+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Site da minha cidade

    oii pessoal !!
    bom eu queria saber como eu faço pra criar a pagina prancipal do SITE.
    mas...
    faça com que quando eu clicar em un link o conteúdo abra na mesma pagina como o deste SITE aqui
    Prefeitura Municipal de Mamborê - Paraná
    alguem pode me ajudar ??
    abraços...

  2. #2

    Padrão

    <a href="caminho_do_link" target="_self">texto_do_link</a>

    è no alvo ( target) onde vc define como a pagina será aberta. Da uma pesquisada que vc acha aos montes de textos informativos sobre o assunto.

  3. #3

    Exclamation

    Ha !!
    Valeu pela dica mas...
    Ainda nao deu certo !
    Será que eu tenho que criar Molduras ??

  4. #4

    Padrão

    amigo...
    creio que vc deva procurar por:

    frames

  5. #5

    Exclamation

    Sim! Sim!
    É isso mesmo.
    Mas, será que é isso mesmo que eu tenho que fazer ??

  6. #6

    Padrão

    rs.
    se vc quer que, ao clicar em um especificado link a pagina ira atualiza somente o quadro correspondente ao link, sim...
    é isso q vc quer!

  7. #7

    Padrão FRAMES

    Citação Postado originalmente por PROGRAMADOR Ver Post
    Sim! Sim!
    É isso mesmo.
    Mas, será que é isso mesmo que eu tenho que fazer ??
    Use FRAMES.
    É só ir no google procurar por "html frame apostila"

    Existe muito material sobre isso.

    Abraço.

  8. #8

    Exclamation

    Entao...
    É + ou + isso que eu quero, por exemplo:
    Quando eu clicar em um Link o conteudo que o link esta direcionado abra na mesma pagina sem alterar os outros conteudos como: Banner e Menu do Site.
    como eu posso fazer isso ??

  9. #9

    Smile frames

    PROGRAMADOR

    o lincoln esta correto vc deve procurar por frames

    mas enqunto isto vai olhando esta apostila ai muito boa pra começar

    valeu
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  10. #10

    Padrão

    Copiei de uma apostila achada no google nesse link:
    http://www.dozen.com.br/nakamura/apostila_html2.doc

    -------------------------------------------------
    Frames
    • Frames ou quadros – é um recurso que permite a visualização simultânea de vários arquivos HTML.
    • Um deles é o controlador, ou seja, é o que indica onde e como as informações vão ser mostradas, ou, em outras palavras, define as áreas/regiões onde estarão situadas as demais páginas. É também conhecido como “frameset.htm”.

    No código abaixo, nós temos um exemplo de página frameset. Lembrando que um frameset nada mais é do que um arquivo HTML que gerencia a visualização de outros documentos, vamos supor que esta seja a Homepage de seu site. Ao acessá-lo, o usuário vai visualizar, simultaneamente, 2 outras páginas HTML: “menu.htm” e “conteudo.htm”:

    Exemplo 1 <HTML> <BODY>
    <FRAMESET COLS=120,*>
    <FRAME SRC="menu.htm" NAME="menu">
    <FRAME SRC="conteudo.htm" NAME="principal">
    </FRAMESET>
    </BODY>
    </HTML>
    Exemplo 2
    <HTML> <BODY>
    <FRAMESET ROWS=10%,90%>
    <FRAME SRC="menu.htm" NAME="menu">
    <FRAME SRC="conteudo.htm" NAME="principal">
    </FRAMESET>
    </BODY>
    </HTML>

    Nos códigos acima, estamos criando um sistema de navegação, utilizando Frames, em que uma página contém os links como se fosse um menu de opções (“menu.htm”), e o conteúdo estivesse, inicialmente, em outra página chamada “conteudo.htm”.
    No exemplo 1, os frames estarão dispostos em forma de coluna – divisão vertical. (comando “<FRAMESET COLS=120,*>. Veja que a diferença para o exemplo 2 é o uso do termo “COLS” ao invés de “ROWS”, que indica a divisão do frames na horizontal.
    Observe que é necessário indicar o nome do Frame (nos exemplos, “NAME=’principal’”). Esse nome será utilizado como referência na hora de se criar um link (veja mais adiante).
    Opções para controle de largura do frame:

    • “120” – Você pode colocar um valor numérico, representando a medida em pixels. No exemplo 1, a primeira coluna tem 120 pixels.
    • “10%” – Pode-se também especificar a medida do frame em valores percentuais em relação ao navegador. No exemplo 2, uma linha que ocupe 10% da altura do frame.
    • “*” – O asterisco é um caracter coringa. Ele indica ao navegador para utilizar todos os espaços restantes. Caso haja uma definição do tipo “FRAMESET COLS=*,120,*”, estaremos dizendo para o navegador: “a coluna do meio tem 120 pixels. Divida igualmente os espaços restantes para formar a coluna 1 e a coluna 3”.

    Em nosso exemplo, estamos trabalhando o documento “menu.htm” como a página que vai conter a navegação de nosso site. Veja um exemplo de código para ele:
    <HTML>
    <BODY>
    <A HREF="pag2.htm">Link 1</A><br>
    <A HREF="pag3.htm" target="_blank">Link 2</A><br>
    <A HREF="pag4.htm" target="principal">Link 3</A>
    </BODY>
    </HTML>
    Veja qual o comportamento de cada hyperlink especificado no documento menu.htm, quando o usuário clicar em:

    • Link 1”, o documento “pag2.htm” será aberto no mesmo frame onde está o hyperlink, ou seja, vai substituir a página “menu.htm” no frame.
    • Link 2”, o documento “pag3.htm” será aberto em uma nova janela do navegador.
    • Link 3”, o documento “pag4.htm” será aberto no frame de nome “principal”.



    • IMPORTANTE: lembra-se de que, agora há pouco, eu havia comentado da necessidade de se colocar um nome para cada quadro no frameset? Pois é: na hora de criar um hyperlink, definimos o alvo (target) onde o documento será direcionado.


    • Observe que nos três exemplos acima, as diferentes formas de se escrever o hyperlink geraram 3 situações diferentes!




        1. Outras opções a serem utilizadas em Frameset:




    • BORDER=”1” Acrescenta uma borda, definida em pixels, ao redor
      do frame.
      Utilize-o junto ao comando “”FRAMESET=”
    • MARGIN=”20” Acrescenta uma margem em cada frame.
      Definida em pixels.
    • SCROLL=”NO” Você pode escolher se quer que apareçam barras
      de rolagem (“YES”) ou não apareçam (“NÃO”) em
      cada frame.

    Você pode, por exemplo, não permitir a visualização de barra de rolagem na página que exibe o menu. No entanto, se a página for maior do que a visualização permite, o usuário terá dificuldades para ver o conteúdo da página!



        1. Algumas vantagens do recurso Frame




    • Você pode fazer uma estrutura de navegação em que alguns documentos encontram-se fora de seu Site, mantendo a impressão, ao usuário, de continuar navegando no seu endereço, já que parte do conteúdo que ele estará vendo é uma página que você fez.
    • É uma forma fácil de se criar menus.




        1. Algumas desvantagens do recurso Frame




    • Quando o usuário for imprimir a página, na verdade serão impressos todos os documentos relacionados no frameset.
    • Tecnicamente, é um recurso “mais pobre”, devendo ser reservado para casos específicos.


    -------------------------------------------------
    Espero ter ajudado.
    Abraço.

  11. #11

    Smile

    Valeu !!!
    O conteúdo foi de grande ajuda !!
    Abraço.