Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Novato com dúvidas

    Primeiramente já estou agradecendo aos que vierem me ajudar aki...

    É o seguinte. Eu moro no 3º andar (ultimo) de blocos de prédios e tenho facil acesso a cobertura. E lá que eu queria prover o sinal para o condominio todo e aos condomínios adjacentes aos meus (todos mais baixos). Meu bloco é o 3º no total de 6, e fica bem no meio do terreno. Queria a ajuda de vcs, para saber quais equipamentos eu preciso para montar o provedor com um bom custo x beneficio, nada de orçamentos extratosféricos. E tb como deverá ser o kit cliente.

  2. #2

    Padrão

    Você pode utilizar uma RB433AH, com até 3 cartões (gosto do R52H). Utilize uma omni, de uns 15dBi no topo do prédio (imagino que não tenha telha de zinco nem nada do tipo). Nos clientes, placa PCI, cabo coaxial RGC-58, conectores e uma antena de grade, preferencialmente a da Proeletronic que tá mais barata e no nível da Aquário.

    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por XpXnToFu Ver Post
    Primeiramente já estou agradecendo aos que vierem me ajudar aki...

    É o seguinte. Eu moro no 3º andar (ultimo) de blocos de prédios e tenho facil acesso a cobertura. E lá que eu queria prover o sinal para o condominio todo e aos condomínios adjacentes aos meus (todos mais baixos). Meu bloco é o 3º no total de 6, e fica bem no meio do terreno. Queria a ajuda de vcs, para saber quais equipamentos eu preciso para montar o provedor com um bom custo x beneficio, nada de orçamentos extratosféricos. E tb como deverá ser o kit cliente.
    Amigo minha recomendação é o uso de routerboard como disse o amigo acima com 3 cartoes.

    Quanto ao uso de omni, não recomendaria. Eu prefiro o uso de paineis setoriais de 120º (ou mesmo 90°)

    Se for usar omni não é necessário o uso de 3 cartoes, somente um é necessário.

    Quanto ao kit cliente: Não conheço as antenas proeletronic, eu uso aqui aquarios e todas são muito boas. Aqui no forum vi várias pessoas falando bem da proeletronic mas eu não a usei ainda.

    Recomendações adicionais: Uso de cabos curtos entre os cartoes e as antenas.
    Isolar bem os conectores expostos a intempéries. Dê preferencia a fita auto fusão. Isso tanto no seu servidor como nos clientes.
    Use fonte de alimentação de qualidade e evite dor de cabeça. Muitos problemas causados em routerboards são má alimentação.
    Use sempre que possivel sistema de ventilação em seus rádios. Evita muitos problemas com travamentos e baixo rendimento de rede.
    O ideal é a montagem de um sevidor (MK ou outro de sua preferencia) em baixo (dentro de casa), fazendo autenticação, controle de banda e outros serviços que venha a precisar.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa grita ai.

  4. #4

    Padrão

    Então...aki to topo nao tem telha de zinco não.
    O raio de alcance que eu espero é de 1km chutando mto alto.
    Nesse caro uma antena Omni serviria? Isso sempre com visada.
    Nos outros prédio daria para colocar uma antena direcional para a omni e distribuir por cabos no interior do prédio?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por XpXnToFu Ver Post
    Então...aki to topo nao tem telha de zinco não.
    O raio de alcance que eu espero é de 1km chutando mto alto.
    Nesse caro uma antena Omni serviria? Isso sempre com visada.
    Nos outros prédio daria para colocar uma antena direcional para a omni e distribuir por cabos no interior do prédio?
    Dá sim pra usar omni no seu caso.

    Dá sim pra distribuir por cabos pro interior do prédio, mas seria necessário o uso de um hub ou switch.

    Mas dependendo da quantidade de clientes um ap não aguentaria passa todos os dados. Nos testes que eu fiz aqui com um zinwell ele se comunicava a no max 5mbs no modo B.

    Se não for muito longe e se a quantidade de dados a passar é grande considere usar modo G. Isso implica em um pequeno sacrificil de alcance.

    Dependendo tambem do tanto de cabo a se usar, considere a possibilidade de se comprar um novo kit cliente. As vezes sai mais barato.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Amigo minha recomendação é o uso de routerboard como disse o amigo acima com 3 cartoes.

    Quanto ao uso de omni, não recomendaria. Eu prefiro o uso de paineis setoriais de 120º (ou mesmo 90°)

    Se for usar omni não é necessário o uso de 3 cartoes, somente um é necessário.

    Quanto ao kit cliente: Não conheço as antenas proeletronic, eu uso aqui aquarios e todas são muito boas. Aqui no forum vi várias pessoas falando bem da proeletronic mas eu não a usei ainda.

    Recomendações adicionais: Uso de cabos curtos entre os cartoes e as antenas.
    Isolar bem os conectores expostos a intempéries. Dê preferencia a fita auto fusão. Isso tanto no seu servidor como nos clientes.
    Use fonte de alimentação de qualidade e evite dor de cabeça. Muitos problemas causados em routerboards são má alimentação.
    Use sempre que possivel sistema de ventilação em seus rádios. Evita muitos problemas com travamentos e baixo rendimento de rede.
    O ideal é a montagem de um sevidor (MK ou outro de sua preferencia) em baixo (dentro de casa), fazendo autenticação, controle de banda e outros serviços que venha a precisar.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa grita ai.
    A omni seria inicialmente, já que no local pelo visto não opera nenhum outro provedor (anulando assim problemas com interferência) e ele pode usar um único cartão. A medida que for tendo lucro vai migrando pra painel (que eu acho mais viável também), porém vai ficar mais caro. Caso você tenha grana pra investir no começo, pode começar com os painéis e os 3 cartões.

    E vai por mim, essas Proeletronic tão até ultrapassando o nível das de grade da Aquário, devido a mudança recente nelas. Tá saindo quase 10 reais mais barata também.

  7. #7

    Padrão

    Monta um PC-AP, P4 ou Sempron com 256MB, CFIDE e usa placa PCi D-Link G520.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    A omni seria inicialmente, já que no local pelo visto não opera nenhum outro provedor (anulando assim problemas com interferência) e ele pode usar um único cartão. A medida que for tendo lucro vai migrando pra painel (que eu acho mais viável também), porém vai ficar mais caro. Caso você tenha grana pra investir no começo, pode começar com os painéis e os 3 cartões.

    E vai por mim, essas Proeletronic tão até ultrapassando o nível das de grade da Aquário, devido a mudança recente nelas. Tá saindo quase 10 reais mais barata também.
    Vô comprar uma proeletronic dessa pra testar. rsrsrs

    Vamos ver se é boa.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Vô comprar uma proeletronic dessa pra testar. rsrsrs

    Vamos ver se é boa.
    Se não me engano a montagem dela é semelhante a da Zirok.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Se não me engano a montagem dela é semelhante a da Zirok.
    Acho que saimos um pouco do principio do tópico né. Mas vamos lá.

    Eu tinha uma zirok aqui e não gostei muito não. Troquei por uma aquaios e deu uma melhora significativa no sinal. Mas mesmo assim vou testar. Consegui ela aqui por 50R$. Vamos ver no que dá.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Acho que saimos um pouco do principio do tópico né. Mas vamos lá.

    Eu tinha uma zirok aqui e não gostei muito não. Troquei por uma aquaios e deu uma melhora significativa no sinal. Mas mesmo assim vou testar. Consegui ela aqui por 50R$. Vamos ver no que dá.
    A montagem eu quis dizer o modo de montar, as peças dela são semelhantes a da Zirok, quanto a qualidade, prefiro Aquário e Proeletronic também. Vendemos a Proeletronic a R$50,00, Aquário a R$58,00 e Zirok a R$52,00.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por XpXnToFu Ver Post
    Primeiramente já estou agradecendo aos que vierem me ajudar aki...

    É o seguinte. Eu moro no 3º andar (ultimo) de blocos de prédios e tenho facil acesso a cobertura. E lá que eu queria prover o sinal para o condominio todo e aos condomínios adjacentes aos meus (todos mais baixos). Meu bloco é o 3º no total de 6, e fica bem no meio do terreno. Queria a ajuda de vcs, para saber quais equipamentos eu preciso para montar o provedor com um bom custo x beneficio, nada de orçamentos extratosféricos. E tb como deverá ser o kit cliente.
    Fica fácil assim coloca um omni de uns 8dbi já tá bom (Os prédios são pertos o seu é o mais alto).
    Nos prédios vizinhos você pode colocar uma antena de grade aquarios (25dbi) com um rádio e suite e distribuir o sinal com cabos de rede. É melhor do que ficar instalando várias antenas e placas e tal.
    Obs: Não use rádios ou omni com muita pôtencia já que é só para aréas muito próximas.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GiluanMoral Ver Post
    Fica fácil assim coloca um omni de uns 8dbi já tá bom (Os prédios são pertos o seu é o mais alto).
    Nos prédios vizinhos você pode colocar uma antena de grade aquarios (25dbi) com um rádio e suite e distribuir o sinal com cabos de rede. É melhor do que ficar instalando várias antenas e placas e tal.
    Obs: Não use rádios ou omni com muita pôtencia já que é só para aréas muito próximas.
    Tome cuidado com apenas um detalhe: A abertura de sinal horizontal da omni tende a ser pequeno (5 a 10º).

    Assim dependendo da posição da antena cliente pode ser que não chegue sinal suficiente.
    Última edição por rodrigorozario; 12-02-2009 às 17:24. Razão: Esqueci de um detalhe

  14. #14

    Padrão

    Num esqueminha bem tosco que fiz no paint, esclarece melhor onde estão as coisas. Nao ficou numa escala, mas a distancia entre os predios do meu condominio é de 10m entre cada um.

    Vou usar um notebook para gerenciar, vc sugerem algum SO especifico? Consegueria gerenciar a rede com um NETBOOK do tipo ASUS EEEPC?

    Vcs me deram sugestão de vários modelos e marcas de equipamentos. Existe algum local em SP, tipo sta ifigenia onde eu possa encontrar com facilidade os acessorios? (cabos, pigtails, conectores, etc?)

    http://img266.imageshack.us/img266/4860/esquemaru2.jpg

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por XpXnToFu Ver Post
    Num esqueminha bem tosco que fiz no paint, esclarece melhor onde estão as coisas. Nao ficou numa escala, mas a distancia entre os predios do meu condominio é de 10m entre cada um.

    Vou usar um notebook para gerenciar, vc sugerem algum SO especifico? Consegueria gerenciar a rede com um NETBOOK do tipo ASUS EEEPC?

    Vcs me deram sugestão de vários modelos e marcas de equipamentos. Existe algum local em SP, tipo sta ifigenia onde eu possa encontrar com facilidade os acessorios? (cabos, pigtails, conectores, etc?)

    http://img266.imageshack.us/img266/4860/esquemaru2.jpg
    Certo amigo, o SO que eu recomento é o Mikrotik. Pode usar sim o seu notebook para gerenciar a rede. (ficara inutilizavel para outras tarefas).

    Não sei lhe informar sobre as lojas, não moro ai. Mas pelo que sei tem várias ai.

    Outro ponto importate discutido em outro tópico que eu tinha esquecido. Está ciente que tem que ter licença pra atuar nessa área né???

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Certo amigo, o SO que eu recomento é o Mikrotik. Pode usar sim o seu notebook para gerenciar a rede. (ficara inutilizavel para outras tarefas).

    Não sei lhe informar sobre as lojas, não moro ai. Mas pelo que sei tem várias ai.

    Outro ponto importate discutido em outro tópico que eu tinha esquecido. Está ciente que tem que ter licença pra atuar nessa área né???
    Eu moro em Suzano-SP, mas tenho facil acesso a SP. Sei sim q precisa de licença, mas precisaria de licença se eu apenas quisesse compartilhar a internet? Já que aki onde eu moro só tem Speedy e mais nada, fazendo com que eles cobrem preços abusivos.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por XpXnToFu Ver Post
    Eu moro em Suzano-SP, mas tenho facil acesso a SP. Sei sim q precisa de licença, mas precisaria de licença se eu apenas quisesse compartilhar a internet? Já que aki onde eu moro só tem Speedy e mais nada, fazendo com que eles cobrem preços abusivos.
    Assim, qualquer compartilhamento de adsl é ilegal, se a anatel fizer fiscalização ai vc vai levar muita, lacre nos equipamentos e processo criminal.

    Os preços de adsl ai não podem ser usados como argumento pra se livrar do processo.

    Não estou dizendo que não tem gente compartilhando adsl ai. Mas é ilegal.

  18. #18

    Padrão

    Entendi, mas inicialmente seria mais a estrutura que eu quero montar, sou leigo mesmo no assunto, e qdo vcs usam termos técnicos fico perdido. Por exemplo: mikrotic eu vi q é um routerboard com SO, isso elimina o PC? Qdo vc referem a cartões... o q seria?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por XpXnToFu Ver Post
    Entendi, mas inicialmente seria mais a estrutura que eu quero montar, sou leigo mesmo no assunto, e qdo vcs usam termos técnicos fico perdido. Por exemplo: mikrotic eu vi q é um routerboard com SO, isso elimina o PC? Qdo vc referem a cartões... o q seria?
    Certo amigo, esclarecendo suas dúvidas.

    Mikrotik é um SO baseado em linux fazendo a função de roteador.

    Ele pode ser instalado tanto em um PC normal quanto em uma routerboard. Uma routerboard pode ser usada com um cartão wireless mini pci para fazer a função de um ap (Com um desemprenho muito melhor).

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Certo amigo, esclarecendo suas dúvidas.

    Mikrotik é um SO baseado em linux fazendo a função de roteador.

    Ele pode ser instalado tanto em um PC normal quanto em uma routerboard. Uma routerboard pode ser usada com um cartão wireless mini pci para fazer a função de um ap (Com um desemprenho muito melhor).
    Certo, então um mikrotic instalado num routerboard eliminaria o uso de um pc?

    O q eu penso inicialmente seria algo simples e robusto.

    Eu de inicio imaginei o seguinte pro provedor: Link de 4mb, Um AP com potencia suficiente (aceito sugestões), um pc de uso exclusivo para configuração e monitoramento, uma antena omni de 24dbi, com uma caixa hermetica com o router dentro.

    No kit cliente imagino: uma antena direcional, cabo e placa pci wifi (aceito sugestões)