+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Latencia na Rede

    Olá pessoal ! gostaria de solucionar uma dúvida,

    estou enfrentando um problema estranho de latência na rede em determinados, horários, geralmente quando mais temos acessos na rede.

    Aqui possuo um sistema mikrotik funcionando perfeitamente, sendo

    1 Rb493ah para balanceamento, com 7 links da embratel, 1 servidor dell para acesso e login dos clientes, e 1 servidor com ThunderCache 6 sem o bind9.

    O estranho é o seguinte, com o thunder ou sem o thunder ativado na rede, em determinados horarios a latencia da rede fica alta, por exemplo em horarios que não são de pico eu pingo direto do servidor de acesso ( Dell ) para o dns do Google ( sem passar pelo transmissor, o rádio ) e me retorna uma resposta de 80ms a 130ms
    e em horários de pico chega a 1000ms pra cima, gostaria de saber se isto é normal, porque ultimamento estou estranhando o desempenho da rede, pois há momentos que sinto um atraso na resposta de alguns sites, e isto acaba prejudicando o acesso.

    alguem já passou por isto, na rede, se puder me ajudar ficaria muito grato !

  2. #2
    Avatar de luapufo
    Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    Alcantara - São Gonçalo - Rio de Janeiro
    Posts
    97

    Padrão Re: Latencia na Rede

    Primeiro, o ping alto é tambem quando se da o ping pelo servidor dell?
    Segundo, o seu 7 link´s sao dedicados?

  3. #3

    Padrão Re: Latencia na Rede

    ola amigo se voce usa links compartilhados adsl ,o problema pode tar no compartilhado a latencia ja e maior nos horários de mais acesso a rede da embratel que pode estar com problema

  4. #4

    Padrão Re: Latencia na Rede

    Estava usando o Thunder 6, e ao ativar o thunder meus pings sobiam de 80 para 300ms. Desativei o thunder e acabaram-se os problemas.

    O thunder 6 requer máquina potente, muita memoria e pelo menos 3HD para o cache em raid.

  5. #5

    Padrão Re: Latencia na Rede

    Olá amigos, estou achando estranho também, será que poderia ser porque os links estão sendo utilizados ao máximo nestes horários?? tenho 1 link dedicado e outros 6 via rádio Wimax da Embratel, estou desconfiado que estes links via rádio da Embratel que estão dando diferença, porque isto começou a poucos dias.

    Meu servidor do thunder é um Core 2 Quad 2.8 ghz com 8gb de memoria ddr3 1333mhz
    e 3 hds só para raid em RAID0, todos iguais de 1TB, acredito que esta seja a configuração ideal.

    Desde já agradeço a todos

  6. #6

    Padrão Re: Latencia na Rede

    Amigo...seu link nao esta "estourando" nos horarios de pico nao??

  7. #7

    Padrão Re: Latencia na Rede

    Pois é amigo, estava verificando estou desconfiado, que mesmo com o thunder está dando este problema, !


    Outra pergunta, alguém ai que usa ThunderCache 6, como fica a configuração do Bind9 é necessário usa-lo ou não é recomendado, gostaria de esclarecer esta dúvida pois estou usando o dns do mikrotik, desde já agradeço a disposição e a ajuda !


    Obrigado a todos !

  8. #8

    Padrão Re: Latencia na Rede

    amigo tambem tenho esse problema.. com ping.. com thunder

    meu link no maximo em 60% de consumo
    thunde 3hds
    12gb de ram ddr3
    e AMD x4