+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rádio AP indoor X antena externa

    Prezados, Boa Tarde!!!!

    Sou leigo no assunto e gostaria da opinião e ajuda de vocês.

    Estou querendo montar o meu próprio kit cliente e gostaria que o rádio ficasse dentro da minha casa ligado a uma antena externa. É possível?

    A distância da antena até o ponto onde o rádio irá ficar ligado é de aproximadamente 10 metros.

    A distância da antena até a antena do provedor é de aproximadamente 2 Km.

    Qual o cabo que eu deveria comprar para ligar a antena ao rádio?

    Eu pensei em comprar o Rádio AP Router WR254, seria possível substituir a antena que vem no rádio pela antena externa.

    Desde já agradeço a ajuda!!!

    maramcal
    Última edição por maramcal; 07-02-2009 às 15:11. Razão: palavra errada no texto

  2. #2

    Padrão

    Voce tera sim que tirar a antena do radio, pois é pequena e so tem 2dbi.

    O ideal é por o radio junto a antena, mas se nao for colocar compre cabo rgc213 (mais caro) senao vai ter perdas e o sinal nao ficara legal.

    Caixa hermetica perto da antena com radio dentro sai mais barato e infinitamente melhor.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Voce tera sim que tirar a antena do radio, pois é pequena e so tem 2dbi.

    O ideal é por o radio junto a antena, mas se nao for colocar compre cabo rgc213 (mais caro) senao vai ter perdas e o sinal nao ficara legal.

    Caixa hermetica perto da antena com radio dentro sai mais barato e infinitamente melhor.

    Olha, trabalho em provedor de internet, com internet via rádio. A perda de qualidade no tráfego de dados, devido ao cabo coaxial é mínima, logico com o RGC 213, se for com o RGC 58 é um lixo, perde muita qualidade mesmo. O que importa mesmo é que o cabo não fique muito longo (acima de 12 a 15 metros) e que os conectores estejam bem feitos, sem problemas no isolamento,tendo bastante cuidado ao fazer o conector e ao isolar, de preferência com fita auto-fusão, que é outro fator importante na qualidade da internet via rádio.
    O caso de colocar caixa hermética, é interessante, mas apenas se você não tem intenção de colocar mais pontos de rede, e se o lugar tem sombra o tempo todo, com uma temperatura não muito alta. Porque senão é mais mão-de-obra e mais custo a cada cabo puxado. A caixa hermética é mais barata, se comparar com o custo da metragem do rgc213, porém o WR254, que tu vai utilizar, é bem suscetível a travamentos e danos se ficar exposto a altas temperaturas, como a que vai se encontrar dentro da caixa hermética, ao lado da antena, quando o sol estiver a pino.
    Quanto ao equipamento, é de boa qualidade, pode colocar que é garantido, mesmo com essa distância, que apesar de ser 2 km, é pequena.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    Olha, trabalho em provedor de internet, com internet via rádio. A perda de qualidade no tráfego de dados, devido ao cabo coaxial é mínima, logico com o RGC 213, se for com o RGC 58 é um lixo, perde muita qualidade mesmo. O que importa mesmo é que o cabo não fique muito longo (acima de 12 a 15 metros) e que os conectores estejam bem feitos, sem problemas no isolamento,tendo bastante cuidado ao fazer o conector e ao isolar, de preferência com fita auto-fusão, que é outro fator importante na qualidade da internet via rádio.
    O caso de colocar caixa hermética, é interessante, mas apenas se você não tem intenção de colocar mais pontos de rede, e se o lugar tem sombra o tempo todo, com uma temperatura não muito alta. Porque senão é mais mão-de-obra e mais custo a cada cabo puxado. A caixa hermética é mais barata, se comparar com o custo da metragem do rgc213, porém o WR254, que tu vai utilizar, é bem suscetível a travamentos e danos se ficar exposto a altas temperaturas, como a que vai se encontrar dentro da caixa hermética, ao lado da antena, quando o sol estiver a pino.
    Quanto ao equipamento, é de boa qualidade, pode colocar que é garantido, mesmo com essa distância, que apesar de ser 2 km, é pequena.
    Olá amigo, desculpe discordar mais a perda dos cabos não é tão minima assim.

    De acordo com os dados que tenho aqui as perdão são assim.

    RGC58: 1.1db por metro
    RGC213: 0.5db por metro.

    Um cabo de 10mts de rgc58 perde em media ai 11db. Já com rgc213 a perda fica 5db.

    Pensando o seguinte: se vc pega o sinal em -85dbi com o cabo de 10mts rgc 58. mudando o cabo para 1m por exemplo, vc teria um sinal ai de -75dbi. Relativamente bom.

    Então, fica ai a dica: O cabo gera perda sim, e muitas vezes pode ser a solução.

    Vamos imaginar uma situação critica: vc tá pegando sinal em -95 (tenho quase certeza que não navega), diminuindo o cabo vc teria um sinal ai por volta de -85, que ja lhe possibilitaria ao menos conectar. rsrs.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maramcal Ver Post
    Prezados, Boa Tarde!!!!


    Desde já agradeço a ajuda!!!

    maramcal
    Quer um cabo melhor e com propagação mais rápida, mais maleável, e mais fino que o rgc213 use o trisheld 300% ou quadrisheld 400%.

    Em teste notei que: Não é teoria.

    - 15 metros do trisheld 300%, o sinal fica igual e velocidade superior nas conexões, do que usando 8 metros do rgc213.

    Sem contar que pra passar o rgc213 voce tem que usar uma bloca 20''

    Espero que te ajude.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Olá amigo, desculpe discordar mais a perda dos cabos não é tão minima assim.

    De acordo com os dados que tenho aqui as perdão são assim.

    RGC58: 1.1db por metro
    RGC213: 0.5db por metro.

    Um cabo de 10mts de rgc58 perde em media ai 11db. Já com rgc213 a perda fica 5db.

    Pensando o seguinte: se vc pega o sinal em -85dbi com o cabo de 10mts rgc 58. mudando o cabo para 1m por exemplo, vc teria um sinal ai de -75dbi. Relativamente bom.

    Então, fica ai a dica: O cabo gera perda sim, e muitas vezes pode ser a solução.

    Vamos imaginar uma situação critica: vc tá pegando sinal em -95 (tenho quase certeza que não navega), diminuindo o cabo vc teria um sinal ai por volta de -85, que ja lhe possibilitaria ao menos conectar. rsrs.
    Tá, tudo beleza, não tem do que discordar de você. Porém, a antena que o cliente usa é uma antena 24db provavelmente, e a diferença deve ser medida sobre esses 24db, não sobre a medida dbi. Enfim, a distância é de 2 km apenas, e com visada boa, provavelmente o sinal será em torno dos 24db nominais, ou algo em torno disso. Com 10m de rgc213, fica ai em torno de 19db. Medindo em dbi, isso seria algo em torno de -45, -50 dbi finais. Quase não muda entende, com a vantagem de não usar caixa hermética, facilitando o acesso e não se preocupando com problemas de temperatura sobre o WR254, o qual eu já disse, é bem suscetível a dar problemas sob temperaturas altas, como ocorre ao lado da antena debaixo de sol forte.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    Tá, tudo beleza, não tem do que discordar de você. Porém, a antena que o cliente usa é uma antena 24db provavelmente, e a diferença deve ser medida sobre esses 24db, não sobre a medida dbi. Enfim, a distância é de 2 km apenas, e com visada boa, provavelmente o sinal será em torno dos 24db nominais, ou algo em torno disso. Com 10m de rgc213, fica ai em torno de 19db. Medindo em dbi, isso seria algo em torno de -45, -50 dbi finais. Quase não muda entende, com a vantagem de não usar caixa hermética, facilitando o acesso e não se preocupando com problemas de temperatura sobre o WR254, o qual eu já disse, é bem suscetível a dar problemas sob temperaturas altas, como ocorre ao lado da antena debaixo de sol forte.
    Amigo, desculpa falar novamente de seu post.

    Ficou meio confuso pra mim a sua explicação. Acho que não é como disse que se calcula a viabilidade de um link.

    Mas se tem visada limpa e distancia de 2km pode usar cabo sim. Mas use o menos possivel, assim vc terá um sinal de melhor qualidade.

    Aqui está o link para calcular a atenuação (perda) dos cabos.
    Calculadora comparativa de atenuação em cabos coaxiais

    Para o calculo da viabilidade do link é assim:

    + Potencia do Rádio emissor
    - Perda do cabo e conectores
    + Ganho da antena
    - Perda durante o caminho (considerando vidada limpa e fresnel desobstruido, depende só distancia)É um calculo com logaritmo que eu não lembro a formula.
    + Ganho da antena receptora
    - Perda no cabo e conectores


    Todos esses valores devem ser medidos em dbi. Assim se tem o nível teórico de sinal.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marlondomenech Ver Post
    Com 10m de rgc213, fica ai em torno de 19db. Medindo em dbi, isso seria algo em torno de -45, -50 dbi finais. Quase não muda entende.
    Rsrsrsrsrsrs...

    Cada conta que vejo...

    Quer dizer que uma antena de 24 db com 10 metros de rgc213 na ponta chega 19db no radio? legal... so que voce esquece que a fonte de sinal não tem 24db portanto ela nao capta 24 dbi.

    O radio esta recebendo o que resta da distancia entre a fonte do sinal (2km) e a perda do cabo (10 metros) supondo que o cabo esta bem feito digo entao que esta recebendo uns 9 ou 10 db de sinal..

    Pra uma antena captar 24db efetivamente ela tem que estar cara a cara com outra de igual capacidade e a fonte de sinal deve estar emitindo 24db tambem (um radio de 18db jamais vai emitir 24 por causa da antena)

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Amigo, desculpa falar novamente de seu post.

    Ficou meio confuso pra mim a sua explicação. Acho que não é como disse que se calcula a viabilidade de um link.

    Mas se tem visada limpa e distancia de 2km pode usar cabo sim. Mas use o menos possivel, assim vc terá um sinal de melhor qualidade.

    Aqui está o link para calcular a atenuação (perda) dos cabos.
    Calculadora comparativa de atenuação em cabos coaxiais

    Para o calculo da viabilidade do link é assim:

    + Potencia do Rádio emissor
    - Perda do cabo e conectores
    + Ganho da antena
    - Perda durante o caminho (considerando vidada limpa e fresnel desobstruido, depende só distancia)É um calculo com logaritmo que eu não lembro a formula.
    + Ganho da antena receptora
    - Perda no cabo e conectores


    Todos esses valores devem ser medidos em dbi. Assim se tem o nível teórico de sinal.
    Sim, concordo com tudo que disse, está corretissimo, quanto menos cabo melhor e no mais também. Mas, a sua calculadora ali, me dá a perda devido ao cabo em dB, e por coincidência, a perda é de 4,8 dB com 10 m de rgc 213.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Rsrsrsrsrsrs...

    Cada conta que vejo...

    Quer dizer que uma antena de 24 db com 10 metros de rgc213 na ponta chega 19db no radio? legal... so que voce esquece que a fonte de sinal não tem 24db portanto ela nao capta 24 dbi.

    O radio esta recebendo o que resta da distancia entre a fonte do sinal (2km) e a perda do cabo (10 metros) supondo que o cabo esta bem feito digo entao que esta recebendo uns 9 ou 10 db de sinal..

    Pra uma antena captar 24db efetivamente ela tem que estar cara a cara com outra de igual capacidade e a fonte de sinal deve estar emitindo 24db tambem (um radio de 18db jamais vai emitir 24 por causa da antena)
    Ah, concerteza, mas eu me refiro ao uso de um rádio com 24db de transmissao nominais, como o WR254 que ele falou. Os 19dB que me refiro seria, concerteza teoricos, tu teria mesmo que jogar em cima desses 19db ainda a distância e qualidade do sinal da fonte, que depende muito de antena e cabos, além claro do equipamento de rádio.

    Outra coisa que tu tem que acertar na hora de configurar o WR254, é o ACK, que ta na aba advanced settings acho, do wireless. Na internet deve ter uma calculadora para isso, que seria o tempo que o AP espera para receber a confirmação (ou o pacote de dados.. nao lembro) de que o pacote de dados chegou ao destino, para ai então enviar outro. Caso esteja mal configurado, pode causar o ping alto na rede, e consequentemente lentidão.