Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mesh no Mikrotik

    Pessoal, alguém já conseguiu sucesso com rede mesh no mk?

    O Ultrafox estava nessa, pesquisando e tal, mas o tópico está trancado.

    Eu tenho aqui instalado em dois equipamentos, o firmware oswave.
    Entrei em contato com o desenvolvedor para saber se tinha alguma previsão de mesh e hoje ele me respondeu que não, pois tinham implementado Dynamic WDS no firmware para ter compatibilidade com a versão 3.11 do Mikrotik.
    E que ísto já estaria na prática agindo como mesh, apesar de não usar o protocolo OLSR.
    Então, pela resposta deles, deduzi que o caminho seria então no mk pelo WDS dinâmico.
    Como minha versão é a 3.10 não tenho como ver isso.
    Editando: a minha versão tem sim. Não tinha achado.
    Última edição por 1929; 18-02-2009 às 09:16.

  2. #2

    Padrão

    Tb estou aguardado algum tuto sobre o assunto, parece que o MK já faz MESH sim, mas ninguem ainda sabe como funfa.
    Estamos no aguardo.

    Enquanto isso algumas informações:

    Tenho estudado muito sobre mesh, muito mesmo, e o melhor é que descobri que um amigo meu que não via à muito tempo era responsável por uma das rede MESH de maior sucesso já feitas aqui no Brasil.
    É o projeto REMESH da UFF, que inclusive desenvolveu um protocolo com uma performance melhor que o OLSRD para encontrar a melhor rota tendo esse mesmo como base. Esse projeto está sendo usado como modelo para levar a internet aos campos universitários e alguns órgão governamentais.
    Existe muita matéria na net sobre esse projeto da UFF, é só procurar por “remesh” ou “uff mesh” que terão acesso a muito conteúdo.
    Depois de pesquisar muito, testar muitos equipamentos, soluções prontas e conversar muito com esse meu amigo, aprendi muita coisa que irei dividir (ou multiplicar) com vcs agora.


    - Antes de + nada!
    WDS, Repetidor, Repetidor Universal, etc, etc e etc, não são e nem chegam perto de ser MESH.

    Em um organismo pequeno ou linear (ex. uma grande rua), esses tipos de operação podem até se comportar bem, mas quando se estende a quantidade de células do organismo e/ou a rede se ramifica, começam as dores de cabeça.
    Isso ocorre pq uma rede MESH não é simplesmente um monte de equipamentos sincronizados e transferindo informações, esses modos de operação acima citados procuram a rota + curta q nem sempre é a melhor, ao contrario do MESH que procura a melhor q nem sempre é a + curta.
    Quem cuida disso é exatamente o protocolo (normalmente OLSRD) que fica procurando incansavelmente a melhor rota para o alvo.


    - Equipamentos
    Quando terminei o estudo da tecnologia e dos protocolos empregados, comecei a procurar equipamentos que fizessem MESH, ai que minha cabeça endoidou, comecei a comparar soluções baratas como da Meraki, Gi-Link, Open-Mesh.

    As soluções caras como, Air Live, D-Link, Cisco e algumas outras que inclusive usam dual band, uma pra prover ao cliente em 2.4Ghz e outra Wimax 5.8GHZ para os equipamentos se comunicarem, sei que vão funcionar melhor que as baratas, mas com um custo no mínimo 20x superior.

    Descobri tb muitos firmwares que liberavam o MESH nos equipamentos em que eram queimados, alguns deles são, OpenWrt, Ap Router a partir do 6.1 tendo melhor desempenho no 7.3 e as variações desses.

    A conclusão que cheguei é que as soluções baratas são ruins (como sempre), elas conseguem banda máxima de 8Mb (média se cada equipamento estiver a 100m ou dos outros numa área com pouca interferência).
    Mas 8Mb não é tão pouco assim!
    É sim, entendam que esses 8Mb são para trocar com o cliente e mandar essa mesma informação para a próxima célula, que irá receber essa informação e alem de cuidar de enviá-la a próxima terá que cuidar das que estão sendo enviadas à ela por seus clientes e isso aumenta ainda + para a terceira e assim vai.

    O meu amigo me falou que o numero máximo de saltos aceitáveis são 7 e que até o terceiro tudo vai muito bem sem degradação sensível.

    As soluções caras são boas (como sempre), mas são caras (óóóóóó), elas conseguem trafego de 20Mb, ou bem + que isso no caso desse equipamento dual band que comentei. Muito interessante mas como estou procurando uma forma de cobrir grandes áreas com minha rede e o custo desses equipamentos não me permitiriam comprar muitos deles, tive que descartar essa idéia.

    Um outro problema dessas duas opções acima, nada disso é homologado.

    Me sobrou os firmwares para analisar, não levei muita fé pq na verdade teria que usar hardware barato e então não teria um desempenho melhor que o das soluções baratas que havia estudado anteriormente.

    O projeto REMESH da UFF por exemplo, usa os Linksys com OpenWRT modificado por eles.

    Foi ai que me veio a luz, pq não unir tecnologias?

    O Wi-Fi não ta de bobeira não, enquanto o Wimax ta nessa de sai não sai, ele teve dois grandes avanços que foram a banda “N” e o MIMO (ai 1929, dessa vc gostou né? Pelo que vi em outros posts tu ta apaixonado por essa tecnologia).

    No inicio eu pensei que isso era balela, conversa pra tentar manter o Wi-Fi vivo por + algum tempo, mas depois que vi testes mostrando trafego real de 48Mb com equipamentos “N” MIMO com suas antenas originais a 150m um do outro, eu tb me apaixonei por essas tecnologias.

    É isso que irei tentar fazer agora, vou ver se consigo esse firmware com meu amigo (ele vai ficar bolado comigo se ver esse post) e modificá-lo para sentar em um equipamento “N” MIMO (procurei muito e não achei um equipamento MIMO que faça MESH). Ai sim teremos condições de expandir absurdamente a rede por causa da banda “N” e além disso teremos uma melhor infiltração nas construções por causa do MIMO, podendo assim levar a internet banda larga até o notebook ou conector Wi-Fi USB de nossos clientes.

    Mantenho vcs informados.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão

    Vamos por partes. Você deu uma luz grande neste assunto.

    1 - o MK tem opçao de wds dinâmico. Eu entrei em contato com o pessoal do firmware Oswave, (tenho ele aqui, muito bom) para saber se teriam projetos para mesh, e me responderam que não pois a implementação do WDS dinâmico nele já permitiria utilizar numa rede com server MK.
    No wds dinâmico pelo que entendi não existe uma tabela de macs para o ap se conectar. Qualquer mac que ele captar ele vai ver o melhor para conectar. Este é um dos princípios do mesh. A única exigencia é que tenha o mesmo SSID e mesmo canal. E se for criptografada, logicamente a chave.

    2 - Então o ideal seria configurar o MK dos POPs com wds dinâmico e aí deveriam ter vários para melhor cobertura e para não dar este estrangulamento que voce se referiu. Nos pops a capacidade de processar é maior.

    3 - entre os pops então poderia haver os saltos entre APs com firmware Oswave configurado com
    wds dinâmico e ad hoc. Assim ele se conecta e permite que outros próximos possam usar a melhor rota também até chegar ao pop mais próximo.
    Na verdade, na apresentação do Gi-link ficou claro que ter vários gateways é o ideal para diminuir o número de saltos. Mas gi-link não está homologado.
    Os Meraki estão, mas quando entrei em contato me perguntaram quantos eu precisava para o projeto.
    Disse que primeiro precisava experimentar com poucos aparelhos.
    Resultado: me largaram às favas.
    Mas o preço dele não é tão leve não. No site da Meraki está em torno de 200 dolares o mais simples.

    Mas tudo isso é coisa da minha cabeça. Na prática não sei como se comportaria. Eu só fiz um teste em bancada. E o interessante foi que eu criei outra rede com mesmo range de ip e SSID diferente no AP com oswave mas deixei no mesmo canal. O danado do AP conectou mesmo com o SSID diferente e no status da placa wireless do notebook apareceu o SSID da rede principal e não o SSID deste AP onde conectei. E por aí eu naveguei na net.

    4 - Agora a questão do firmware da Aprouter 6.1. Eu tenho a versão em português e não tem a opçao de rede mesh. Já a versão em inglês tem. Tem até um tutorial aquii no forum explicando como fazer. Mas eu tenho um Ap GTS que ainda está com o firmware original e tem opção para mesh. Habilitei e funcionou, sem fazer mais nada, a não ser deixar no mesmo canal, bridge e Ad hoc.

    5 - O protocolo N, acho realmente que vai ser o futuro do wi-fi. Pelo menos é o que dizem os sites internacionais. Mas pouca gente experimentou em outdoor. Agora se você conseguir implementar o mesh nele, aí deve ficar "petacular" como diz o carinha lá da escolinha da Band.

    Mas o caminho parece ser longo e penoso.
    Mantenha-nos informado de novidades.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vamos por partes. Você deu uma luz grande neste assunto.

    1 - o MK tem opçao de wds dinâmico. Eu entrei em contato com o pessoal do firmware Oswave, (tenho ele aqui, muito bom) para saber se teriam projetos para mesh, e me responderam que não pois a implementação do WDS dinâmico nele já permitiria utilizar numa rede com server MK.
    No wds dinâmico pelo que entendi não existe uma tabela de macs para o ap se conectar.
    Qualquer mac que ele captar ele vai ver o melhor para conectar. Este é um dos princípios do mesh. A única exigencia é que tenha o mesmo SSID e mesmo canal. E se for criptografada, logicamente a chave.

    Vai ver oq estiver com melhor qualidade de enlace, mas não levará em conta o peso daquele canal, pra isso existe o protocolo.
    Uma rede WDS perde muito + por salto que uma MESH, não me pergunte pq, mas todos os testes que fiz e outros fizeram deram esse resultado.

    2 - Então o ideal seria configurar o MK dos POPs com wds dinâmico e aí deveriam ter vários para melhor cobertura e para não dar este estrangulamento que voce se referiu. Nos pops a capacidade de processar é maior.

    Sim claro.
    Cuidado com WDS, não de muitos saltos.

    3 - entre os pops então poderia haver os saltos entre APs com firmware Oswave configurado com
    wds dinâmico e ad hoc. Assim ele se conecta e permite que outros próximos possam usar a melhor rota também até chegar ao pop mais próximo.
    Na verdade, na apresentação do Gi-link ficou claro que ter vários gateways é o ideal para diminuir o número de saltos. Mas gi-link não está homologado.
    Os Meraki estão, mas quando entrei em contato me perguntaram quantos eu precisava para o projeto.
    Disse que primeiro precisava experimentar com poucos aparelhos.
    Resultado: me largaram às favas.
    Mas o preço dele não é tão leve não. No site da Meraki está em torno de 200 dolares o mais simples.

    Cara vai depender muito do seu objetivo, dependendo de quantos saltos vc for dar e quanto de informação for passar isso talves resolva sua vida.
    Com certeza + pontos de saida da rede melhor, e melhor ainda que fiquem bem dispersos esses pontos pq assim existirão rotas totalmente diferentes no caso de necessitar fugir de um engargalamento em uma via arterial. (estou falando de MESH, WDS vai procurar sempre a rota + curta) Mesmo que uma saida fique distante da outra, mas a rota de uma em algum ponto encontrar com a rota da outra sem caminho alternativo a rede vai sentar. Por isso é necessario a abertura de opções de rotas e um protocolo para controlar esse desvio isso.


    Mas tudo isso é coisa da minha cabeça. Na prática não sei como se comportaria. Eu só fiz um teste em bancada. E o interessante foi que eu criei outra rede com mesmo range de ip e SSID diferente no AP com oswave mas deixei no mesmo canal. O danado do AP conectou mesmo com o SSID diferente e no status da placa wireless do notebook apareceu o SSID da rede principal e não o SSID deste AP onde conectei. E por aí eu naveguei na net.

    Não sabia que isso ocorria tb em WDS dinamico, no WDS "estático" onde é necessario gerar a tabela MAC de saltos permitidos isso ai podia ser feito, pq ele ignorava o SSID e se preocupava com os MAC que podia conectar e obviamente o canal, pq esse não pode ser diferente.
    Se vc não precisa por os MACs e ele tá ignorando o SSID, ele pode acabar dando relay tb em alguma outra rede proxima que esteja no mesmo canal.


    4 - Agora a questão do firmware da Aprouter 6.1. Eu tenho a versão em português e não tem a opçao de rede mesh. Já a versão em inglês tem. Tem até um tutorial aquii no forum explicando como fazer. Mas eu tenho um Ap GTS que ainda está com o firmware original e tem opção para mesh. Habilitei e funcionou, sem fazer mais nada, a não ser deixar no mesmo canal, bridge e Ad hoc.

    Na versão 6.1 da AProuter BR que tenho aqui tem a opção sim, mas como falei a versão 7.3 melhorou o desempenho.
    V nesse seu GTS se o protocolo de controle está ativo, se não ele está se comportando como um simples repetidor, nem WDS é, pq não deve estar passando os MAC dos dispositivos conectados a ele.


    5 - O protocolo N, acho realmente que vai ser o futuro do wi-fi. Pelo menos é o que dizem os sites internacionais. Mas pouca gente experimentou em outdoor. Agora se você conseguir implementar o mesh nele, aí deve ficar "petacular" como diz o carinha lá da escolinha da Band.

    O futuro à Deus pertence, o "N" é o presente, já está ai e está pronto.
    Já o uso do MIMO em outdoor não deve ser feito como de costume em uma torre de 30, 40, ou sei lá quantos metros de altura, ele deve ser feito a metade da altura das edificações (se for arranha céu ignore essa informação) da area que vc quer atingir, assim vc terá uma area de uns 100 a 200 metros (essa distancia vai depender de tudo aquilo que todos nós já sabemos) coberta, lembre-se que MIMO precisa usar a reflexão do spectro assim como wimax, eles gostam muito desse ambiente urbano.
    Vou lutar para isso agora, imagina termos saltos de 40Mb entre celulas! E infiltrando muito bem nas edificações! Pagando R$:400,00 por ponto, o fantasma do 3G e do Wimax vai embora.


    Mas o caminho parece ser longo e penoso.
    Mantenha-nos informado de novidades.
    Se vc quizer gastar pouco, pouco mesmo, tipo uns R$:170,00 por salto mas ter pouca banda eu tenho uma solução pronta aqui pra vc.
    Se estiver disposto a gastar uns R$: 1.000,00 por salto, por uma solução + robusta, tb posso ajudar. (inclusive essa será a solução que irei adotar caso não consiga resolver o lance do firmware dentro de 20 dias)
    Me add no MSN, vou falar baixinho pra ninguem escutar
    [email protected]
    Com certeza manterei todos informados.
    Abraço.
    Última edição por warllock01; 19-02-2009 às 00:27.

  5. #5

    Padrão

    Onde está a ativação do mesh na versão 6.1. Eu achava que deveria estar em Wlan. mas não está.

    Te procuro.

  6. #6

    Padrão

    Essas são as opções que tenho aqui no meu APRouter 6.1 na parte de "Configuração da Interface WAN".

    Ativar Servidor SSH2
    Ativar MESH (OLSRD)
    Ativar Gerenciamento pela porta WAN
    Ativar PPPoE Relay
    Ativar DHCP Relay

    Ou vc está com uma versão anterior a 6.1 ou o AProuter para o seu radio não da suporte à MESH.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Essas são as opções que tenho aqui no meu APRouter 6.1 na parte de "Configuração da Interface WAN".

    Ativar Servidor SSH2
    Ativar MESH (OLSRD)
    Ativar Gerenciamento pela porta WAN
    Ativar PPPoE Relay
    Ativar DHCP Relay

    Ou vc está com uma versão anterior a 6.1 ou o AProuter para o seu radio não da suporte à MESH.

    Exatamente, deveria estar ali. Mas esta linha em vermelho não tem no meu.
    ACho que descobrimos um bug ou duas versões 6.1 diferentes.Vou atualizar e ver no que vai dar.

  8. #8

    Padrão

    Chapa logo o 7.3, não deixa de ler o TXT que acompanha, ele explica o macete para licenciar.

    Mundo Wi-Fi - Downloads - GTS com AProuter 7.3

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Chapa logo o 7.3, não deixa de ler o TXT que acompanha, ele explica o macete para licenciar.

    Mundo Wi-Fi - Downloads - GTS com AProuter 7.3
    Verdade, vê só, é tanta informação que as vêzes a gente não para prá pensar. Vou fazer isso. Eu até já tinha colocado esta pagina nos favoritos para ver de perto.

    Mas, estou vindo agora lá do forum do Mikrotik e por incrível que pareça, a Mikrotik não implementou ainda o protocolo 802.11N e não tem previsão.
    Aquele cartão N da Ubiquiti só vai numa RB da própria Ubiquiti.

    Tem gente que "deixa passar o bonde da história".

  10. #10

    Padrão

    É, eu to sabendo, eu ia usar esse cartão para uma solução que estava desenvolvendo aqui, mas tem um EnGenius com chip Ralink que é MIMO, só não é "N", pelo menos já da um gaz no trafego e da aquela penetração bacana que o MIMO permite.
    Fora isso ele é barato, tem um parceiro qui no forum vendendo a 145,00, valor traquilo para comprar e fazer testes. Só preciso saber se é Homologado (oq duvido que seja), alguem ai sabe se é homologado?

  11. #11

    Padrão

    E o MK vai reconhecer ele?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E o MK vai reconhecer ele?
    Tu não gosta de fazer pergunta facil não né?!

  13. #13

    Padrão pelo amor dos meus filinhos, tó com 11 GI-Link Mesh, é uma rb433ah, como faço para

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Vamos por partes. Você deu uma luz grande neste assunto.

    1 - o MK tem opçao de wds dinâmico. Eu entrei em contato com o pessoal do firmware Oswave, (tenho ele aqui, muito bom) para saber se teriam projetos para mesh, e me responderam que não pois a implementação do WDS dinâmico nele já permitiria utilizar numa rede com server MK.
    No wds dinâmico pelo que entendi não existe uma tabela de macs para o ap se conectar. Qualquer mac que ele captar ele vai ver o melhor para conectar. Este é um dos princípios do mesh. A única exigencia é que tenha o mesmo SSID e mesmo canal. E se for criptografada, logicamente a chave.

    2 - Então o ideal seria configurar o MK dos POPs com wds dinâmico e aí deveriam ter vários para melhor cobertura e para não dar este estrangulamento que voce se referiu. Nos pops a capacidade de processar é maior.

    3 - entre os pops então poderia haver os saltos entre APs com firmware Oswave configurado com
    wds dinâmico e ad hoc. Assim ele se conecta e permite que outros próximos possam usar a melhor rota também até chegar ao pop mais próximo.
    Na verdade, na apresentação do Gi-link ficou claro que ter vários gateways é o ideal para diminuir o número de saltos. Mas gi-link não está homologado.
    Os Meraki estão, mas quando entrei em contato me perguntaram quantos eu precisava para o projeto.
    Disse que primeiro precisava experimentar com poucos aparelhos.
    Resultado: me largaram às favas.
    Mas o preço dele não é tão leve não. No site da Meraki está em torno de 200 dolares o mais simples.

    Mas tudo isso é coisa da minha cabeça. Na prática não sei como se comportaria. Eu só fiz um teste em bancada. E o interessante foi que eu criei outra rede com mesmo range de ip e SSID diferente no AP com oswave mas deixei no mesmo canal. O danado do AP conectou mesmo com o SSID diferente e no status da placa wireless do notebook apareceu o SSID da rede principal e não o SSID deste AP onde conectei. E por aí eu naveguei na net.

    4 - Agora a questão do firmware da Aprouter 6.1. Eu tenho a versão em português e não tem a opçao de rede mesh. Já a versão em inglês tem. Tem até um tutorial aquii no forum explicando como fazer. Mas eu tenho um Ap GTS que ainda está com o firmware original e tem opção para mesh. Habilitei e funcionou, sem fazer mais nada, a não ser deixar no mesmo canal, bridge e Ad hoc.

    5 - O protocolo N, acho realmente que vai ser o futuro do wi-fi. Pelo menos é o que dizem os sites internacionais. Mas pouca gente experimentou em outdoor. Agora se você conseguir implementar o mesh nele, aí deve ficar "petacular" como diz o carinha lá da escolinha da Band.

    Mas o caminho parece ser longo e penoso.
    Mantenha-nos informado de novidades.
    !!!! Não consigo fazer os GI-Link Mesh logar pelo hotspot-senha e login do Mikrotik.
    !!!! Minha rede hoje esta assim, 8 radios DualBand modelo Alfa recebe o link em 5.8 e manda para os clientes em 2.4, ate ai beleza, mais estou trocando pelo GI-KINK MESH, mais ate agora não consegui fazer eles trabalharem junto com o MK. Voce tem ideia de como eu posso fazer isso?
    Pessoal ja agradesso pelo espaço, e pela força da galera do MK.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    E o MK vai reconhecer ele?
    da para vc me add no msn tenho umas duvidas acho que vc é o cara.
    [email protected], fico no agardo blz

  15. #15

    Padrão

    oa, vamos por aqui mesmo, no msn ninguem fica sabendo, o melhor do forum e trocar informação e ajudar os outros, via msn so vc seria benificiado nao e mesmo??

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    oa, vamos por aqui mesmo, no msn ninguem fica sabendo, o melhor do forum e trocar informação e ajudar os outros, via msn so vc seria benificiado nao e mesmo??
    Estou com uma RB433ah versão 3.16, ate ai blz, uso 8 ap ALFAS DualBand, de 5.8 e 2.4 a rede esta montada e funcionando, só que estou querendo trocar os ALFAS por estes GI-LINK-Mesh, só não estou conseguindo fazer os GI logar no Hotspot do MK.
    Não minha rede os ALFAS repassa os MAC dos clientes, sabe se o GI vai fazer a mesma coisa?

  17. #17

    Padrão

    Eu estou achando este gi-link complicado para usar. Não pelo rádio em si, mas ele não é homologado e não há ainda previsão para isso.
    O grande atrativo dele é a simplicidade de configuração pelo que mostraram no treinamento. E também o fato de haver aquela integração com os mapas do google. Aquilo eu achei muito prático.

    Mas como não era homologado, descartei. E tenho alguns GTS e fiz um teste em mesh com o firmware original deles. Eles conectaram normalmente com os outros. Daí fui lá no site onde tem o painel para controlar a rede que tu cria. Fiz todos os procedimentos e ativei a rede. Mas como meus APS eram GTS, o painel não reconheceu. Eu acho que isso é controlado pelo MAC dos gi-link.

    Assim, que acabei desistindo, pois não teria porque usar mesh com os GTS.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    oa, vamos por aqui mesmo, no msn ninguem fica sabendo, o melhor do forum e trocar informação e ajudar os outros, via msn so vc seria benificiado nao e mesmo??
    Nosso amigo alexsuarezferreira está com toda razão, vamos trocar idéias aqui mesmo para todos terem os benefícios de nossas experiências.
    Vamos lá:
    A questão dos MACs, os equipamentos MESH + baratos não costumam repassar os MACs, mas as soluções + caras como D-LINK, Ovislink, Sky Pilot, Meraki e etc repassam. Provavelmente é isso que está causando esse problema da comunicação com o MK, tudo que chega, chega sempre com o mesmo MAC.
    O GI-LINK é uma solução fantástica, (cópia do OpenMesh q é cópia do Meraki, se vcs observarem vão ver que até o sistema de gerenciamento é igual) super escalonavel, simples instalação e tudo aquilo que vcs sabem, maaasss, tem banda estreita, 6Mb, e não é homologado.
    Uma coisa que vc pode fazer para melhorar a questão da banda é ligar um radio a ele para atender os clientes, (dê preferência a um 802.11N com MIMO, é isso que estou pensando em fazer aqui) assim o GI-LINK vai cuidar só do backbone e o radio só dos clientes.

    Aí 1929, lembra do meu projeto de colocar 2 rádios 802.11N rodando MESH?
    Já fizeram!

    MR58 Routers for Wireless & Indoor WiFi Routers - Meraki Wireless
    P.Q.P., 3 radios 802.11A/B/G/N e alem de MIMO tem Beamforming (mesma tecnologia do Wavion WBS-2400).
    Esse ai deve ser o bicho em!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por warllock01 Ver Post
    Nosso amigo alexsuarezferreira está com toda razão, vamos trocar idéias aqui mesmo para todos terem os benefícios de nossas experiências.
    Vamos lá:
    A questão dos MACs, os equipamentos MESH + baratos não costumam repassar os MACs, mas as soluções + caras como D-LINK, Ovislink, Sky Pilot, Meraki e etc repassam. Provavelmente é isso que está causando esse problema da comunicação com o MK, tudo que chega, chega sempre com o mesmo MAC.
    O GI-LINK é uma solução fantástica, (cópia do OpenMesh q é cópia do Meraki, se vcs observarem vão ver que até o sistema de gerenciamento é igual) super escalonavel, simples instalação e tudo aquilo que vcs sabem, maaasss, tem banda estreita, 6Mb, e não é homologado.
    Uma coisa que vc pode fazer para melhorar a questão da banda é ligar um radio a ele para atender os clientes, (dê preferência a um 802.11N com MIMO, é isso que estou pensando em fazer aqui) assim o GI-LINK vai cuidar só do backbone e o radio só dos clientes.

    Aí 1929, lembra do meu projeto de colocar 2 rádios 802.11N rodando MESH?
    Já fizeram!

    MR58 Routers for Wireless & Indoor WiFi Routers - Meraki Wireless
    P.Q.P., 3 radios 802.11A/B/G/N e alem de MIMO tem Beamforming (mesma tecnologia do Wavion WBS-2400).
    Esse ai deve ser o bicho em!
    Naquela apresentação do Gi-link o sujeito fica atraído pelo sistema.
    Mas a Squitter nem pensa em homologar. Teríamos que fazer pressão neles.

    Quanto a Meraki, que são homologados, entrei em contato com o distribuidor de Curitiba, e eles me retornaram dizendo que para dar preços só se eu tivesse um projeto já definido e queriam saber quantos rádios antes de dar o preço.
    E aquele N deles é em torno de 1400 dolares lá.

    Tu já experimentou algum destes N que estão na praça?

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Naquela apresentação do Gi-link o sujeito fica atraído pelo sistema.
    Mas a Squitter nem pensa em homologar. Teríamos que fazer pressão neles.

    Quanto a Meraki, que são homologados, entrei em contato com o distribuidor de Curitiba, e eles me retornaram dizendo que para dar preços só se eu tivesse um projeto já definido e queriam saber quantos rádios antes de dar o preço.
    E aquele N deles é em torno de 1400 dolares lá.

    Tu já experimentou algum destes N que estão na praça?

    eu liguei apra a distribuidora outra ves, sai 300 e poco cada meraki, masss segundo me informarão nao e adequado apra provedro e sim para redes metropolitanas abertas...