+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question load balancing

    Boa tarde galera

    Tenho um serve mikrotik configurado com um link adsl 500k aki na onde eu moro o speedy não esta disponibilizando link maior q isso, entaum eu contratei outro speedy de 500k, e meu mkt esta configurado com pppoe cliente e com 1 link do funciona qndo eu coloco o outro e ele conecta mais não navega, vc´s poderia me da uma ajuda como fazer esse load balancing ???


    muito obrigado pela ajuda



  2. #2
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Pesquisa

    Karo colega... dá uma olhada aqui .... Mikrotik Balanceamento - Under-Linux.org vc encontra a solução q vc quiser, pois fazer balance de 2links é mamão com açucar... Vlw

  3. #3

    Padrão

    paulojrandrade eu fucei tudo mais sempre não funciona.. sera q vc poderia me da uma ajuda ??

    eu ja coloquei os 2 no server... e fiz o ppoe deu como conectado, mais as regras naum funciona, teria como algum me da um exemplo ?

  4. #4
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Antes de pensar em balanceamento, deve-se fazer esses 3 passos.

    1) Os seus 2 modens devem estar roteado.

    2) Teste, deve setar o ip do modem como seu gateway do mk e devera navegar. Testar com seus 2 links.

    3) Atenção no seu dns.

    Depois disso existem várias formas de balancear os links. Exemplo:

    Clientes se conectam e vão saindo um por um link o segundo pelo segundo link e assim por diante (tic-tac).

    Fazer o mesmo funcionamento, mas por pacotes, assim quando uma requisição chega ao servidor sai por um link e a segunda sai por outro link. E esse redirecionamento vai sendo feito mediante largura de banda de cada link (nth).

    Fazer balanceamento por serviço, onde será fixado que serviços como HTTP, HTTPS, DNS ... sai por um link e o restante sai por outro(s).

    ....

    Depois de escolher por qual linha de raciocínio seguir, tem que pensar no trafego do próprio router e não se esquecer de fazer redundâncias.

    A intenção foi abrir a sua mente, fazer com que pense um pouco. Todos possuem prós e contra.

    Se precisar de ajuda só postar.


    Boa sorte.

  5. #5

    Padrão

    Tópico movido para a área de Mikrotik - Balanceamento.

  6. #6

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    O que vc espera como resposta, um balanceamento pronto ou tutorial para estudar ?

  8. #8

    Padrão

    espero um resposta. pra min estudar e entender o que seria isso, entender essa parte de balanceamento.
    e uns exemplos aki da galera, o que axaram do balanceamento se realmente compensa fazer, queria detalhes sobre isso


    Obrigado