+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Polarização das Antenas Muito bom

    Para iniciarmos este assunto, vamos começar com as antenas de polarização VERTICAL, essas tenho certeza que são as mais conhecidas, se você tem uma antena de rádio no carro essa pode ter certeza que é de polarização vertical, normalmente essas antenas estão perpendicular ao plano do terra. Sabemos que as ondas hertzianas são compostas de dois campos que se encontram em um angulo reto: o campo elétrico (chamado plano "E") e o campo magnético (chamado de plano "H"). Uma antena fisicamente na vertical emite um campo elétrico na vertical e um campo magnético na horizontal. A polarização de uma antena se refere ao plano "E" ou campo elétrico que coincidentemente é a mesma que a posição física da antena. A grande vantagem de se usar uma antena em sua estação com polarização vertical é que se você reparar todas as repetidoras, estações em automóveis, HT's e estações fixas com antenas omini-direcionais estão na mesma posição (vertical), pois caso você tente receber um sinal polarizado verticalmente com uma antena polarizada horizontalmente você terá uma perda de sinal que na prática ultrapassa os 20dB, ou seja, as duas antenas transmissoras e receptoras têm que estar com a mesma polarização. A desvantagem da polarização vertical é que se você reparar nos obstáculos ao seu redor vai perceber que todos possuem formatos verticais, sejam eles naturais ou artificiais, de uma certa forma sempre são verticais, olhem a silhueta da sua cidade, prédios, arvores, postes, torres e até mesmo a própria ondulação do terreno são verticais em sua altura! Já podemos entender que "sinal vertical casa com antena vertical, mas sinal vertical não casa com antena horizontal" e vice-versa. Por isso a "verticalidade" dos obstáculos tendem a casar com os sinais emitidos pela sua antena, portanto tende também a absorver o sinal. Por isso se diz que polarização horizontal emitida por antenas instaladas horizontalmente resulta em um sinal mais favorável em qualquer tipo de terreno. Esse fenômeno observado na polarização vertical só ocorre em freqüências de VHF e acima, já com a polarização horizontal conseguimos minimizar muito esse efeito de absorção e reflexão melhorando assim muito a comunicação entre duas estações distantes, mas lembrem-se as duas estações terão que utilizar a mesma orientação na polarização das antenas. Outra coisa importante que eu não podia deixar de comentar é que a grande maioria das interferências nos sistemas de comunicação são causadas pelo próprio homem, ignição de veículos, motores de escova, chispas diversas são pragas predominantemente de polarização vertical, portanto captadas com maior intensidade por antenas de mesma polarização (vertical!)
    Existe um outro tipo de antenas que são capazes de gerar um tipo de polarização não muito conhecido, ou melhor não muito falado, mas que é muito usado no âmbito profissional, são as antenas com polarização circular que podem ser antenas helicoidais ou as Yagi cruzadas com polarização circular a esquerda ou a direita, também conhecida como RHCP (Right Hand Circular Polarization) ou LHCP (Left Hand Circular Polarization).

  2. #2

    Padrão

    Pelo que entendi ..realmente a horizontal vai gerar menos atenuação em lugares muito poluidos e com muito obstaculo ...em frequencias acima da UHF e a polarização Vertical ( que é a que uso hoje em dia) é muito boa mais é preciso que as antenas fique mais altas para sair dos obstaculos da Zona de Fresnel

    Ai esta minha duvida eu uso só polarização vertical em um lugar com muitos morros e super poluido o espectro RF e estou conseguindo trabalhar normalmente sera que é porque minhas antenas estão altas e com visada perfeita?


    Comentem ai !! abraços

  3. #3

    Smile post bacana

    WWANInternet

    bom post agente vai aprendendo a cada dia aqui

    abraços

  4. #4

    Padrão

    Seguinte, em minha cidade há 5 provedores wireless inclusive o meu.
    Utilizo todas antenas verticais. Mas há outros 2 que utilizam antenas horizontais. Sendo assim, se eu começasse a utilizar minhas antenas horizontais, nao causaria interferencias?

    Obrigado.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Seguinte, em minha cidade há 5 provedores wireless inclusive o meu.
    Utilizo todas antenas verticais. Mas há outros 2 que utilizam antenas horizontais. Sendo assim, se eu começasse a utilizar minhas antenas horizontais, nao causaria interferencias?

    Obrigado.
    Esta é uma preocupação constante.
    Hoje a maioria usa polarização vertical e por isso alguns escolhem a polarização horizontal para escapar. Mas se todo mundo vai para a horizontal, os problemas continuarão.
    Num ambiente pacífico, cada um deve procurar usar a menor potencia possível, alguns em horizontal e outros em vertical.
    Todos evitando usar omini, e setorizando com muito estudo cada pop, pode-se contornar.
    No cliente usar antenas de alto ganho e bem apontadas, evitando não espalhar o sinal para onde não precisa.
    O básico é o seguinte: No POP tem que abrir o angulo para maior cobertura, mas no cliente tem que fechar o angulo para evitar receber sinais indesejáveis e emitir o sinal só para onde ele pode ser aproveitado, que é o POP onde ele irá se conectar.
    Mas isso é hipotético, um sonho a ser perseguido, já que sempre tem um espirito de porco que pensa em aumentar potencia, em prejudicar o concorrente, ou outras falhas de instalação que só prejudicam.

  6. #6

    Padrão

    Eu acho que teoricamente é melhor usar omni do que setoriais, digo melhor no sentido de poluir menos o espectro.

    Vejamos, numa omni só é possivel ligar um radio, ligamos entao um radio de 63mW nela.

    Por outro lado, usando 3 ou 4 setoriais, com 3 ou 4 radios de 63mW respectivamente, teremos mais 3 ou 4 fontes de RF no espectro, poluindo muito mais.

    Mas é evidente a vantagem de se usar setoriais, colocar mais clientes na torre.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Eu acho que teoricamente é melhor usar omni do que setoriais, digo melhor no sentido de poluir menos o espectro.

    Vejamos, numa omni só é possivel ligar um radio, ligamos entao um radio de 63mW nela.

    Por outro lado, usando 3 ou 4 setoriais, com 3 ou 4 radios de 63mW respectivamente, teremos mais 3 ou 4 fontes de RF no espectro, poluindo muito mais.

    Mas é evidente a vantagem de se usar setoriais, colocar mais clientes na torre.
    Entendi sua colocação. São mais estações no ar. Em vez de uma para a omini, são 4 uma para cada setorial. Multiplicando isso numa região ampla, vai dar realmente um "caminhão" de estações

    Mas tem vantagens também. Uma setorial, teoricamente deve barrar ou atenuar a maioria das emissões vindas do lado e pelas costas, enquanto a omini recebe de todas.

    Mas esta barreira não se verifica muito na prática, principalmente com antenas "genéricas".
    Eu já vi um sinal de um ap com setorial, pegando em 180º com 1km de distância. E não era reflexão porque a minha estava na torre e a do concorrente numa torre também, com ampla visada.
    A conclusão é que a setorial dele de 90º está transmitindo em 180º.

  8. #8

    Padrão

    rsrsrsrs Sinal de RadioFrequencia é bem interessante mesmo ...Eu ja consegui pegar um sinal com um link bom de 11 Mbps de uma direcional totalmente nas costas dela a 550 metros de distancia e esta funcionando normalzinho la





    "Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá."
    Ayrton Senna
    Última edição por WWANInternet; 27-02-2009 às 17:24.

  9. #9

    Padrão

    Cara, eu tentei resolver isso amigavelmente com o concorrente, mas sem resposta. Entao, como ele nao tem bala na agulha($$) diferente da gente, vou comprar 3 paineis setoriais, colocar em um amplificador de 2w + um divisor de potencia ligadas a um cartao emp-8602 na potencia maxima, ate ele desistir e tirar as antenas dele de lá.....

    depois volto para meus 63mw com uma setorial de 17 120o. da hyperlink.

    abraços.

  10. #10

    Padrão

    Tu vai é destruir seu cartão rapidinho... esses amplificadores só aceitam 100mW de entrada.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Eu acho que teoricamente é melhor usar omni do que setoriais, digo melhor no sentido de poluir menos o espectro.

    Vejamos, numa omni só é possivel ligar um radio, ligamos entao um radio de 63mW nela.

    Por outro lado, usando 3 ou 4 setoriais, com 3 ou 4 radios de 63mW respectivamente, teremos mais 3 ou 4 fontes de RF no espectro, poluindo muito mais.

    Mas é evidente a vantagem de se usar setoriais, colocar mais clientes na torre.
    hã?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Cara, eu tentei resolver isso amigavelmente com o concorrente, mas sem resposta. Entao, como ele nao tem bala na agulha($$) diferente da gente, vou comprar 3 paineis setoriais, colocar em um amplificador de 2w + um divisor de potencia ligadas a um cartao emp-8602 na potencia maxima, ate ele desistir e tirar as antenas dele de lá.....

    depois volto para meus 63mw com uma setorial de 17 120o. da hyperlink.

    abraços.
    ficou doido o bixim!!!

  13. #13

    Padrão

    Marcos, não faz isso não, pois nem tu vai conseguir manter o teu serviço.
    Quem vai sair ganhando com isso são as teles que vão ficar com os assinantes de voces dois.

    Tu já tentou trocar por antenas com polarização horizontal?

  14. #14

    Padrão

    É a solução mais sabia, pois mesmo ele sem bala ($$) como você afirma ele vai procurar outra forma de tentar prejudar-lo... então mostre a ele sabedoria e não força...

    Abraço.

  15. #15

    Thumbs down

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Cara, eu tentei resolver isso amigavelmente com o concorrente, mas sem resposta. Entao, como ele nao tem bala na agulha($$) diferente da gente, vou comprar 3 paineis setoriais, colocar em um amplificador de 2w + um divisor de potencia ligadas a um cartao emp-8602 na potencia maxima, ate ele desistir e tirar as antenas dele de lá.....

    depois volto para meus 63mw com uma setorial de 17 120o. da hyperlink.

    abraços.


    amigo, vc fazendo isso, vai gerar uma bola de neve, tanto para seu concorrente, como para vc..primeiro se ele usa amplificador, denuncie ele..ja q ele nao aceitou uma negociação amigavel com um meio termo.. segundo, vc colocando um amplificador, vc vai jogar teu sinal no lixo, causando tanta interferencia q nem vc nem ele vai conseguir trabalhar..terceiro, vc ja pensou nas outras pessoas q estao tb trabalhando ai, vc vai jogar o sinal de todos no lixo, acusando uma revolta e quem sabe provocando um efeito cascata, todos começam a pensar que nem vc, e colocam amplificadores e no fim das contas quem saira bem nesta "batalha" sera as grandes operadores de adsl, pois rapidinho os clientes insatisfeitos migraram para as adsl e dividiram com seus vizinhos o sinal a cabo..pense muito bem..tem alguns q falam q esta reação q vc quer ter e a ultima opção..eu descarto, considero suicidio..

  16. #16

    Padrão

    Calma gente, já mudei de idéia e resolví o problema.
    Ops;
    Resolveram pra mim....
    ANATEL rsrs
    abcs.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Calma gente, já mudei de idéia e resolví o problema.
    Ops;
    Resolveram pra mim....
    ANATEL rsrs
    abcs.
    Aí a vantagem de tu estar com base cadastrada.