e elas trocarem a senha, uma pode usar no profile da outra.....outro problema é se a pessoa A cancelar e deixar a pessoa B usar seu login também vai funcionar, não sei o que fazer, espero que vocês me ajudem. Grato desde já.

    AbuNet Informática
    amigo bom dia

    pra uma rede com 20 aps(para um condominio) eu montaria uma repetidora

    >link> base=ap>
    ap>mk configurado(como vc tem ai na sua base)

    aki uso assim
    envio o sinal de minha base pra o condominio
    e no condominio tenho outro mk configurado (....)
    naum sei se vc teria problemas com a documentação com a anatel

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abu Ver Post
    Boa noite, estou com um problema e não sei se tem como resolver, uso o hotspot para autenticar os clientes, mas tem um caso em que tenho que colocar internet em um prédio onde está com um ap configurado como cliente-bridge, mas ai está meu problema, tenho 3 clientes nesse ponto, onde gostaria de amarrar – mac – hotspot, sendo que o mikrotik reconhece só o mac do ap, então não tem como eu determinar que o usuário A de mac tal conecte só com sua senha, da forma que tá a configuração hoje, coloco que no mac do ap 3 clientes pode conectar, onde se um usar a senha do outro loga, o meu problema é se a pessoa A tem um determinado profile melhor que a pessoa B, e elas trocarem a senha, uma pode usar no profile da outra.....outro problema é se a pessoa A cancelar e deixar a pessoa B usar seu login também vai funcionar, não sei o que fazer, espero que vocês me ajudem. Grato desde já.

    AbuNet Informática

    amigo, no seu caso só conseguirá transmitir os macs das placas de rede pro seu mik atraves da ap se ela for a chamada "proxy-arp", que eu sei, somente a dlink faz isso (dwl 900, dwl 2100), tmb temos esse problema aqui...umas das soluções encontradas foi amarrar o login X mac X ip.

    flws..t+

  14. #14

    Padrão

    Fera,

    Olha soh, basta vc ativar o AP em modo Bridge entre todas as interfaces, ou fazendo um AP WDS.

    Todos os macs passaram transparentes pelo seu access point!!


    Valeuu!!