Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Olá amigo, desculpe discordar mas se caso eu queira ligar uma rede entre minha empresa e uma filial eu tenho que ter licença?? Acho que não en??
    Pior que tem sim amigo! Eu trabalho como Analista de Sistemas e Administrador de Redes e Servidores de 16 concessionárias de veiculos e motos, dentre elas DAFRA MOTOS, HONDA, VOLKSWAGEN, CHEVROLET, NISSAN, RENAULT e uma concessionária de veículos semi-novos, em todas elas possuimos links ponto-a-ponto utilizando a rede da Embratel e como Backup temos uma rede sem-fio (ponto-a-ponto em 5.8Ghz), em alguns casos em que o link e pouco devido ao trafego de dados, usamos o PTP em 5.8Ghz e para isso o Grupo possuí SCM para tal rede, pois alem do sistema que passa por essa rede, ainda tem a internet que mandamos via rádio 5.8ghz para loja onde não tem viabilidade para um ADSL ou um dedicado, entendeu? emfim... precisa de SCM sim!, mas nem todos usam mesmo, é um risco a se correr!

2. Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Pior que tem sim amigo! Eu trabalho como Analista de Sistemas e Administrador de Redes e Servidores de 16 concessionárias de veiculos e motos, dentre elas DAFRA MOTOS, HONDA, VOLKSWAGEN, CHEVROLET, NISSAN, RENAULT e uma concessionária de veículos semi-novos, em todas elas possuimos links ponto-a-ponto utilizando a rede da Embratel e como Backup temos uma rede sem-fio (ponto-a-ponto em 5.8Ghz), em alguns casos em que o link e pouco devido ao trafego de dados, usamos o PTP em 5.8Ghz e para isso o Grupo possuí SCM para tal rede, pois alem do sistema que passa por essa rede, ainda tem a internet que mandamos via rádio 5.8ghz para loja onde não tem viabilidade para um ADSL ou um dedicado, entendeu? emfim... precisa de SCM sim!, mas nem todos usam mesmo, é um risco a se correr!
    Quer dizer que se eu quiser ligar a minha empresa vou ter que dá os 9 mil e as taxas adicionais para a tia ana???

Puts. Não to duvidando do que vc falou, mas essa frequencia não é uma frequencia "aberta"??

Outro ponto a se contrapor ai, a licença SCM é para prestadoras de serviços em telecomunicação. Eu não to prestando nenhum serviço de telecomunicação. Somente interligando minhas redes.

Outra coisa, se é só jogar sinal no ar que precisa de scm então não eu estou ilegal nesse momento. To usando rede sem fio aqui em casa no meu note. Então seria necessário scm para uso de aps na empresa tambem.

3. Pô amigo, me desculpe, eu não tinha me antenado que era para uso privado.
    Realmente, a SCM é um serviço de carater coletivo, distribuido a assinantes. Entrando no site da Anatel, e clicando em Informações técnicas e logo em Serviço Comunicação Multimídia, vai ter a definição do serviço.
    Realmente não se enquadra este tipo de licença.
    Mas não saberia dizer com certeza qual o outro tipo de licença, como Serviço Limitado Privado ou coisa parecida.
    Já li mas agora procurando não achei o tipo de licença necessário.
    Vou procurar melhor e se achar retorno.

É como ressaltou o Jociano, emitiu sinal fora das dependencias da empresa, já tem a necessidade de algum registro. Se for para uso dentro pode colocar ap a vontade.

Já se voce coloca um rádio dentro do prédio, por ex. com 2 pisos e lá dentro coloca uma direcional apontando para fora, saindo por uma janela, com certeza não dá para dizer que está limitado ao prédio da empresa. Ninguém usa direcional dentro de casa. E aí apesar de não ser visto da rua, o sinal pode ser escaneado e a rede descoberta.

4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pô amigo, me desculpe, eu não tinha me antenado que era para uso privado.
    Realmente, a SCM é um serviço de carater coletivo, distribuido a assinantes. Entrando no site da Anatel, e clicando em Informações técnicas e logo em Serviço Comunicação Multimídia, vai ter a definição do serviço.
    Realmente não se enquadra este tipo de licença.
    Mas não saberia dizer com certeza qual o outro tipo de licença, como Serviço Limitado Privado ou coisa parecida.
    Já li mas agora procurando não achei o tipo de licença necessário.
    Vou procurar melhor e se achar retorno.

É como ressaltou o Jociano, emitiu sinal fora das dependencias da empresa, já tem a necessidade de algum registro. Se for para uso dentro pode colocar ap a vontade.

Já se voce coloca um rádio dentro do prédio, por ex. com 2 pisos e lá dentro coloca uma direcional apontando para fora, saindo por uma janela, com certeza não dá para dizer que está limitado ao prédio da empresa. Ninguém usa direcional dentro de casa. E aí apesar de não ser visto da rua, o sinal pode ser escaneado e a rede descoberta.
    Amigo, se puder dar uma olhada no tipo de licença (se é necessário mesmo) pedir na anatel.

Valor, como fazer, o que é necessário pra tirar.

Esclarecendo uma coisa, é pra uso privado.

Obrigado.

5. Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Amigo, se puder dar uma olhada no tipo de licença (se é necessário mesmo) pedir na anatel.

Valor, como fazer, o que é necessário pra tirar.

Esclarecendo uma coisa, é pra uso privado.

Obrigado.

Amigos na verdade o uso de serviço de p2p ou enlace interconexão com acesso restrito e privado, nao requer nenhum tipo de licença tendo em vista q a frequencia é```livre´´,mas o principal seria trabalhar com equipamentos homologados e sim para uso como foi destinado e nao colocando, mais um amigo , mais um, mais um,,,,,,,,.

Tenho empresa que porve internet via radio como tb administro redes privadas q ultilizam deste meio pra se comunicar

Tópicos Similares

1. Usar PTP precisa de licença da Anatel?
    Por ccbsumare no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 21-07-2015, 15:08
  2. PTP para Uso Particular Precisa de Licença?
    Por biohazzard no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 25-01-2012, 23:03
  3. Mikrotik 2.9.27 precisa de licença?
    Por morais2707 no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 27-12-2011, 08:23
  4. Respostas: 6
    Último Post: 23-05-2005, 12:54
  5. Implementação sem custo de licença..
    Por Danilo_Montagna no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0