+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Opinião sobre estrutura.

    Olá Amigos do Underlinux. Venho através deste solicitar ajuda para execução de um projeto para meu provedor.Tenho vasto conhecimento em redes e um bom conhecimento Wireless. Infelizmente nunca usei o Mikrotik e por isso tenho algumas duvidas na aplicação e elaboração de minha rede. Possuo um link de 4 Mbs full em minha empresa ligado a um Server que controlara mac / ip / dhcp / Proxy / Qos, farei um enlace de 500 m com visada perfeita a uma torre, nessa torre terei 4 setoriais 90ºs fechando os 360ºs, pretendo atingir entre 200 há 400 clientes. Levando em consideração esses detalhes, e a questão da legalidade junto a Anatel, por favor, ajudem a esclarecerem minhas duvidas.

    • Enlace:

    2 nanostation 5 x 2 ovislink wla-5000ap – caso melhor sejam as nanos, usar ou não usar antena externa?

    • Radios pop

    4 aps zinwell g 220 x 4 aps glink wl-2204bg plus 400mwts x mk rb 600a com 4 cartões r52h 350 mw?

    Levando em conta que não tenho nenhuma experiência com mk, será que me darei bem com tal sistema?

    • Antenas pop

    4 setoriais hyperlink 90ºs x 4 setoriais aquario 90ºs x 4 setoriais emctest 90ºs x 4 setoriais tsm 90ºs.

    Tenho vários clientes a uns 40 mts da torre e os de maior distancia estarão em torno de 1800m, uso 15 ou 17 DBi?

    A opinião de vcs terá um enorme valor. Obrigado galera e até +.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Enlace:
    Nunca usei o nano, mas amigos me informaram que são muito bons para PtP.

    POP:
    Te aconselho a usar com certeza a solução com mikrotik, com os miniPCI R52H.

    Antena:
    Usa a OIW 17dBi ou 14dBi horizontal, pois com essa polarização você irá se livrar de uma grande parte da poluição RF.

    Anatel:
    Procura um parceiro SCM, e começa a faturar, para depois pensar em Outorga própria.

  4. #4

    Padrão

    Obrigado Julio... sera que consigo usar o MK mesmo sem experiência?

  5. #5

    Padrão

    MK é bastante complexo, mas fácil de aprender.
    aqui no forum tem um tutorial.

    https://under-linux.org/f90104-manual-passo-passo-mikrotik-em-portugues-atualizado-25-04-08-a

    Dá uma olhada ai que você vai aprender facil facil.

  6. #6

    Padrão

    Enlace
    Com ctz use os nanos, nao tem comparaçao com os Ovislink, dessa dist vai passar 25mb tranq.

    Pop
    Com ctz RB e cartoes, nao da pra comparar com os Zinwelll, apesar de serem excelentes radios de baixo custo. Ahh, se for usar cartoes mesmo sugiro sugiro q manere na potencia, nao vai precisar desses 350mw, tente 100mw acho q vai ser legal.

    Antenas
    Se pretende atender somentes esses clientes a essa distancia maxima de 1800 mts nao tem o pq de vc usar as de 17, agora se pretende atender distancias maiores ae pode pegar a de 17.

  7. #7

    Padrão

    Sobre os cartões, já testei o R52H e o R52 em um mesmo local bastante poluído (usei um por 4 semanas, depois tirei e coloquei o outro no mesmo ambiente).

    O R52 se saiu bem melhor, e é através dele que estou conectado em casa agora escrevendo essa mensagem

  8. #8

    Padrão

    Só pra completar a mensagem: esse R52 está em uma RB333 com outros dois cartões nela. E esse R52 está com 16 dBm de potência conectado a uma setorial Hyperlink 17 dBi, 90º, vertical, através de 1 m de cabo RGC-213.

  9. #9

    Padrão

    kra vai d mikrotik q nao vai c arrepender, eu estou com ele a pouco tempo mas e bem intuitivo, tem o winbox q o configura com facilidade, qto aos cartoes c vc estiver em dias com a anatel tome cuidado pois os r52 e r52h nao sao homologados, so tempos a opcao o emp8602 q quase todos dizem ser uma m&r&da mas comigo tem funcionado bem, qto as nanos usa elas pois tanto as nanos sao homologadas qto as ovislink mas c nao me engano a ovislink so e homologada para uso com a propria anteninha dela.....


    boa sorte....

  10. #10

    Padrão

    Vlw amigos... pelo que vejo, realmente vale a pena me exercitar com o Mk, agora, a respeito das antenas do Pop... estão falando muito bem das "emctest", oque acham? Vlw amigos... grato + uma x, até +.