+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Duvidas iniciando servidor MK

    Boa tarde

    eu estou querendo por um servidor mikrotik na minha torre e tenho algumas duvidas pois sou inicante na area e naõ entendo nada de MK pra falar a verdade..

    minha rede hj é composta da seguinte forma.

    1 link fibra ótica de 1mb COPEL.
    1 link de Adsl 4 mb brasil telecom..

    um servidor em Freebsd fazendo balanceamento desses links, cache e reserva de Ip para os Clientes.
    meu ponto a ponto são feitos através de 2 nanostation 5.
    na torre eu tenho 3 radios ap Router funcionando em bridge e controlando apenas a banda e acesso via MAC, e 3 antenas setorias de 14Dbi..
    cada radio tem na faixa de 25 clientes cadastrados, eles naum estão dnado problemas ainda ,, mas sei q logo vão começar e não quero precisar por mais uma antena a cada vez q o radio estiver cheio e não suportar mais o trafego...

    ai então surgiu o meu interesse pelo MK,, o que eu preciso saber é o seguinte..

    o q funcionaria melhor pra mim,, um PcAp, ou um RB?
    se for PcAp que configurção vcs me recomendam?
    se for Rb a RB433 jah resolve meu problema?
    quais cartões usar?? (quero que sejam homologados, não quero dor de cabeça depois) quantos clientes ele suporta?

    no MK eu posso deixar tambem ele em Bridge controlando tbm apenas acesso via mac?
    e banda tbm posso deixar nele o controle?

    gostaria de saber tambem do pessoal que entende onde eu posso contratar profissionais dessa area para configurarem para mim visto q eu tenho pressa em colocar esse equipamento..

    abçs

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Boa tarde

    eu estou querendo por um servidor mikrotik na minha torre e tenho algumas duvidas pois sou inicante na area e naõ entendo nada de MK pra falar a verdade..

    minha rede hj é composta da seguinte forma.

    1 link fibra ótica de 1mb COPEL.
    1 link de Adsl 4 mb brasil telecom..

    um servidor em Freebsd fazendo balanceamento desses links, cache e reserva de Ip para os Clientes.
    meu ponto a ponto são feitos através de 2 nanostation 5.
    na torre eu tenho 3 radios ap Router funcionando em bridge e controlando apenas a banda e acesso via MAC, e 3 antenas setorias de 14Dbi..
    cada radio tem na faixa de 25 clientes cadastrados, eles naum estão dnado problemas ainda ,, mas sei q logo vão começar e não quero precisar por mais uma antena a cada vez q o radio estiver cheio e não suportar mais o trafego...

    ai então surgiu o meu interesse pelo MK,, o que eu preciso saber é o seguinte..

    o q funcionaria melhor pra mim,, um PcAp, ou um RB?
    se for PcAp que configurção vcs me recomendam?
    se for Rb a RB433 jah resolve meu problema?
    quais cartões usar?? (quero que sejam homologados, não quero dor de cabeça depois) quantos clientes ele suporta?

    no MK eu posso deixar tambem ele em Bridge controlando tbm apenas acesso via mac?
    e banda tbm posso deixar nele o controle?

    gostaria de saber tambem do pessoal que entende onde eu posso contratar profissionais dessa area para configurarem para mim visto q eu tenho pressa em colocar esse equipamento..

    abçs
    Brother.....

    Eu acho MK a melhor solução pra vc..

    1° por q vc ñ precisa ter uma super maquina como servidor, o MK é um sistema simples mas mto funcional ( maravilhoso)

    2° eu t recomendaria usar PcAp.

    3° vc monta uma maquina onde será o seu servidor
    Conf. MÍNIMA:
    K6II 400mhz
    128 de Ram.
    10 Gb de Hd ja está de bom tamanho.
    OBSñ recomendo a ultilização de proxy rodando no mesmo MK, ( pra mim tudo o q é acresentado ao Mk ja sai fora do seu verdadeiro Foco))

    4° ele faz tudo isso q vc questionou:
    * Trabalha e Bridge.
    *E faz um ótimo controle de banda no servidor

    5° na torre tbem recomento ultilizar PcAp.
    Vc compra uma caixa hermetica (recomendo Tableplast), monta dentro dela uma placa mãe, proessador, memória, um compact flash instalado o MK, fonte, e as placas pci, e esta pronto sua Repetidora ( da um pouco de trabalho mas vale a pena)


    qualquer correção posta ai galera....


    abrasss



    C ajudou...Agradeça !!!


    "" Tenho Windows a 3 anos e nunca me deu problema.Qualquer dia eu instalo no HD ! ""

  3. #3
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Dionathan,, é o seguinte,, eu não queria me desfazer do meu servidor frebsd, pois está redondinho,,, só queria um microtick fazendo controle de banda e de mac na torre,, pra eu tirar os rádios e deixar minhas tres antenas nas placas minipci. Dá pra ser assim,,, deixar o microtick em bridge apenas controlando a banda e controle de acesso via mac???? Aguardo respostas dos feras do forum.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Dionathan Ver Post
    3° vc monta uma maquina onde será o seu servidor
    Conf. MÍNIMA:
    K6II 400mhz
    128 de Ram.
    10 Gb de Hd ja está de bom tamanho.
    OBSñ recomendo a ultilização de proxy rodando no mesmo MK, ( pra mim tudo o q é acresentado ao Mk ja sai fora do seu verdadeiro Foco))
    Esse servidor ai tá muito fraco, eu colocaria no minimo um Processador de 1.5GHz, RAM de 1GB e HD de 40 ou 80 GB se for fazer cache (ou usa CF>IDE e faz cache paralelo).

  5. #5
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    mas então como eu falei.. meu servidor freebsd jah tah fazendo cache,, eu quero apenas deixar os mikrotiks pros clientes conectarem. em bridge..
    o unico serviço que quero adicionar no mk seria o controle de banda e acesso..

  6. #6

    Padrão Routerboard

    Utiliza 1 PC AP e 1 ROuterboard com capacidade para 4 Minipci, pois se utilizar apenas o PCAP, vc vai ter muito trabalho e muitos problemas ao subir os CABOS para as Antenas

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    hm ok ,, desculpa a ignorancia.. mas se tem a rb pra que precisaria o pcap dai? essas configurações de controle de banda e mac naum podem ser feitas na rb?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    hm ok ,, desculpa a ignorancia.. mas se tem a rb pra que precisaria o pcap dai? essas configurações de controle de banda e mac naum podem ser feitas na rb?
    Fazer esses serviços num pcap traz melhor desempenho para sua rede. Fazendo em uma rb pode haver travamentos pelo baixo poder de processamento de uma rb (Depende de qual for).

    Alem disso, tem serviços que fica inviável fazer em uma rb. Um exemplo é o web proxy.

    Espero ter ajudado.

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Fazer esses serviços num pcap traz melhor desempenho para sua rede. Fazendo em uma rb pode haver travamentos pelo baixo poder de processamento de uma rb (Depende de qual for).

    Alem disso, tem serviços que fica inviável fazer em uma rb. Um exemplo é o web proxy.

    Espero ter ajudado.
    Rodrigorozario, primeiro obrigado pq está me ajudando

    Amigo,, eu não vou fazer webproxy,, isso quem faz é meu servidor no provedor,,
    na torre eu só quero fazer controle de banda e acesso,, só isso,,,
    por isso achei que uma RB poderia fazer isso,, estou pensando em pro uma RB boa,, pra não me stressar,, e seria um equipamento mais leve em proporção a um pcap pra deixar no topo da torre,, será que uma RB433 já guentaria fazer apenas controle de banda e acesso via mac,, pois o resto é tudo feio no servidor no meu provedor..
    Vou aguardar usa respostas e de outros amigos do forun.


    Caso a RB não resolva meu problema então vou ter que partir pro pcap mesmo.. já pergunto,, se for pcap,, uso um memória flashroon ou hd mesmo.. Qual placa mãe seria a mais indicada pra eu não me incomodar...

    Grato

    Almir

  10. #10

    Padrão resposta !

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    hm ok ,, desculpa a ignorancia.. mas se tem a rb pra que precisaria o pcap dai? essas configurações de controle de banda e mac naum podem ser feitas na rb?
    Citação Postado originalmente por rodrigorozario Ver Post
    Fazer esses serviços num pcap traz melhor desempenho para sua rede. Fazendo em uma rb pode haver travamentos pelo baixo poder de processamento de uma rb (Depende de qual for).

    Alem disso, tem serviços que fica inviável fazer em uma rb. Um exemplo é o web proxy.

    Espero ter ajudado.
    Justamente o que o nosso amigo respondeu !

  11. #11
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    hmm a entendi entuam.. então no caso minha estrutura vai ficar assim..
    meu serivdor freebsd fazendo cache,
    e o pcap mk na torre com 3 cartões funcionando em bridge e controlando mac e bando.

  12. #12

    Padrão ->>

    Fica meio compicado(por um PC ser muito pesado) utilizar um PC-AP direto numa torre, mas se você conseguir, sem problemas!

  13. #13
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Pergunto a quem tá usando pc ap,, qual versão do microtick está mais estável,, visto que preciso baixar o programa e depois vou comprar a licença da microtick do brasil..
    No site deles só tenho essas duas opcções para baixar:
    Mikrotik RouterOS v2.9.51 ISO Image Intel/AMD PC
    Mikrotik RouterOS v3.20 - Via HTTP (link direto da Mikrotik Internacional)

    Qual seria a melhor versão ,, vou usar um cartão de memória de 2GB para rodar o sistema, não vou fazer cache nem controle de banda no microtick,, pois que faz isso é meu servidor. ele vai ter a função de ap com tres placas wirelles..
    Aguardo a ajuda dos amigos.

    Att. Almir