+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ponto a Ponto de 71KM que nunca consigo fechar...

    Galera tenho que fazer um enlace de 71KM para passar 10MB FULL estou tentando fechar este enlace a mais de 2 semanas e nada faz o maldito fechar. Segue minha atual situação...

    Tenho 2 RB 433 + 2 XR5 + 2 Fonte de notebook de 19V e 4.7A.

    Estou usando antenas de 33dBi Hyperlink 5.8.

    Tenho em uma ponta uma torre de 75Mts e na outra ponta outra torre de 70Mts. Estou usando 30Mts de uma lado e 40 Mts do outro lado.
    Segundo o linkplanner o enlace passa sem problemas mas eu nao to conseguindo achar o sinal do outro lado de forma alguma.

    Alguem pode me ajudar?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Profile_EnlaceCTBC.png
Visualizações:	343
Tamanho: 	97,7 KB
ID:      	3608  
    Última edição por Bender; 17-02-2009 às 01:53.

  2. #2

    Padrão

    Ola Amigo tambem ajudei a fazer um de 76km não foi facil mais fechou vc ta usando os cartoes em defalt ou vc ta centando a potencia se vc tiver usando em defalt vc coloca em 28db e vc tem que ter gente nas duas pontas vc ja testou os pigtail vc se vc tiver usando cabos grandes faz um cabo de 1metro e tenta alinhar com cabos menores nas duas pontas so pra ficar mais facil achar sinal se vc tiver tambem uma outra ponta da antena faz teste pois tenho um colega que a antena dele hipr veio com defeito ha vc tem outros sinal em 5,8 por perto pode ta dando interferencia

  3. #3

    Padrão

    Fechamos um ontem de 32Km conseguindo 13MB, para atingir estes 10 MB, acredito que nesta distância tera que utilizar um nstreme dual.

    Mas o importante a principio é encontrar o sinal, depois a questão de troughput é só ajustes.

    Utilizei a ferramenta google earth para traçar a linha de visada, desta forma, coloquei as antenas apontadas aqui na cidade com referencia pelos predios locais e no local instalado, utilizei a referencia que tinha, que era a rodovia, funcionou perfeitamente enquanto alinhamento de visada. Só tivemos que fazer ajustes na angulação.

    Utilizei antenas zirok de 90 cm.

  4. #4

    Padrão

    Olá,

    reveja cabos, antenas e configurações. Se o problema persistir é alinhamento. Talvez esteja apontando as antenas incorretamente. A tendência é que a elípse da zona de fresnel feche bastante a essa distância. O correto alinhamento é fundamental para fechar o link.

  5. #5

    Padrão

    é bom ficar um em cada ponta é muito longe tem que ser no grau pra ficar blz

  6. #6

    Post

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Galera tenho que fazer um enlace de 71KM para passar 10MB FULL estou tentando fechar este enlace a mais de 2 semanas e nada faz o maldito fechar. Segue minha atual situação...

    Tenho 2 RB 433 + 2 XR5 + 2 Fonte de notebook de 19V e 4.7A.

    Estou usando antenas de 33dBi Hyperlink 5.8.

    Tenho em uma ponta uma torre de 75Mts e na outra ponta outra torre de 70Mts. Estou usando 30Mts de uma lado e 40 Mts do outro lado.
    Segundo o linkplanner o enlace passa sem problemas mas eu nao to conseguindo achar o sinal do outro lado de forma alguma.

    Alguem pode me ajudar?

    Amigo é o seguinte porque você não usa 2 rádios Canopy da Motorola, são rádios que operam em 5.8 GHz, são indicados pra ponte de até 100 km com um throughpout excelente. Temos aqui um exemplo vivo que como são bons, agora contamos sempre com o auxilio de um GPS com notebook e outros apetrechos mais, essas ferramentas auxiliares são indispensavéis para um bom apontamento.

    Seguramente você verá que os rádios vale o valor que realmente custa.

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo,
    Primeiro certifique-se das coordenadas do terreno ou local onde estão as torres. já enfrentei problemas por erro no GPS . meça tudo com GPS e use uma bússula profissional que fecha 100%!
    Revise possíveis bloqueios desse sinal , arvores, Rio, lagoa, etc....
    Parece bobagem mas cada detalhe faz a diferença em um enlace ponto a ponto dessa distância.
    Abraço.

  8. #8

    Padrão

    Opa..
    O melhor horário para se fechar um enlace é a noite, fresco e etc..
    coloca umas lampadas boas (tem umas que fica piscando) bem encima da sua antena,
    vai um grupo pro lado A e outro pro B

    confere as conexões de pigtail e etc etc usando o multimetro,

    poem o lado A como AP-Brigde, e tenta achar o sinal.. se de tudo não dê certo, confere a ligação do pigtail "Main e Aux" pois se tiver na aux tem que ser "Antenna B".

    no mais, espero que dê certo.
    tudo é questão de ficar tranquilo e ir tentando passo a passo.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    concordo com o yondaime, e ainda dou outra dica....Binóculo ou filmadora com night shot...tem filmadora ae que faz facil 250xx ae fica um doce de apontar.

  10. #10

    Padrão

    ola amigo bom dia pra fechar esse enlace lhe aconselho usar atenas pluton ptx 5,8 e com esse distancia e como nosso amigo la em cima ja disse vc tem que setar e 28 no card rates ussa o google earth tambem e muito simples e pra apontar vc usa um gps ja que esta usando xr5 coloca em turbo e abilita o nstreme e best fit. ai vc fecha.

  11. #11

    Padrão Problemas que atrapalham fechamento de links longos

    Sugiro que teste os cabos e pig que esteja usando pode ser que esteja perdendo muito sinal, procure usar pigs da Hyperlink que sao excelentes, certifique-se do alinhamento das antenas tbm. Verifque no fornecedor a procedencia da antena, pois ela pode nao ser Hyperlink procure sempre comprar no distribuidor oficial.
    Qualquer coisa entre em contato
    Jean Carlo
    Nova Network
    Email [email protected]
    MSN [email protected]
    019 3256-1242 ramal 2518

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    Fechamos um ontem de 32Km conseguindo 13MB, para atingir estes 10 MB, acredito que nesta distância tera que utilizar um nstreme dual.

    Mas o importante a principio é encontrar o sinal, depois a questão de troughput é só ajustes.

    Utilizei a ferramenta google earth para traçar a linha de visada, desta forma, coloquei as antenas apontadas aqui na cidade com referencia pelos predios locais e no local instalado, utilizei a referencia que tinha, que era a rodovia, funcionou perfeitamente enquanto alinhamento de visada. Só tivemos que fazer ajustes na angulação.

    Utilizei antenas zirok de 90 cm.

    Camarada que rádios vc usou pra fazer isso?? To com 2 ovislink 5000 v3 e n to conseguindo fechar, é pra 30 km com visada perfeita... o problema parece alinhamento, foi mto dificil?? Em qtos graus vc deixou cada antena?

  13. #13

    Padrão

    confere primeiro o lance do pigtal no jack no cartao, veja se nao esta no AUX ao inves de MAIN, sofri 3 dias com esse problema aki por falta de atençao de um tecnico... depois recomendo colocar um ponto como AP e outro como Cliente e com pessoas nas duas pontas pra facilitar o alinhamento... para achar o ponto nessa distancia o alinhamento precisar se minucioso, recomendo fazer a noite com fogos ou sinalizadores q piscam, tire a capa vermelha para a luz branca propagar melhor... caso nao consiga achar nda de sinal ate seria interessante colocar antenas mais robustas...

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo,
    Tire os pontos novamente com um GPS. Lembre de deixa rpor no minimo 15 minutos na mesma posição para pegar uma medição precisa.
    Pra apontar não tem mostério, uitlize o GPS na função GOTO (point xx xx xxx ) .Gerlamente o gps te mostra uma seta apontando o caminho correto.
    Após estar alinhada na horizontal as duas antenas, proceda com o ajuste fino na vertical .
    Dica: coloca cabos cellflex ou LMR 600 que teu enlace fecha 100%!
    Se testou em bancada os cartoes e estão OK, tem que funcionar.
    Se quiser me manda as coordenadas que projeto pra vc aqui novamente. pode ser que tenha algum bloqueio de relevo pra esse sinal.
    Abraço e Deus abençoe.

  15. #15
    eletrocompprovider
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Galera tenho que fazer um enlace de 71KM para passar 10MB FULL estou tentando fechar este enlace a mais de 2 semanas e nada faz o maldito fechar. Segue minha atual situação...

    Tenho 2 RB 433 + 2 XR5 + 2 Fonte de notebook de 19V e 4.7A.

    Estou usando antenas de 33dBi Hyperlink 5.8.

    Tenho em uma ponta uma torre de 75Mts e na outra ponta outra torre de 70Mts. Estou usando 30Mts de uma lado e 40 Mts do outro lado.
    Segundo o linkplanner o enlace passa sem problemas mas eu nao to conseguindo achar o sinal do outro lado de forma alguma.

    Alguem pode me ajudar?
    Amigo vc tem visada perfeita nestes 71KM não tem nada de barreira se não tiver eu te falo qual equipamento vc vai usar para consegui sucesso no teu enlace com os 10MB que vc quer sem falha alguma.

    Só me fala se vc tem visada perfeita e o seguinte vc fez esta visada ou paguei para terceiros cuidado eu já tive problemas desta forma a empresa que eu contratei falou que a visada estava perfeita, mas tinha arvores no caminho, esta empresa fez teste de espelho ok este teste é confiável, mas as pessoas envolvidas na visada tenque ter experiência para ver se tem alguma coisa na frente.

  16. #16

    Padrão

    Parceiro. Para o esquema de visada te aconselho usar uma luz estroboscopica a noite. Deixe ela piscando em uma torre e com um binoculo verifique e alinhe a noite. Ja em Portugal vi uma experiencia ainda mais radical. Colocaram espelhos no alto da torre e avistaram ela por binoculo. Eu uso um sinalizador de VHF. Coloco no alto da torre e aponto a antena na direção da outra e pego sinal de volta.

    O alinhador do Mikrotik é excelente. Funciona mesmo. Pq vc não tenta usando um Engenius para testar os cartões. Coloca em modo Bridge e monte antes na bancada. Tem que trafegar uns 20 megas sem antena um a uns 10 metros do outro. Depois vc ergue ele.