+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perda de pacotes e ping muito alto no mikrotik

    Gente preciso de ajuda, tenho um enlace com duas ovislink 5000 com ping em 1 ms, tinha 2 LINKSYS 54G com uns 20 clientes simultaneos cada, os clientes a uma distancia de 2,8km da torre, pois bem coloquei um MK 433AH com 2 cartao de 600 com uma fonte original de 24 e 0,8MA somente como AP bridge no lugar das LINKSYS começou o problema, o ping tem momentos que vai a 1000 ms e tem muita perda de pacotes, já li milhares de post sobre esse problema e fiz de tudo e nao tem jeito, setei o ack em 81, melhora um pouco mas nao resolve, mudei de canal os cartões nada tambem, to desesperado não sei oque fazer, por Deus me ajudem....

    Edemar
    Última edição por edemarsutil; 13-02-2009 às 14:05. Razão: corrigir texto

  2. #2

    Padrão

    Qntos clientes tem conectado no ap?

    O ping ta alto pra qual tipo de cliente? Com sinal bom ou ruim?


    Olhe os horarios do dia q o ping fica alto e confere qntos clientes q estao online na hora

    E tem q verificar o sinal em db e ack de cada cliente pra ve se tem algum matando o restante da rede

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edemarsutil Ver Post
    Gente preciso de ajuda, tenho um enlace com duas ovislink 5000 com ping em 1 ms, tinha 2 LINKSYS 54G com uns 20 clientes simultaneos cada, os clientes a uma distancia de 2,8km da torre, pois bem coloquei um MK 433AH com 2 cartao de 600 com uma fonte original de 24 e 0,8MA somente como AP bridge no lugar das LINKSYS começou o problema, o ping tem momentos que vai a 1000 ms e tem muita perda de pacotes, já li milhares de post sobre esse problema e fiz de tudo e nao tem jeito, setei o ack em 81, melhora um pouco mas nao resolve, mudei de canal os cartões nada tambem, to desesperado não sei oque fazer, por Deus me ajudem....

    Edemar

    mesmo com os 20 clientes conectados vc tinha a mesma resposta de 1ms ? como disse o amigo acima verifique os horarios que isso ocorre e de uma corrida em alguns clientes e veja se o sinal deles melhorou ou piorou .....

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edemarsutil Ver Post
    Gente preciso de ajuda, tenho um enlace com duas ovislink 5000 com ping em 1 ms, tinha 2 LINKSYS 54G com uns 20 clientes simultaneos cada, os clientes a uma distancia de 2,8km da torre, pois bem coloquei um MK 433AH com 2 cartao de 600 com uma fonte original de 24 e 0,8MA somente como AP bridge no lugar das LINKSYS começou o problema, o ping tem momentos que vai a 1000 ms e tem muita perda de pacotes, já li milhares de post sobre esse problema e fiz de tudo e nao tem jeito, setei o ack em 81, melhora um pouco mas nao resolve, mudei de canal os cartões nada tambem, to desesperado não sei oque fazer, por Deus me ajudem....

    Edemar
    Amigo, seu problema é a alimentação da Rb e a pontencia dos seus cartoes.

    Sobre a alimentação: Uma fonte de 0.8a (epero que seja "a" e não "ma" como disse) não dá pra alimentar uma BR 433ah com dois cartoes. Troque a fonte por uma de amperagem maior. Algo do tipo 2a ou 3a.

    Sobre a potencia dos seus cartoes: O uso de pontencia muito alta pode (e certamente vai) causar muito ruido no seu sinal, então abaixe a pontencia do seu cartão para algo proximo a 100mw (Recomendo 63mw). Cartão com 600mw de potencia é um verdadeiro transmissor de ruidos e interferencias.

    Faça isso ai e veja se resolve.

    Espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão

    Troquei a fonte e coloquei uma de 2a e mesmo assim em alguuns momentos tipo horario das 12 as 13:30 horas fica muito lento e praticamente perde 90% dos pacotes, verificando o ACK no momento ruim nenhum passe de 36 ou 38, nenhum cliente com sinal menor de -70db, esperimentei colocar 1 cartao no canal 1 e o outro no 11, resolveu ficou 1 dia normal e ai começou novamente, ontem me obriguei a tirar o mk e coloquei as aps novamente, vou colocar em teste o mk e tentar resolver o problema. Nos piores momentos de perda de pacotes tinha 15 usuários em um cartao de 12 no outro, mas em outros momentos chegou a ter mais e estava normal, não sei mais oque fazer, vo segurar testando e ver se resolvo o problema.

    Obrigado

    Edemar

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edemarsutil Ver Post
    Troquei a fonte e coloquei uma de 2a e mesmo assim em alguuns momentos tipo horario das 12 as 13:30 horas fica muito lento e praticamente perde 90% dos pacotes, verificando o ACK no momento ruim nenhum passe de 36 ou 38, nenhum cliente com sinal menor de -70db, esperimentei colocar 1 cartao no canal 1 e o outro no 11, resolveu ficou 1 dia normal e ai começou novamente, ontem me obriguei a tirar o mk e coloquei as aps novamente, vou colocar em teste o mk e tentar resolver o problema. Nos piores momentos de perda de pacotes tinha 15 usuários em um cartao de 12 no outro, mas em outros momentos chegou a ter mais e estava normal, não sei mais oque fazer, vo segurar testando e ver se resolvo o problema.

    Obrigado

    Edemar
    Amigo, pode ser que a sua RB esteja trabalhando muito.

    Vc usa só como Bridge ou faz outros serviços nela?? Se fizer outros serviços tente deixar ela em Bridge e colocar um servidor em baixo.

    Veja tambem o problema de ventilação, pq as vezes a rb esquentando pode ocasionar travamentos.

  7. #7

    Padrão

    Amigo, não sei se resolveu o problema, mas irei te alertar: se for cartão Engenius sai fora. esse cartão não pode ser setado para mais de 250mw ou seja 24dbm e mesmo assim tem um péssimo funcionamento quando comparado com um R52h 350mw setado em 24dbm, o cartão mais antigo de 400mw da Engenius era muito bom, mas esses atuais só para mostrar ao fiscal da Anatel com selo e nota fiscal.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agnaldo52 Ver Post
    Amigo, não sei se resolveu o problema, mas irei te alertar: se for cartão Engenius sai fora. esse cartão não pode ser setado para mais de 250mw ou seja 24dbm e mesmo assim tem um péssimo funcionamento quando comparado com um R52h 350mw setado em 24dbm, o cartão mais antigo de 400mw da Engenius era muito bom, mas esses atuais só para mostrar ao fiscal da Anatel com selo e nota fiscal.
    Agnaldo, qual card você me recomenda ?, estou com um problema parecido, o sinal congela durante 1s a cada 10s, por ex. um cliente (isto chega a acontecer com 1 cliente somente on-line) começa um download, vai baixando normal, ai apos 10s o grafico de conexão vai a zero e volta ao normal depois, fazendo o mesmo teste com o ping, ele fica +- 3ms e a cada 10s+- ele vai a 1550 ou mais e depois volta, desci a rb para a bancada, mesmo em indoor acontece isto, é como se o cartão parasse de transmitir por +- 1s e depois retorna ao normal,notei também que não há queda de sinal, apenas a banda "cai", outra coisa que notei é que o TX/RX CCQ cai dasticamente para todos os clientes no momento da "pausa", fica entre 90~100 e cai para 10~15.

    Agradeço se alguém já tiver passado por isso e tenha uma resposta.

    Minhas configs: RB433AH + EMP-8602PLUS + Omni 15 dBi

    Obrigado!

  9. #9

    Padrão

    Agpnet, desculpe a demora em responder, mas a baixo custo, o melhor cartão que uso é o R52H 350mw ele é a/b/g ou seja ( 2.4 e 5.8 ) tenho eles em torre transmitindo para clientes e em ponto a ponto 5.8 de 5 km. E minha opinião, abaixo dos XR2 e XR5 da ubiquiti esse é o melhor, portanto não irá se arrepender. Ps. não são homologados.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agnaldo52 Ver Post
    Agpnet, desculpe a demora em responder, mas a baixo custo, o melhor cartão que uso é o R52H 350mw ele é a/b/g ou seja ( 2.4 e 5.8 ) tenho eles em torre transmitindo para clientes e em ponto a ponto 5.8 de 5 km. E minha opinião, abaixo dos XR2 e XR5 da ubiquiti esse é o melhor, portanto não irá se arrepender. Ps. não são homologados.

    Agnaldo, vou ver se compro um destes para testar, se não vou devolver os cartões, rb, fonte e montar um PC-AP.

    Olhem o que está acontecendo nos anexos, parece que o cartão corta a transferência e reinicia, no gráfico onde aparece os "cortes", neste instante no MK o TX/CCQ fica em torno de 10~15, não sei o que pode ser, tenho 3 cartões EMP-8602, todos apresentam este problema(estou usando apenas 1 de cada vez, já alternei os slots, verifico a voltagem e está ok.


    Valew !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafico.jpg
Visualizações:	326
Tamanho: 	63,9 KB
ID:      	3918   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pingTerra.jpg
Visualizações:	480
Tamanho: 	78,0 KB
ID:      	3919  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pingUol.jpg
Visualizações:	323
Tamanho: 	67,4 KB
ID:      	3920  
    Última edição por agpnet; 03-04-2009 às 13:48.

  11. #11

    Padrão

    Aqui uso o CM9-GP é otimo bem sensivel e tem por default a potecnia de 19dbm.

  12. #12

    Padrão

    Eu tenho um ptp de 10 km com pings de 1 a 5 ms em 5.8Ghz, Toughput de 18 mb full. Mas as vezes tinha surtos de 3000 a 5000ms e inclusive perdas de pacotes. Descobri que, no meu caso, quem causava lentidão na rede eram os p2p e o controle de banda feito na rb (Routerboard Rb333), resolvi colocando um servidor mikrotik numa máquina antiga, 1.2 Ghz de processador e 512MB de memória em baixo fazendo toda parte de firewall, controle de banda, e cache-full, a rb ficou como bridge somente, sem controle algum, a não ser controle de acesso e WPA. Aí ficou 100%. Nesse ponto a ponto trafegam atualmente 2 Mbs. E na ponta dele têm 50 clientes simultâneos.