Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vou de Omni Pluton PTX-32 ou 4 Paineis Hyperlink Horizontais?

    Olá galera do Under, preciso urgentemente mudar a estrutura do meu provedor, pois, já ando de kbeça quente de tanta interferência e ter que ta mexendo em Ap, procurando canal, trocando de antenas e equipamentos, verificando cabos, clientes ligando o tempo todo e etc... Quem já passou por isso sabe como eh né? Tenho um pequeno provedor aki na região, hj com 78 clientes e com expectativas de dobrar ou triplicar esse número + a coisa anda meio braba por aki e é por isso que to aki pedindo a ajuda dos colegas + experientes. Minha estrutura hj é a seguinte: tenho um enlace de 3,5Km com 2 APs Senão em 2.4 com direcionais de 25 Dbi e um AP Samsung SWL3300 com uma omni megalink 15Dbi onde penduro os clientes que o máximo simultâneo e quando chega é de 40 ou até 50 e não passa disto, com MK-PC segurando o tranco. Nos primeiros 3 meses
    Funcionava tudo redondinho link 100% ping sempre bom e os clientes alegres e sorridentes pois aki nunca teve banda larga estavam acostumados com o discadão mesmo rsrss, + aí foi quando chegou um filho de uma mãe de um concorrente e lenvatou uma Omni e ainda aquário de 15 Dbi a + ou -150 metros da minha torre iai começou a dor de kbeça, pois o fila da mãe jura de pé junto ki não usa amplificador sendo ki ja loguei no ap dele via SSH e vi a potência em 63mw típico de quem utiliza amplificador e ainda Ap-router wr254 e não tem condições de um equipamento desse e com essa configuração cobrir uma área bem + ampla que o meu e em alguns locais com sinal 40% + forte
    e pra acabar de completar agora colocou + uma Omni a 30 metros da minha, entrei em contato com pessoal da Anatel + ninguém deu as caras, infelizmente tive que colocar amplificador de 1Watt deu uma melhorada + ainda ta mau, tive que gastar muito pra tentar resolver o problema + nada ainda, a melhor solução que encontrei (e cara tamb) é utilizar no PTP 2 Nanostation 5.8 e 4 Hyperlink de 90º horizontal no Ap Sansumg usando o amplificador ki ja tenho (como parece que a Dª Ana não lembra que a região aki existe) com o divisor de potência de 4 saídas para as antenas ou somente uma PLUTON PTX-32 que tamb opera na Horizontal e iria me livrar do amplificador inclusive ia dar pro concorrente porq do jeito que ele é burro ia colocar na segunda Omni dele. Enfim, a dúvida cruel ki pipoca em minha kbeça é qual das opções de antenas resolveria melhor o problema pois só posso investir dessa vez e tenho q acertar no investimento por isso peço encarecidamente a ajuda dos colegas aki do fórum, como a região aqui ta esquecida e ta valendo de tudo, por enquanto eu poderia mudar a região de canais dos Aps para MKK e utilizar o canal 14 já fiz um teste e ficou show de bola sem perca alguma nem interferência + algumas placas em alguns clientes ñ suportam esses canais 90% dos clientes tem Pci ralink e o windows da opção de mudar para canais de 1 à 11 ou 1 à 14 (banda B) os outros eu poderia trocar para ralink tamb sem contar que o cidadão não iria nem enxergar meu SSID gostaria que os colegas compartilhassem suas idéias para ajudarem a salvar minha rede!
    Grato uma abraço a todos!
    Última edição por Jaidamasceno; 23-02-2009 às 01:17.

  2. #2

    Padrão

    Para ficar mais em conta você pode usar 3 setoriais de 120 Graus TSM de 9 DBi, são baratas e homologadas, não sei tem delas em polarização horizontal. Mais bom mesmo é o que você falou, 4 de 90 Graus Hyperlink Hor. Se puder use RouterBoard com cartões para cada setorial, você ficará campeão ai. Com a Omini você deverá resolver o problema também, já que polarização é horizontal, mais as setoriais concentram mais o sinal para lado que elas cobrem e fica bem melhor.

  3. #3

    Padrão

    Então, com 4 setoriais de 15db vc resolve o problema, eu tenho 4 a venda e são horizontais, qualquer coisa me manda um e-mail [email protected]

  4. #4

    Padrão

    Já que voce disse que não pode investir muito, a melhor solução não seria jogar todo mundo para o 14? Afinal a Anatel não vai aí mesmo?
    Se 90% dos assinantes já tem como deixar no 14, os outros para trocar a placa que reconheça o 14 fica bem baixo o investimento. Eu começaria por aí.

    E se sobrar para a PTX-32, melhor ainda. Custa 1300,00 mas é uma só. 4 painéis não sai por menos que 1600,00. Só que te dão margem para aumento do número de usuários já que colocaria 4 rádios também.

  5. #5
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Que voce terá de trocar a polarização não tem duvidas. Usar o 14 pode resolver até juntar o dinheiro que precisa. Quanto a pluton, são caras e os tutorias dissem fazer milagres. Porem, o provedor amigo tem uma nova encostada e diz não gostar. Tenho minhas duvidas com isso. Posso te disser que usar
    Antena Painel Setorial Horizontal OIW 14 Dbi 90° Homologada Pela Anatel.As antenas 2.4 GHz OIW de 14 Dbi 90° horizontal, são utilizadas para sistemas Internet ( Wireless ),...
    R$ 500,00

    São muito boas e são homologas ou seja, já gasta de uma vez. Der repente você acha até mais barato. Só procurar.
    Última edição por interhome; 23-02-2009 às 19:04.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Que voce terá de trocar a polarização não tem duvidas. Usar o 14 pode resolver até juntar o dinheiro que precisa. Quanto a pluton, são caras e os tutorias dissem fazer milagres. Porem, o provedor amigo tem uma nova encostada e diz não gostar. Tenho minhas duvidas com isso. Posso te disser que usar
    Antena Painel Setorial Horizontal OIW 14 Dbi 90° Homologada Pela Anatel.As antenas 2.4 GHz OIW de 14 Dbi 90° horizontal, são utilizadas para sistemas Internet ( Wireless ),...
    R$ 500,00

    São muito boas e são homologas ou seja, já gasta de uma vez. Der repente você acha até mais barato. Só procurar.
    Pois é Interhome, é isso que me atrai na PTX-32 , esse negócio de fazer milagres. Tem muita gente satisfeita.
    Dependendo da previsão de usuários por ponto, pode ser uma saída bem mais econômica. Ela é cara mas é uma só e um rádio só.

    Mas antena é uma coisa meio engraçada. Eu tenho duas destas OIW encostadas. Me deram sinal menor do que as panelinhas de 12dbi da Aquário. Não dá para entender. Tentei de tudo, mas não melhorou.
    Com o dinheiro que dei nelas daria para comprar 20 panelinhas.
    Os caras da OIW na época me disseram que era a mesma Hyperlink, mas acho que não. Ou então a Hyperlink faz uma aferição para cada peça e só coloca a marca deles nas que estiverem dentro do padrão. As outra eles vendem como 2ª linha. Tudo é possível.

  7. #7
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pois é Interhome, é isso que me atrai na PTX-32 , esse negócio de fazer milagres. Tem muita gente satisfeita.
    Dependendo da previsão de usuários por ponto, pode ser uma saída bem mais econômica. Ela é cara mas é uma só e um rádio só.

    Mas antena é uma coisa meio engraçada. Eu tenho duas destas OIW encostadas. Me deram sinal menor do que as panelinhas de 12dbi da Aquário. Não dá para entender. Tentei de tudo, mas não melhorou.
    Com o dinheiro que dei nelas daria para comprar 20 panelinhas.
    Os caras da OIW na época me disseram que era a mesma Hyperlink, mas acho que não. Ou então a Hyperlink faz uma aferição para cada peça e só coloca a marca deles nas que estiverem dentro do padrão. As outra eles vendem como 2ª linha. Tudo é possível.
    Tive um professor que dizia que enviar sinal é uma ciência, mas que receber era sorte.

    Depois que ele me disse isso, passei a não ter nada como verdade absoluta. O que posso falar é que essas antenas da oiw são muito boas. Se você quiser até te compro. Enquanto a da Pluton não tive coragem de apostar. Estive vendo uma fábrica que diz fazer uma cópia da pluton, com uma diferença absurda de preço. Já cosei a cabeça umas vezes pensando em experimentar.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Tive um professor que dizia que enviar sinal é uma ciência, mas que receber era sorte.

    Depois que ele me disse isso, passei a não ter nada como verdade absoluta. O que posso falar é que essas antenas da oiw são muito boas. Se você quiser até te compro. Enquanto a da Pluton não tive coragem de apostar. Estive vendo uma fábrica que diz fazer uma cópia da pluton, com uma diferença absurda de preço. Já cosei a cabeça umas vezes pensando em experimentar.
    Quem sabe não negociamos elas. Deixa só eu ir no curso do Enriconi para ver se consigo melhora-las.

    E esta cópia da Pluton não é aquela que sai em torno de 200,00?
    Se é esta, é um companheiro aqui do forum que está fazendo. Realmente a diferença é gritante.
    Na época que ele postou, muita gente se interessou em fazer. Eu cheguei a ver o custo do material. Saia uma barra de alumínio 10cmx5cm parede de 3mm por 168,00. Dava para fazer 6 antenas.
    O restante da despesa se limitava a conectores e algumas bugingangas.
    Cheguei até a pensar em mandar fazer o projeto em CAD e depois usinar em freza CNC. Ficaria perfeita. Mas depois desisti porque não era o meu chão. Seria só para alguém que fosse industrializar.
    E ainda por cima continuaria com um produto não homologado.

  9. #9

    Padrão

    Pois é 1929, ontem ja configurei a metade dos clientes para mkk 1-14, hj estou terminando o restante, ta ficando melhor que encomenda só que algumas pci ralink tem opção de configurar + ñ funcionam (principalmente as edimax) acho q deve ser coisa de firmware mesmo + a maioria ta blz as que ñ funcionarem combinei com um provedor amigo meu pra trocar comigo com as dos clientes dele agora umas q me surprenderam foram algumas Encore com rtl-8185 antes eu dizia que ñ queria nem de graça na rede rsrs + ela além de funcionar no 14 nem enxerga o sinal do concorrente ta show de bola + por enquanto é so pra remédio enquando compro as antenas ou e o que + precisar. VAlew aehh

    Ahh e como vc ja tem experiência com PTX-32 como ficou ? O sinal chegou blz mesmo nos clientes mesmo na horizontal? To pensando seriamente em colocar Hyper ou a OIW q o INTERHOME citou + se a PTX ficar legal mesmo
    é de se pensar tamb, pois sairia bem + em conta porq como vc disse é uma só rsrs + o barato aki ñ pode sair caro por isso q é de se pensar + me conta aee sua experiência com ela valew ?
    Um abraço
    Última edição por Jaidamasceno; 24-02-2009 às 09:45.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Tive um professor que dizia que enviar sinal é uma ciência, mas que receber era sorte.

    Depois que ele me disse isso, passei a não ter nada como verdade absoluta. O que posso falar é que essas antenas da oiw são muito boas. Se você quiser até te compro. Enquanto a da Pluton não tive coragem de apostar. Estive vendo uma fábrica que diz fazer uma cópia da pluton, com uma diferença absurda de preço. Já cosei a cabeça umas vezes pensando em experimentar.
    Tamb ja pensei em fazer um teste com essa cópia da pluton por aki + vou deixar isso pra um próximo ponto WDS que pretendo colocar porq por enquanto preciso mesmo de certeza a cobaia só posso usar depois mesmo rsrsrs + se alguém ja teve experiência posta aeh que to aceitando todas as sujestões principalmente as + baratas + que sejam eficientes valeww aehhh!

  11. #11
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Tem um amigo de um provedor me perturbando para fazer essa antena também. O que ele diz é que conhece o tutorial e diz que são verticais. As Pluton são horizontais. Até se você tiver o manual e puder me mandar, queria ler. Mas não é a minha praia.
    Quanto a usar a Pluton, a minha maior resistência não esta na própria Pluton e sim que já vi pessoas falando em 100 clientes em um cartão, ou uma ubiquiti prometendo:
    Bridge para provedores 2,4Ghz , suporta até 200 clientes , recomendado também para enlaces em 2,4Ghz...

    na prática nunca vi funcionando desta maneira. Acaba que fica um investimento alto para poucos clientes. Um amigo de um provedor do Ceara diz usar um cartão prisma em que coloca 100 clientes. Não vi. Já até entrei em discussões com amigos que dizem que AP é para amador. Então me convenço que deveria voltar a ser amador. Porque você pega um radinho com firmware original de 120,00 e mete tanto cliente quanto um cartão com routerboard que sai um investimento alto. Hoje aconselho a investir em antenas de qualidade, do que propriamente em transmissor potente. Qual a sua opinião ? Isso me deu até uma idéia, vou abrir um post perguntando; Quantos clientes de 128 kbps funcionam simultâneos em um cartão mini-pci na prática ?
    Se quiser vender as antenas, me mande seu email que conversamos sem problemas.





  12. #12

    Padrão

    Eu não comprei ainda da Pluton, mas os relatos são bons.
    O que eu usei aqui algum tempo atrás foi uma do Willbug. O cara é meio tresloucado, no site dele dá a idéia que ele fornece para a Nasa, etc. etc.
    Mas esta antena funcionou muito bem. Só tive que trocar o cabo que acompanha porque era 75ohms.
    Todas elas são cópias de um projeto que rola na net do Trevor Marchall, inclusive a da Pluton.
    Eu só encostei ela porque estou ajeitando a documentação e como ela não é homologada, não adiantava deixar na rede. Mais uma encostada.

    Só mais um detalhe: todas estas slot são verticais só na aparencia , mas na emissão são de polarização horizontal. É um projeto bem interessante, pois se ela tiver furação nos dois lados comporta-se como omini. Se for feita as aberturas só de um lado, agirão como setoriais.
    Não sei porque a Pluton calcou tanto no preço destas antenas. Elas tem um custo baixssímo.
    Dizer que é por causa da homologação, também não, pois as outras homologadas deles não são tão caras assim
    A única explicação que encontro é que por vender pouco devido ao preço eles não queiram baixar.
    Mas se pensarem em escala, estas antenas poderiam ter um preço muito convidativo e com o aumento de vendas compensar os lucros.
    É aquela propaganda: "Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?"

    Indústria tem que pensar em escala para redução de custos.

  13. #13

    Padrão

    mais essas antenas ai pluton parece que a emctest tambem faz e o preço chega a ser metade do preço de uma dessas pluton não seria melhor comprar da emctest não?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    mais essas antenas ai pluton parece que a emctest tambem faz e o preço chega a ser metade do preço de uma dessas pluton não seria melhor comprar da emctest não?

    A EMCTEST também não é homologada. E não tem planos de homologar tão cedo.

  15. #15

    Padrão

    pessoal aqui em joao pessoa tenho um provedor com + de 200 clientes nas pluton, eu digo sao boas mesmo tem clientes com uma distancia de ate 4 klm de distancia, agente ja estamos perto de monda uma torre sera novamente com essas antenas mesmo, PTX 16 -24.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A EMCTEST também não é homologada. E não tem planos de homologar tão cedo.
    homologada por não homologada e melhor a emctest pois o preço chega a ser metade e emctest e uma marca de otima qualidade quem sabe e ate melhor que essas pluton.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    homologada por não homologada e melhor a emctest pois o preço chega a ser metade e emctest e uma marca de otima qualidade quem sabe e ate melhor que essas pluton.

    Eu acho que tu tem razão quanto a EMCTEST.
    Eu cheguei a comentar com o Paulo, representante da EMCTEST para todo o sul do Brasil, sobre a homologação.
    Mas parece que não há ainda interesse.

    E para complicar mais um pouco, a Pluton deu uma puxadinha no preço, mas para cima. 1377,00 a PTX-32. É inconcebível isso numa época destas, onde todo mundo tem medo do futuro com relação a economia, os caras ainda elevam o preço. Com o prestígio que eles tem, se baixassem o preço, (e dá prá baixar, senão a EMCtest não seria bem mais barato) eles poderiam tomar conta do mercado neste segmento de antenas slot. Mas cada um com sua cabeça.

  18. #18

    Padrão

    Uma opção barata que para mim esta se saindo bem são as TSM 9 Dbi 120° , to com um cliente a 3,5 km com sinal excelente. As 3 me sairam na faixa de R$ 800,00.

  19. #19

    Padrão

    Pra mim seria uma ótima opção tamb já q muitos falam bem dessas TSM, + a questão é q será que vai resolver meu problema? Tem delas tamb na horizontal, ou mesmo na vertical por ser setorias seria menos sensível a ruídos? Eu to quase indo mesmo é de EMCTESTE que o WALA citou pelo baixo custo e pelo q vi no site deles parece mesmo ser de qualidade porq porenquanto eu ñ preciso de homologação isso vai ser pra bem + adiante porq o problema todo aki é muito ruído na vertical pra vcs terem uma idéia os únicos canais que ainda pinga com + ou - 50% de perda são 8 e 11 os outros quase nem pinga digamos q 90% de perda imaginem aí !! com o canal 14 que configurei nesses 2 dias ta 0% de perda ta blz ping baixíssimo do primeiro ap que me conecto ao servidor aumente 2 ms a cada dispositivo, ou seja, 2ms 1º AP 4ms 2º AP e 6ms Servidor + como disse essa configuração é só pra remédio preciso mudar a estrutura praticamente completa do provedor à começar pelas antenas e depois os rádios valew aehh!
    Última edição por Jaidamasceno; 25-02-2009 às 08:37.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Uma opção barata que para mim esta se saindo bem são as TSM 9 Dbi 120° , to com um cliente a 3,5 km com sinal excelente. As 3 me sairam na faixa de R$ 800,00.
    Não sabia que este modelo estava com o preço tão em conta.
    Pouco tempo atrás eu estive lá na fábrica. Os caras estão muito bem instalados e com mercado externo a pleno vapor.
    Mas como eu procurava por antena setorial de maior ganho, me pediram 900,00 por um painel setorial, acabei desistindo.
    Mas estas aí me serviriam bem, se não fosse pelo fato da polarização vertical. É uma pena não ter horizontal.
    E acho que ninguém tem baixo ganho e pol horizontal homologada.