+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aumentar throughput do mikrotik

    Ola pessoal estou numa duvida cruel onde estamos errando?

    tenho um link 5.8 ghz com -65 ocilando a -63 de nivel de sinal e 48/48 tx/rx
    com uma antena de 32 DBi da hyperlink de um lado do link com um cartão ubiquiti de 700 mwts & do outro lado mesmo cartão e uma antena de 26 DBi hyperlink trabalhando em ap e station "em uma distancias de 16 km", Mas este link só da 4.8 ou 5 mg de throughput no maximo,
    Como posso Aumentar o throughput deste link!!!!!!!!

    por favor me ajudem.....!!!

    email [email protected]
    msn [email protected]
    Última edição por flavioleonel; 03-03-2009 às 21:24.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    ola pessoal esamos numa duvida cruel onde estamos errando,
    temos links 5.8 ghz com -65 de noise e 48/48 mg mais isso so da 4.8 ou 5 mg de throughput no massimo,
    Como podemos Aumentar o throughput destes links, sao links simples com ap e cliente 5ghz.

    por favor me ajudem.....!!!

    mue email [email protected]
    msn [email protected]

    qual distância desse link?


    dependendo da distancia so sinal pode estar até ruim


    reveja a qualidade dos equipamentos, principalmente alimentação


    que tipo de cabo está usando? e qual o seu tamanho ?



    outra coisa noise é ruído, não acredito que seja este o caso.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Além das dicas mencionadas acima. Utilize o Nstreme (nstreme e não NSTREME 2) e teste cada política até ajustar para a melhor performance.

  4. #4

    Padrão links perfeitos

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    qual distância desse link?


    dependendo da distancia so sinal pode estar até ruim


    reveja a qualidade dos equipamentos, principalmente alimentação


    que tipo de cabo está usando? e qual o seu tamanho ?



    outra coisa noise é ruído, não acredito que seja este o caso.




    REPS:
    bom temos dois links troncais um link com uma antena de 32 dbi hyperlink com um cartao atheros ubiquiti de 700 mwts numa ponta e do outro lado so muda a antena acho que e de 26 dbi hyperlink tbm mais este link tem -66 48/48 mais seu troughtput e de 4 mg no maximo
    uma lado e uma torre de 30 mtros com essa antena menor de 26dbi e a energia e solar 12v com baterias mais o outro lado e esnergia estabilizada da GVT nosso fornecedor...
    nao creio que seja energia esses links nao param so dao lentidão quando todo mundo quer navegar
    e tbm queriamos ter no minimo 10 mega nesse link de troughtput

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Além das dicas mencionadas acima. Utilize o Nstreme (nstreme e não NSTREME 2) e teste cada política até ajustar para a melhor performance.

    cara qual seria a diferença entre os dois nao entendo muito esse papo de nstreme, ja ate vi algo a respeito sei que sao dois links separados mais como fazer nao sei!
    Última edição por flavioleonel; 03-03-2009 às 21:22.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    REPS:
    bom temos dois links troncais um link com uma antena de 32 dbi hyperlink com um cartao atheros ubiquiti de 700 mwts numa ponta e do outro lado so muda a antena acho que e de 26 dbi hyperlink tbm mais este link tem -66 48/48 mais seu troughtput e de 4 mg no maximo
    uma lado e uma torre de 30 mtros com essa antena menor de 26dbi e a energia e solar 12v com baterias mais o outro lado e esnergia estabilizada da GVT nosso fornecedor...
    nao creio que seja energia esses links nao param so dao lentidão quando todo mundo quer navegar
    e tbm queriamos ter no minimo 10 mega nesse link de troughtput
    amigo, vc não mensionou a distancia?

    seria interessagente vc passar o nível do sinal nas duas pontas

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flavioleonel Ver Post
    cara qual seria a diferença entre os dois nao entendo muito esse papo de nstream?

    Se não entende, sugiro ler o manual. Tem a especificação do protocolo e o que ele faz. Depois sim, se surgir alguma dúvida, volte e poste aqui.

  8. #8

    Padrão ptp

    Acho que sempre quando é falado em enlace o pessoal te a vontade de fazer e pouca vontade de estudar, creio que quem não quer estudar contrate alguem e quem quiser pesquise muito, infelizmente tem que se filtrar muita coisa ruim que é postada aqui na Underlinux ("que deus o tenha!!!") e em outros foruns.

    Para ter um bom ambiente, boa instalação, conhecimento de radio, cabo, antena e dimencionamento correto dos mesmos e tecnica para alinhamento.

    Segue abaixo um enlace trabalhado por nos aqui com equipamentos simples de custo razoavel e com desenpenho otimo.

    OBS: O teste foi feito com pacotes UDP mais em TCP da o mesmo desenpenho.

    Abraços aos colegas
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp_74.JPG
Visualizações:	838
Tamanho: 	93,6 KB
ID:      	3716  
    Última edição por tuxbrasil; 03-03-2009 às 22:44. Razão: UDP

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Acho que sempre quando é falado em enlace o pessoal te a vontade de fazer e pouca vontade de estudar, creio que quem não quer estudar contrate alguem e quem quiser pesquise muito, infelizmente tem que se filtrar muita coisa ruim que é postada aqui na Underlinux ("que deus o tenha!!!") e em outros foruns.

    Para ter um bom ambiente, boa instalação, conhecimento de radio, cabo, antena e dimencionamento correto dos mesmos e tecnica para alinhamento.

    Segue abaixo um enlace trabalhado por nos aqui com equipamentos simples de custo razoavel e com desenpenho otimo.

    OBS: O teste foi feito com pacotes UDP mais em TCP da o mesmo desenpenho.

    Abraços aos colegas
    Cabra baum... Quantos KM Tux? Desse jeito ai eu fechei 2 para um cliente... com nstreme, 40 KM +- cada um. Passando quase esse banda...hehehehe.. Tá passando 20 e poucos Mbit. Tirando as torres, que já existiam, cada lado ficou em torno de 2,3k.

  10. #10

    Padrão qual rb esta sendo usado

    veja qual rb vc esta usando ......


    cada rb tem uma limitacao de banda .... explempo tinha uma rb 333 e so tava dando 6mb no maximo

    ytroquei para rb 433 e tudo melhorou ....\


    no site da routerboard trem uma tabela msotrando a capacidade de cada uma .....

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Cabra baum... Quantos KM Tux? Desse jeito ai eu fechei 2 para um cliente... com nstreme, 40 KM +- cada um. Passando quase esse banda...hehehehe.. Tá passando 20 e poucos Mbit. Tirando as torres, que já existiam, cada lado ficou em torno de 2,3k.
    Fala grande figura, são exatamente 19,4km uma torre de 30m de um lado, outra de 24m de outro, azimulti passa "riscando", usamos lmr 400 porque conector para cellflex da kmp da uma merda pra achar que creio que ainda da para melhorar, as antenas 33 da oiw (hyperlink) com um dia todo de trabalho deu tudo certo creio que uma conf mudando cabo e rb para 433ah da para chegar mais uns 2mb ai no enlace mais não precisa, outro que fizemos assim em 40km está dando 30 full com xr5 mais o preço do xr compra uns 4 ou 5 cm9 hehehe

    Abraço

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Fala grande figura, são exatamente 19,4km uma torre de 30m de um lado, outra de 24m de outro, azimulti passa "riscando", usamos lmr 400 porque conector para cellflex da kmp da uma merda pra achar que creio que ainda da para melhorar, as antenas 33 da oiw (hyperlink) com um dia todo de trabalho deu tudo certo creio que uma conf mudando cabo e rb para 433ah da para chegar mais uns 2mb ai no enlace mais não precisa, outro que fizemos assim em 40km está dando 30 full com xr5 mais o preço do xr compra uns 4 ou 5 cm9 hehehe

    Abraço
    tuxbrasil.
    Uma dúvida, qual o tamanho desse cabo lmr400 que você está usando nas suas torres em média?
    Obrigado!

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Fala grande figura, são exatamente 19,4km uma torre de 30m de um lado, outra de 24m de outro, azimulti passa "riscando", usamos lmr 400 porque conector para cellflex da kmp da uma merda pra achar que creio que ainda da para melhorar, as antenas 33 da oiw (hyperlink) com um dia todo de trabalho deu tudo certo creio que uma conf mudando cabo e rb para 433ah da para chegar mais uns 2mb ai no enlace mais não precisa, outro que fizemos assim em 40km está dando 30 full com xr5 mais o preço do xr compra uns 4 ou 5 cm9 hehehe

    Abraço

    hahahahaha... vou dominar o mundo!!! Sabe aquele enlace que falei? 43KM... estava com +- 20 mbit. Com apenas uma pequena configuração está passando 50 mbits. Fazendo o dandwidth-test com TCP em ambos os lados ao mesmo tempo = 30 mbits!!!!

  14. #14

    Padrão

    Estou com um problema parecido com este apresentado. Tenho um enlance de +-35Km com xr4 rb600 antena hyperlink de 29dbi e visada direta. Com o teste de banda passa perfeitamente 28Mbit/s em tcp e 53 Mbit/s em udp unidirecional e full passa 18/5 Mbit/s (tx/rx). O sinal varia algo entre -60 e -62. Mas quando coloco o tráfego dos usuários não consigo de forma alguma passar de 9 Mbits/s para TX e 2 Mbits/s de RX, o meu TX é a saída para a internet. Atualmente utilizo o protocolo nstreme, já fiz testes com diversas formas desse protocolo. A quantidade de pacotes que trafega quando coloco os usuários não chega a 2000 pacotes, e quando utilizo o teste de banda no modo both a quantidade de pacotes ultrapassa os 2500. Utilizei fontes de 24V/2A e atualmente estou testando com 48V/0,9A que parecem ter uma construção melhor que as anteriores.

    Se alguem tiver alguma sugestão, agradeço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link.JPG
Visualizações:	285
Tamanho: 	93,8 KB
ID:      	3745  
    Última edição por itagildo; 10-03-2009 às 10:59. Razão: a imagem anexada não foi.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    hahahahaha... vou dominar o mundo!!! Sabe aquele enlace que falei? 43KM... estava com +- 20 mbit. Com apenas uma pequena configuração está passando 50 mbits. Fazendo o dandwidth-test com TCP em ambos os lados ao mesmo tempo = 30 mbits!!!!
    Ola, Sergio
    Posta ai pra nos que configuração milagrosa foi essa.
    Tenho aki um ptp de 48km está com -62 de sinal mas não consigo 4 Mbit.
    Última edição por bugingang; 10-03-2009 às 17:45.

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bugingang Ver Post
    Ola, Sergio
    Posta ai pra nos que configuração milagrosa foi essa.
    Tenho aki um ptp de 48km está com -62 de sinal mas não consigo 4 Mbit.
    Nada de milagres... nstreme, conforme já havia mencionado e a pessoa que montou as antenas é quem sabe das coisas... -53 dbm de sinal nesta distância. Usando ubnt xr5 e hyper 33 dbi, 1m de celflex e boa... mais nada.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Nada de milagres... nstreme, conforme já havia mencionado e a pessoa que montou as antenas é quem sabe das coisas... -53 dbm de sinal nesta distância. Usando ubnt xr5 e hyper 33 dbi, 1m de celflex e boa... mais nada.

    Certo Sergio, estive vendo varios post com Nstreme mas não achei ainda a forma certa para abilita-lo.
    1- uso também xr5 e hyperlink uma xr5 e uma antena simplex de cada lado.
    2- uso 5Ghz-10Mhz e ja vou mudar para só 5Ghz pois vi que a banda vai para 20Mbit
    3- vi que tem que a base ficar em Ap Bridge wds e o lado remoto slave Wds.
    4- tentei colocar os dois lados que ja estavam em Ap Bridge Wds e não funfou.

    Então Sergio vc usou 1 antena simples uma xr5 e qual foi a configuração certa para o mikrotik?
    Última edição por bugingang; 11-03-2009 às 08:03.