+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Grande Projeto

    Boa noite pessoal.
    Estamos com um grande projeto.

    Estamos pegando link da UNOTEL, ta a 30km da minha cidade. Tenho visada da outra cidade, onde esta o pop da unotel.

    Preciso fechar um ptp pra pegar o link com eles. Preciso porem, de redundancia, pois ira rodar um sistema alem da internet em si....

    Entao, as duvidas PRA QUEM TEM NA PRATICA ISSO FUNCIONANDO me ajudar, se possivel....

    1º Link da Unotel (somente quem usa, por favor) é estavel? Tem qualidade, latencia baixa etc? Quando cai, a assistencia é rapida, voltando o servico rapidamente? Pra voip, o link funciona legal? Comparando com operadoras, Telefonica, Embratel... a Unotel ta lado a lado ou melhor, ou pior?


    2º Que equipamentos poderia usar para passar 40mb de dados em 35km com visada, nao total, mas parcial?

    Quem puder ajudar, agradeco....

  2. #2

    Padrão

    Kra boa noite

    Seguinte vc pode usar bonding do mikrotik.... seria assim

    no local onde esta o link da unotel vc vai colocar uma RB com 2 cartoes (exemplo XR5 q e homologado) e duas antenas oiw d 33db e no local q vc vai receber o link colocar mais uma RB com tb 2 cartoes e tb como o anterior 2 antenas d 33db.

    O bonding vai juntar os dois link (agregar) e ainda vai dar redundancia pois qdo 1 dos links cair o outro assume automaticamente, mas acho q nao vai dar os 30mb, outra opcao seria vc usar nextreme 2 ou seja uma antena faria TX e a outra RX evitando colisoes mas ai vc perderia a redundancia.

    Nas acho q vc tb pode criar um bonding de um nextreme 2 ou seja vc teria 2 rb em cada local
    em cada uma a mesma configuracao (2 XR5 e antenas de 33db) e ligar uma RB na outra por cabo e fazer o bonding das portas ethernet ai com certeza vc tera seus 30mb e ainda redundancia.


    Mas deixo para os mais experientes para darem suas opinioes, pois so pequininho perto de nossos mestes aki no forum.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoPonciano Ver Post
    Kra boa noite

    Seguinte vc pode usar bonding do mikrotik.... seria assim

    no local onde esta o link da unotel vc vai colocar uma RB com 2 cartoes (exemplo XR5 q e homologado) e duas antenas oiw d 33db e no local q vc vai receber o link colocar mais uma RB com tb 2 cartoes e tb como o anterior 2 antenas d 33db.

    O bonding vai juntar os dois link (agregar) e ainda vai dar redundancia pois qdo 1 dos links cair o outro assume automaticamente, mas acho q nao vai dar os 30mb, outra opcao seria vc usar nextreme 2 ou seja uma antena faria TX e a outra RX evitando colisoes mas ai vc perderia a redundancia.

    Nas acho q vc tb pode criar um bonding de um nextreme 2 ou seja vc teria 2 rb em cada local
    em cada uma a mesma configuracao (2 XR5 e antenas de 33db) e ligar uma RB na outra por cabo e fazer o bonding das portas ethernet ai com certeza vc tera seus 30mb e ainda redundancia.


    Mas deixo para os mais experientes para darem suas opinioes, pois so pequininho perto de nossos mestes aki no forum.
    Vlw pela resposta....

    Sera que consigo fechar com visada parcial?
    Usando aquela antena da pluton que são 2 em 1... eu usaria 2 cartoes com 1 antena... fazendo tx e rx em cartoes separados?

  4. #4

    Padrão

    Isto um para Tx outro para Rx mas c vc utilizar um Tx e um Rx no local do link da Unotel e um Tx e um Rx no local do recebimento vc vai ter apenas um nextreme 2 vai te dar uma performance de pelo menos 20mb mas vc nao tera a redundancia. para q vc tenha a redundancia vc teria q dobrar tudo e fazer o bonding ou seja o mikrotik vai agregar o link d uma routerboard com o da outra.

    Exemplo com o nextreme 2 vc teria 20 mbits, com o bonding com o hardware duplicado vc teria por exemplo 35mbits pois ele consideraria cada mikrotik um link em separado pois realmente o sao e os juntaria e com a vantagem d q c qualquer cartao queimar o seu link no minimo vai continuar em nextreme2 e nao vai parar.

    Qualquer coisa estamos ai...

    obs. passa as coordenadas dos dois pontos

    e com relacao a antenas tem tb as kathrein q pode-se ligar dois radios cada um em uma frequencia e polarizacao.
    Última edição por LeonardoPonciano; 25-02-2009 às 22:49. Razão: falta de informacao

  5. #5

    Padrão

    Visada poarciel em 5.8 eh meio dificil heim ... acho que não vira não ... aconselho vc à usar Canopy da Motorola !

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Visada poarciel em 5.8 eh meio dificil heim ... acho que não vira não ... aconselho vc à usar Canopy da Motorola !
    Tambem aconselho o Canopy para esse enlance!

  7. #7

    Padrão

    Olá, tbm estou para pegar um link da Unotel, se der tudo certo vai ser semana que vem. Agora temos que ver essa estória de visada Parcial. Posta as coordenadas aí.

    Para fechar, como já foi dito: usar nstreme dual, antenas de dupla polarzação da OIW (é feita pelo mesmo chinesinho da Hyperlink, rs) ou da Emctest e XR5. No meu enlace de 95km, vou usar antenas de dupla polarização da emctest de 37 dbi. Mas pra isso precisa visada. Visada parcial, vai ser o canopy. Aí prepare o Bolso para uns 30K.

    Mas poste as coordenas aqui pra gente ver.

    Sobre o link da Unotel, é a única esperança que tenho. Um veterano aqui usa, eu acho, o Alexandre Correa da Onda internet. Muita gente Falou que o link é o que há, que é até mesmo melhor que Embratel, OI, etc.

    Vou Testar Semana que vem

    Espero ter Ajudado.

    Fábio

  8. #8

    Padrão

    Amigo, sem visada completa pode até linkar mas não vai prestar, tenho um link de 42km, usando rb433ah e cartões ubiquiti xr5, visada total rodando a 17mbps full, como os colegas descreveram anteriormente neste tópico, com duas antenas e dois cartões em cada ponto em bonding resolve mesmo o seu problema, daria um link de 34mbps sossegado e barato, mas se quer uma solução mais profissional use rádios da SIAE MIKROELETRONIC, são caros mas nunca ví igual, dão 60mps full e o melhor com uso no talo você faz ping de 0,8ms, simplesmente fantástico, já vem com antenas similares as utilizadas pelas teles.
    Até o próximo post!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VictorOliveira Ver Post
    Amigo, sem visada completa pode até linkar mas não vai prestar, tenho um link de 42km, usando rb433ah e cartões ubiquiti xr5, visada total rodando a 17mbps full, como os colegas descreveram anteriormente neste tópico, com duas antenas e dois cartões em cada ponto em bonding resolve mesmo o seu problema, daria um link de 34mbps sossegado e barato, mas se quer uma solução mais profissional use rádios da SIAE MIKROELETRONIC, são caros mas nunca ví igual, dão 60mps full e o melhor com uso no talo você faz ping de 0,8ms, simplesmente fantástico, já vem com antenas similares as utilizadas pelas teles.
    Até o próximo post!

    Interessante ! Deve ser uma pratinha esses rádios ai ... agora como o amigo falou ali no Tópico anterior acho que nao vai chegar nas casas dos 30k nao se ele for usar Canopy ! Vai depender de toda a estrutura em sí.

  10. #10

    Padrão

    Em dezembro fiz uma cotação de um sistema usando SIAE, a própria Unotel recomenda, para um enlace desse fica na casa dos 50K.

    Ele vem com o táfego full de até 34 mbps (o que eu cotei), para aumentar é só adquirir uma chave de licença e ele pode chegar a 100mbps

  11. #11

    Padrão

    Para fechar esse enlace de 35km procure os rádios da Radwin... são parrudos!

    um p-t-p vai ficar na casa dos 20k, e passa tranquilo 50mb full.

  12. #12

    Padrão

    Sobre link da unotel... alguem que usa pode dar informacoes?