Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb LB funcionando com Web Proxy + Cache Full + HotSpot + Dhcp Lease no mesmo servido MK.

    Para a importância e continuidade do fórum, deixarei também minha pequena contribuição à aqueles que ainda não conseguiram montar o servidor.


    Segue abaixo em anexo o tutor com as configurações do Load Balance Failover com dois velox, funcionando por rotas estáticas com Web Proxy + Cache Full + HotSpot + Dhcp Lease no mesmo servido Mikrotik.

    No momento estou usando uma placa mãe com 4 slots pci e processador AMD-K6(tm) 500mhz, 256mb de RAM e HD de 3Gb, Mk 2.9.27 crackeado.



    O HD de 3Gb não da para fazer muito milagre, mas a titulo de testes ele ta funcionando beleza.


    Não irei entrar com muitos detalhes, e para facilitar a maioria dos comandos é só copiar e colar via terminal.

    E a apesar de o tutorial ser a base do copiar e colar, para implantar o mesmo, faz se necessário ter ao menos o conhecimento de configurações básicas de rede e do próprio Mikrotik.

    As regras contidas são as mínimas para o funcionamento de um sistema mais complexo, ficando por conta do usuário pesquisar no próprio fórum como funciona cada subsistema aqui implantado, criando então as configurações que melhor se adapte a sua realidade.



    Então vamos lá!

    tutorial_lb_hotspot_web_proxy_cache_full_ip_mac_arp.txt



    Agradeço a todos do fórum pelas dicas postadas, foram de grande utilidade para a realização destas configurações.

    Peço aos mais entendidos a ajuda para as correções e melhoria das mesmas.

    "O seu agradecimento alimenta novos tutoriais!"
    Última edição por Demo Bill; 26-02-2009 às 14:39.

  2. #2

    Padrão

    Vlw pela iniciativa cara, vc esta de parabéns, vou testar e se der certo postarei aki !!!

  3. #3

    Padrão

    Show !!!! Obrigado pelo material !!!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zonaoeste Ver Post
    Ola Demo Bill, sou iniciante no MK.
    Peguei o seu tutor estou com uma duvida?
    Da um help o cadastro do meu PC está correto?

    Endereço IP: 192.168.10.1
    Máscara de sub-rede: 255.255.255.0
    Gateway padrão: 192.168.254.254
    Servidores DNS Preferencial: 192.168.254.254
    Servidores DNS alternativo: 208.67.222.222

    Address 192.168.39.1/30
    Arp List 192.168.39.1 Interface LAN
    zonaoeste,

    me desculpa, mais seja especifico em sua pergunta.
    Caso seja com relação ao pc cliente, deixe sempre em dhcp.

  5. #5

    Padrão

    Bem simples, muito facilitado, até eu que sou leigo em Linux pude compreender e ...vou por em pratica! Parabens!

  6. #6

    Thumbs up

    Demo Bill, sou ainda um aprendiz no sistema Mikrotik, mas to gostando muito desse MK é um sistema robusto e ao mesmo tempo com pre-requisitos pequenos de hardware...

    mas, voltando ao assunto pude ver o que vc fez, para mim que sou um grande leigo pude compreender bastante o que postou parabéns pela comtribuição.

    Eu, coloquei todas estas linha no Mk "New Terminal" sei que tem muitas outras coisa que não vou precisar no momento, mas mesmo assim adicionei, o que faltou configurar foram os modens, mas é simples!!!

    Agora, faço minha pergunta se tudo que eu segui como estar no tutorial ele funcionará?

    gradeço pela sua compreensão!!!

    Ass: Marcio Fernandes

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SpectrumNet Ver Post
    Demo Bill, sou ainda um aprendiz no sistema Mikrotik, mas to gostando muito desse MK é um sistema robusto e ao mesmo tempo com pre-requisitos pequenos de hardware...

    mas, voltando ao assunto pude ver o que vc fez, para mim que sou um grande leigo pude compreender bastante o que postou parabéns pela comtribuição.

    Eu, coloquei todas estas linha no Mk "New Terminal" sei que tem muitas outras coisa que não vou precisar no momento, mas mesmo assim adicionei, o que faltou configurar foram os modens, mas é simples!!!

    Agora, faço minha pergunta se tudo que eu segui como estar no tutorial ele funcionará?

    gradeço pela sua compreensão!!!

    Ass: Marcio Fernandes
    SpectrumNet,

    tranquilamente, o tutor foi feito enquanto montava um servidor de testes com base em um já funcionado.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Demo Bill Ver Post
    SpectrumNet,

    tranquilamente, o tutor foi feito enquanto montava um servidor de testes com base em um já funcionado.
    amigo, olah, bom gostei do tuto, estou motando a rede axo que +- mesmo esquema
    grupo1 e grupo2 sai link1 e link2, no meus testes funfa bem até ativar o hotspot, ativou para a navegacao, ai vi no teu tuto que tem o link um apontando por grupo a e depois o link1 sem apontar e link 2 apontando para grupo b, e depoix link 2 sem apontar ai funcionou aqui. Fix o teste e no www.meuip.com.br deu serto. minha pergunta éh, eh assim mesmo? um dos meus link que nao ta apontando ficou azul, mais mesmo assim ta funfando...

  9. #9

    Padrão

    Pios é, aqui tb ta assim, mas só funciona com o net do cache full desabilitado, quando eu abilito o cache, e le só navega de um link, o q não ta azul....

  10. #10

    Padrão

    Desculpe, é o NAT rsrs eu tinha colocado o net .... blz.... obriagdo.

  11. #11

    Padrão

    diox, pelicanoso,

    vai ficar ativo o Gw link A e link B e Gw principal, o Gw secundario fica desativado mesmo, ele so ativa se o gw secundario falhar.

    quanto ao hotspot ele funciona com o cache full e o lb tranquilamente, verifiquem suas configuracoes, se usarem ips diferentes do tutor nao irá funcionar corretamente.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Demo Bill Ver Post
    diox, pelicanoso,

    vai ficar ativo o Gw link A e link B e Gw principal, o Gw secundario fica desativado mesmo, ele so ativa se o gw secundario falhar.

    quanto ao hotspot ele funciona com o cache full e o lb tranquilamente, verifiquem suas configuracoes, se usarem ips diferentes do tutor nao irá funcionar corretamente.

    No meu caso, nao tenho cache full. mais estou fazendo pela mesma interface, link a e link b na mesma ether, pois vou fazer o load na torre, depois do ponto a ponto mais quando ativo o hotspot, o link sai todo para o link a

  13. #13

    Padrão

    amigo segui suas dicas e funciona perfeito só uma coisa, junta os dois links ou quando um link vai enchendo ele manda pro outro.... ou ele deixa o outro ocioso caso o primeiro caia? outra coisa como eu faço acesso remoto via winbox com esses modens configurados em bridge, é possivel ?? tentei uma dmz mas nao tive sucesso fiz tbm com uma conta dyndns.org no modem porem tbm nao acessa. obrigado

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joserf Ver Post
    amigo segui suas dicas e funciona perfeito só uma coisa, junta os dois links ou quando um link vai enchendo ele manda pro outro.... ou ele deixa o outro ocioso caso o primeiro caia? outra coisa como eu faço acesso remoto via winbox com esses modens configurados em bridge, é possivel ?? tentei uma dmz mas nao tive sucesso fiz tbm com uma conta dyndns.org no modem porem tbm nao acessa. obrigado
    Boa pergunta, tb tenho necessidades de fazer administração remota e acesso via winbox com os modem em roter todo esse processo é feito no modem? no modem e no MK?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         erro winbox.bmp
Visualizações:	239
Tamanho: 	237,2 KB
ID:      	4303  
    Última edição por zonaoeste; 15-05-2009 às 07:42.

  15. #15

    Padrão LB funcionando com Web Proxy + Cache Full + HotSpot + Dhcp Lease no mesmo servido MK

    Ola Demo Bill, estou com erro nesse processo, me da um help.

    "Adicionar mais faixas conforme a quantidade de cliente cadastrado em seu servidor.
    OBS: Ir em /ip dhcp-server network e adicionar manualmente à rede 192.168.254.254/24 o dns 192.168.254.254."
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         duvidas.jpg
Visualizações:	252
Tamanho: 	254,4 KB
ID:      	4302  
    Última edição por zonaoeste; 15-05-2009 às 07:29.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Demo Bill Ver Post
    diox, pelicanoso,

    vai ficar ativo o Gw link A e link B e Gw principal, o Gw secundario fica desativado mesmo, ele so ativa se o gw secundario falhar.

    quanto ao hotspot ele funciona com o cache full e o lb tranquilamente, verifiquem suas configuracoes, se usarem ips diferentes do tutor nao irá funcionar corretamente.

    Ola Demo Bill, meu MK antigo funcionava dessa forma;

    Endereço IP: 10.10.5.2
    Máscara de sub-rede: 255.255.255.252
    Gateway padrão: 10.10.1.1
    Servidores DNS: 10.10.1.1, 200.149.55.142

    Endereço IP: 10.10.6.2
    Máscara de sub-rede: 255.255.255.252
    Gateway padrão: 10.10.1.1
    Servidores DNS: 10.10.1.1, 200.149.55.142

    e assim por diante....

    Minha pergunta é possível integra essa faixa de IP 10.10.1.1/16 no seu sistema para que não seja preciso ir na casa de todos refazer as configurações? Se for possível me da essa dica de como é feito estou procurando na web e fazendo o que o povo cita sendo que não vejo funciona por isso estou recorrendo a você. ;(

  17. #17

    Padrão

    Eu uso aqui os modems roteados e funciona beleza o acesso remoto.
    Tem que ir em (redirecionamento de portas) no modem e redirecionar a porta 8291 para o mikrotik.
    Uso o no-ip e o dyndns.
    E pra parar de esquentar a cuca com esse load balance do MK Acabei comprando um Dlink load balane, vai chegar la pra segunda ou terça feira.
    vlw.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    No meu caso, nao tenho cache full. mais estou fazendo pela mesma interface, link a e link b na mesma ether, pois vou fazer o load na torre, depois do ponto a ponto mais quando ativo o hotspot, o link sai todo para o link a
    O LB está configurado para usa duas ethers, caso contrário não ira funcionar corretamente.

    Com relação ao hotspot, verifique se está usando na maq cliente um IP do grupo B (apartir do 254.33)

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joserf Ver Post
    amigo segui suas dicas e funciona perfeito só uma coisa, junta os dois links ou quando um link vai enchendo ele manda pro outro.... ou ele deixa o outro ocioso caso o primeiro caia? outra coisa como eu faço acesso remoto via winbox com esses modens configurados em bridge, é possivel ?? tentei uma dmz mas nao tive sucesso fiz tbm com uma conta dyndns.org no modem porem tbm nao acessa. obrigado
    Os link são utilizados idependentes e não divide os ips automaticamente no seu hotspot, você vai ter que ir dividindo seus clientes pelos grupos A e B (Link A e Link B) la no hotspot manualmente quando cadastrar cada cliente, verifique em /ip firewall mangle (Balanceamento Mltiplos) os ips disponiveis para cada grupo.

    O LB com FO vai fazer toda alteração das regras quando um ou outro link cair, sempre direcionando os clientes para o link ativo.

    Neste caso os adsl não estão em bridge e sim em modo router, para entrar remotamente vc pode fazer o redicecionamento no seu modem para a porta utilizada pelo winbox sem utilizar demais regras no mikrotik.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zonaoeste Ver Post
    Ola Demo Bill, estou com erro nesse processo, me da um help.

    "Adicionar mais faixas conforme a quantidade de cliente cadastrado em seu servidor.
    OBS: Ir em /ip dhcp-server network e adicionar manualmente à rede 192.168.254.254/24 o dns 192.168.254.254."
    Opa, acabei de observar um erro ai nesta configuração, não é 192.168.254.254/24 e sim 192.168.254.0/24 .

    Obrigado, irei atualizar também no tutor.