Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Dúvida! - PC-AP não é aceito pela Anatel!?

    Galéra me surgiu uma dúvida aqui, olhando os certificados de homologação dos meus equipamentos, constatei que a placas PCI (TP-LINK, Greatek, AG530, todas atheros) que comprei, nenhuma delas podem ser usadas com antenas acima de 2dbi, pois no certificado fala assim:

    Na instalação do produto devem ser observados os valores de potência E.I.R.P. conforme Seção IX do Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
    A antena incorporada ao transmissor não deve ser utilizada em conjunto com qualquer outra antena ou transmissor.
    Se o equipamento operar com potência E.I.R.P. superior a 400 mW, em localidade com população superior a 500.000 habitantes, a estação deverá ser licenciada junto à Agência, nos termos da regulamentação específica, pertinente à faixa de radiofreqüências de 2400 a 2483,5 MHz.

    Entenderam?

    Como isso passa pela Anatel, pois sempre quando eles vem fiscalizar, eles pedem o certificado de homologação impresso que é o que a gente imprime direto do site da Anatel, estranho não? Emfim... Por via das dúvidas já estou com um plano de mudança, vou trocar o PC-AP e colocar as RB´s com os CM9 urgente!!! Pois não quero esperar a Anatel me dizer isso não, vou trocar logo. Me tirem essa dúvida por favor! Abraços!!!



    Só uma observação: No caso se alguns miniPCI como o CM9 não fala isso no seu certificado de homologação, me levando a crer que posso usar antena de qualquer ganho, desde que a mesma seja homologada!

  2. #2

    Padrão

    Jociano, a maneira com eles escrevem os regulamentos realmente não são muito claros. É por isso que um companheiro chamou eles de engegados. ( mistura de engenheiro e advogado).

    Eu já tive esta dúvida mas lendo e relendo, diz lá que a antena incorporada não pode ser usada em conjunto com outra antena. Sinceramente eu não entendo o que eles querem dizer "em conjunto". Será que eles acham que alguém é louco de colocar a original e mais outra junto na mesma saída? hehehehe!!

    Mas não diz que não pode desrosquear a anteninha e colocar outra.
    Mas este é o sentido do texto, porque no contexto fala em potencia eirp máxima e com certeza estas anteninhas nunca chegariam ao eirp máximo.

  3. #3

    Padrão

    Basicamente, a forma como está escrito no texto da certificação tenta respeitar o que prevê a regulamentação de radiação restrita. O burocrata que escreve o texto não sabe que o equipamento não tem antena incorporada e faz a redação de maneira padronizada. A principio, o regulamento de radiação restrita (Reg. 506/2008) prevê que o equipamento não pode usar antena ou conectores padronizados, isto é, as placas wireless deveriam possuir uma antena incorporada (e não é o que ocorre com os equipamentos de espalhamento espectral).
    Quando o regulamento prevê que existe a possibilidade de instalar uma potência E.I.R.P. (é a potência total irradiada na saída da antena), então, automáticamente está sendo aceita a possibilidade de usar uma antena com ganho superior àquela que está incorporada (e não existe antena incorporada, mas sim um conector padronizado).
    Quando o fiscalizado é leigo e o fiscal quer "achar pelo em ovo", pode alegar que voce está usando um equipamento sem respeitar a legislação de telecomunicações e ainda tentar incriminar nos artigos penais do antigo código de telecomunicações (aí que vá buscar ajuda de algum advogado que conheça o assunto, o que é difícil... e ainda vai precisar de um engenheiro que faça um laudo pericial para justificar tecnicamente que estava correto)
    Quando o fiscalizado é um prestador de SCM, este foi orientado pela Anatel a assinar um termo de que "pretende" respeitar a regulamentação de radiação restrita. Saliento que este termo não é um documento obrigatorio no regulamento de scm (não existe embasamento legal para a assinatura deste termo); mas mesmo assim a Anatel obriga pois, julgo eu, para que os casos de desrespeito sejam amenizados.

    Por esta razão eu sugiro que quem atua no ramo de Internet Wireless ou qualquer outro ramo de telecomunicações, sempre tenha um excelente suporte técnico e jurídico para dirimir conflitos pois existem muitos mitos que divergem da realidade inclusive seguidos pelos próprios agentes da Anatel.

    Eng. Onei de Barros Jr.
    COMPLEXUS OBJECTUS TECNOLOGIA LTDA.
    Consultoria em Telecomunicações
    SCM Ato no. 3699 Anatel com estações operando em Votorantim(SP), Cajamar(SP), Leopoldina(MG), Cataguases(MG), Araraquara(SP), Itapeva(SP), Itapetininga(SP) e Camaquã(RS)

  4. #4

    Padrão

    Se é assim então Onei, estamos debaixo de um regime de terror, característico das piores ditaduras.
    Acho que devemos fazer uma consulta a Anatel, para que haja um posicionamento claro.
    Pois ninguém pode trabalhar acobertado pela incerteza.
    Valeu pelo comentário.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por obarros Ver Post
    Basicamente, a forma como está escrito no texto da certificação tenta respeitar o que prevê a regulamentação de radiação restrita. O burocrata que escreve o texto não sabe que o equipamento não tem antena incorporada e faz a redação de maneira padronizada. A principio, o regulamento de radiação restrita (Reg. 506/2008) prevê que o equipamento não pode usar antena ou conectores padronizados, isto é, as placas wireless deveriam possuir uma antena incorporada (e não é o que ocorre com os equipamentos de espalhamento espectral).
    Quando o regulamento prevê que existe a possibilidade de instalar uma potência E.I.R.P. (é a potência total irradiada na saída da antena), então, automáticamente está sendo aceita a possibilidade de usar uma antena com ganho superior àquela que está incorporada (e não existe antena incorporada, mas sim um conector padronizado).
    Quando o fiscalizado é leigo e o fiscal quer "achar pelo em ovo", pode alegar que voce está usando um equipamento sem respeitar a legislação de telecomunicações e ainda tentar incriminar nos artigos penais do antigo código de telecomunicações (aí que vá buscar ajuda de algum advogado que conheça o assunto, o que é difícil... e ainda vai precisar de um engenheiro que faça um laudo pericial para justificar tecnicamente que estava correto)
    Quando o fiscalizado é um prestador de SCM, este foi orientado pela Anatel a assinar um termo de que "pretende" respeitar a regulamentação de radiação restrita. Saliento que este termo não é um documento obrigatorio no regulamento de scm (não existe embasamento legal para a assinatura deste termo); mas mesmo assim a Anatel obriga pois, julgo eu, para que os casos de desrespeito sejam amenizados.

    Por esta razão eu sugiro que quem atua no ramo de Internet Wireless ou qualquer outro ramo de telecomunicações, sempre tenha um excelente suporte técnico e jurídico para dirimir conflitos pois existem muitos mitos que divergem da realidade inclusive seguidos pelos próprios agentes da Anatel.

    Eng. Onei de Barros Jr.
    COMPLEXUS OBJECTUS TECNOLOGIA LTDA.
    Consultoria em Telecomunicações
    SCM Ato no. 3699 Anatel com estações operando em Votorantim(SP), Cajamar(SP), Leopoldina(MG), Cataguases(MG), Araraquara(SP), Itapeva(SP), Itapetininga(SP) e Camaquã(RS)
    Meus sinceros agradecimentos ao seu comentário, Obrigado!!!

  6. #6

    Padrão

    Infelizmente, a escola da Anatel é o antigo Dentel, a menina dos olhos do governo militar. Você já passou por uma visita de fiscal da Anatel? Aqui em SP até que os fiscais respeitam e não praticam atos ilícitos... faz só uma leve ameaça... chega para você e diz, "você quem sabe, se você não me deixar entrar e volto aqui depois com a polícia federal" e olha que o fiscal está sem mandado de busca e apreensão para forçar a entrada. Aí ele te faz assinar um termo dizendo que a entrada dele foi franqueada pelo proprietário do local. Em MG o fiscal chega, entra, te xinga, diz inclusive palavras de baixo calão aproveitando que não tem testemunhas, arruma um jeito para invadir o seu site, mesmo sem mandado de busca e apreensão, leva os seus equipamentos e não está nem aí para o que prevê o estado de direito (nem te faz assinar um termo dizendo que você franqueou a entrada). Fora os caras da Anatel, já vi inclusive polícia civil entrar em site, levar o servidor (pc), não levar rádio nem nada, e ainda levar o camarada dono do site dizendo que ele prestava serviço de telecomunicações sem respeitar regulamentos (e o rádio mesmo que é bom como prova não levou); sem mandado de busca e apreensão. Sabe onde? São Paulo, Capital.
    Quer mais? tem muito mais por aí pois o assunto telecomunicações é mesmo terra de ninguém.

    At,

    Eng. Onei

  7. #7

    Padrão

    O engº da Abrapi me afirmou que posso usar tais placas com antenas de maior ganho desde que o valor E.I.R.P não ultrapasse os 400mW somados antena + placa PCI, ou seja como uso uma antena de 15dbi para estar dentro das normar, tenho que setar meu rádio com 50mW ou 17dbm, simplificando abaixo com um calculo:

    Potencia max. para localidades acima de 500.000: 400mW ou 26 dBm;

    Mais aprox. 6dB (perdas em cabos e conexoes);

    Menos ganho da sua antena 15 dBi

    Resultado: potencia que vc deve setar a saida do radio. 26+6-15 = 17 dBm ou 50 mW.

    Entenderam?

    Estou certo?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    O engº da Abrapi me afirmou que posso usar tais placas com antenas de maior ganho desde que o valor E.I.R.P não ultrapasse os 400mW somados antena + placa PCI, ou seja como uso uma antena de 15dbi para estar dentro das normar, tenho que setar meu rádio com 50mW ou 17dbm, simplificando abaixo com um calculo:

    Potencia max. para localidades acima de 500.000: 400mW ou 26 dBm;

    Mais aprox. 6dB (perdas em cabos e conexoes);

    Menos ganho da sua antena 15 dBi

    Resultado: potencia que vc deve setar a saida do radio. 26+6-15 = 17 dBm ou 50 mW.

    Entenderam?

    Estou certo?
    Eu trabalho aqui com 32mw e antena de 12dbi setorial. E no meu caso não precisa mais do que isso pois não tenho tanta poluição como você. Então não vou esquentar muito com isso. Senão vou ter que trocar tudo pois não vai passar.

    Mas eu acho que este cálculo que passaram não é bem assim não.

  9. #9

    Padrão

    Se a sua cidade tiver mais de 500.000 habitantes, sim; caso contrário, não precisa seguir este padrão de regulamento.

    At,

    Eng. Onei
    COMPLEUXUS OBJECTUS TECNOLOGIA LTDA.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por obarros Ver Post
    Se a sua cidade tiver mais de 500.000 habitantes, sim; caso contrário, não precisa seguir este padrão de regulamento.

    At,

    Eng. Onei
    COMPLEUXUS OBJECTUS TECNOLOGIA LTDA.
    Onei,

    O Calculo seria esse acima?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu trabalho aqui com 32mw e antena de 12dbi setorial. E no meu caso não precisa mais do que isso pois não tenho tanta poluição como você. Então não vou esquentar muito com isso. Senão vou ter que trocar tudo pois não vai passar.

    Mas eu acho que este cálculo que passaram não é bem assim não.
    tem que converter tudo em db (antena e rádio) subtrair a perda do cabo que não é grande coisa e depois converter em w lembre-se que a cada 3 db a potencia dobra

    17db = 50mw
    20db = 100mw
    23db = 200mw
    26db = 400mw
    29db = 800mw
    32db = 1600mw
    35db = 3200mw
    36db = 4000mw = 4w (máximo que pode ser usado em 2.4)
    38db = 6400mw

    então um rádio a 400mw = 26bd + uma antena de 17db = 43db = 19952.6mw ou seja 20w de potencia eirp. como é melhor ter ganho em antena para ter a máxima potencia e ficar dentro dos padroes anatel tem que usar os cartoes em 50mw = 17db e antenas de 18db = 35db ou seja 3200mw ou rádio de 100mw 20db e antena de no máximo 16bd pra chegar no limite dos 4w.
    pra ptp em 5.8 usando as frequencias certas (não lembro no momento qual) não há limite de eirp.

  12. #12

    Padrão

    É isso mesmo.
    Mas normalmente não há necessidade de usar muita potencia.

    Mas relendo o tópico, notei que o caso do Jociano, é realmente como foi orientado, pois a cidade dele é de mais de 500.000 hab.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    O engº da Abrapi me afirmou que posso usar tais placas com antenas de maior ganho desde que o valor E.I.R.P não ultrapasse os 400mW somados antena + placa PCI, ou seja como uso uma antena de 15dbi para estar dentro das normar, tenho que setar meu rádio com 50mW ou 17dbm, simplificando abaixo com um calculo:

    Potencia max. para localidades acima de 500.000: 400mW ou 26 dBm;

    Mais aprox. 6dB (perdas em cabos e conexoes);

    Menos ganho da sua antena 15 dBi

    Resultado: potencia que vc deve setar a saida do radio. 26+6-15 = 17 dBm ou 50 mW.

    Entenderam?

    Estou certo?
    Bom dia Jociano!

    Pelo que eu saiba nesta conta não pode diminuir as perdas de cabos e conexões. Se for 26dBbm o máximo, então se a antena tem ganho de 15 o transmissor pode ter no máximo potência de 11dBm.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviomreis Ver Post
    Bom dia Jociano!

    Pelo que eu saiba nesta conta não pode diminuir as perdas de cabos e conexões. Se for 26dBbm o máximo, então se a antena tem ganho de 15 o transmissor pode ter no máximo potência de 11dBm.
    Me lasquei!!!!

  15. #15

    Talking e.i.r.p

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Me lasquei!!!!

    não é 26db é 36db

    o máximo pra anatel é 400mw do transmissor e 4w do conjunto então pode chegar até a 36db, mas eu sempre recomendo não extrapolar na potencia pois a antena dá muito ganho, exagerar na potencia só vai gerar ruido, faça experiencias com potencias baixas vc vai ver que não existe esse milagre de potencia resolver tudo.

    pra usar o cartão em 400mw = 26 tem que usar uma antena de no máximo 10
    melhor usar a antena de 15db e o transmissor a 100mw = 20db, entendeu

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por TecnoCom Ver Post
    não é 26db é 36db

    o máximo pra anatel é 400mw do transmissor e 4w do conjunto então pode chegar até a 36db, mas eu sempre recomendo não extrapolar na potencia pois a antena dá muito ganho, exagerar na potencia só vai gerar ruido, faça experiencias com potencias baixas vc vai ver que não existe esse milagre de potencia resolver tudo.

    pra usar o cartão em 400mw = 26 tem que usar uma antena de no máximo 10
    melhor usar a antena de 15db e o transmissor a 100mw = 20db, entendeu
    agora não entendi poha nenhuma kkkkkkkk rs,rs!!!


    Eu estou usando antenas de 15dbi com potência de 50mW no rádio, entendeu?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviomreis Ver Post
    Bom dia Jociano!

    Pelo que eu saiba nesta conta não pode diminuir as perdas de cabos e conexões. Se for 26dBbm o máximo, então se a antena tem ganho de 15 o transmissor pode ter no máximo potência de 11dBm.
    Então está todo mundo lascado!!! Porque tah cheio de gente aqui usando 100mW ou mais com antenas de alto ganho!!!

  18. #18

    Padrão

    Fu@#$@%#$ tudo!!!

  19. #19

    Padrão

    Muita atenção... o limite na resolução no. 506 de 2008 da Anatel é 400mW na saída da antena. Isto equivale a dizer que o limite é 26dB na saída da antena. Quando uma resolução diz que a potência é E.I.R.P. é o mesmo de potência efetivamente irradiada, isto é, na saída da antena. Outro detalhe... não existe irradiação sem limites dentro da regulamentação de radiação restrita; alias, como o próprio nome diz... irradiação restrita pois fica confinada a certos limites. Então, inclusive para a faixa de 5.8GHz existe limitação. Outro detalhe da regulamentação é que a faixa de 2.4 é dedicata para aqueles que possuem SCM (neste caso não sei como as prefeituras se apoiam para usar estas frequencias nos seus telecentros sem autorização de SCM da Anatel).


    Eng. Onei
    COMPLEXUS OBJECTUS TECNOLOGIA LTDA.
    Última edição por obarros; 09-03-2009 às 17:00.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por obarros Ver Post
    Muita atenção... o limite na resolução no. 506 de 2008 da Anatel é 400mW na saída da antena. Isto equivale a dizer que o limite é 26dB na saída da antena. Quando uma resolução diz que a potência é E.I.R.P. é o mesmo de potência efetivamente irradiada, isto é, na saída da antena. Outro detalhe... não existe irradiação sem limites dentro da regulamentação de radiação restrita; alias, como o próprio nome diz... irradiação restrita pois fica confinada a certos limites. Então, inclusive para a faixa de 5.8GHz existe limitação. Outro detalhe da regulamentação é que a faixa de 2.4 é dedicata para aqueles que possuem SCM (neste caso não sei como as prefeituras se apoiam para usar estas frequencias nos seus telecentros sem autorização de SCM da Anatel).


    Eng. Onei
    COMPLEXUS OBJECTUS TECNOLOGIA LTDA.
    Onei, como assunto puxa assunto, entramos agora na questão da SCM.
    Eu sempre entendi que para oferecer internet banda larga precisa ter SCM. E além disso cada base precisa estar registrada. Tudo bem. Isto é o que diz a lei.

    Mas tempos atrás eu levantei uma questão relacionada com as grandes teles. Na minha cidade por ex. só a BrasilTelecom tem base registrada e SCM.
    Claro, Tim e o diabo a quatro não constam na listagem da Anatel. Já em cidades maiores eles constam como tendo base registrada.

    E revisando a tabela de distribuição de frequencias, vi que na freq de 850 e poucos onde a BrasilTelecom opera com fonia celuar não prevê banda larga. E o mesmo acontece em 1800/1900 onde estão a Claro e Tim.
    Cheguei a conclusão que estas frequencias são licenciadas somente para fonia. Mas na época alguém me disse que eu estava enganado, que as Teles sabem o que estão fazendo.
    Então eu queria entender melhor este plano de distribuição de frequencias.

    Poderia esclarecer para nós estas dúvidas?