Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Entendi sim lfernandosg, mas não estou entendendo porque queres limitar a velocidade do servidor ao computador da rede interna a 5mbit. Qual o problema de o acesso ser feito na velocidade máxima da tua estrutura de rede, por exemplo, 100mbit?

2. porque tenho uma estrutura mista com rede wireless a 54Mbit e uma rede wireless de 60km sem fio a 10mbit e tenho algumas máquinas do outro lado entende?

como ficaria o script?

3. Bom, pelo que continuo entendendo tu não vais fazer limitação alguma de tráfego, ou seja, vais ter este 1mbit liberado na rede para internet, por isto, não precisa configurar teu squid para cache full, simplesmente ele estará em operando análogo a full sem regras de QoS.

Desculpe se continuo insistindo na não utilização de regras para cache full, pois entendo que não são necessárias se tu não faz QoS.

Exemplo:
    Num ponto A a 60 Km do meu ponto B (onde está minha rede interna) tenho um link de 1mbit e meu servidor squid, então meu tráfego entre o ponto A e B deve ser de uns 5mbits por limitações da infraestrutura física. Em meu servidor proxy tenho regra de iptables para direcionar o tráfego da porta 80 para a porta 3128 do squid, digamos que o IP deste servidor squid seja 192.168.128.1 em uma rede 255.255.255.0:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -p tcp -s 192.168.128.0/24 --dport 80 -j REDIRECT --to-port 3128

4. amigo já fiz os testes....se eu tirar a regra do zph do htb(que não é controle de banda e sim marcação de pacotes para o cache full e regras dentro do squid.conf do zph) o squid não faz cache full e sim só faz cache normal...baixei um arquivo agora para testar...o redirecionamento já faço para porta 3128.

para vc endenter melhor:

dentro do meu squid.conf tenho as configurações do path zph e dentro do htb tenho que marcar esses pacotes...testei agora com 1mb liberado baixei um arquivo e ele baixou a 70KB/s depois limpei o cache do navegador e baixar novamente ele baixou a 90KB/s..então starttei o script ai ele baixou a 550KB/s entendeu?

a marcação se não for feita no HTB tem que ser feita no iptables mas no iptables já ouvir dizer que não é tão boa quanto no htb.

EDITADO:

acho que condseguir:

deixei somente as regras do cache full:

#!/bin/bash

tc qdisc del dev eth1 root

tc qdisc add dev eth1 root handle 1:0 htb default 10

tc class add dev eth1 parent 1:0 classid 1:1 htb rate 10mbit

tc class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:10 htb rate 5mbit prio 1

tc filter add dev eth1 parent 1:0 protocol ip prio 1 u32 match ip protocol 0x6 0xff match ip tos 0x60 0xff flowid 1:10

deixando como default(quando eu tirei deu erro) marcando os que estão no squid.conf 0x60 e testei está dando 1mb de velocidade e estou baixando os arquivos a 5mbit...agora como vou implantar isso numa rede cabeada de um cliente vou colocar a placa a 100mbit e baixar a 50mbit para não usar todo o tráfego da rede do servidor.

eu só não sei se preciso colocar a velocidade default 10 como a da placa de rede mas acho que sim pois não estou limitando nenhuma porta.
    Última edição por lfernandosg; 17-02-2009 às 09:12.

5. Ta, mas se tu tirar as marcação de pacotes feita pelo ZPH no squid e não rodar teu script que faz QoS, deixar o tráfego totalmente liberado entre tua rede e o proxy, então não vais ter limitação alguma de tráfego e certamente vais conseguir os mesmos 550kb/s.

Tópicos Similares

1. Socoooorrooo Preciso de Ajuda com NRPE
    Por H_Franzin no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 09-09-2005, 19:54
  2. Respostas: 1
    Último Post: 26-01-2005, 13:18
  3. MIL DESCULPAS... Mas preciso de ajuda no WINXP
    Por kaka1983 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 08-05-2004, 20:26
  4. BlackBox D+, mas preciso de ajuda !