+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Começar o provedor em 2.4Ghz ou 5.8Ghz??

    Boa tarde pessoal,
    queria uma opinião dos mais experientes a respeito das frequencias...
    Seria vantagem jah começar o provedor em 5.8Ghz?? Tenho conhecimento que o custo é mais alto, tanto dos PoP´s qto dos clientes, mais quero oferecer um serviço equivalente ao adsl, e VoIP tambem. Minha cidade é muito montanhosa, trabalhar em 5.8 nessas condiçoes é mais dificil?? O troughput em 5.8 eh muito maior que em 2.4?
    Obrigado!!
    Abs.:
    nierof

  2. #2

    Padrão

    qual tipo de cliente voce vai atender ?

    cliente residencial nao custuma querer gastar mta grana com equipamento.. entao.. 2.4 seria viavel...

    5.8 para atender empresas...

    e mantenha maximo 30 clientes simultaneamente em um cartao/antena... para que nao comprometa a qualidade do serviço

  3. #3

    Padrão

    mesmo com cartoes ubiquiti e um mk-pc seria 30 clientes simultaneos no maximo??

    pra jogar o sinal pro interior 2.4 ou 5.8 nao faz diferença??
    li em algum forum por aih q 5.8 eh pior pra questao de fresnel e se tiver alguma arvore ou coisa assim... procede??


    abss.

  4. #4

    Padrão

    sim quanto maior a frequencia.. maior a dificuldade com obstaculos..

  5. #5

    Padrão

    ultima duvida...

    o troughput em 5.8ghz é maior?? eu sei que é possivel trabalhar com faixa de 10mhz o que aumenta o troughput, jah que em 5.8 tem mais canais disponiveis. Mais vc ou alguem do forum jah teve experiencias em 5.8ghz pra PMP? Esse aumento de TP é vantagem considerando o custo?

    obrigado!!

  6. #6

    Padrão

    com certeza 5.8 eh maior.. mas trabalhar em 10mhz diminui o troughput... se vc usar um espaço maior entre os canais (40mhz) .. ai sim voce tera um troughput maior (superA usa 40mhz)

    o padrao de espaço entre os canais é de 20mhz

  7. #7

    Padrão

    Boa noite amigo, já utilizei algumas soluções em 5.8ghz e realmente conseguesse velocidades de até 36Mb/s facilmente, obviamente a questão da visada é tudo.

  8. #8

    Padrão 5.8

    Olá amigos,

    Realmente em muitos casos esta frequência ajuda e muito, pois o lóbulo de irradiação é menor podendo assim passar entre alguns obstaculos e eliminar este problema e também que é o principal é obter um resultado melhor e sair das interferências de 2.4, porém a preocupação com os clientes, distâncias, entre outros devem ser levadas em conta.

    Nos meus treinamentos eu procur sempre focar aplicação a aplicação, pois cada caso tem sua particularidade que deve ser avaliada com calma.

    A grande importância que devemos dar aos enlaces inicialmente é o cálculo do processo, ou seja, calcular os ganhos de antena que será necessário e a potência de rádio a ser aplicada.

    Abraços.

  9. #9

  10. #10

    Padrão provedor

    rs.. não vamos desiludir o amigo mas vale lembrar que o caminho é longo assim como tudo em nossa vida.

    Sou muito exigente com meus alunos em treinamento, pois creio no bom ensino que por sinal é fundamental um bom treinamento para que sua aplicação seja satisfatória.

    Pesquise bem antes de mais nada e tente achar um bom conhecimento sempre com quem domina estas informações, assim sua segurança aumenta.

    Abraços a todos.

  11. #11

    Padrão

    Amigo,

    Na minha opinião isso varia muito de equipamento para equipamento. A frequencia de operação influencia no throughput apenas quando há ou não interferencia na mesma.

    Voce citou em trabalhar com 10MHz de largura de banda (canal). Há equipamentos que trabalham com 5MHz, 10MHz, 20MHz e alguns 40MHz. O que isso basicamente quer dizer? - Quanto menor a largura de banda (p.e. 5MHz) você se livra mais de interferencias, porém menor será seu throughput. E claro, vice-versa também, quanto maior a largura de banda, maior o throughput, porém mais interferencia!

    Tem alguns detalhes a mais ai por trás de uma boa estudada em RF, isso aqui é básico do básico do básico!!!

    espero ter esclarecido algo,

    att,
    Pedro Bortolossi
    WDC Networks

  12. #12

    Lightbulb 2.4 ou 5.8 ?

    Eu penso que para voce iniciar deveria usar o 2.4, pois e mais facil de alinhar o material e mais barato, voce mencionou muitas arvores, isso quer dizer miita area sombreada que sera nescessario mais material e o elevamento de custo......enfim minha sugestão é pra começar use 2.4 de boa qualidade.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tioruan Ver Post
    desiste mas um nao
    Calma um entra e 3 desistem....

  14. #14

    Padrão

    2.4 GHz é a frequência de máxima absorção de energia pela água, justamente por isso é usada também em fornos de micro-ondas. Coincidência ou não, eu sempre achei a propagação em 2.4 GHz mais sensível a chuvas... por mais que num modelo simplificado, quanto mais alta a frequência, maior a influência da chuva.

    2.4 GHz também tem outro grave problema que é o baixo número de canais independentes; só os canais 1, 6 e 11 não tem sobreposição entre si, os outros sobrepõe parcialmente algum desses. 3 canais só se houvesse um único transmissor central na cidade com 3 setores de 120 graus, e a capacidade deles desse para todo mundo... na prática, há competição pelo uso do espectro e seu sucesso vai estrangular o desempenho de tão poucos canais.

    Assim, minha sugestão é usar equipamentos de antena integrada de 5.x GHz que você possa usar tanto em 5.4 quanto 5.8 GHz (homologado para as duas faixas). Assim, você pode começar com 5.8 GHz com antenas de alto ganho e potência no máximo, e ir criando células menores com os equipamentos de 5.4 GHz quando você precisar de mais espectro ou estiver batendo cabeça com mais gente transmitindo. A Nanostation/Nanostation Loco são os rádios mais "na moda" com essa característica.

    Agora você já chegou perto do cliente e precisa checar na mesa do computador do cliente ?
    Aqui valem n opções como distribuir em 2.4 GHz (se seus clientes tiverem notebooks é legal), passar cabo de rede, usar cabo telefônico com HPNA, usar cabo coaxial com HPNAv3, colocar IP DSLAMs em condomínios e distribuir com ADSL... vai depender do perfil do mercado e de uma análise de investimento-retorno.

    Boa sorte!