+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Queima de cartões (Sinal Baixo) - Informação importante

    Pessoal,depois de muito pesquisar encontrei uma informação importante dos fabricantes de cartões,principalmente os mini-pci que tanto queimam ou ficam com sinal baixo.

    NÃO PODE LIGAR a RB ou o adaptador no caso de PC COM O CARTÃO INSTALADO SEM ANTENA,ISSO DANIFICA O AMPLIFICADOR DO CARTÃO PRINCIPALMENTE EM ALTA POTÊNCIA
    Instale o pigtail ,o cabo e a antena antes de ligar o equipamento.
    JCAquino

  2. #2

    Padrão

    ...se realmente isso for verdadeiro...é a razao pela qual meu xr2 ubiquiti ter o sinal fraco...usei ele muito, fazendo teste sem a antena omni...só com o pigtail dele...ainda estou usando ele com a omni 15 dbi hyperlink...mas acho muito fraco o sinal dele...12 metros de cabo lmr400...uso em default.

  3. #3

    Padrão

    Amigo,pode crer que é,estou procurando o site onde ví essa informação para postar o original em ingles,não estou me lembrando onde foi que tinha achado essa informação.Também fazia isso,aliás acho que todos fazem,são muitos cartões queimados sem outra explicação.JCAquino

  4. #4

    Padrão

    Nenhum equipamento de radio frequencia, seja ele o que for, mini pci, cartões, amplificadores e etc não podem ser ligados sem antena deviso uma retorno de irradiação de rf chamado de onda estacionaria ou sinal que retorna a fonte. No wireless não é muito falado devido as baixas potencias , mas quem trabalha com potencias maiores como px , transmissores de radio e tv , com certeza já ouviu falar.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Nenhum equipamento de radio frequencia, seja ele o que for, mini pci, cartões, amplificadores e etc não podem ser ligados sem antena deviso uma retorno de irradiação de rf chamado de onda estacionaria ou sinal que retorna a fonte. No wireless não é muito falado devido as baixas potencias , mas quem trabalha com potencias maiores como px , transmissores de radio e tv , com certeza já ouviu falar.
    Verdade.

    Se pegar um transmissor mais antigo, com válvulas dá até para ver o ocorrido.
    Eu tinha um transmissor com uma válvula 6146 na saída, e neste sistema tem dois potenciometros para faze o casamento no tanque final. Com ele aberto, dava para ver o envermelhamento da válvula quando a saida do transmissor não estava bem sintonizada. Só que uma válvula aguenta muito mais. Mas mesmo assim ninguém facilita.

    E todo radioamador precisa por lei ter um acessório chamado Carga não irradiante, para quando ele quizer fazer algum ajuste sem conectar na antena.

    Por mais que um circuito para wireless seja totalmente diferente, o cuidado deve ser o mesmo. Nunca ligar sem antena. Roe sempre existe, mas precisa mante-la no mínimo possível.

    Mas alguns relatos sobre perda de potência dizem que os cartões perderam a potencia depois de um tempo de uso.

  6. #6

    Padrão

    Exato quem é radiomador, ou tem alguma experiência na área sabe disso.

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Vou discordar dos colegas, esses chipsets dos cartões não danificam por falta de antena, pois os mesmos tem em seu circuito uma proteção para tal, a potência somente é excitada em seu valor máximo quando é colocado um elemento irradiante.

    Obs: Por isso para fazer a configuração não coloco nem o pigtail.
    Última edição por Magal; 25-02-2009 às 12:16.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Vou discordar dos colegas, esses chipsets dos cartões não danificam por falta de antena, pois os mesmos tem em seu circuito uma proteção para tal, a potência somente é excitada em seu valor máximo quando é colocado um elemento irradiante.

    Obs: Por isso para fazer a configuração não coloco nem o pigtail.
    Será cara, prefiro não arriscar, não custa colocar uma antena.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Vou discordar dos colegas, esses chipsets dos cartões não danificam por falta de antena, pois os mesmos tem em seu circuito uma proteção para tal, a potência somente é excitada em seu valor máximo quando é colocado um elemento irradiante.

    Obs: Por isso para fazer a configuração não coloco nem o pigtail.
    Isso mesmo Magal, o nome desse recurso é AGC (controle automatico de ganho) se não me engano é que regula em funcao do sinal que retorna. Acho que cartoes antigos nao tem esse recurso dada a baixa potencia. Ainda nao vi dizer que um cartao Orinoco de 32 mW tenha queimado devido ao uso.

    Eu tenho diversos livros e revistas de radioamador e tambem ja vi esse lance de "carga" no transmissor 1929. A potencia é altissima tanto é que acende lampadas fluorescentes perto deles.

  10. #10
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Isso mesmo Pedro, é o AGC que é responsável por isto (e outras coisas).

    Obs: Nos chipsets atuais o AGC trabalha em conjunto com o CAP (controle automático de potência).

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Isso mesmo Magal, o nome desse recurso é AGC (controle automatico de ganho) se não me engano é que regula em funcao do sinal que retorna. Acho que cartoes antigos nao tem esse recurso dada a baixa potencia. Ainda nao vi dizer que um cartao Orinoco de 32 mW tenha queimado devido ao uso.

    Eu tenho diversos livros e revistas de radioamador e tambem ja vi esse lance de "carga" no transmissor 1929. A potencia é altissima tanto é que acende lampadas fluorescentes perto deles.
    Última edição por Magal; 25-02-2009 às 14:15.

  11. #11

    Padrão

    Isso acontece com placas PCI tb??

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Isso acontece com placas PCI tb??
    Elas tem AGC, mas são tao fraquinhas (100mW contra os 400 ou 600mW dos mini-pci) que isso nao gera problema nenhum a elas.

    Essas plaquinhas PCI so queimam se algo de ruim mesmo acontecer ao sistema, elas sao resistentes pra caramba. (agora, depende da qualidade do setor de RF delas)

    Repare vc que a galera reclama mais de cartoes de 600mW queimando.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Elas tem AGC, mas são tao fraquinhas (100mW contra os 400 ou 600mW dos mini-pci) que isso nao gera problema nenhum a elas.

    Essas plaquinhas PCI so queimam se algo de ruim mesmo acontecer ao sistema, elas sao resistentes pra caramba. (agora, depende da qualidade do setor de RF delas)

    Repare vc que a galera reclama mais de cartoes de 600mW queimando.
    Pedro, graças a Deus, to com um pc-ap aqui em testes com 06 AG-530, ligado sem as antenas no balcão, quando comecei a ler o tópico, fui ficando preocupado, po queimei minhas placas. Ufa ainda bem...

    Valeu, um abraço
    Portal Link

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Pedro, graças a Deus, to com um pc-ap aqui em testes com 06 AG-530, ligado sem as antenas no balcão, quando comecei a ler o tópico, fui ficando preocupado, po queimei minhas placas. Ufa ainda bem...

    Valeu, um abraço
    Portal Link
    Tá mais facil o Incrivel Hulk ficar rosa doque uma dessas queimar.

  15. #15

    Padrão Desativa no MK

    Tenho uma no pc-ap sem antena..mas esta desativada no mk(nao esta em uso), corre o risco tambem!? na embalagem do cartao r52h vem esse alerta em ingles.
    Última edição por alysson28; 07-03-2009 às 17:03.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Tá mais facil o Incrivel Hulk ficar rosa doque uma dessas queimar.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é verdadeeee!!!! kkkkkkkkk pow o Hulk rosa kkkkkkkkk essa pago pra ver kkk! Abração!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alysson28 Ver Post
    Tenho uma no pc-ap sem antena..mas esta desativada no mk(nao esta em uso), corre o risco tambem!? na embalagem do cartao r52h vem esse alerta em ingles.

    Se está desativada, não tem porque se preocupar.

    Mas este alerta na embalagem do cartão dá o que pensar.... será que é porque "seguro morreu de velho"?

  18. #18

    Padrão

    Amigos,estou postando mais uma informação para conhecimento de todos.
    Acabei de ler outra informação importante a respeito da queima dos cartões,mas essa vou postar também o original em inglês.
    Além de não poder ligar a RB ou Adaptador com os cartões sem estar também conectada a antena ,também precisa colocar um terminador no outro conector da segunda antena do cartão.
    Remark: please make sure to install two antenna on these two antenna ports. For single antenna application, one 50 Ohm terminator (or Unex’s ACMCX-1) installation on the other antenna port is required. This is a high-power module, PA will be damaged and cause DC-shorted if leave antenna port open during transmission.
    TRADUÇÃO:
    Lembre-se:Por favor,tenha certeza de instalar 2 antenas nestas 2 portas de antenas (conectores do cartão) para aplicações com sómente uma antena ,um terminador de 50 Ohms é necessário para o outro conector.Este é um módulo de alta potência e o amplificador (PA) poderá ser danificado e causa um DC-shorted (que acho que é um curto circuito) se deixar o conector aberto durante a transmissão.

  19. #19

    Padrão

    Não duvido que você viu a informação, mais não acredito nisso não cara, tenho vários cartões EMP-8602 apenas com uma antena ligada, alguns a mais de ano já, e sem problemas algum. Estou me surpreendedo com os EMP-8602 ultimamente, funcionando bem demais. Recentemente vi um enlace de 30 km com eles em 5,8 Ghz.

  20. #20

    Padrão

    Sim,mas também tem os cartões queimados sem explicação e é uma informação do fabricante do cartão e não de uma matéria qualquer que alguém tenha postado.Acredito que o fabricante não colocou essa informação no manual do cartão por acaso,deve ter sido objeto de estudo do pessoal dele.Vamos aguardar mais comentários de alguém que realmente entenda do assunto a fundo.JCAquino INTERCOM