+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão banco de dados + Servidor

    Olá pessoal!!!

    Acabei de me registrar no fórum e tenho umas questões.

    Aqui na empresa temos sete computadores que acessam um banco de dados de revendas de equipamentos de fotocópias.
    Logo teremos mais computadores e estamos evitando a compra de um windows server.
    A rede está toda atrapalhada desde que cheguei aqui. O que chamamos de servidor é apenas um micro qualquer com windows xp que armazena o banco de dados que acessamos relativo à nossa operação e o gerenciador de cobrança eletrônica.

    Minha dúvida é: para fazermos algo bem feito é confiável instalar um linux como servidor (mas um servidor de verdade, web, controle de privilégios de usuários, etc) e utilizar esse banco de dados que é feito em SQL, porém é de uma empresa terceira e que possui alguns arquivos executáveis em suas pastas.
    Ou é melhor apostar num windows server mesmo?
    Ou ainda usar o windows xp enquanto não aumentarmos o número de computadores.

    E mais trabalhamos com equipamentos de fotocópias, impressoras e etc de grande porte das marcas xerox, hp, lexmrk, epson, ricoh, samsung etc e muitos dos drivers não são desenhados para linux, outro problema para gerenciarmos as impressões internas bem como os teste que fazemos com máquinas em manutenção aqui.


    Qual a melhor opção?


    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Boa tarde Amigo
    Acho que voce tem que ir por partes , inicialmente voce deve verifical qual banco de dados é utilizado para estas aplicaçoes, que voce disse que é de terceiros .
    Havendo a possibilidade de se usar esta base de dados um sistema open source , faça o
    Seria interressante o acompanhamento dos desenvolvedores desta aplicação .
    Se avaliar que os que as aplicaçoes e seu banco de dados podem estar na mesma maquina ( SERVIDOR ) seria interressante voce criar um servidor de arquivos , onde voce colocaria estas ( pastas ) que disse para isso voce deve utilizar o ( servidor de arquivos SAMBA ) na google vc encontra muita informação sobre ele .
    Em uma outra maquina pode ser bem simplesinha você implementaria um firewall para que seus usarios possam acessar a ( internet ) pode implementar de varias maneiras com um controle total do que seus usuarios podem ou não podem acessar na internet .

    Bem acho que ja da pra começar , e so ir postando suas duvidas aqui que estaremos colaborando contigo .!
    Última edição por fabianobazilio; 29-01-2009 às 16:16.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabianobazilio Ver Post
    Boa tarde Amigo
    Acho que voce tem que ir por partes , inicialmente voce deve verifical qual banco de dados é utilizado para estas aplicaçoes, que voce disse que é de terceiros .
    Havendo a possibilidade de se usar esta base de dados um sistema open source , faça o
    Seria interressante o acompanhamento dos desenvolvedores desta aplicação .
    Se avaliar que os que as aplicaçoes e seu banco de dados podem estar na mesma maquina ( SERVIDOR ) seria interressante voce criar um servidor de arquivos , onde voce colocaria estas ( pastas ) que disse para isso voce deve utilizar o ( servidor de arquivos SAMBA ) na google vc encontra muita informação sobre ele .
    Em uma outra maquina pode ser bem simplesinha você implementaria um firewall para que seus usarios possam acessar a ( internet ) pode implementar de varias maneiras com um controle total do que seus usuarios podem ou não podem acessar na internet .

    Bem acho que ja da pra começar , e so ir postando suas duvidas aqui que estaremos colaborando contigo .!
    Muito obrigado Fabiano e desculpa a ausência, pois atualmente meu único acesso à net é na empresa (e fica complicado) e discada em casa...

    Enfim, compreendi o que você disse o que me encorajou a baixar uma suíte com alguma distro e instalar o Samba para fazer um teste...
    Se o Samba permite a interoperabilidade entre sistemas linux/Windows, talvez funcione.
    O sistema que usamos é SQL e o fornecedor do mesmo não dá suporte a LINUX.
    E na verdade, esses arquivos ficam apenas "sediados" num micro X com acesso remoto dos clientes.
    É uma alternativa, caso funcione, para substituir o Windows Server que é meio caro (ficou em nossas expectativas, mas sem solução se adotaríamos ou não).

    Portanto, farei alguns testes. Também está "acoplado" ao micro servidor dessa base dois programas: Firebird e BDEadmin para gerenciar os acessos à base e etc..
    E pelo que vejo ambos os programas estão disponíveis para linux