Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Iniciante: É possivel montar rede sem visada?

    Pessoal tudo certo?
    Sou iniciante em wireless, mas já estou começando a aprender com o conteudo que vi aqui no forum e com o manual do Julio Batist...

    No caso, eu gostaria de montar uma rede wifi da seguinte maneira, da minha casa para a loja do meu pai, pra esticar a internet pra eles também...
    Tem ai em media no maximo 1KM de distancia do ponto A para o B, o problema é que tem muitas árvores no caminho e até alguns delhados de casas....

    Eu já tenho uma Zirok que envia o sinal direcionalmente no ponto A (minha casa), e no ponto B por enquanto não tenho nada e nao sei se precisará ter , como a distancia é curta, acho q só colocar um AP lá no ponto B já é o suficiente, ou então mesmo a PCICard do computador que usam lá...o que acham?

    No ponto A também tenho um Router 802.11b/g que nao sei a marca infelizmente ...(era usado pela minha namorada para internet a radio)

    O meu problema é saber se existe esperança em transmitir o sinal daqui de casa para a loja, será que existe essa chance?
    A antena está em cima do meu telhado, relativamente alta...o unico problema é não ser visada nem parcialmente.


    Podem ajudar?

  2. #2

    Padrão

    Boas, para conseguir fechar um ponto a 1 KM sem visada (No LOS) é muito complicado com 2.4Ghz.

    Como voçês ai no Brasil tem uma fiscalização forte não sei se pode usar aparelhos que trabalhem nos 700Mhz ou 900Mhz.

    Se fosse aqui em Portugal usava o de 700Mhz e não tinha problemas com a fiscalização, aqui ninguém é fiscalizado.

    Ubiquiti Networks, Inc. - Products

    Sem visada não conheço melhor do que esse ai acima.

    Abraços

  3. #3

    Padrão

    Realmente em 2.4 ghz sem visada ou até mesmo com visada parcial, sem chance. Não funfa.

    O Ideal seria um equipamento de 900 mhz para trabalhar com visada parcial e mesmo assim as árvores podem atrapalhar e muito.

    Teria como fazer um repetidor no meio do caminho de modo que todos os pontos se "enxergassem" ?

    Ai sim seria mais provável de ter o sinal para o ponto aonde vc quer chegar.

  4. #4

    Padrão

    Infelizmente com repetidora não teria como pensando mais pelo lado financeiro.
    Tem muitas árvores no caminho e faz com que a visada não seja nem parcial.

    Para fazer uma link com entre duas antenas direcionais, é realmente necessário que as duas antenas esteja exatamente uma de frente á outra?

    Pergunto porque, não é possível serem visadas diagonalmente?

    Exemplo


    Ponto A ........Ponto B

    /..........................\

    Assim eu evitaria algumas árvores

  5. #5

    Padrão

    realmente as antenas direcionais tem que estar de frente uma para a outra para o sinal do link ser 100%. Elas trabalhando na "diagonal" como vc quer, não funciona de modo algum.

    É simples, imagine uma lanterna em cada um dos 2 pontos. Vc enxergando a luz, o sinal é satisfatório, caso contrário, não existe milagre.

  6. #6

    Padrão

    Então não é nada visado mesmo...

    Para ter que obrigatoriamente ser visado, a unica forma que acho que resolveria era colocar mais altura nessa minha antena pra passar por cima das árvores e fazer a mesma coisa com a antes do ponto B.

    Não teria outro jeito né? Só isso ou com uso de repetidoras ?

  7. #7

    Padrão

    Exatamente . . .

    Se existir a possibilidade de colocar uma torre devidamnte estaiada para evitar as fortes rajadas de vento e um acidente de proporções mínimas, tudo bem.

    Se não houver a possibilidade de aumentar o local das antenas então fica complicado.

    Verifique no forum ou no google sobre zona de fresnel, vc vai entender porque tem que ter a visada 100% em 2.4 ghz.

  8. #8

    Padrão

    Legal entendi então...

    Tem gente que diz que se colocar o ap para trabalhar em uma velocidade mais baixa, ou numa frequencia menor, é possível atingir locais mais distantes, passar algumas barreiras....

    Isso é mito?

  9. #9

    Padrão

    Na verdade os AP´s convencionais trabalham em 802.11 b / g , ou seja:

    802.11 - padrão adotado pelo IEEE para transmissão de dados

    b = 11 mbps

    g = 54 mbps

    Em trabalhos outdoor recomenda-se trabalhar em modo b. Apesar da largura de banda ser de 11 mbps, ele consegue alcançar distâncias um pouco maiores e tem o sinal mais estável. Já em g 54 mbps usá-se muito em indoor justamente por ser em ambientes de menor espalhamento de frequencia.

    Recomento tbm utilizar antenas na polarização horizontal. Pegam muito menos ruídos e a estabilidade do link é maior.

  10. #10

    Padrão

    valeu pessoal.
    meu objetivo era transferir a minha internet daqui para a loja do meu pai, como eu vi que vai ser meio caro esse link daqui até lá por não ser visado, usar repetidoras não seria interessante...

    Então é mais fácil colocar um link de internet la na loja mesmo...


    Valeu pessoal

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por e0x Ver Post
    valeu pessoal.
    meu objetivo era transferir a minha internet daqui para a loja do meu pai, como eu vi que vai ser meio caro esse link daqui até lá por não ser visado, usar repetidoras não seria interessante...

    Então é mais fácil colocar um link de internet la na loja mesmo...


    Valeu pessoal
    Cara tem umas torres telescopicas que daria pra voce aumentar os pontos com ela, ela e relativamente barata em comparação com as outras. uns R$ 300,00 de 12m

    Obs: estude mais um pouco, porque essa de visada diagonal foi doida. hauhauahua

    Abraço

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por e0x Ver Post
    valeu pessoal.
    meu objetivo era transferir a minha internet daqui para a loja do meu pai, como eu vi que vai ser meio caro esse link daqui até lá por não ser visado, usar repetidoras não seria interessante...

    Então é mais fácil colocar um link de internet la na loja mesmo...


    Valeu pessoal

    Ai perto da loja não existe aDSL?

  13. #13

    Padrão

    Mais fácil contratar internet na loja direto, não te dá trabalho, não tem gasto com equipamento. Qualquer coisa faz assim:

    Árvores mal feitas = Obstáculos
    /\ = Torre
    (A) = Sua casa
    (B) = Loja
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Desenho tosco.JPG
Visualizações:	139
Tamanho: 	18,6 KB
ID:      	3546  

  14. #14

    Padrão

    hauhauhauhauha
    visada diagonal eh foda neh auhauha
    to aprendendo ainda, eu soh montei adhoc dentro de casa , nunca mexi com equipamento pra outdoor...dai pensei que seria possível uhauahua....

    então, vi que era mais facil mesmo colocar adsl na loja mesmo, vou pedir uma bem basica la ja que nao rola transferencia daqui pra la...

    uma outra duvida que sempre tenho
    se tem uma antena direcional apontando pro leste por exemplo, e to atras dessa antena e consigo pegar o sinal dela relativamente bom, é possivel se conectar no wifi atrás dela mesmo nao estando na frente?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por e0x Ver Post
    hauhauhauhauha
    visada diagonal eh foda neh auhauha
    to aprendendo ainda, eu soh montei adhoc dentro de casa , nunca mexi com equipamento pra outdoor...dai pensei que seria possível uhauahua....

    então, vi que era mais facil mesmo colocar adsl na loja mesmo, vou pedir uma bem basica la ja que nao rola transferencia daqui pra la...

    uma outra duvida que sempre tenho
    se tem uma antena direcional apontando pro leste por exemplo, e to atras dessa antena e consigo pegar o sinal dela relativamente bom, é possivel se conectar no wifi atrás dela mesmo nao estando na frente?
    É possivel sim, isso vai depender da distancia de você pra antena, da qualidade da antena, esse envio de sinal não era pra ocorrer mas ocorre, eu mesmo conecto pelo ap que fica no meu quarto e envia o sinal pra uma antena no telhado lá de casa, o note fica a menos de 1m dele na bancada do meu quarto é o sinal e perfeito.


    O negocio é testar não da saber antecipadamente.

    Abraço

  16. #16

    Padrão altura

    Apesar de estar atrasado voce tem noção da altura que deva erguer essa antena no ponto A, pois vc pode montar um cano (forte e claro) de uns 6 metros e por uma omni encima (vais pagar ai uns 200 pila numa) e na loja vc poe sua direcional e ve se pega alguma cooisa mas antes de comprar e erguer a omni faça um teste usando baloes por exemplo.......vai dar trabalho mas vale o aprendizado

  17. #17

    Padrão

    Amigo e0x
    Estou com um enlace aqui de 4km sem visada, ping de 3ms sem time out.

    No ponto A usei uma zirok 24dbi + radio Firemax e no ponto B tambem uma zirok 24dbi + radio Firemax. Ta uma funcionando perfeito.

  18. #18

    Padrão

    Amigo se o problema é arvores que estão atrabalhando a visada entre os pontos A e B, faz o seguinte compra óleo diesel e derama junto as raizes das arvores que elas morem. Caso vc ache mais pratico pode fazer um enlace apontando as antenas para o ceu que o sinal vai fazer uma parabola, ou vc pode utilizar o seu como espelho para refletir o sinal. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  19. #19
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jtarraco Ver Post
    Realmente em 2.4 ghz sem visada ou até mesmo com visada parcial, sem chance. Não funfa.

    O Ideal seria um equipamento de 900 mhz para trabalhar com visada parcial e mesmo assim as árvores podem atrapalhar e muito.

    Teria como fazer um repetidor no meio do caminho de modo que todos os pontos se "enxergassem" ?

    Ai sim seria mais provável de ter o sinal para o ponto aonde vc quer chegar.

    Nao concordo. tenho links aqui em 2.4ghz sem visada total que rodam muito bem , basta saber configura-los.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Nao concordo. tenho links aqui em 2.4ghz sem visada total que rodam muito bem , basta saber configura-los.
    Neste caso de falta de visada, o que voce configura diferente, Leandro?

    Tem casos que o sinal nem chega. Mas supondo que chegue fraco, e dái qual seria a soluçaõ de configuração?