Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Coeficiente de reflexão: Como medir?

    Em mais um post polêmico, o sr GilvanEnriconi falou sobre o coeficiente de reflexão e acoplamento. Sabemos que ele parece dominar o assunto, no entanto, para que possamos aprender, nos deixa a opção de ser autodidata com apostilas complicadas que ora posta ou participar de um curso em Porto Alegre, o que não chegar a ser uma opção para muitos. Assim convido vcs a debater o assunto.

    1 - Como se mede o coeficiente de reflexão?

    2 - Quando ocorre um acomplamento perfeito entre rádio, cabo e antena?

    3 - qual a razão, de ter se definido a impedância de um cabo como 50 ohms, por exemplo?

    4 - Qual a razão entre coeficiente de reflexão e tamanho do cabo?

  2. #2

    Padrão

    Aqui neste tópíco tem uma matéria sobre o assunto, mas eu já encontrei um medidor de ROE para 2.4 que faz tudo direto. Só que agora não achei mas achando posto aqui.

    Como medir ROE ou ondas refletidas 2.4 5.8 ghz

  3. #3

    Padrão perca do cabo.

    não sei se vem ao caso, mas um fornecedor me disse que a perca do cabo rgc58 de 50 omhs é de 1 dbi por metro, alguem sabe se isso é verdade?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    não sei se vem ao caso, mas um fornecedor me disse que a perca do cabo rgc58 de 50 omhs é de 1 dbi por metro, alguem sabe se isso é verdade?
    Tem algumas tabelas na internet.
    Mas varia de fabricante para fabricante. Depende do tipo de blindagem, tem alguns com blindagem mais fechada.

    O que eu queria encontrar mesmo é um cabo coaxial flexível.
    Eu tenho aqui um pedaço com cerca de 2m que me sobrou dos tempos de radioamador. Cabo com 50 ohms deu para ler, mas o fabricante não consegui, pois está muito desbotado.
    Mas o fio de dentro, ele não é rígido e sim vários fios finos junto e as camadas de isolamento são também de um material flexível.
    Seria uma beleza para trabalhar com ele.
    Pesquisando na net só achei cabo de 75ohms com estas características.

  5. #5

    Padrão

    Algumas informações ;

    A perda no RGC58 em 2.4 GHz é 0,6 dB por m (vide link do site da Datalink : Calculadora comparativa de atenuação em cabos coaxiais). Neste link você pode calcular a perda para diversos tipos de cabo.
    O cabo flexível que o amigo cita que usava no tempo de rádio amador é o RG213, que difere do RGC213 por ter o condutor feito de 7 filamentos e o isolante é sólido. è mais flexível sim , mas tem o dobro de perda em 2.4GHz (perda do Rg213 - 0,5dB/m - do RGC213 - 0,24/m)

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abelardo Ver Post
    Algumas informações ;

    A perda no RGC58 em 2.4 GHz é 0,6 dB por m (vide link do site da Datalink : Calculadora comparativa de atenuação em cabos coaxiais). Neste link você pode calcular a perda para diversos tipos de cabo.
    O cabo flexível que o amigo cita que usava no tempo de rádio amador é o RG213, que difere do RGC213 por ter o condutor feito de 7 filamentos e o isolante é sólido. è mais flexível sim , mas tem o dobro de perda em 2.4GHz (perda do Rg213 - 0,5dB/m - do RGC213 - 0,24/m)
    O 213 é grosso. Este que eu citei é fino como o 58 e tem a flexibilidade semelhante ao cabo de rede.
    Espetacular para trabalhar.
    Mas eu acho que não é mais fabricado.

  7. #7

    Padrão Datalink RG58 - RGC58

    Então o cabo seria o RG58, tem as mesmas dimensões do RGC58 porém o dielétrico é sólido (não é espuma como o do RGC58) e o condutor central é multi-filamento. O problema é que a perda do Rg58 em 2.4GHz é 1,13 por metro contra 0,6 do RGC58, ou seja , o dobro do RGC58.
    Se a perda não for problem apara você, este cabo continua a ser fabricado pela Datalink.

  8. #8

    Padrão

    Coeficiente de reflexão é uma forma simplificada de medir de quão perfeito é o acoplamento do conjunto de transmissão. Quando se transmite um sinal de RF produzido por um equipamento qualquer imperfeição no cabo , na antena ou no conector leva a ter um retorno (reflexão) do sinal. Esta reflexão significa que parte do sinal não vai ser transmitido. Um sistema irradiante (cabo, conectores e antena) perfeito teria ROE = 1, ou seja , 100% de transmissão. Isto não existe. Na prática valores de 1.3 a 1.5 em 2.4GHz são bem aceitáveis. O desacoplamento é causado por defeito no cabo , cabo de baixa qualidade, ou se amassarmos o cabo durante a instalação, também é normalmente causado por um conector de baixa qualidade ou um conector montado de forma errada. Todos estes problemas levam a um coef. alto e sinal desperdiçado. Atenção : existem 2 formas de perda sinal num cabo, a mais trivial que é a atenuação causado pela resistência do mesmo, quanto mais fino o cabo maior a atenuação. E a outra perda é por reflexão, esta independe da grossura do cabo, depende mais da qualidade dos produtos e da forma correta da instalção ( ou seja - de evitarmos os problemas acima mencionados no cabo, conector e antena)

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abelardo Ver Post
    Então o cabo seria o RG58, tem as mesmas dimensões do RGC58 porém o dielétrico é sólido (não é espuma como o do RGC58) e o condutor central é multi-filamento. O problema é que a perda do Rg58 em 2.4GHz é 1,13 por metro contra 0,6 do RGC58, ou seja , o dobro do RGC58.
    Se a perda não for problem apara você, este cabo continua a ser fabricado pela Datalink.
    Tem razão. Fui no sol e com toda paciência percorri o pedaço que tenho e achei o fabricante. É o KMP RG 058. Sobra de guerra do tempo de radiomadorismo.

    Mas revendo a tabela de cabos da datalink, comparei o RGC 8 com o RGC 213. São praticamente o mesmo diametro e o rgc 8 tem menor perda ainda. Mas quase não se fala neste cabo. Porque será?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tem razão. Fui no sol e com toda paciência percorri o pedaço que tenho e achei o fabricante. É o KMP RG 058. Sobra de guerra do tempo de radiomadorismo.

    Mas revendo a tabela de cabos da datalink, comparei o RGC 8 com o RGC 213. São praticamente o mesmo diametro e o rgc 8 tem menor perda ainda. Mas quase não se fala neste cabo. Porque será?
    é bem esse aqui
    MercadoLivre: CABO COAXIAL RG 58 RFS KMP O MELHOR CABO DO MERCADO PROMOÇÃO - R$ 2.10
    é o mesmo usado em alguns pigtails da Aquario
    eu fiquei curioso quanto a esse aqui, será que da pra usar pra montar as antenas? MercadoLivre: CABO COAXIAL 75 homs, 96% malha, TV a cabo,sky, NET, antena - R$ 79.00

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    é bem esse aqui
    MercadoLivre: CABO COAXIAL RG 58 RFS KMP O MELHOR CABO DO MERCADO PROMOÇÃO - R$ 2.10
    é o mesmo usado em alguns pigtails da Aquario
    eu fiquei curioso quanto a esse aqui, será que da pra usar pra montar as antenas? MercadoLivre: CABO COAXIAL 75 homs, 96% malha, TV a cabo,sky, NET, antena - R$ 79.00
    Lá não diz o coeficiente de atenuação. Mas como tem duas malhas de blindagem pode ser algo interessante.
    E tem o problema da impedancia. Como ele é 75ohms pode causar uma perda muito grande pela diferença de impedancia.
    Mas me lembrando do passado, em HF pode-se usar tanto 50 como 75 ohms pois usando um acoplador de antenas se consegue casar a impedância. E dizem que se por ex. a saida de um rádio é 50 ohms e lá na entrada da antena tiver também 50ohms, a impedancia do cabo não fara diferença.
    Mas não sei se isso é verdade mesmo. É conversa corrente entre alguns radioamadores. Como aí se trabalha com potencia mais altas, talvez haja sim uma grande perda, mas acaba sendo não percebida.

    Logo no inicio que começei com wireless eu comprei uma antena já com cabo coaxial. E veio cabo de 75ohms. e conector F. Reclamei junto ao fabricante e ele também me disse que era indiferente. Mas por via das dúvidas não usei o 75. Tenho ele guardado aqui.

  12. #12

    Padrão

    Atenuação [@68°F. (20°C)]
    Freqüência (megahertz) Máximo (dB/100ft) Máximo (dB/100m)
    47 0.17 4.30
    100 0.24 6.00
    230 0.35 8.90
    300 0.40 10.20
    400 0.46 11.80
    800 0.69 17.50
    860 0.70 17.90
    1000 0.77 19.50
    1350 0.90 23.00
    1750 1.03 26.30
    2050 1.14 28.90
    2150 1.16 29.50
    2400 1.23 31.30

    agora interpreta pra gente
    Última edição por fernandofiorentinn; 28-02-2009 às 10:35.

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    Atenuação [@68°F. (20°C)]
    Freqüência (megahertz) Máximo (dB/100ft) Máximo (dB/100m)
    47 0.17 4.30
    100 0.24 6.00
    230 0.35 8.90
    300 0.40 10.20
    400 0.46 11.80
    800 0.69 17.50
    860 0.70 17.90
    1000 0.77 19.50
    1350 0.90 23.00
    1750 1.03 26.30
    2050 1.14 28.90
    2150 1.16 29.50
    2400 1.23 31.30

    agora interpreta pra gente
    De onde voce pegou esta tabela. É daquele cabo do anúncio no MLivre?
    Cada fabricante deve ter uma tabela para seu produto.

    Mas basicamente aa tabelas são feitas assim:
    primeira coluna - frequencia
    segunda coluna - coeficiente de atenuação em 100m. No caso dividindo por 100 vai obter a atenuação por metro.
    terceira coluna - potencia máxima em KW suportado pelo cabo.

    Por isso estou achando estes valores desta tabela meio estranhos.

    Editando: Fui agora ver lá em cima o que cada coluna contem
    na segunda coluna está em pés e na terceira em metros
    ou seja, em 100m na frequencia de 2400 o coeficiente é 31.3 que dividido por 100 vai dar 0,31. É um coeficiente considerado de baixas perdas.
    Última edição por 1929; 28-02-2009 às 11:11.

  15. #15

    Padrão

    é uma tabelinha, é que quando joguei no forum ela se desfez, tai o link Cabo RG6 coaxial (17VATC)-alibaba.com

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandofiorentinn Ver Post
    é uma tabelinha, é que quando joguei no forum ela se desfez, tai o link Cabo RG6 coaxial (17VATC)-alibaba.com
    Tem que cuidar com a procedencia também. Cabos xilingling às vezes podem te dar mais complicações.
    Nós trabalhamos com potencias muito baixas e qualquer problema em cabos pode botar a perder todo nosso esforço.
    Não deve abrir mão de cabos de boa qualidade. Não estou dizendo que o do ML não seja, mas como é de fabricante pouco conhecido sempre fica a dúvida.

    Eu particularmente não acredito que um cabo de 75ohms vá dar bons resultados em instalações com equipamentos com saida de 50 ohms e antenas de 50ohms como são os nossos.

  17. #17

    Padrão

    esse cabo é importado dos EUAs, miolo de cobre com proteção, 96% de malha com blindagem, usado pela sky, directv entre outros... o problema seria o diametro do cabo acho que os conectores do rgc58 nao serviriam.
    http://esmf.drealentejo.pt/pgescola/...mg/coaxial.jpg
    ATENUAÇÃO POR METRO :

    RG 59 = 0,2 dB
    RG 6 = 0,15 dB
    RG 11 = 0,1 dB

  18. #18

    Padrão

    NO site da Datalink estes cabos de 75 ohms RGC6 a tabela de atenuação não vai até 2400.
    Tem que ver isso, se vai dar certo em 2.4

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abelardo Ver Post
    Coeficiente de reflexão é uma forma simplificada de medir de quão perfeito é o acoplamento do conjunto de transmissão. Quando se transmite um sinal de RF produzido por um equipamento qualquer imperfeição no cabo , na antena ou no conector leva a ter um retorno (reflexão) do sinal. Esta reflexão significa que parte do sinal não vai ser transmitido. Um sistema irradiante (cabo, conectores e antena) perfeito teria ROE = 1, ou seja , 100% de transmissão. Isto não existe. Na prática valores de 1.3 a 1.5 em 2.4GHz são bem aceitáveis. O desacoplamento é causado por defeito no cabo , cabo de baixa qualidade, ou se amassarmos o cabo durante a instalação, também é normalmente causado por um conector de baixa qualidade ou um conector montado de forma errada. Todos estes problemas levam a um coef. alto e sinal desperdiçado. Atenção : existem 2 formas de perda sinal num cabo, a mais trivial que é a atenuação causado pela resistência do mesmo, quanto mais fino o cabo maior a atenuação. E a outra perda é por reflexão, esta independe da grossura do cabo, depende mais da qualidade dos produtos e da forma correta da instalção ( ou seja - de evitarmos os problemas acima mencionados no cabo, conector e antena)
    Nas frequencias mais baixas, onde é mais fácil lidar com medidas mais precisas, se dá muita atenção ao comprimento do cabo coaxial para evitar ROE elevada.
    No entanto existem outros autores que acham que não é necessário perseguir um comprimento ideal, quando o transmissor e a antena tem a mesma impedancia. Porém reconhecem que proximidade do solo ou outros objetos pode modificar sua impedancia.

    No caso de querer casar perfeitamente a impedancia e evitando ROe elevada outros sugerem cuidar com carinho do comprimento do cabo.
    O comprimento sempre é multiplos de meia onda. Isto pode ser representado pelo desenho da senoide. Um cabo com comprimento de meia onda , a senoide encaixa certinho no comprimento do cabo e teoricamente não reflete nada.
    Então multiplos de meia onda devem ser tentados no comprimento do cabo.
    Mas já disseram aqui no forum que nestas frequencias mais altas isto é irrelevante.

    Não tenho certeza destes conceitos. Por isso poderíamos debater mais detalhadamente estes conceitos.
    Por ex. é prático o uso de stub em 2.4?

  20. #20
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Se tratado dos polêmicos tópicos do Gilvan, o texto abaixo é perfeito:

    O paradigma da complexidade:

    “Pensem em quantas concepções científicas absolutamente novas têm surgido em nossa própria geração, quantos novos problemas têm sido formulados e que jamais foram considerados antes e então, olhe para a brevidade da carreira da ciência (...) É crível que um tal cogumelo de conhecimento, tal crescimento da noite para o dia, possa representar mais que o mais ínfimo lampejo daquilo que o universo realmente provará ser quando adequadamente compreendido? Não! Nossa ciência é uma gota e nossa ignorância, um mar.”

    "William James"


    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Em mais um post polêmico, o sr GilvanEnriconi falou sobre o coeficiente de reflexão e acoplamento. Sabemos que ele parece dominar o assunto, no entanto, para que possamos aprender, nos deixa a opção de ser autodidata com apostilas complicadas que ora posta ou participar de um curso em Porto Alegre, o que não chegar a ser uma opção para muitos. Assim convido vcs a debater o assunto.

    1 - Como se mede o coeficiente de reflexão?

    2 - Quando ocorre um acomplamento perfeito entre rádio, cabo e antena?

    3 - qual a razão, de ter se definido a impedância de um cabo como 50 ohms, por exemplo?

    4 - Qual a razão entre coeficiente de reflexão e tamanho do cabo?