+ Responder ao Tópico

1. Amigos pegando carona no topico e gostaria de saber onde olho na minha router quanto ela ta suportando, ou seja quantos megas ela ta suportando pois fiz um enlace sem visada com cartao xr9 e deu so 5 db, mas ta navegando normal mais nao sei quanto ela ta suportando, uso a rb433 se poderem me explicar como vejo eu agradeço.

2. Tive que ir devagar se não iriam cair de pau, muito mais por amor a camisa do que por razões práticas. Esses dias me surpreenderam com um equipamento em que o vendedor dizia permitir 200 clientes simultâneos. Ele agora retirou o simultâneo. Propaganda :

Bridge para provedores 2,4GHz , suporta até 200 clientes , recomendado também para enlaces em 2,4Ghz...

Aprendi tudo errado, ou inventaram uma configuração especial que devo tentar aprender. Estamos sempre dispostos a crescer.

3. Na verdade qualquer AP aguenta 254 clientes pendurados nele... mas a que velocidade?

Um bom radio aguenta 30 clientes e um bom PC-AP ou RB aguentam uns 50 por cartao, mas a faixa de ips é ampla.

Numa boa instalacao, devemos atentar para boas antenas e equipamentos de qualidade, nao adianta ter uma antena omni hyperlink que é boa se o camarada poe um AP que nao aguenta 10 usuarios a 128k, da mesma forma que nao adianta por um bom radio numa antena ruim.

Pra se estabelecer uma boa comunicacao é necessario bons equipamentos, ate mesmo pra fins de manutencao... ninguem gosta de sair no meio da diversao pra fazer manutencao em equipamentos que vivem dando problemas.

O problema com vendedores é que eles geralmente nao tem conhecimento tecnico doque dizem, sua tarefa é vender, é treinado pra isso, antes de comprar algo, devemos pesquisar na internet sobre a compra pra nao cairmos em ciladas.

Tem gente que adora radio em bridge, tem gente que nao gosta, o importante é que se funciona satifatoriamente bem, entao não ha porque mudar, a nao ser pra melhor.

4. Pedro,

tenho bastante experiência com os cartões NL-2511CD EXT2 da Senao e posso afirmar que aguentam bem mais do que imagina. São os cartões que mais utilizei até hoje. Já vi de 40 a 60 simultâneos em cada cartão, entretanto de fato depende do perfil dos clientes. Quanto mais alta a banda vendida por cliente menos clientes no total são suportados simultaneamente.

A 128Kbps por cliente, por exemplo, pode pendurar de 40 a 60 simultâneos (desde que tenha link para isso) em um Mikrotik PC AP com 256MB de RAM ou mais. Já vi relatos de 80, mas nunca deixei chegar a tal ponto. As D-Link DWL-G520, G510 e AG530 podem trabalhar com 30 ou 40 simultâneos. Talvez um pouco mais, talvez um pouco menos, pois depende do perfil dos clientes e das bandas vendidas. Exemplo: não podemos comparar um cliente fica apenas no MSN com uma empresa que tem vários computadores em rede.

5. Olá Marcelo, blz?

Eu entendi seu ponto de vista, inclusive uso um cartao desses aqui e da 40 - 45 clientes online e nao tem problema... mas veja so, se todos os 40 resolverem fazer downloads a 128k, ele ira suportar?

Haja vista que esses cartoes operam em modo B com 11Mbps e raramente ele alcança 6Mb de trafego, entao falar em 40 ao mesmo tempo nao é irreal, visto que ha perdas no caminho e tudo mais?

Abraço.

Tópicos Similares

1. Respostas: 31
    Último Post: 23-06-2015, 06:21
  2. Respostas: 10
    Último Post: 21-06-2012, 21:26
  3. Respostas: 13
    Último Post: 14-08-2011, 17:54
  4. Respostas: 1
    Último Post: 14-08-2010, 09:55
  5. Respostas: 2
    Último Post: 15-02-2006, 19:03