+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Tunel hotspot para cliente especifico

    Olá, grato pela atenção

    Tenho uma hotspot funcionando a mais de 2 anos com MK 2.9.27, porem durante esse tempo todo ainda não consegui solução para um problema que está se tornando comum na minha rede. Com o aumento da procura à internet por meio de pessoas que querem ter mais de uma maquina estou tendo o seguinte problema:

    Com compartilhamentos nA ARQUITETURA de cliente servidor;
    - tendo um servidor compartilhandoa conexão o serviço de hotspot funciona normal.

    quando usando com um radio, seja ele qual for, no mode cliente(infraestrutura) acontece o seguinte:
    tenho que cadastrar o ip do radio, deixar o mac none, e para cada maquina tenho que criar um ip do meu hotspot, o resulta na situação em que:
    se o cliente compra 200k e tem 3 maquinas, a configuração fica assim:
    Radio recebe da antena com ip 10.0.0.5
    maquina 01 fica com ip 10.0.0.6
    maquina 02 fica com ip 10.0.0.7
    ...

    isso é ruim pq quando todos logam, cada um fica com banda individual de 200k


    como fazer pra resolver isso?

  2. #2

    Smile hotspot

    Boa tarde

    aqui faço o seguinte, primeiro faço nat um pra um ou seja coloco qual ip no cliente e quando entra pra dentro do meu mk ele transforma no ip da minha classe pre definida, criei uns profiles aqui tipo residencial e comercial o residencial direito de ate duas maquinas com o mesmo user e mesma velocidade compartilhando e o comercial ate 6 maquinas com o mesmo user e compartilhando a mesma velocidade

    abraços

    ps. se tiver alguma duvida posto as regras dos profiles pra vc ver

  3. #3

    Padrão

    Como está a disposição da sua rede?
    link - - MK ))) cliente com AP-cliente, ou
    link - - MK - - AP bridge ))) cliente com AP-cliente?

    não tenho cliente com AP diretamente na interface Wireless no MK, somente cliente com AP conectado em AP na interface LAN do MK, que neste caso, o AP do cliente nem aparece pra mim no MK, somente o IP/MAC/cliente em si.

    link - - MK - - AP Bridge ))) clientes

  4. #4

    Cool Tenho de tudo...

    xXRizziXx

    Então tenho de tudo aqui, a maioria dos meus cleintes usa placas wireless estamos trocando de acordo com falhas das mesmas ou clientes novos na rede consequentemente pega das minhas antenas setoriais em modo ap, mas tenho clientes tambem uns clientes mais vips de umas fazendas aqui faço ponto a ponto em wds, mas os outros clientes que ja tem trabalho com eles em client pegando da minha setorial que esta ligada aos cartões em uma rb433 ah

    abraços

  5. #5

    Padrão Olha minha estrutura

    Link --> MK 2.9.27 --- lan ---> AP ))) Clientes [radio modo bridge, infrastrutura] ---> Rede Internet do CLiente

    PS.: é nesse tipo de arquitetura que ocorre o problema

    Nesse tipo seguinte não ocorre:

    Link --> MK 2.9.27 --- lan ---> AP ))) Clientes [placa PCI compartilhado] ---> switch ---> Rede do Cliente.

    PS.: Nesse perfil consigo com que a banda especificada seja divida normalmente, independente da quantidade de maquinas. Se são 90k/200k, serão divididos e compartilham a mesma senha.

  6. #6

    Padrão eu uso desta forma

    mk ->
    RB com faixa de rede sem internet controlado pelo mk principal
    ap cliente em Wireless ISP ...rotiando para rede interna


    HotSpot -> configurado para aceitar somente um MAC por ip.

    aqui funciona perfeitamente pois se for liberado 200k para cliente "como é um só ip, o mesmo é rotiado no ap do cliente onde vai passar somente 200k"

  7. #7

    Padrão

    Exatamente o que o amigo scan disse a cima, coloca o AP em modo cliente ISP (WAP Pro ou AP Router), de preferencia desative o nat no AP-cliente, que quando o usuário fizer login em um PC, o outro já estará logado automáticamente, e passara no rádio somente o que foi destinado de banda a ele (o rádio). =)

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Boa tarde

    aqui faço o seguinte, primeiro faço nat um pra um ou seja coloco qual ip no cliente e quando entra pra dentro do meu mk ele transforma no ip da minha classe pre definida, criei uns profiles aqui tipo residencial e comercial o residencial direito de ate duas maquinas com o mesmo user e mesma velocidade compartilhando e o comercial ate 6 maquinas com o mesmo user e compartilhando a mesma velocidade

    abraços

    ps. se tiver alguma duvida posto as regras dos profiles pra vc ver

    Eh interessante a sua solucao, se puder compartilhar pra mim poder analisar as regras eu agradeco !


    Abracos !

  9. #9

    Padrão

    Cadastra a Mac desses seus rádios no MK no modo Regular, fazendo isso você vai receber as Mac certas e não vai precisar cadastrar Ip pra ninguem.

    IP > Hotspot > IP Bindings Deixando o Type como Regular

    * Type:
    Regular - Autenticação Normal
    ByPassed - Sem Autenticação
    Blocked - Bloquear o acesso do rádio ao MK


    Citação Postado originalmente por washluis Ver Post
    Olá, grato pela atenção

    Tenho uma hotspot funcionando a mais de 2 anos com MK 2.9.27, porem durante esse tempo todo ainda não consegui solução para um problema que está se tornando comum na minha rede. Com o aumento da procura à internet por meio de pessoas que querem ter mais de uma maquina estou tendo o seguinte problema:

    Com compartilhamentos nA ARQUITETURA de cliente servidor;
    - tendo um servidor compartilhandoa conexão o serviço de hotspot funciona normal.

    quando usando com um radio, seja ele qual for, no mode cliente(infraestrutura) acontece o seguinte:
    tenho que cadastrar o ip do radio, deixar o mac none, e para cada maquina tenho que criar um ip do meu hotspot, o resulta na situação em que:
    se o cliente compra 200k e tem 3 maquinas, a configuração fica assim:
    Radio recebe da antena com ip 10.0.0.5
    maquina 01 fica com ip 10.0.0.6
    maquina 02 fica com ip 10.0.0.7
    ...

    isso é ruim pq quando todos logam, cada um fica com banda individual de 200k


    como fazer pra resolver isso?

  10. #10

    Smile regras profiles

    admskill

    Então

    tenho hoje basicamente três tipos de profiles pros clientes da minha com os seguintes detalhes:

    perfil residencial*

    burst:128k/192k 256k/384k 128k/192k 30/30 8
    shared user:2 (até 2 maquinas com mesmo usuario e senha hotspot)*

    perfil comercial*

    burst:128k/256k 256k/512k 128k/256k 30/30 8
    shared user:6 (até 6 maquinas com mesmo usuario e senha hotspot)

    perfil turbo*
    burst:256k/512k 256k/512k 256k/512k 30/30 8
    shared user:6 (até 6 maquinas com mesmo usuario e senha hotspot)

    * todos os usuarios entram pra dentro do mk com mesmo mac ai pego e amarro usuario/senha/mac

    as demais configurações fica a criterio

    o fato de no meu cliente poder colocar qualquer ip é por que não faço amarração do ip

    abraços

  11. #11

    Padrão

    amigo jeanfrank , como vc usa User/senha/mac, por acaso vc não tem conflitos de ip ? ou vc usa dhcp para os cliente ? seu dhcp muda o ip do cliente quando conflito ? qual sua configuração do dhcp.

  12. #12

    Wink Explicando melhor

    scan

    É o seguinte, não utilizo dhcp aqui, o esquema que eu uso é na empresa do cliente por exemplo que usa meu profile comercial ele pode continuar usando a classe de ip que ele ja tinha na rede dele que quando entra para dentro do mk o mesmo muda automaticamente. ex:

    perfil comercial para até 6 maquinas com mesmo usuario, senha e mac

    micro01
    user: fazenda senha: 123 mac:00:02:22:f4:88:b4 ip original: 174.111.100.2 ip mk: 192.168.0.14
    micro02
    user: fazenda senha: 123 mac:00:02:22:f4:88:b4 ip original: 174.111.100.3 ip mk: 192.168.0.22
    micro03
    user: fazenda senha: 123 mac:00:02:22:f4:88:b4 ip original: 174.111.100.4 ip mk: 192.168.0.45
    micro04
    user: fazenda senha: 123 mac:00:02:22:f4:88:b4 ip original: 174.111.100.5 ip mk: 192.168.0.88

    observe que os ips que o mk escolhem são aleatorios só não vão ser repetidos pos isto não da conflito
    tenho uma range /24 aqui pra trabalhar que pra minha rede é suficiente por enquanto, com isto livro de ter que lembrar do ip do cliente toda vez que ele formatar o micro, aqui acontece assim vc ta dormindo tarde da noite os caras te ligam pra falar que filho mexeu no micro e tirou o ip e quer saber qual coloca, vc ta almoçando domingo com a familia em um restaurante os caras de te ligam pra vc passar numero de ip ai depois desta alteração ja melhorou bastante pro pessoal do suporte aqui

    ps: se tiver mais alguma duvida é so falar
    abraços