Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão

    Amigos eu uso hotspot dhcp e web cacher eu posso usar PCQ quais regras e como eu poderia usar? Muito Grato.

  2. #42

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Neste exemplo do magal, como ele definiu o valor pcq-rate, entao cada usuario usará no maximo 64/32 de banda até atingir o maximo da banda disponivel, depois disso a banda será dividida igualmente entre todos os usuarios...
    Se o pcq-rate ficar setado em 0 (zero), e somente 1 usuario estiver conectado, ele vai poder usar toda a banda disponivel (se vc tiver um link de 2mb por exemplo, e cliente vai navegar nesta velocidade), se 2 usuarios estiverem conectado, cada um utilizará 1mb, e assim por diante...
    Repare que no exemplo do Magal, embora o link seja de 2mb por exemplo, mas mesmo que soh tenha 1 cliente conectado, o maximo q ele usara sera 64/32 ... pq como eu disse acima, este valor foi escolhido em pcq-rate...
    O pcq seria ideial tbm para cache full...
    ja que, se tiver mais de 1 usuario usando o cache full... cada um tera igual largura, certo!?

    mas deixa eu ver se entendi sua configuracao exata:
    criamos um type de queue para o pcq...
    nele, se setarmos o rate... nao importa q tenha 1 usuario, esse rate sera a largura de banda maxima do mesmo... se tiver 2 usuario, esse rate sera dividido igualmente entre os dois, correto?

  3. #43

    Padrão

    O pcq é uma velocidade dividida para todos que estejam fazendo parte dele. Não?

  4. #44

    Padrão

    com o "pcq" eu poderia fazer isso?? (expliquei em outro topico pois nao sabia o lugar correto)
    [link]https://under-linux.org/f226/contole-de-banda-automatico-queue-list-134725[/link]

  5. #45

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    ...
    mas deixa eu ver se entendi sua configuracao exata:
    criamos um type de queue para o pcq...
    nele, se setarmos o rate... nao importa q tenha 1 usuario, esse rate sera a largura de banda maxima do mesmo... se tiver 2 usuario, esse rate sera dividido igualmente entre os dois, correto?
    Andrio, para dividir por igual não dá para setar em pcq-rates. Se limitar aqui em pcq-rates ele vai limitar pelo valor colocado ali.
    Eu acho que voce quer fazer o mesmo que eu, liberar banda quando sobra. Daí é só deixar em branco o pcq-rates.
    Amanhã vamos tentar fazer aqui e ver no que vai dar.

    Tem outro tópico que o Magal postou e o Luciano traduziu que mostram bem com desenhos.

    Quanto ao cache ir a full, eu não saberia dizer com certeza. Mas acho que alguma limitação teria que ter, senão pode sobrecarregar de tráfego o rádio.

  6. #46

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    ressuscitando o post do colega , ainda nao tive o intendimento usando este metodo com hotspot ativo .Alguem ja conseguiu fazer ?

    Modalidades diferentes de velocidade

  7. #47

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    Citação Postado originalmente por jmathayde Ver Post
    ressuscitando o post do colega , ainda nao tive o intendimento usando este metodo com hotspot ativo .Alguem ja conseguiu fazer ?

    Modalidades diferentes de velocidade

    Li, e reli várias vêzes o primeiro post do tópico. E misturando com o que li em outros tópicos entendi como fazer a configuração.
    Mas agora a dúvida é: Usando o hotspot, eu não crio mais um plano de velocidade no "user profiles" e faço as filas pcq para cada grupo de usuários?
    Porque no hotspot quando o usuário loga é criado dinamicamente uma simple queues para ele baseado no que está no Profile dele. Ísto deixaria de existir?

  8. #48

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Li, e reli várias vêzes o primeiro post do tópico. E misturando com o que li em outros tópicos entendi como fazer a configuração.
    Mas agora a dúvida é: Usando o hotspot, eu não crio mais um plano de velocidade no "user profiles" e faço as filas pcq para cada grupo de usuários?
    Porque no hotspot quando o usuário loga é criado dinamicamente uma simple queues para ele baseado no que está no Profile dele. Ísto deixaria de existir?
    depois de estudar e implementar.
    sim, é isso mesmo.
    a unica parte chata é que nao tem pcq com burst (ainda!!!)

  9. #49

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    imaginei isso , obrigado pela resposta



    obs : vcs não dormem nao hehehehe , tao vendo o oscar

  10. #50

    Exclamation Re: Mikrotik - PCQ

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Aqui tem mais sobre o PCQ: PCQ parâmetros e exemplos

    Amigo, em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o material postado, abaixo tenho algumas dúvidas que gostaria da orientação de vocês:


    Meu Server MK, esta inicialmente configurado com controle de banda pelo "Simple Queues" definindo o limite máximo de banda que o user deverá usar, no tutorial vi as regras que tem que serem criadas...

    A pergunta é:

    1- Após criar as regras, conforme mostra no inicio do tópico, eu terei que tirar a limitação dos Host, um por um, ou a regra já quebra a limitação?

    2 - Em caso de necessidade, se tiver que limitar a banda de um user especifico, isto poderá ser feito mesmo com as regras ativas de PCQ?

    3 - Não vi explicamdo, mas, deve ser acrescentado alguma informação em cada "IPHost" para que funcione o PCQ?? ***Algo deverá ser alterado na Guia "Avançado do SimpleQueue para funciona o direcionamento de pacotes de forma congruente?

    4 - Pelo que entendi o PCQ distribui os dados "link" para todos os host conectados, em pacotes iguais, correto?


    Obrigado pelo apoio.

  11. #51

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    A Simple Queue pode ser aplicado por grupo onde você terá que obrigatoriamente informar a mascara da sua rede ex:.172.16.8.1/24 ou 192.168.0.1/24 aou ainda 10.0.0.1/24 que seja de acordo com sua mascara ok,
    Para criar uma regra para cada cliente voce pode add uma simple queue exclusiva para este IP/32, novamente obrigatoriamente vc deverá informar a mascara e é ai que muita gente erra e preenche o IP ex.:172.16.8.60 , essa regra não funciona se nao colocar o /32 depois do IP.! 172.16.8.60/32 afinal é obrigatorio isolar este IP lembrem-se regras para um IP específico "/32" sempre, e tudo funciona.
    Cuidado! se por acaso o amigo já tiver outras regras de simple queue que envolvam o bloco do IP em questão mantenha a regra /32 antes da /16 ou /24 de acordo com sua mascara.
    Para concluir caso queira utilizar Simple Queue em APBridge numa rede com proxy tem que habilitar o Firewall da Bridge Settings e habilitar arp em wireless.
    Última edição por Dessloki; 16-08-2011 às 01:28.

  12. #52

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    Nossa... agora que entendi como funciona direito esse pcq... é espetacular!!!

    Cara, com pouquissima administração da pra fazer um controle de banda super eficiente com ele.
    O que coloco no rate do queue type é a velocidade individual, e o que coloco no max limit é a velocidade total. Tipo, tenho 10 clientes com 100k, mas quero limitar a banda total de todos em 900k, eu coloco no pcq rate 100k e no max limit do simple queue 900k, escolhendo o queue type criado... é bom d+ isso!

  13. #53

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    Muito bom, consegui configurar o PCQ para uns 50 computadores, porem no Log aparece continuamente menssagens do firewall: "forward in: bridge1 out: ether2, src-mac xxxx, proto TCP [ACK,FIN], 192.168.1.22:3270->68.232.37.39:80, len 20" o que significa? Não entendi como calcular Limit e Total Limit no Queue Type dependendo da quantia de computadores de cada perfil. Alguem poderia me ajudar?

  14. #54

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    Salve galera, Li varias vezes esse tuto, mas nao consegui fazer isso funcionar na minha rede.

    Tenho um pc rodando mk 3.30, Hotspot, DHCP auto, Sub Redes, WebProxy e Cache full.

    Tudo funciona de boa, Porém gostaria de fazer o seguinte.

    Grupo 1 (x users) = 1 Mega
    Grupo 2 (x users) = 2 Mega
    Grupo 3 (x users) = 3 Mega

    E assim por diante!
    Não sei como fazer isso funcionar, testei o exemplo do inicio, mas dai todos ficariam com a mesma velocidade, Eu gostaria de criar grupos distintos.

    Alguem se habilita a me ajudar a configurar? Lembrando que uso sub redes e sou LINUX BABY.

    Grato desde já!

  15. #55

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    ola sou novo aki no forum,bom tenho uma rede com 80 cliente e link de 10 megas,faço controle de banda com 100k/1m,mais quando chega a noite fica uma faixa de 40 cliente online ai ta ficando super lenta,queria saber tem uma maneira de configurar mikotik melhor,to aprendendo mexer mikrotik agora,[email protected],se puderem me ajudar mande email...

  16. #56

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    Guilherme, vamos tentar aqui mesmo no forum.
    Tem muita gente disposta a ajudar.

    Uma coisa que pode estar acontecendo com você é este 100k de upload.
    Imagina estes 40 solicitando envio de dados? Vamos deixar por uma média menor, 2000 kbps.
    Daí a pergunta: este link de 10mega é adsl? Se for, ele não tem 2000kbps para enviar o UP e daí dá lentidão também.

  17. #57

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    boa tarde galera, queria ver com vcs que sao mais entendidos dos assuntos, o seguinte
    aqui uso um mikrotik 3.30 com hotspot, e um sistema de cache, queria ver o seguinte
    se tem como com o pcq, controlar somente a velocidade de saida do cache, por exemplo: um cliente de 512kbps no hotspot, navega normalmente a 512kbps, mais quando ele acessar algo do cache, e poder usar a velocidade de 2 megas por exemplo, entenderam?ai cada um cliente que acessar algum conteudo do cache, ultilizasse o mesmo a 2 megas cada.desde ja grato

  18. #58

    Padrão

    O protocolo @Arthur Bernardes funciona da seguinte forma, por exemplo você seta em queues type= 10Mb daí ele divide entre os usuários a principio a resposta básica seria essa segue um pequeno esboço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pcq.png
Visualizações:	118
Tamanho: 	68,2 KB
ID:      	60524  

  19. #59

    Padrão Re: Mikrotik - PCQ

    Isso como vc está vendo em um bloco /16, /24, /25 não importa.

  20. #60

    Padrão

    Outro exemplo mais claro como ocorre a divisão
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         500px-PCQ3.png
Visualizações:	104
Tamanho: 	43,8 KB
ID:      	60525  
    Última edição por wld.net1; 07-08-2015 às 14:08.