Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Projeto mini provedor - 2 mb ADSL

    Opa.. salve meus amigos... estou com um projeto de um mini provedor p/ atender no máximmo 10 pessoas... os equipamentos são os seguintes no meu POP :

    1 rádio GTS ;
    1 moden dlink 500t ;
    1 antena omin jc 12 dbi ( Uso externo );
    1 switch enterasys 24 portas 10/100/1000
    1 cabo pig tail wl-sma 6 mts Planet ;
    1 link de 2mbs adsl ;
    1 caixa hermética ;
    10 clientes ( cada um com link de 350k ) Clientes serão atendidos no raio de 1 Km.

    Controle de banda feito pelo firme do router GTS.

  2. #2

    Padrão

    Só não vai precisar de um switch de 24 portas, um de 8 já serve pra vc.

    E quanto ao pigtail use no máximo 30cm, no seu caso vc deve usar cabo RGC-213 ou LMR-400.

    O GTS tem que estar com o firmware aprouter ou wappro pra fazer o controle de banda legal. Já usei AP com controle de banda por muito tempo e funciona muito bem para até 40 clientes.

    O resto ta tranquilo.

  3. #3

    Padrão

    Opa... Felipe os radios da GTS jah vem com um controlador de banda em seu firmware ! E tem QoS tb !

  4. #4

    Padrão

    Isso mesmo... mais pra frente vou colocr o firme do aprouter p/ gerenciar estes usuários.. a antena jc 12 dbi será usada no pop ... será q vai atender a deanda ? ... alguém tm o procdimento p/ colocar o firme do aprouter no rádio gTS antigo ? ...

  5. #5

    Padrão

    Cara, mais pra frente quando vc tiver uns 20 clientes, investe num servidor Mikrotik que vai ficar muito melhor.

    O AP GTS se for o do modelo muito antigo acho que não dá pra colocar fw de terceiros pq ele tem menos de 16MB de memória.

  6. #6

    Padrão

    cara... e o modelo azul e branco ... n seria antigo.. só tm 1 ano de uso... vi posts aki no forum q pessoas q conseguiram colocar firme nesse rádio ... da aprouter...

  7. #7

    Padrão

    Dá sim mas é por tftp, meio complicado pra quem nunca fez.

    Aqui tem um tutorial de tftp: http://www.wappro.com.br/procedimento_tftp.pdf

    E aqui tem o firmware para baixar: AP Router 7.x (and others) License Generator v2.4.1 « Btsector’s Weblog

  8. #8

    Padrão

    vlw.. oq vc acha dessa antena da jc 12 dbi ?

  9. #9

    Smile

    Amigo, se vc pensa em crescer, sugiro que vc use um servidor de autenticação (myauth ou mikrotik) juntamente com um rádio mikrotik, caso queria ficar somente com uns 50 clientes no lugar do rádio gts use um Nanostation2 com um pigtail de 30cm e uma antena de omni 15dbi, além do servidor de autenticação. abraço
    Última edição por beirsdorf; 22-02-2009 às 13:40.

  10. #10

    Padrão

    olá amigos.. novato no forum quero agradecer a todos que colaboram para os esclarecimentos de duvidas. seguinte, estou um servidor aqui em casa da seguinte forma:

    ap edimax ew 7209 + aprouter 6.1
    cx hermetica
    aquario omni 15dbi
    30cm pigtail

    atualmente estou com 03 clientes, todos muito perto por sinal, sendo o mais distante em torno de uns 130/150 mtrs de mim aqui. o ap está com podencia de 63mw no momento mas o sinal deste ultimo cliente (o unico que reclama do sinal, sendo que os outros funcionam normal) está em 65%, e ele dispoe de um kit cliente pci com realsat rs2100p. mesmo com esta porcentagem baixa de sinal ele disse que a navegação está boa, visto que antes o radio estava com 200mw de potencia e ele reclamava dizendo que o desempenho não era adequado.

    fixei a potencia de tx rate em 11mb e setei a banda em b, pois antes estava setado b e g, e troquei porque 02 deles conectavam em 11mb. o ssid está oculto por segurança. tenho banda larga de 4mb.

    quero saber o seguinte: posso deixar a potencia neste valor mesmo (63mw)? outra coisa. a omni está colocada junto a antena de tv, com isso ela não completa o raio de 360º isso pode estar atrapalhando o sinal dele? é necessário coloca-la separada da antena de tv ou levanta-la até a ponta do cano, pois queria atender + 02 clientes que estão um pouco mais distantes de mim, cerca de uns 300mtrs..

    desde já agradeço a atenção e conto com a colaboração de todos.

  11. #11

    Padrão

    fala ai galera blz
    não cei cei si e olugar certo mai preciso de ajuda
    tenho um mini provedor aqui ond moro uso mikrotik versão 2.9.27 uma ap com firmwere aprouter uma omini de 15dbs
    tenho tres cliente a ums 3km e resolvi usar uma amtena e uma ap para os tres pois eles morão perto um do outro coloquei a ap em modo cliente e em bridge pppoe configurado para os tres conectando numa boa soque não fica os tres conectado quando um conecta o outro cai ja desabilitei todas as regras e não adianta nada por favor si auguem puder me ajudar eu gradesso muito, desde já muito obrigado

  12. #12

    Padrão

    Cara.. por mim deixa a configuração no rádio em 63 mw... essa e uma config adequada...

  13. #13

    Padrão

    Tá botando o AP cliente pra discar pppoe?

    O certo seria botar como cliente DHCP ou desativar o DHCP e colocar em bridge.

  14. #14

    Smile

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Tá botando o AP cliente pra discar pppoe?

    O certo seria botar como cliente DHCP ou desativar o DHCP e colocar em bridge.

    Concordo, deixa a AP fazendo menos possível de operações, afim de deixar ela com um melhor desempenho. Faça com que o próprio modem faça a discagem quando mesmo for ligado. enquanto o DHCP é melhor desativado e vc definir o ip de cada um, pq se o modem for DHCP ativo,para vc achar o ip da AP será mais complicado.

  15. #15

    Padrão

    O AP principal (que esta ligado no MK) que deveria fazer a discagem, o modem fica em bridge ligado na ether2 do MK.

  16. #16

    Padrão

    Amigo falta alguns itens em sua lista:

    Empresa devidamente Registrada e com as negativas em DIA (CNPJ)
    Licensa SCM;
    Registro da do POP (TFI);
    Engenheiro Responsavel Registrado no CREA;
    Telefone 0800
    Pagamento de FUST, FUNTEL e CREA
    Link dedicado funcionando
    Nota fiscal e comprovantes de homologação de todos os radios e antenas utilizados

    OBS: aproveita e faz uma reza pra quando os fiscais na Anatel bater irem com tua cara, porque senao, multa de R$2.000,00 + processo crime FEDERAL, te digo isso pq já fui fiscalizado e funciona dessa forma, se eles quiserem encrencar pedem homologação até dos cabos coaxiais.


    Vida de provedor é fod....
    Jodrix


    Citação Postado originalmente por rafaelsantosroot Ver Post
    Opa.. salve meus amigos... estou com um projeto de um mini provedor p/ atender no máximmo 10 pessoas... os equipamentos são os seguintes no meu POP :

    1 rádio GTS ;
    1 moden dlink 500t ;
    1 antena omin jc 12 dbi ( Uso externo );
    1 switch enterasys 24 portas 10/100/1000
    1 cabo pig tail wl-sma 6 mts Planet ;
    1 link de 2mbs adsl ;
    1 caixa hermética ;
    10 clientes ( cada um com link de 350k ) Clientes serão atendidos no raio de 1 Km.

    Controle de banda feito pelo firme do router GTS.

  17. #17

    Padrão

    poh@, desse jeito nunca vou legalizar nada aqui ééé

  18. #18

  19. #19

    Padrão

    fala ia galera blz
    a ap cliente esta em bridge com dhcp desativado e com 70% de sinal
    a ap que esta ligada no meu mikrotik ela esta em bridge
    o meu mikrotik esta comfigurado com o modem rotiado
    isto pode cer comfiguração no mikrotik

  20. #20

    Padrão

    Tenho NanoStation2 para venda...preco unidade R$270,00 para no minimo 10 unidades.
    Para informacoes: [email protected]