+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mascara 252 com DHCP

    Amigos, vi outros tópicos a respeito disso mais nao axei a resposta que procuro, bom uso atualmente brazilfw, e tb uso mascara 252, mais percebi que no mikrotik quando clicamos no computador la em baixo, percebo que o dhcp server que aparece é sempre do 1º dhcp server que criei, e no brazilfw nao, é sempre o mesmo do ip, ex, no mikrotik crio 10.1.1.1 e navego 10.1.1.2, no outro pc, crio 10.1.2.1 e navega 10.1.2.2 mais o servidor aparece é 10.1.1.1 para todos, é normal? se sim, devo usar esse esse ip 10.1.1.2 , mesmo sendo que esse gatway é o mesmo do servidor dhcp ou nao uso ele? a respeito da pool, vou ter que colocar sempre como next pool quando tiver outras pools 252?

  2. #2

    Padrão

    Cara também uso a mascara /30 (252).....e também recebo o IP do DHCP principal que no caso é o IP do MK.

    Uma vez li um topico seu com essa duvida e achei que tivesse resolvido, mais estava trancado e nao deu mais para postar.....

    Ou seja...até entao pelo que sei ele mostra mesmo o IP....no BFW ele mostra o que seria certo que é o IP do DHCP da subrede....agora no MK nem sei se tem como mudar...

    Sobre a pool, você nem precisa criar pool para as mascaras 252....aqui só crio pra minha intranet que é /29.

    Bom qualquer coisa tamo ae....abração

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Cara também uso a mascara /30 (252).....e também recebo o IP do DHCP principal que no caso é o IP do MK.

    Uma vez li um topico seu com essa duvida e achei que tivesse resolvido, mais estava trancado e nao deu mais para postar.....

    Ou seja...até entao pelo que sei ele mostra mesmo o IP....no BFW ele mostra o que seria certo que é o IP do DHCP da subrede....agora no MK nem sei se tem como mudar...

    Sobre a pool, você nem precisa criar pool para as mascaras 252....aqui só crio pra minha intranet que é /29.

    Bom qualquer coisa tamo ae....abração
    Fexouuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Valeu amigo!!!! valeu mesmo, depox boto meu pc ap aki fotos

  4. #4

    Padrão como faria isso para o DHCP pagar esses ips

    minha rede esta assim 10.1.1.0/24 os clientes se enxergam
    10.1.1.2-10.1.1.3 .....10.1.1.254

    minha rede ficaria desta forma se eu colocase /30
    ex: 10.1.2.1-10.1.3.1 ....10.1.254.1/30

    esta correto meu raciocinio??
    como faria isso para o DHCP pagar esses ips?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ivovid Ver Post
    minha rede esta assim 10.1.1.0/24 os clientes se enxergam
    10.1.1.2-10.1.1.3 .....10.1.1.254

    minha rede ficaria desta forma se eu colocase /30
    ex: 10.1.2.1-10.1.3.1 ....10.1.254.1/30

    esta correto meu raciocinio??
    como faria isso para o DHCP pagar esses ips?

    Faz o dhcp normal, na aba Network va setando os Address e gateway manualmente de cada rede
    ex 10.1.1.0/30 e o gateway 10.1.1.1, 10.1.2.0/30 e o gateway 10.1.2.1

    Na aba ip adress coloca um por um tambem o adress10.1.1.1/30, o network10.1.1.0 e o broadcast 10.1.1.3

    Vai no pool e cria os ips dos clientes 1 por 1 tbem 10.1.1.2, 10.1.2.2, 10.1.3.2 e assim por diante

    ai terá a sequencia de 4 ips da mascara 30

    10.1.1.0 Network
    10.1.1.1 Adress
    10.1.1.2 IP do cliente
    10.1.1.3 Broadcast

    Beleza, qualquer coisa pergunta ai...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Faz o dhcp normal, na aba Network va setando os Address e gateway manualmente de cada rede
    ex 10.1.1.0/30 e o gateway 10.1.1.1, 10.1.2.0/30 e o gateway 10.1.2.1

    Na aba ip adress coloca um por um tambem o adress10.1.1.1/30, o network10.1.1.0 e o broadcast 10.1.1.3

    Vai no pool e cria os ips dos clientes 1 por 1 tbem 10.1.1.2, 10.1.2.2, 10.1.3.2 e assim por diante

    ai terá a sequencia de 4 ips da mascara 30

    10.1.1.0 Network
    10.1.1.1 Adress
    10.1.1.2 IP do cliente
    10.1.1.3 Broadcast

    Beleza, qualquer coisa pergunta ai...

    obrigado pela dica

    + como o dhpc vai pagar esses ips automaticamente para meus clientes?

    ou vou ter q colocar manualmente nos clientes?
    Última edição por ivovid; 19-04-2009 às 17:53.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ivovid Ver Post
    obrigado pela dica

    + como o dhpc vai pagar esses ips automaticamente para meus clientes?

    ou vou ter q colocar manualmente nos clientes?
    la onde vc criou o seu DHCP vc seta o Pool que criou.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    la onde vc criou o seu DHCP vc seta o Pool que criou.

    Isso mesmo seta no dhcp o pool que vc criou.....Creditos para o Gustavinho que me ensinou fazer agora trabalho aqui as mil maravilhas.......Mas a questão mais importante que eu acho é vc dar uma estudada em redes e entender a sistematica das coisas , como elas funcionam. Ai tudo vai ficar mais claro.....Tem um amigo nosso que tem uma apostila de redes Fantastica , ta la no Blog.

  9. #9

    Padrão DHCP no Mikrotik 2.9.27 Winbox

    Boa Tarde Galera!


    Uso mikrotiik ja tem uns 2 anos ou mais!
    antes usava ip fixo em meus cliente.... mas agora resolvi migrar pra DHCP!
    porém ao configurar o Servidor DHCP no MK pelo winbox encontrei várias opções e configurações!
    eu gostaria de saber se alguem conhece algum link que tenha um explicativo desse menu Serve DHCP no Mikrotik!

    Ja usei a pesquisa aki do forum... porém os resultados foram pobres de informações!

    hoje eu ultilizo Servidor DHCP no meu servidor!

    e ultilizo leases para me certificar q os clientes peguem o mesmo IP sempre! e ultilizo tbm a amarração de IP ao MAC para evitar q alguem resolva mudar o ip pra fixo afim de usar outro ip para navegar!

    pois então se alguem conhecer links q tenha explicativo do sub menu serve dhcp no winbox....
    por favor postem aki!

    Desde já agradeço!

  10. #10

    Padrão

    [QUOTE=luiznb;400989]Boa Tarde Galera!


    Uso mikrotiik ja tem uns 2 anos ou mais!
    antes usava ip fixo em meus cliente.... mas agora resolvi migrar pra DHCP!
    porém ao configurar o Servidor DHCP no MK pelo winbox encontrei várias opções e configurações!
    eu gostaria de saber se alguem conhece algum link que tenha um explicativo desse menu Serve DHCP no Mikrotik!

    Ja usei a pesquisa aki do forum... porém os resultados foram pobres de informações!

    hoje eu ultilizo Servidor DHCP no meu servidor!

    e ultilizo leases para me certificar q os clientes peguem o mesmo IP sempre! e ultilizo tbm a amarração de IP ao MAC para evitar q alguem resolva mudar o ip pra fixo afim de usar outro ip para navegar!

    pois então se alguem conhecer links q tenha explicativo do sub menu serve dhcp no winbox....
    por favor postem aki!

    Desde já agradeço![/QUOTE]

    Olá amigo....

    Você pode seguir essa topologia:

    ip/ address
    add address=10.1.1.1/30 network=10.1.1.0 broadcast=10.1.1.3 interface=local comment="Cliente 1" disabled=no

    add address=10.1.2.1/30 network=10.1.2.0 broadcast=10.1.2.3 interface=local comment="Cliente 2" disabled=no

    ip/ dhcp-server network
    add address=10.1.1.0/30 gateway=10.1.1.1 comment="Rede do Cliente 1"
    add address=10.1.2.0/30 gateway=10.1.2.1 comment="Rede do Cliente 2"

    / ip pool
    add name="Pool-Clientes" ranges=10.1.1.2,10.1.2.2 next-pool=none


    Depois você pode criar o server DHCP no menu

    IP>DHCP Server

    Crie com as configs que esta na IMG, mais mudando o Address Pool para o Pool de Ips que você criou (Aqui no caso eu chamei de Pool-Clientes.

    Espero ter ajudado....abração
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Clipboard02.jpg
Visualizações:	402
Tamanho: 	93,8 KB
ID:      	4196  

  11. #11

    Padrão

    Lembre-se que podem usar ip por dhcp fixo. E o servidor de dhcp é sempre o primeiro ip cadastrado no mikrotik. Pelo menos é o que eu tenho percebido por aqui.