+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento de 2 isp + Squid com apenas 3 interfaces no MK

    amigos, atualmente tenho um mk 2.9.27 recebendo sinal de 1 isp jogando o sinal para uma interface (wlan1), jogando o trafego da porta 80 pra um debian (paralelo) com squid 2.6 ligando na ether1 do mk e todo o trafego saindo pela ether2 para o switch onde estao conectados os clientes.

    devido a constantes problemas nesse ips estou pegando link extra com outro isp para fazer um balanceamento de rede, onde penso em deixar X clientes em um isp e Y clientes em outro isp, de forma que se um link cair o outro assumiria toda a rede.
    (192.168.1.1 a 50 link A e 192.168.1.51 a 100 no link B)

    ja vi varios tutoriais de como fazer isso, mas nao queria me desfazer do proxy no squid pois tem me ajudado bem no desempenho da rede, mas devido as limitaçoes de hardware nao da pra eu colocar mais uma interface no MK, teria q configurar isso tudo com apenas 3 interfaces no MK (1wlan e 2 ether), e nao sei se o squid faria o cache das duas redes (link A e link B).

    para resolver o problema das 3 interfaces pensei em ligar o debian no mesmo switch q esta os clientes, para que fizesse cache de toda a rede, mas como disse nao sei se funcionaria por ser 2 ips e nao sei como posso direcionar o trafego balanceado dos dois links para o debian. uma vez que todos os clientes tem que estar na mesma faixa de IP, porem nao tem problema deles navegarem sem o controle do MK, na verdade pra mim é ate melhor o trafego do debian sair sem controle de banda e apenas o resto q nao estiver no cache sair com controle.

    talvez seja melhor eu fazer um balanceamento por rotas estaticas, deixando um link para o trafego da porta 80 e fazer cache apenas desse link antes mesmo dele entrar no MK colocando 2 placas de rede no debian (wlan1) e deixar o outro link para o restante das requisiçoes (msn, https,p2p,etc...) entrando pela wlan2, e tudo saindo pela ether1, mas fazendo dessa forma nao sei como poderia configurar o MK para que um link assumisse toda a rede caso o outro falhasse. e nem como poderia desativar o debian se ele desse problema mantendo o trafego da wlan1

    mas como eu acho melhor o trafego do debian sair a full para os clientes, eu poderia fazer um balanceamento do mk com os dois links e colocar o debian em bridge entre o mk e os clientes??? daria pra fazer cache full da porta 80 e passar o restante com controle para todos tendo esse debian no meio entre o MK e o switch???

    ah! em todas as situaçoes o proxy é transparent.

    aguardo opnioes e sugestoes de configuraçoes.
    obs. nao sou um usuario muito avançado, entao se puderem detalhar agradeço!!rs

    obrigado a todos pela atençao e participaçao.
    Última edição por lelyrock; 15-04-2009 às 16:49.

  2. #2

    Padrão

    Te suguiero pasarte a RouterOS 3.22 para hacer ese trabajo.
    Yo lo tengo funcionando con esa version + SQUID y funciona excelente.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mac86 Ver Post
    Te suguiero pasarte a RouterOS 3.22 para hacer ese trabajo.
    Yo lo tengo funcionando con esa version + SQUID y funciona excelente.

    mas o meu com 1 link + squid tem funcionado bem......
    eu nao sei como configurar com 2 link deixando o proxy fora do mk pra ele atender toda rede

  4. #4

    Padrão

    problema resolvido

    adcionei +1 ip address na interface de saida para os clientes deixando o proxy nessa nova faixa classe de ip

    falta de pratica com esses routers avançados....rs