Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão A partir de quantos clientes é necessario monitoramento e suporte 24h ?

    ai galerinha ..A partir de quantos clientes é necessario monitoramento e suporte 24h ?

    E outra coisa sei que depende de varios fatores mais ai por cima um chute mais ou menos quantos funcionarios é preciso para um numero de clientes ..ja ouvi dizer que com 50 clientes ja é preciso 2 pessoas para dar conta ..procede? Quantos funcionarios vcs tem e quantos cliente?

    tenho certeza que esse tópico ajudara a todos amigos empresarios do ramo de Informática e Internet .. Abraços



    Se estou com Deus a quem temerei?

  2. #2

    Padrão

    Funcionáriop/ suporte ? ... ou suportr + financeiro ?

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    acho que se sua base é top com tudo de melhor que tem no mercado, e bem configurado, e vc não sofre muito com problemas adversos (poluição, ou quedas de energia queimando teus rádios nas torres constantemente), acho que funcionário motorizado para cada 270 clientes dá. Olha que isso não tem nada a haver com a parte administrativa. O ideal é vc ter uma secretária atendendo as ligações e deixando a papelada em ordem. E 1 funcionário com moto para cada 270 clientes. Outros fatores também influenciam, como a sua escolha por placas pci ou aps nos clientes, e impressão ou não de cartilhas e manuais pros clientes. A maioria dos chamados aqui, eu podia evitar se eu parasse pra fazer uma cartilha com procedimentos básicos, pros clientes resolverem quando desativam a placa pci, quando formatam a máquina, e por aí vai. E A visita seria mais pros clientes muito burros e pra problemas de equipamento, como conector arrancado (falando nisso, é indispensável que se coloque como desconectar o cabo da placa, o que tem de cliente burro nesse mundo é brincadeira, que levante a mão quem nunca teve cliente tentando arrancar o cabo da placa na base da puxada).

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    tenho 900 clientes, 2 tecnicos.
    Carambass ...900 clientes e só 2 funcionarios ? mas deve ter uma secretaria né? para atender asligações e anotaçoes ... no meu caso aqui alem de internet eu trabalho com informatica tambem ai só 2 é muito pouco !! eu acho ..mesmo com tudo certinho

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por inter Ver Post
    1000 clientes a radio ,cabo 10.000


    caramba a quanto tempo trabalha ? quantos anos demorou para juntar esse mundo de cliente ...desculpe a curiosidade !!!

  8. #8

    Padrão

    Bom tópico amigo...vou acompanhar!

  9. #9
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Boa noite.

    Sei muito bem que um equipamento de qualidade, com configurações adequadas para o sistema rodar perfeito, evita muitos transtornos, porém vale salientar, o que não vai dar dor de cabeça são os equipamentos, se configurados perfeitamente e de primeira linha, o que você terá que se preocupar são os clientes. Pois, estaremos lidando com pessoas conhecidas como usuário-final, então com baixo/médio conhecimento. Pois qualquer vírus, que impeça a máquina solicitar informações na internet, qualquer configuração errônea que faça o computador do cliente não acessar mais internet, já será motivo de comunicação com o provedor informando o problema. então acredito eu, que tens que mostrar um serviço de qualidade, pois um equipe pequena para atender um grande demanda de clientes, meu amigo e perda de clientes na certa. Por que acredito eu, um provedor possuir em média 500 clientes com 2 funcionários, um exemplo, caso 20 clientes liguem em média por dia, cada funcionário irá atender 10 clientes, acho dificil esse ser um atendimento de qualidade. Fora a manutenção dos equipamentos que, mesmo sendo de primeira qualidade, será necessário uma manutenção mensal.

    O precisa ser feito é um diagnóstico da empresa, analisar e sim montar sua equipe que possa atener perfeitamente sem gerar incômodo aos clientes.

    atenciosamente,
    Última edição por MDdantas; 04-03-2009 às 01:51.

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Boa noite.

    Sei muito bem que um equipamento de qualidade, com configurações adequadas para o sistema rodar perfeito, evita muitos transtornos, porém vale salientar, o que não vai dar dor de cabeça são os equipamentos, se configurados perfeitamente e de primeira linha, o que você terá que se preocupar são os clientes. Pois, estaremos lidando com pessoas conhecidas como usuário-final, então com baixo/médio conhecimento. Pois qualquer vírus, que impeça a máquina solicitar informações na internet, qualquer configuração errônea que faça o computador do cliente não acessar mais internet, já será motivo de comunicação com o provedor informando o problema. então acredito eu, que tens que mostrar um serviço de qualidade, pois um equipe pequena para atender um grande demanda de clientes, meu amigo e perda de clientes na certa. Por que acredito eu, um provedor possuir em média 500 clientes com 2 funcionários, um exemplo, caso 20 clientes liguem em média por dia, cada funcionário irá atender 10 clientes, acho dificil esse ser um atendimento de qualidade. Fora a manutenção dos equipamentos que, mesmo sendo de primeira qualidade, será necessário uma manutenção mensal.

    O precisa ser feito é um diagnóstico da empresa, analisar e sim montar sua equipe que possa atener perfeitamente sem gerar incômodo aos clientes.

    atenciosamente,
    Amigo assino em baixo !!!

  12. #12

    Padrão

    É dificil generalizar, ou criar regras pois há varios fatores que influenciam :

    - Tamanho da cidade (tempo de deslocamento)
    - Conhecimento de informatica da população atingida. (muitos problemas com uma ligação poderia ser resolvida, com um pouco de conhecimento de rede do usuario)
    - Qualidade de energia na localidade (atualmente 80% de meus problemas são decorrentes da falta de estabilização de energia, o qual, estamos trocando todos nobreak por senoidal online para diminuir as incidencias)
    - Adesões ( nos primeiros 15 dias normalmente até se habituar os clientes abrem mais chamados)

    O correto acredito é levar em consideração o numero de chamados. Não há como um técnico atender mais de 10 pessoas dia com a atenção que o cliente requer.

  13. #13

    Padrão

    O melhor deste tópico é a sugestão de elaborar uma cartilha do assinante.
    vou pensar nisso com muito carinho daqui prá frente.
    Primeira pergunta que faço: já tentou reiniciar a máquina? Normalmente resolve tudo. Problemas de ruwindows.

  14. #14

    Padrão

    to sofrendo muito com atendimento a clientes, tenho 500 clientes e meus chamados nao conseguem sair da casa dos 50 em aberto, e olhe q tenho dois tecnicos... notei q depois q coloquei ppoe os chamados aumentaram drasticamente em virtude da desconfiguraçao do discador ... alguem tem alguma dica pra amenizar isso??? sei q usar radinhos poderia faciliar mas tem q analisar que aumentaria bem o custo do kit...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    to sofrendo muito com atendimento a clientes, tenho 500 clientes e meus chamados nao conseguem sair da casa dos 50 em aberto, e olhe q tenho dois tecnicos... notei q depois q coloquei ppoe os chamados aumentaram drasticamente em virtude da desconfiguraçao do discador ... alguem tem alguma dica pra amenizar isso??? sei q usar radinhos poderia faciliar mas tem q analisar que aumentaria bem o custo do kit...
    Eu uso aqui hotspot. Sei que tem gente que não gosta.
    Mas o Sergio postou ontem uma aula do Eng Maia da Mikrotik, onde ele diz que a segurança não tem nada a ver com ppoe ou hotspot. Hotspot é uma opção comercial e não técnica. Dito por ele.
    Uso criptografia WPA2.
    E ativo o dhcp. Assim, se formatar a maq do vivente, não precisa fazer nada, ísto se usar ap no cliente. E os radinhos já estão baixando de preço.
    Dias desses, vi uma oferta na mude.com.br de um ap da intelbras. Nem sabia que eles tinham. E com chipset atheros. Estava por 98,00 a vista.
    Eu não tenho um grande tráfego ainda, mas todos que usei assim, nunca foi preciso ir lá. Quero ver com o aumento de tráfego como vai ficar.

  16. #16

    Padrão

    Realmente é preciso ter um 0800 suporte por telefone com técnicos experientes é fundamental pois as vezes um simples reiniciar da maquina um reparar a conexão resolve tudo ...e em ultimo caso mandar um técnico na casa do cliente ... a questão do PPPOE ele só não ira te dar trabalho se vc usar a regra das grandes teles ..pois todas elas usam pppoe ..mas é da seguinte forma vc ligou o suporte é horrivel pelo menos os técnicos aqui da minha cidade a maioria não sabem o que é tcp/ip ATM então piorou ai eles simplismente falam o seguinte se o problema for na rede deles não cobra nada se for na casa do cliente só para eles diagnosticar é 40 reias mas eles nem entram no portão da sua casa vc tem que ligar para outro técnico para ele ir arruma : então com certeza o pppoe vai te dar mais manutenção mas é só vc ser mais rigoroso com oos clientes assim como as grades teles ..o que particularmente eu não acho legal ..pois essa é a difrença do nosso serviço um um suporte e uma relação com o cliente melhor

  17. #17

    Padrão

    Cara acho que com uma quantidade dessas de cliente, é bom começar investir mais na sua infra como mais técnicos e também em equipamentos de qualidade para os clientes.

    Realmente, quando se usa AP nos clientes é outra coisa...alem de você poder acessar pra fazer manutenção, você nunca vai ter problemas por parte do usuario com configurações de IP.

    Quando eu tiver 500 clientes com certeza ja irei trabalhar 24h/7dias.

    vlw

  18. #18

    Padrão

    rsrsr vc acha que a telemar tem um tecnico pra cada cliente ,uma cidade atendida da telemar com 15 mil clientes ela tem 4 tecnicos ,prazo de visita 2 dias prazo pra solução do problemas 7 dias apos isso o cliente tem direito de recorrer a anatel ,quanto a radio depende da posição e do seu geito de trabalhar tenho 1200 clientes a radio e 2 tecnico pra manutenção ,e 4 para instalação ,isso é muito relativo tem empresa que com 100 clientes tem 10 funcionarios .um segura no bolso do patrao e outro tira o dinheiro

  19. #19

    Padrão haha

    blza mans boa tarde!

    Bom tenh0 240 Clientes hotspot usando rádio, em alguns nem antena externa eu utilizo, mas quanto a preços são em média 50,00 mais caro q as plaquinhas e os usb's porém o custo beneficio vale a diferença. Pago em média de 110 a 130 nos tplink wl501/601g enão o kit com antena e tudo mais sai em média 180 reais, como trabalho na forma de comodato faço o seguinte cobro taxa de instalação e configuração, não mexo em nada na máquina do cliente peço para ele ligar a máquina digitar o nome de usuário e senha acabo, qnd uso antena externa coloco o ap na aste da antena num pote pintado de preto(tapawear kkkkk com um cutuvelo na tampa para respiro e outro caninho em baixo para passar Energia, e utp) em média o sinal fica -30 no mikrotik)

    VOltando ao assunto, tenho 2 tecnicos, 1 atende chamados, outro atende a novso clientes e pós venda, eu financeiro e outras coisas voltadas aos servidores, implantação etc.

    os probs q dão são, Virus, Black list, nome de usuário e senha, cabo utp solto, reiniciar a máquina, e as vezes qnd um nego vai e tenta colocar uma antena de tv na aste da de rádio ai tira de posição, ai não tem jeito mando um técnico la, mas memso assim se a culpa foi do cliente a uma taxa de visitação de 25,00.

    Mas a tranquilidade q os rádio passam é indiscutivel, e também posso acessa-los remotamente para manutenção atualização de firm.

    Finais de semanda sem dor de cabeça e clientes felizes com o atendimento!

    Flw Abraços

  20. #20

    Padrão Exelente Tópico ...

    São problemas diários de um provedor ...

    Achei interessante o Lance da Cartilha .... hoje utilizo tudo Acess Point, mas trabalhava em uma empresa que usava Wireless / PCI , era uma loucura, e lógico o Nível de Conhecimento em Info era baixo, agora com Acess Point , coloco uma senha nele , PPPOE , e boa .... Problemas com energia são bastantes , principalmente quando dá queda de energia na casa de um cliente e trava o Acess, aí lá liga ele dizendo que a '' NET TÁ FORA '' ...

    Não trabalho ainda com Suporte 24 Horas , somente em horário expediente , mantenho a regra de 24 horas para Solucionar o Problema após o chamado. Vários problemas resolvo por telefone ... mas lógico, é uma quantidade de clientes menores aonde trabalho. '' estamos começando '' ...

    wlw.

    Junior Ph
    Grupo C.M.D. Telecom