+ Responder ao Tópico



  1. #1
    witalodiego
    Visitante

    Padrão Simples mas n sei como resolver (RESOLVIDO)

    Prezados Amigos. Montei um compartilhamento de link ADSL utilizando o famoso Edimax 7209 + Firmware de terceiros. O objetivo é compartilhar em três pontos distintos. O ponto mais distante possui 200 mts, estando este praticamente no mesmo plano angular. O segundo ponto, do meio, esta um pouco abaixo a antena do access point (omni original do equiapamento) e o primeiro ponto, está bem abaixo, porem funcionando bem.

    O problema é no ponto mais distante. Apesar de estar no mesmo plano, a uma distancia pequena (200mts), com antena de grade (24dbi) e sinal ótimo (85%), nos testes de perda de pacote constata-se uma perda grande. Está complicado navegar na internet devido estas perdas. Analisando o sinal a partir do acess point (interface web) notasse que o Tx deste cliente está muito baixo!

    Alguém poderia me orientar? Muito obrigado desde já.
    Última edição por witalodiego; 03-03-2009 às 16:07.

  2. #2
    witalodiego
    Visitante

    Padrão

    Só para melhorar o entendimento da coisa:

    http://www.cliq.com.br/wireless.jpg

    O ponto quadrado mais distante do ponto redondo é o danado que tá me atormentando.

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    O seu problema está na antena do AP, ela tem somente 2 db.

  4. #4
    witalodiego
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    O seu problema está na antena do AP, ela tem somente 2 db.
    Certamente... Eu desconfiava mas... Sera que uma Orion Baby setorial 60º 12 dbi faria um bom papel, pelo visto sim né! Pergunta clássica de mal informado: Se o sinal está bom, porque as perdas de pacotes intermitentes? E porque que uma outra antena (ponto do meio) sem visada (AP--ANTENA) com 15 metros a menos de distância em relação ao cliente com problema funciona perfeitamente? *Considerações importantes: O cabo RGC58 do cliente com grandes perdas de pacotes tem 15 mts, já o segundo ponto que funciona uma maravilha possui 10 mts. Será isso uma grande influência também? Obrigado desde já.
    Última edição por witalodiego; 03-03-2009 às 00:59.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por witalodiego Ver Post
    ...
    Se o sinal está bom, porque as perdas de pacotes intermitentes?
    ...
    Amigo, neste cliente com AP e anteninha original você diz que está bom o sinal?

    Então confere a potencia do AP na base.
    Quando eu iniciei , queria colocar a potencia máxima, e dava um sinal forte mas a navegação era terrível. Chegava ao ponto de muitas vezes não pegar nem o ip.
    Baixa a potencia e experimenta. Não digo que seja isso, mas não custa tentar.

  6. #6

    Padrão

    Quem disse que sinal bom é sinonimo de internet boa?

    O sinal pode estar bom mas cheio de ruidos, vc espera alcancar 200 metros com apenas uma anteninha de 2db?

  7. #7
    witalodiego
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Quem disse que sinal bom é sinonimo de internet boa?

    O sinal pode estar bom mas cheio de ruidos, vc espera alcancar 200 metros com apenas uma anteninha de 2db?
    Perfeitamento pedro. Sinal "bom" (% alta) nao significa qualidade de sinal. Sera que uma setorialzinha dessas orion com 12 dbi resolve? Obrigado.

  8. #8

    Padrão

    Sugestão, coloca em 63mW e usa uma antena com ganho maior no seu edimax.
    Boa, barata e discreta, e tem na maioria dos distribuidores por ai.

    Antena Painel Setorial 60° | MM-2412S60
    Antenas Aquário - Repetidores e Adaptadores para celular, Comunicação Wireless, Radiocomunicação, Tv Digital e todos os tipos de antenas para o seu dia a dia.

    Instala ela de cabeça pra baixo e alinha ela na direção das casas que você vai atender.

    PS: Agora que eu prestei atenção na imagem, são 4 conjuntos de prédios!? Se esta antena esta na sua janela, as janelas dos outros tem que no minimo enxergar a sua, se não o sinal não vai se propagar por esses blocos. O Ideal é que todos tivessem antenas no telhado. Ou se você colocar essa aquario, que os teus amigos também comprem, vc pode por do lado de fora da janela sem se incomodar com o condominio ( eu acho ).
    Última edição por ppastoriza; 03-03-2009 às 12:13.

  9. #9

    Padrão

    Boa a sugestão do colega ppastoriza.

    Seu cliente, que se encontra a 200mt está utilizando uma antena que está aumentando muito a sensibilidade de recepção, porém não tem banda suficiente para ping como voce mesmo, quem dera tráfego.

    Esta setorial vai encontrar a um custo de uns R$50,00 no mercado. Da pra investir tranquilamente.

  10. #10
    witalodiego
    Visitante

    Thumbs down

    Solução.

    Atenuação do sinal para 63mW, troca para canal mais "limpo" e atenuação do TX no cliente com melhor visada. Nota-se que quanto maior a potência lancada pelo adaptador USB do cliente (neste caso, pela proximidade) com uma antena de grade de 24dbi, o ruído ia la pra cima.

    Não foi preciso trocar a antena do AP. Aposto que com essa anteninha, mesmo original, consigamos uma boa qualidade de sinal em uns 500mts (visada direta sem obstáculos).

    Obrigado a todos.

  11. #11

    Padrão

    realmente os "altos" niveis de potencia desses radinhos tem gerado muito prob entre os usuarios, e geralmente eh feito por tecnicos mau informados q acham q quanto mais potencia mais alcance... alem de nao conseguirem um bom link, ainda ferra com quem trabalha certinho...

  12. #12

    Padrão

    Mais uma vez a baixa potência resolvendo problemas. Vou aproveitar pra perguntar uma coisa. No caso de colocar o AP indoor pra distribuição de sinal, 100mw seria suficiente mesmo com tanta parede? (por ex. numa casa de 2 andares)

  13. #13

    Padrão

    Ponto para baixa potencia.
    Como disse antes eu já sofri com isso. E não era rede dos outros mas a minha mesmo.

    E ponto para anteninha original. Eu já instalei assim e funcionou em 300m tranquilo.
    Estou planejando espalhar mais pops e usar ao máximo estas anteninhas. Barateia custos e não polui o visual na casa do cliente. Logicamente quando for possível. Por isso, mais pops

  14. #14

    Padrão

    Este painel da Aquario é uma boa heim... com certeza vai resolver seu problema.. e não esqueça ..
    potência baixa!

  15. #15

    Padrão

    Tem outra coisa tbem , em se tratando de conjunto de predios analizem assim : hoje em dia com o barateamento dos notebooks se tornam uma opção boa para quem mora em ap e até mesmo pela falta de espaço nos mesmos. Ai o cara vai la e compra um roteador , o vizinho tbem , o outro tbem e assim por diante. Outro dia dei um scan em uma das minhas setoriais que ficam viradas para esse conjunto com 23 blocos e incrivel, achei mais de 50 redes de roteadores, e muitas delas sem nenhum tipo de segurança. Do jeito que o roteador chega o peão usa.

    De um scan , e de uma olhada nos canais, ja pude perceber que os roteadores domesticos a maioria vem no canal 1 ou 6 , analise o menos usado e em ultimo caso e se seu ap fornecer coloque o canal 14 que acho o mais limpo por enquanto.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Tem outra coisa tbem , em se tratando de conjunto de predios analizem assim : hoje em dia com o barateamento dos notebooks se tornam uma opção boa para quem mora em ap e até mesmo pela falta de espaço nos mesmos. Ai o cara vai la e compra um roteador , o vizinho tbem , o outro tbem e assim por diante. Outro dia dei um scan em uma das minhas setoriais que ficam viradas para esse conjunto com 23 blocos e incrivel, achei mais de 50 redes de roteadores, e muitas delas sem nenhum tipo de segurança. Do jeito que o roteador chega o peão usa.

    De um scan , e de uma olhada nos canais, ja pude perceber que os roteadores domesticos a maioria vem no canal 1 ou 6 , analise o menos usado e em ultimo caso e se seu ap fornecer coloque o canal 14 que acho o mais limpo por enquanto.
    A invasão dos notebooks está aí. E isso vai exigir dos usuários conexão não tanto móvel, mas pelo menos nomádica.
    E teremos que ser criativos para tentar atender este mercado.
    Mas enquanto isso a vizinhança vai compartilhando uns com os outros.
    Mas lendo o teu post me veio uma idéia maligna. Já que estão abertas, se tiver interferindo, é só entrar e dar uma ajudinha. Eu não gostaria que alguém invadisse a minha, por isso não deixo aberta. Mas mesmo assim estou sempre preocupado com isso. Mas o leigo nem tá aí.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A invasão dos notebooks está aí. E isso vai exigir dos usuários conexão não tanto móvel, mas pelo menos nomádica.
    E teremos que ser criativos para tentar atender este mercado.
    Mas enquanto isso a vizinhança vai compartilhando uns com os outros.
    Mas lendo o teu post me veio uma idéia maligna. Já que estão abertas, se tiver interferindo, é só entrar e dar uma ajudinha. Eu não gostaria que alguém invadisse a minha, por isso não deixo aberta. Mas mesmo assim estou sempre preocupado com isso. Mas o leigo nem tá aí.
    Você fala em invadir a rede desses que usam notebook?

    Repito a pergunta, 100mw é suficiente em uma rede indoor numa casa de 2 andares?

    Abraços!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Você fala em invadir a rede desses que usam notebook?

    Repito a pergunta, 100mw é suficiente em uma rede indoor numa casa de 2 andares?

    Abraços!
    Todos nós em determinados momentos somos levados pelo lado animalesco. Por isso me veio esta idéia malígna.
    Eu tenho um vizinho que aparece aberta, mas como não me incomoda , nem esquento.
    Como citaram que estas redes abertas estavam poluindo, então seria fácil, mas não ético, invadir para diminuir a potencia deles. A maioria deles colocam os aps na potencia máxima.

    Com relação a tua pergunta, o problema maior são os dois andares. Mas começa com menor potencia e vai testando. E se não ficar bom com 63 ou no máximo 100, não vai melhorar com mais. Aí seria o caso de colocar um segundo ap. Um em cada piso.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Todos nós em determinados momentos somos levados pelo lado animalesco. Por isso me veio esta idéia malígna.
    Eu tenho um vizinho que aparece aberta, mas como não me incomoda , nem esquento.
    Como citaram que estas redes abertas estavam poluindo, então seria fácil, mas não ético, invadir para diminuir a potencia deles. A maioria deles colocam os aps na potencia máxima.

    Com relação a tua pergunta, o problema maior são os dois andares. Mas começa com menor potencia e vai testando. E se não ficar bom com 63 ou no máximo 100, não vai melhorar com mais. Aí seria o caso de colocar um segundo ap. Um em cada piso.
    Essa questão da invasão não seria uma má idéia, afinal é para o bem de todo mundo. Te dou todo o apoio moral se quiser fazer isso com o visinho... hehehe!!!


    Entendo, vou testar com uma potência mais baixa, o problema é que o rádio tá com senha, vou ter que pegar a senha no provedor que eu trabalhava, o técnico colocou em 400mw e insiste que fica bom assim. Já tentei mudar o pensamento dele mas não adianta, então farei eu mesmo. Estou notando o acesso um pouco lento ultimamente, e são 512k dedicados.

    Abraços!