Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation enlace de 235 km com 6 repetidoras

    Olá , estou montando uma rede transporte, p/ levar o link da fibra ate o provedor, com distancia de 235 km em linha reta, passando por 6 torres usando nstreme dual com xr5 e rb 433 e antena hyperlink 33db (nos ptp de 55 km abaixo) e pluton de 41db no ptp de 70 km. com rede bkp, a duvida é se vou conseguir passar um link de 25 megas por essa rede? segue a imagem do projeto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto enlace.jpg
Visualizações:	587
Tamanho: 	79,3 KB
ID:      	3635  

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se tiver visada 100%, e usar essas configuraçoes amigo, a chance é bem alta de sucesso nesse projeto.
    Porem se quiser banda realmente alta, te indicaria equipamentos trango systems, americanos.
    Esses eu te garanto que passa até 300mb/s !!!

  3. #3

    Padrão

    já pensou em usar Radios Canopy! eles tem um q prometem atingir 200km

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Se tiver visada 100%, e usar essas configuraçoes amigo, a chance é bem alta de sucesso nesse projeto.
    Porem se quiser banda realmente alta, te indicaria equipamentos trango systems, americanos.
    Esses eu te garanto que passa até 300mb/s !!!
    vc sabe quanto custa esse equipamento?

  5. #5

    Padrão

    Olá amigo, tbm estou montando um enlace longo, de 95km (rs) para buscar um link. No meu caso vou usar tbm o nstreme dual, mas usarei uma antena da emctest de dupla polarização de 37dbi para fechar o enlace direto, sem repetidoras.

    Já no seu caso, como tem várias repetidoras, e como as antenas de 33dbi da hyperlink são grandes, poderia optar por usar antenas de 33 dbi da OIW de dupla polarização. Ao invés de usar 4 antenas em cada torre (link+backup), usaria apenas duas, e além de economizar espaço nas torres, (naum sei se serão usadas somente para seu link), vc economizaria uma grana boa. Sobre os canopy, fiz uma cotação, para fechar 100km com 25mb de troughput, ficaria de 37.000 a 50.000.

    Pode ir tranquilo que no seu projeto fecha (se tiver visada).

    Qualquer coisa estamos aí.

    Abraços

    Fábio

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FabimdiTereza Ver Post
    Olá amigo, tbm estou montando um enlace longo, de 95km (rs) para buscar um link. No meu caso vou usar tbm o nstreme dual, mas usarei uma antena da emctest de dupla polarização de 37dbi para fechar o enlace direto, sem repetidoras.

    Já no seu caso, como tem várias repetidoras, e como as antenas de 33dbi da hyperlink são grandes, poderia optar por usar antenas de 33 dbi da OIW de dupla polarização. Ao invés de usar 4 antenas em cada torre (link+backup), usaria apenas duas, e além de economizar espaço nas torres, (naum sei se serão usadas somente para seu link), vc economizaria uma grana boa. Sobre os canopy, fiz uma cotação, para fechar 100km com 25mb de troughput, ficaria de 37.000 a 50.000.

    Pode ir tranquilo que no seu projeto fecha (se tiver visada).

    Qualquer coisa estamos aí.

    Abraços

    Fábio
    gostei da idéia fabio, andei pesquisando sobre as antenas, e pra min é a melhor soluçao, muito obrigado. há e se eu precisar usar energia solar em alguma torre, da pra funcionar legal?
    Última edição por HENET; 23-02-2009 às 07:47.

  7. #7

    Padrão

    Estou a fazer quase o mesmo, so que pra 10 megas, com nstreme simples, 160km e 5 repetidoras, com RB433AH. Para energia solar faza o teste primeiro quanto consome as 4 RB 433 com os 8 cartao XR5, teoricamente deberiam consumir em torno de 50w,(18W 4 rb433 + 32W 8 cartao) isso significa quedeberias usar 24v (corrente de 2,1amp/H +-). no minimo 4 paineis de 50W . 2 Baterias estacionarias de 100Amp, controlador de carga 24v 10 amp, custo aproximado 6mil reais para todo o conjunto solar. Com as baterias carregada da em torno de 2 dias de autonomia sem nada de sol.

  8. #8

    Padrão Equipamentos Trango systems

    Interesante este equipamento!! tu tems este equipamento instalado? e em qual distância e frequência?
    Tu tems idéia do valor?
    Agradeço se postar a resposta!!

  9. #9

    Padrão

    só uma pergunta! vc fez as visadas com Radio Mobile?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jaos_caxias Ver Post
    só uma pergunta! vc fez as visadas com Radio Mobile?

    Eu fiz a visada de todos os pontos do henet com o rádio mobile, passa tranquilo, estamos juntos nesta, afinal ateh uma parte a rede passa também por mim.


    o ponto mais critico é um enlace de aproximadamente 70km com visada perfeita

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Estou para fazer 80 kms, sendo 23 + 52 + 5 kms de enlaces, pra buscar link da Unotel. Nos enlaces de 23 km e de 52 km, vou utilizar antenas tipo tambor da Kathrein, de 29 e 34 dbi. Ontem chegou a minha de 29 dbi, vou abrir a caixa e postar umas fotos na minha galeria!

    Pretendo conseguir 20 mb full, também usando xr5 e rb433ah nas 2 pontas, e rb600 nos pontos de interconexão.

  12. #12

    Padrão

    Antena tambor????, se for o que estou pensando e apenas a protecao do iluminador, e uma parabola como qualquer outra, com radome.

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Antena tambor????, se for o que estou pensando e apenas a protecao do iluminador, e uma parabola como qualquer outra, com radome.
    Isso mesmo, mas te pergunto: é mais fácil de identificar a antena dizendo tambor ou "protecao do iluminador, e uma parabola como qualquer outra, com radome" ?

  14. #14

    Padrão

    certo, eu sei que tu sabes a diferenca, so que tem pessoas que vendem aquela antena de panela dizendo que tem mais ganho, que sao iguais as das operadoras,(tambor), bla bla bla. Se for uma parabola diga parabola e pronto, tem algumas que a parte da protecao lateral sao feitas de aluminio para minimizar os lobulos adjascentes, com isso minimizando a interferencias das antenas proximas na mesma torre.

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    certo, eu sei que tu sabes a diferenca, so que tem pessoas que vendem aquela antena de panela dizendo que tem mais ganho, que sao iguais as das operadoras,(tambor), bla bla bla. Se for uma parabola diga parabola e pronto, tem algumas que a parte da protecao lateral sao feitas de aluminio para minimizar os lobulos adjascentes, com isso minimizando a interferencias das antenas proximas na mesma torre.
    Exato, mas esta marca q vou usar, Kathrein, é exatamente assim... inclusive comparadas com as da Andrew! Ou seja, a Kathrein também fabrica pras operadoras tipo Vivo e Claro! Vou usar 2 de 29 dbi de 0,60 m e 2 de 34 dbi de 1,2 m.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Exato, mas esta marca q vou usar, Kathrein, é exatamente assim... inclusive comparadas com as da Andrew! Ou seja, a Kathrein também fabrica pras operadoras tipo Vivo e Claro! Vou usar 2 de 29 dbi de 0,60 m e 2 de 34 dbi de 1,2 m.
    qual o valor dessas antenas de 29? vc axa q elas são melhores q as pluton?
    aqui vou fazer um enlace de 30 km com visada perfeita no radio mobile, utilizei cartões XR9 da ubiquiti e 2 RB 133 e antenas da aquarius de celular de 20db, só a não fechou, então um amigo q trabalha com radio amador me sugeriu utilizar antenas quadruplas, então vou utilizar um divisor de 4 para 1 para utilizar uma antena mais pontente!

    alguem já utilizou algo parecido?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jaos_caxias Ver Post
    qual o valor dessas antenas de 29? vc axa q elas são melhores q as pluton?
    aqui vou fazer um enlace de 30 km com visada perfeita no radio mobile, utilizei cartões XR9 da ubiquiti e 2 RB 133 e antenas da aquarius de celular de 20db, só a não fechou, então um amigo q trabalha com radio amador me sugeriu utilizar antenas quadruplas, então vou utilizar um divisor de 4 para 1 para utilizar uma antena mais pontente!

    alguem já utilizou algo parecido?
    Olha Jaos, eu uso sistema 900Mhz igual vc descreveu, mas para fechar 20Km. para esse distância, é necessário colocar a potencia do cartão no máximo, em 28dbm. Se naum conseguir, use antenas da Geenge, ou emctest direcionais. Mas como tem visada, seria melhor em 5.8, é mais confiável e o troughput será bem maior.

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Sem contar que 4 antenas numa torre gera um arrasto violento na torre!!!!calcula ae e veras que eh coisa seria!!!!
    imagina um vento nisso tudo??? Antenas da OIW com dupla polarizacao ou mesmo da geenge sao as indicacoes certas nesse caso!!

  19. #19
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jaos_caxias Ver Post
    qual o valor dessas antenas de 29? vc axa q elas são melhores q as pluton?
    aqui vou fazer um enlace de 30 km com visada perfeita no radio mobile, utilizei cartões XR9 da ubiquiti e 2 RB 133 e antenas da aquarius de celular de 20db, só a não fechou, então um amigo q trabalha com radio amador me sugeriu utilizar antenas quadruplas, então vou utilizar um divisor de 4 para 1 para utilizar uma antena mais pontente!

    alguem já utilizou algo parecido?
    O valor é em torno de 1.200,00 cada...

  20. #20
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jaos_caxias Ver Post
    qual o valor dessas antenas de 29? vc axa q elas são melhores q as pluton?
    aqui vou fazer um enlace de 30 km com visada perfeita no radio mobile, utilizei cartões XR9 da ubiquiti e 2 RB 133 e antenas da aquarius de celular de 20db, só a não fechou, então um amigo q trabalha com radio amador me sugeriu utilizar antenas quadruplas, então vou utilizar um divisor de 4 para 1 para utilizar uma antena mais pontente!

    alguem já utilizou algo parecido?

    Caro amigo...
    visada perfeita no radio mobile não é totalmente confiavel. visada perfeita é vc enxergar um ponto de referencia nesses 30km. use binoculos potentes e gps. nunca confie somente no radio mobile. eu trabalho com ele + o link planner motorola + gps e binoculo alto ganho.
    boa sorte no enlace. quanto as antenas , use antenas dupla polarização homologadas que seu enlace fecha 100%!