+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Sugestao para novo provedor

    Boa Noite Amigos

    Estou montando um provedor em minha cidade, e estou necessitando da opiniao dos srs.

    Vou explicar o que estou pensando em fazer.

    No provedor colocarei uma RB433AH com 2 cartoes XR5 e antenas oiw 5822G de 21.5 dbi em nextreme dual ate uma torre que tera tb tera o mesmo equipamento. (A torre esta a 300 metros do provedor).

    Nesta torre que esta minha maior duvida, pois dela vou mandar sinal para outros pops em 5.8 alem de atender clientes em 2.4.

    Minha duvida esta em como mandar para os outros pops em 5.8, eu poderia colocar direcionais para cada pop mas serao varios pops pois a cidade esta repleta de poluicao no espectro de 2.4ghz e quero os pops o mais perto possivel dos clientes, isto geraria uma enorme quantidade de direcionais em 5.8 para os pops e tambem em varias RB.

    Alem dos equipamentos descritos acima pensei no seguinte.

    colocar mais uma RB433AH com 3 cartoes XR5 e 3 setoriais Kathrein 5.8Ghz 15Dbi de 120 graus Homologada (isto na torre), e nos pops colocar 2 rb433 (na primeira receberei o sinal em 5.8ghz emitido pelas setoriais (com XR5 e direcional) e colocarei uma setorial (2.4) e na outra RB mais 3 setoriais(2.4) os 2.4 com cartoes CM9).

    Tudo em Bridge, controlando tudo no provedor,

    Obs: Fiquei dividido entre nextreme dual e bonding entre o provedor e a torre, sei q com nextreme dual terei mais performance mas com bonding terei mais seguranca. fica esta duvida tb.


    Esta ai o meu pensamento, deixo para os amigos q ja tanto me ajudaram a dar a suas opinioes

  2. #2

    Padrão

    Você vai entregar para os Clientes em 5,8 ghz? Mesmo tendo uma largura de banda maior em 5,8 Ghz é recomendado você interligar cada repetidor com um enlace separado.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoPonciano Ver Post
    Boa Noite Amigos


    Obs: Fiquei dividido entre nextreme dual e bonding entre o provedor e a torre, sei q com nextreme dual terei mais performance mas com bonding terei mais seguranca. fica esta duvida tb.
    Tambem to com a mesma duvida do colega, quem tem experiencia pratica pode postar a opinião por favor?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Tambem to com a mesma duvida do colega, quem tem experiencia pratica pode postar a opinião por favor?
    Utilizando o NStreme você duplica o trafego na camada de hardware e usando o bonding você junta os 2 trafegos via software. Se você fizer uma rede roteada, o ideal seria o bonding, mas nao se esqueçam que uma rede roteada você tem menos packets per second no wireless.

    O bom do trunking é que você não tem limites de enlaces a colocar, já no nstreme voce ja tem.

    Saudações,

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo explique o que é trunking
    abraços

  6. #6

    Exclamation Mau Entendido

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Você vai entregar para os Clientes em 5,8 ghz? Mesmo tendo uma largura de banda maior em 5,8 Ghz é recomendado você interligar cada repetidor com um enlace separado.

    Na verdade quero entregar em 2.4 mas nao quero da referida torre enviar o sinal em 5.8 para os pops via direcionais, por isto pensei em paineis setoriais em 5.8 para q dos pops q receberei o sinal em 5.8 o redistribua em 2.4, pois terei q criar inumeros pops em 2.4 e tornaria o custo na torre (RB e direcionais em 5.8 inviaveis.)

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo explique o que é trunking
    abraços
    Trunking é agregação de link (linux=bonding, BSD=trunk,link aggregation)

    Saudações,

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Valeu pela explicação GreyFox, agora referente a distribuição. coloca pc ap em uma placa com 6 slot, e nisso vc coloca 6 direcionais junto a 6 cartoes, ou uma rb 600 com adaptador, ou entao coloca uma omni de 12 5.8 se os pops forem mais proximo, aki na central tenho 8 direcionais, ligando 8 torres a minha central, usando um pcap normal, com cartao

  9. #9

    Smile +++ Duvidas Rs

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Valeu pela explicação GreyFox, agora referente a distribuição. coloca pc ap em uma placa com 6 slot, e nisso vc coloca 6 direcionais junto a 6 cartoes, ou uma rb 600 com adaptador, ou entao coloca uma omni de 12 5.8 se os pops forem mais proximo, aki na central tenho 8 direcionais, ligando 8 torres a minha central, usando um pcap normal, com cartao

    Com Relacao a Omni nao achei nenhuma homologada, por isto optei pelas setoriais, e tb pela divisao do trafego pois um pop q pegar d uma setorial nao vai interferir no pop q pegar na outra setorial.

    Outra duvida sera qtos mbits/s q conseguirei com cada setorial para cada pop em 5.8 (com bom sinal)?? tendo em vista q terei talvez ate 5 pops ligados a uma mesma setorial em 5.8ghz.

    tb tenho muito medo d descargas eletricas em pc-ap pois utilizei uma vez e na primeira tempestade queimou a fonte, se puder me dar dicas d como instala-la (isolamentos, aterramentos "Aterramento e meio complicado pois a torre tem 80metros") ficaria tb muito agradecido.

    Ja agradecendo
    Última edição por LeonardoPonciano; 25-02-2009 às 13:23. Razão: falta de dados

  10. #10

    Padrão

    Se mais alguem tiver algo a adicionar fico muito grato...

  11. #11

    Padrão

    Gente da uma mao ai pois tenho q resolver qual estrutura utilizar,


    Desde ja agradeco.....

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoPonciano Ver Post
    Boa Noite Amigos

    Estou montando um provedor em minha cidade, e estou necessitando da opiniao dos srs.

    Vou explicar o que estou pensando em fazer.

    No provedor colocarei uma RB433AH com 2 cartoes XR5 e antenas oiw 5822G de 21.5 dbi em nextreme dual ate uma torre que tera tb tera o mesmo equipamento. (A torre esta a 300 metros do provedor).

    Nesta torre que esta minha maior duvida, pois dela vou mandar sinal para outros pops em 5.8 alem de atender clientes em 2.4.

    Minha duvida esta em como mandar para os outros pops em 5.8, eu poderia colocar direcionais para cada pop mas serao varios pops pois a cidade esta repleta de poluicao no espectro de 2.4ghz e quero os pops o mais perto possivel dos clientes, isto geraria uma enorme quantidade de direcionais em 5.8 para os pops e tambem em varias RB.

    Alem dos equipamentos descritos acima pensei no seguinte.

    colocar mais uma RB433AH com 3 cartoes XR5 e 3 setoriais Kathrein 5.8Ghz 15Dbi de 120 graus Homologada (isto na torre), e nos pops colocar 2 rb433 (na primeira receberei o sinal em 5.8ghz emitido pelas setoriais (com XR5 e direcional) e colocarei uma setorial (2.4) e na outra RB mais 3 setoriais(2.4) os 2.4 com cartoes CM9).

    Tudo em Bridge, controlando tudo no provedor,

    Obs: Fiquei dividido entre nextreme dual e bonding entre o provedor e a torre, sei q com nextreme dual terei mais performance mas com bonding terei mais seguranca. fica esta duvida tb.


    Esta ai o meu pensamento, deixo para os amigos q ja tanto me ajudaram a dar a suas opinioes

    Bom dia queridos,

    Uma super sugestão funcional, inigualável em custo beneficio em 5,8 e 2,4 esta sendo usar rings de 6 NanoStation. As NanoStations em bridge, sem autenticação, e controle por MikroTik ou alguma versão de Linux (freebsd, centos, ou outros), da pra "pendurar" 70 clientes simultâneos em uso, sem dar pau, isso em ambiente de teste real, sem dar lag na rede, atraso de pacotes nem nada, fica excelente, coloque no papel o custo de implementação e verá que é muito mais barato que painel e MikroTik, e pode ser transferido para outros pontos iniciais no futuro.

    Um ring de NanoStations agüenta 420 clientes simultâneos.

    Estamos com promoção de NanoStations no mês de março para todos os clientes e comemorar as homologações das NanoStations.

    NanoStation 2 - Apenas R$ 289,00
    NanoStation 5 - Apenas R$ 365,00
    Ring em Alumínio para 6 peças 360graus em 60º cada com raio de 50cm (1metro entre pontas) R$ 180,00
    Caixa Hermética Plástico com Switch Integrado 8 portas e 10 pontos de energia R$ 80,00
    Circuito No-break 12v 1,5 Amp para 2 NanoStation R$ 65,00 (Sem Bateria)

    http://www.falesemparar.com.br/ml/ns/nstower.jpg

    Façam as contas e vejam que é a melhor solução para provedor do mercado no momento para 2.4 e 5.8GHz.

    Nota Fiscal e Certificado de Homologação Expedido em Nome do Comprador pela USAImport.

    Também conta com 6 meses de garantia direta do produto.

    Erick MacDonald Filzek
    Diretor Comercial
    USAImport Importação e Exportação LTDA

    <SPAN style="FONT-SIZE: 7.5pt; COLOR: black; FONT-FAMILY: 'Calibri','sans-serif'">Pabx: <FONT size=1><FONT color=#000000><FONT face=Calibri>

  14. #14

    Padrão

    Filzek, eu quase apanhei quando postei esta solução com uma foto tirada lá do forum da Ubiquiti.

    Disseram: não dá, está muito próximo um do outro, etc, etc, ... esta foto é de um usuário do forum e não oficial da Ubiquiti .... e por aí vai.

    No site da Hyperlink tem também uma solução com 4 setoriais bem pertinho.

    Acho que vou pagar para ver. Principalmente pela homologação.

  15. #15

    Padrão

    Bom, o sinal não é problema para as nanostation porque tem melhor sensibilidade de escuta do mercadoe tem potencia de sobra para cobrir os 10 km sem problema algum.

    O melhor de tudo é que com kit cliente ap e com kit plaquinha pci ou usb, fica show de bola também.

    O pessoal que diz que não funciona é porque não sabe utilizar, o ultimo firmware das nanostation 3.3 ja tem o controle perfeito de imunidade a interferencia e voce pode ir colocando as nano em vertical e horizontal para não ocorrer a interpolação de sinal, fica perfeito, a distancia entre cada uma é de 1 metro de costas e linear 52 cm entre cada uma, o que é uma excelente aplicação.

    Na pratica, fica: V - H - V - H - V - H - (cada espaço com 52 cm)

    Isso é o ring que vendemos em aluminio, leve, pratico e resistente, instalação simples e descomplicada.

    Se usar em bridge, sem autenticacao e controle nas nano, da pra colocar 70 clientes sem problema simultaneos, sem lag.

    Basta somar todos os preço lançados, é claro que podemos melhorar algumas peças, como mudar switch de 8 portas para 3com, nobreak para mais amperagem, colocar painel solar, e tal, ai o preço muda muito, mas, basicamente gasta-se R$ 3200,00 com caixa hermetica, RB extra para fazer o cache proxy transparente e servir como link extra tb. Mas, pode-se gastar só R$ 2700,00 para a solução simples de 6 NS5 + ring aluminio + caixa hermetica + no break simples 12v 1.5 amp + switches + energizador da caixa.

    Ou pra quem quer gastar menos ainda, somente 6 NS5 + Ring Alumino = R$ 2310,00

    grato

    Daniel
    USAImport Importação
    [email protected]

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por filzek Ver Post
    Bom, o sinal não é problema para as nanostation porque tem melhor sensibilidade de escuta do mercadoe tem potencia de sobra para cobrir os 10 km sem problema algum.

    O melhor de tudo é que com kit cliente ap e com kit plaquinha pci ou usb, fica show de bola também.

    O pessoal que diz que não funciona é porque não sabe utilizar, o ultimo firmware das nanostation 3.3 ja tem o controle perfeito de imunidade a interferencia e voce pode ir colocando as nano em vertical e horizontal para não ocorrer a interpolação de sinal, fica perfeito, a distancia entre cada uma é de 1 metro de costas e linear 52 cm entre cada uma, o que é uma excelente aplicação.

    Na pratica, fica: V - H - V - H - V - H - (cada espaço com 52 cm)

    Isso é o ring que vendemos em aluminio, leve, pratico e resistente, instalação simples e descomplicada.

    Se usar em bridge, sem autenticacao e controle nas nano, da pra colocar 70 clientes sem problema simultaneos, sem lag.

    Basta somar todos os preço lançados, é claro que podemos melhorar algumas peças, como mudar switch de 8 portas para 3com, nobreak para mais amperagem, colocar painel solar, e tal, ai o preço muda muito, mas, basicamente gasta-se R$ 3200,00 com caixa hermetica, RB extra para fazer o cache proxy transparente e servir como link extra tb. Mas, pode-se gastar só R$ 2700,00 para a solução simples de 6 NS5 + ring aluminio + caixa hermetica + no break simples 12v 1.5 amp + switches + energizador da caixa.

    Ou pra quem quer gastar menos ainda, somente 6 NS5 + Ring Alumino = R$ 2310,00

    grato

    Daniel
    USAImport Importação
    [email protected]
    Opa obrigadao,

    Para os 5.8ghz para distribuicao para os pops vai funcionar 100%, mas deixo uma pergunta....

    As 6 nanos estando em bridge e colocadas em um switch ou Hub, os pacotes q vierem do provedor nao serao propagados por todas? exemplo meu cliente que esta conectado na nano de n. 1 em seu browser digita

    www.uol.com.br

    o endereco vai para meu servidor q vai consultar o dns puxar a pagina e enviar o resultado para o cluster de nanos.... como as nanos vao saber para qual nano a pagina do uol vai ser enviada?

    Desculpem a ignorancia,

  17. #17

    Padrão

    É por isso que tem o protocolo de comunicação. Toda requisição tem o endereço de quem pediu e para onde vai. Na volta é a mesma coisa.
    Alguns dias atras alguém postou até um video ilustrando isso. Com este vídeo dá para ter uma noção de como funciona.

  18. #18

    Padrão

    Obrigado novamente,,,

    Pensei em ter q colocar por exemplo um RB493/Ah para linkar com o provedor e ligar cada nano em uma porta ethernet e uma bridge entre as portas ethernet e a wirelles da RB493/AH.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoPonciano Ver Post
    Opa obrigadao,

    Para os 5.8ghz para distribuicao para os pops vai funcionar 100%, mas deixo uma pergunta....

    As 6 nanos estando em bridge e colocadas em um switch ou Hub, os pacotes q vierem do provedor nao serao propagados por todas? exemplo meu cliente que esta conectado na nano de n. 1 em seu browser digita

    www.uol.com.br

    o endereco vai para meu servidor q vai consultar o dns puxar a pagina e enviar o resultado para o cluster de nanos.... como as nanos vao saber para qual nano a pagina do uol vai ser enviada?

    Desculpem a ignorancia,
    Bom dia,

    aprendizado continuo,

    sim, pode ocorrer o chamado multicast, mas, para evitar isso, as nanos possuem controle de camada por pacote, o que permite o block relay, e impede o multicast, seria igual um switch level 3 autogerenciavel, nesta opcao, nenhum cliente se encherga na mesma rede, ou seja, cada um é cada um, mesmo que um determinado computador esteja ligado, ele nao conseguira ver os dados do outro, sendo como que BLINDADA cada conexao. (isso até os APs convencionais com firmware tradicional ou melhorado tem essas opções.

    abraços e pronto para ajudar,

    Daniel
    USAImport
    [email protected]