+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar provedor, torre, legislação, e outros

    -Pessoal, boa tarde!

    Sou novo como usuário, más antigo como leitor. Estou com um projeto para se montar no interior de São Paulo, a prefeitura está querendo colocar internet em susas escolas. Estou precisando de ajuda para se montar este projeto. Já li muitos tópicos más no final deles acabam fugindo da minha dúvida inicial me deixando com mais dúvida. Vamos lá.

    Cenário:
    Ponto concentrador: A própria Prefeitura, fica próxima ao morro onde se encontra a torre de comunicação da polícia e Vivo.
    Cliente: Escolas, nem todas tem visada muitas delas de muito difícil acesso, por vezes não pega nem sinal de celular, porém é possivel se fazer uma repetidora para poder chegar a estes pontos.

    Problemas que estou encontrando.
    Preciso ser provedor de internet? Se sim que tipo de empresa preciso ser? Vou precisar de 0800?
    Para se colocar uma torre no terreno de alguém devo locar esse terreno? Como se cobra este tipo de aluguel? Que tipo de contrato tenho que ter com a pessoa? Vou precisar de luz como que faço pesso para Compainha de Luz um relógio pra mim?
    Legislação da torre, preciso de um engenheiro para aprovar a torre, que tipo de engenheiro?
    Anatel, o que preciso levar para Anatel para aprovar a minha transmissão e minha torre? Já que o atendimento deles não funciona (heheheh).
    É interessante e afiliar com alguma associação? Qual?
    Posso ter mais algum problema que devo verificar antes de continuar o projeto?
    O que devo começar a fazer antes de mais nada?

    Muito obrigado pessoal pela ajuda antes mesmo de postar, e apartir de agora postando.

    Marcos

  2. #2

    Padrão

    Pessoal, boa tarde!

    Sou novo como usuário, más antigo como leitor. Estou com um projeto para se montar no interior de São Paulo, a prefeitura está querendo colocar internet em susas escolas. Estou precisando de ajuda para se montar este projeto. Já li muitos tópicos más no final deles acabam fugindo da minha dúvida inicial me deixando com mais dúvida. Vamos lá.

    Cenário:
    Ponto concentrador: A própria Prefeitura, fica próxima ao morro onde se encontra a torre de comunicação da polícia e Vivo.
    Cliente: Escolas, nem todas tem visada muitas delas de muito difícil acesso, por vezes não pega nem sinal de celular, porém é possivel se fazer uma repetidora para poder chegar a estes pontos.

    Problemas que estou encontrando.
    Preciso ser provedor de internet?
    Sim
    Se sim que tipo de empresa preciso ser?
    Se for trabalhar com Wi-Fi tem que ser de telecomunicações fique atento para se enquadrar no Super Simples.
    Vou precisar de 0800?
    A Principio é umas de exigençias da Anatel
    Para se colocar uma torre no terreno de alguém devo locar esse terreno?
    Sim ou não se por acaso você for forneçer para as escolas é de interesse da prefeitura entaum assin negocia com eles o terreno que precisa.
    Como se cobra este tipo de aluguel? Que tipo de contrato tenho que ter com a pessoa?
    Cara igual a um aluguel de um quarto ou casa ou sala comercia isso dependo do dono do terreno, voce poder ter um contrato lavrado em cartorio ou de gaveta ai é escolha das duas pastes para ver o que atende melhor os dois e o mais importante sempre ter um contrato assinado e com firma reconhecida.
    Vou precisar de luz como que faço pesso para Compainha de Luz um relógio pra mim?
    Sim um relogio no local ou energia solar se não for possivel luz convercional.
    Legislação da torre, preciso de um engenheiro para aprovar a torre, que tipo de engenheiro?
    Sim e a propria prefeitura que libera a instalação da torre.
    Anatel, o que preciso levar para Anatel para aprovar a minha transmissão e minha torre? Já que o atendimento deles não funciona (heheheh).
    É interessante e afiliar com alguma associação? Sim Qual? Abranet e procure a Roseli e ela vai te atender muito bem no que for preciso
    Posso ter mais algum problema que devo verificar antes de continuar o projeto?
    Homologação, documentação, as coisas normais para abrir qualquer negocio ha se for prestar serviço para a prefeitura eu aconselho a voce dar uma velocidade baixa de graça e cobrar por uma alta de quem quer mais velo e faz a prefeitura te pagar um valor X por cada cliente que usa de graça a sua net assim pode manter o sistema e ganhar dinheiro com propaganda em cima da internet de graça atravez de Captive Portal.
    O que devo começar a fazer antes de mais nada?
    Se legalizando e ir correndo atraz de todas a possibilidades em sua prefeitura e tenta uma PPP com elas se possivel e assim todos ganham e procure utilizar tecnologias mesh..

    Muito obrigado pessoal pela ajuda antes mesmo de postar, e apartir de agora postando.

    Marcos

  3. #3

    Padrão

    Antes só corrigindo o amigo acima, você não precisa de forma alguma se associar há qualquer que seja associação, se você tem SCM prórpria, você não é obrigado a se associar a nenhuma associação, apenas as associações pode vir a te ajudar em alguma questão jurídicas e entre outras que até ajudam muito os provedores, mas você não de forma alguma obrigado a se filiar a alguma associação.



    Bom... com relação ao projeto que você falou, eu gostaria de saber o seguinte: Você vai apenas prestar um serviço de consultoria, montagem de equipamentos e mão de obra dessa rede para prefeitura? Ou você irá comprar o link dedicado de alguma operadora como a embratel por exemplo e dai revender pelo seu preço para prefeitura? Usando seus equipamentos e tudo? Se a resposta for sim, você deve ser licenciado pela Anatel como Provedor SCM. Qualquer coisa posta ai...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maldojr Ver Post
    -Pessoal, boa tarde!


    Cenário:
    Ponto concentrador: A própria Prefeitura (essa rede será da prefeitura ou terá uma empresa privada detentora e administradora?), fica próxima ao morro onde se encontra a torre de comunicação da polícia e Vivo.
    Cliente: Escolas (São escolas Municipais?), nem todas tem visada muitas delas de muito difícil acesso, por vezes não pega nem sinal de celular, porém é possivel se fazer uma repetidora para poder chegar a estes pontos.

    Problemas que estou encontrando.
    Preciso ser provedor de internet? (Se no caso sua empresa que vai prover a Internet para essas escolas via rádio, vc precisará ter uma licença -SCM- da Anatel)Se sim que tipo de empresa preciso ser? (Prestadora de Serviço de Comunicação Multimídia - SCM) Vou precisar de 0800? (Sim, mas hoje em dia tem operadoras que vendem em baixo custo)
    Para se colocar uma torre no terreno de alguém devo locar esse terreno? (essa negociação vai depender de vc, se o dono do terreno quizer de emprestar -comodatar- pode também, não existe uma regra para isso) Como se cobra este tipo de aluguel? (livre negociação) Que tipo de contrato tenho que ter com a pessoa? Vou precisar de luz como que faço pesso para Compainha de Luz um relógio pra mim? (se vc solicita um relógio no nome da empresa detentora do SCM, a vantagem é o crédito de ICMS que vc terá, mas isso tb não é regra, poderá deixar no nome existente ou quem queira deixar)
    Legislação da torre, preciso de um engenheiro para aprovar a torre, que tipo de engenheiro? Anatel, o que preciso levar para Anatel para aprovar a minha transmissão e minha torre? (quando vc tiver a outorga do SCM, deverá licenciar a estação que possui interconexão com a Internet, as demais que se interligam através dela para repetir o sinal, não precisa) Já que o atendimento deles não funciona (heheheh).
    É interessante e afiliar com alguma associação? Qual?
    Posso ter mais algum problema que devo verificar antes de continuar o projeto?
    O que devo começar a fazer antes de mais nada?

    Muito obrigado pessoal pela ajuda antes mesmo de postar, e apartir de agora postando.

    Marcos
    Links adicionais:

    Projeto Básico para dar Entrada na ANATEL

    Sobre prefeituras prover INTERNET

  5. #5

    Padrão

    [quote=jociano;381647]Antes só corrigindo o amigo acima, você não precisa de forma alguma se associar há qualquer que seja associação, se você tem SCM prórpria, você não é obrigado a se associar a nenhuma associação, apenas as associações pode vir a te ajudar em alguma questão jurídicas e entre outras que até ajudam muito os provedores, mas você não de forma alguma obrigado a se filiar a alguma associação.
    quote]

    Não disse que era obrigado a se associar...

    Ele tem o direito de ir sozinho no negocio dele mais fazer parte de uma associação só fortaleçe os pequenos provedores contra as grandes teles e contra os politicos que nunca pensam no beneficio do povo e sim nos votos que ele vai ganhar....


    Aconselho sim entrar em uma associação, alem de ter acesso a uma rede de provedores e poder participar de eventos que possam beneficiar a sua empresa. Você cria a oportunidade de termos vôz ativa com os politicos


    obs: me diz quem sozinho se da bem e consegue tudo que quer, precisamos nos unir não para lutarmos uns contra os outros e sim contra as grandes que a 10 anos levam o nosso dinheiro e não investem em nosso pais e nem garantem renda para familias...


    Gente ta na hora e a hora é agora se movimentem....

  6. #6

    Padrão

    [quote=balisteri;381685]
    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Antes só corrigindo o amigo acima, você não precisa de forma alguma se associar há qualquer que seja associação, se você tem SCM prórpria, você não é obrigado a se associar a nenhuma associação, apenas as associações pode vir a te ajudar em alguma questão jurídicas e entre outras que até ajudam muito os provedores, mas você não de forma alguma obrigado a se filiar a alguma associação.
    quote]

    Não disse que era obrigado a se associar...

    Ele tem o direito de ir sozinho no negocio dele mais fazer parte de uma associação só fortaleçe os pequenos provedores contra as grandes teles e contra os politicos que nunca pensam no beneficio do povo e sim nos votos que ele vai ganhar....


    Aconselho sim entrar em uma associação, alem de ter acesso a uma rede de provedores e poder participar de eventos que possam beneficiar a sua empresa. Você cria a oportunidade de termos vôz ativa com os politicos


    obs: me diz quem sozinho se da bem e consegue tudo que quer, precisamos nos unir não para lutarmos uns contra os outros e sim contra as grandes que a 10 anos levam o nosso dinheiro e não investem em nosso pais e nem garantem renda para familias...


    Gente ta na hora e a hora é agora se movimentem....
    Afff, Calma, calma, calma afff. Tah bom vc não disse, aff. É bom sim ser afiliado em alguma associação, eu mesmo sou afiliado, mas aviso que tomem muito cuidado antes de irem por ai fazendo afiliações a associações, existem algumas que só existem para comer dinheiro da gente e nunca faz nada por nós, por isso pesquise bem antes de se afiliar. Abraços!!!