+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão client + ap

    tou montando uma rede com mikrotik, ainda não domino o assunto, mas buscando aki no forum fiz o seguinte: montei dois servidores com mk level 4 e conectei a um rádio super ap gts ligado em ap. como onde estou é muito baixo instalei + uma antena ommini a 250 mts com dois rádios, sendo um zinwel modo cliente e outro gts em modo ap, sendo que esse segundo recebe o sinal do primeiro. Conseguir alguns clientes que ficam a quase 10 km da segunda antena. Gostaria de saber como faço, ou melhor que equipamento tenho que comprar pra atender esses clientes. pensei em montar uma torre em um dos clientes com dois rádios sendo um em modo cliente e outro ap, mas não sei se isso da certo. Se alguém puder me ajudar fico grato.

  2. #2

    Padrão

    vamos por partes.
    1- para montar o provedor: usa o AP em modo bridge ligado no CPU servidor mikrotik. A antena omni direcional serveria para atender clientes mais proximos. 10 km é muito. Agora, para essa distancia, poderia montar uma repetidora no local de destino, caso haja mais clientes la. Então.. no seu provedor inicial vc usara uma antena de 25dbi direcionada para o local à 10km onde terá um ap-cliente+uma antena direcional 25dbi+outro ap-servidor para receber o link via cabo utp ligado a uma antena omnidirecional para retransmitir.
    2- Nos clientes só sera necessário 1 AP em modo cliente ou uma placa wireless pci (recomendo as que possuem chipser ralink) + uma atena direcional pode ser a aquarios de 25dbi.
    3- Agora a distância de trabalho vai depender muito das barreiras existentes. As vezes é preciso testar. Claro que com equipamentos caros (cartões senao.. rbs.. antenas paineis setoriais.. etc) fica facil mas, acho que vc pode começar testando com os equipamentos que tem.
    Em caso de mais duvidas.. posta ai.
    se lhe ajudei, por favor, clieque no icone agradecer.
    Um abraço.
    Última edição por internauta; 14-02-2009 às 10:11.

  3. #3

    Padrão

    Amigo, como tenho clientes próximo da base preciso usar a omini direcional para atendê-los, posso colocar essa antena direcional na mesma torre pra usar com o repetidor que fika a aproximadamente 10 km? E os rádios que tou usando, são adequados (GTS TELECOM E ZINWELL G220) ou tem um outro que seja homologado com maior potencia?