+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    Bom dia pessoal venho aqui saber mais sobre isso, compramos Link IP e ultimamente estamos recebendo Transito, pois ultimamente começamos a notar lentidão para abrir algumas páginas que não estão no PTT, pois colocamos um Cache e nele fomos ver qual site mais acessado fica somente o ip aparecendo, ai pegamos o ip e fomos até a ferramenta whois e nos deparamos com o IP do nosso fornecedor de link como sendo o mais acessado, sendo assim tem mais 4 ips que em horário de pico fica dando em cada IP da mesma range da operadora 50mb num ip e nos outros 80mb e 35mb estranho, está correta essa manobra da minha operadora de link?


    vlw.

  2. #2

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    "Pode" estar correto sim.

    Caso sua operadora tenha alguma CDN interna, tipo google ou Netflix, o tráfego passa direto na rede dela

  3. #3

    Padrão

    Como saber se a operadora tem algum CDN?




    Citação Postado originalmente por fhayashi Ver Post
    "Pode" estar correto sim.

    Caso sua operadora tenha alguma CDN interna, tipo google ou Netflix, o tráfego passa direto na rede dela

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    pelo ping tempo de resposta se vc pingar tipo 8.8.8.8 e o tempo for o mesmo que o gateway é cdn

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Mas isso não segue uma regra geral e pode dar problemas, a melhor forma é usando um Netflow.
    kkkk
    sim agora vc vai ter que explicar o que é um Netflow

  6. #6
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    @ab5x2, você consegue medir tráfego, origem e destino, mas lentidão por netflow é impossível.

    Netflow pode ser usado para engenharia de tráfego, detecção de ataques, mas lentidão realmente não vejo uma forma possível até pq latência não é um campo em nenhuma versão de netflow que eu conheça.

  7. #7
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    ps: eu trabalho com netflow, ipfix, sflow todos os dias por isso que entrei no papo

  8. #8
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Opa, quando eu citei usar o Netflow é justamente a Engenharia de tráfego para poder usar como parâmetro se a operadora possui certo CDN ou não. Aqui trabalho com o TelcoManager, há uns 2 anos já, e também todos os dias, rsrs.
    @ab5x2, o trafip da telcomanager foi desenvolvido pelo pessoal que trabalhou comigo na Embratel , conheço bem as capacidades.

    De toda forma oq estou querendo lhe dizer é que com flow você só sabe interface de entrada saida, ip origem, ip destino , porta origem e destino, protocol, tcp flags, icmp code, pode usar ou nao os campos de bgp para saber informacoes de ASN, porém isso só vai lhe dizer de que rede veio e que rede vai, se é uma CDN ou não, so se você tiver uma inteligência por trás para saber que aquele ip faz parte de uma CDN e não apenas pelo flow entende ?

  9. #9

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    É bem fácil, boa parte dos CDNs hoje em dia está usando a técnica de DNS para entregar conteúdo de interesse, vejo isso aqui com akamai/ggc/Netflix, eles pedem, por ex, uns 32/64 ips públicos e mais um bloco /64 ipv6, aí passam um bocado de domínios e subdomínios para o hospedeiro colocar no seu dns, e a partir daí dentro da rede do hospedeiro o Google passa a responder no bloco de ip que foi fornecido pelo hospedeiro. Ainda usam o recurso de latência para direcionar até mesmo de fora da rede do hospedeiro para dividir o transito entre vários CDNs...

  10. #10

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    Nossa operadora usa cdn e descobri com um simples traceroute pro IP, onde me deu o reverso com o nome c003.rao001.algar.isp.nflxvideo.net onde o IP é o 201.48.37.145

    Espero ter ajudado.

    Sent from my Moto G (4) using UnderLinux mobile app

  11. #11

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Nossa operadora usa cdn e descobri com um simples traceroute pro IP, onde me deu o reverso com o nome c003.rao001.algar.isp.nflxvideo.net onde o IP é o 201.48.37.145

    Espero ter ajudado.

    Sent from my Moto G (4) using UnderLinux mobile app
    Mas o tracert que vc deu foi pro ip da sua operadora ou outro ip, google por exemplo.

  12. #12

    Padrão Re: COMPRANDO LINK IP Recebendo Transito está correto

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Mas o tracert que vc deu foi pro ip da sua operadora ou outro ip, google por exemplo.
    Pro ip mais acessado mostrado no gráfico de consumo por site.