+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VLAN!

    opa galera da UL, pode até parecer uma pergunta idiota, mais procurei em alguns sites especializados, como usar a tal da VLAN, se alguem pudesse me esclarecer os conceitos ficaria grato, obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Também tenho uma dúvida a respeito, Tenho um MK com duas interfaces WLAN e LAN e tb uma terceira interface LINK (onde é conectado o modem) mas gostaria que alguns clientes LAN usem hotspot para isso imaginei que criando uma VLAN na interface LAN fosse possível, fiz com a VLAN todas as configurações mas de inicio nenhum cliente passa pelo Hotspot da interface VLAN mesmo eu amarrando MAC + IP no DHCP eles "passam direto" e recebem um endereço automático no DHCP da interface LAN, acho que da pra entender o que eu quis dizer, obrigado a quem tentar sanar esssa dúvida!!
    Última edição por papudf; 07-03-2009 às 11:40. Razão: algumas palavras erradas

  3. #3

    Padrão

    No meu entender uma Vlan tem o mesmo conceito tanto no MK quanto em Cisco ou qualquer equipamento de gerencia de redes, bom mas o conceito de VLAN é um determinado grupo de "servidores ou computadores" dentro de uma rede, por exemplo você tem 5 servidores de streaming na sua rede mas eles tem Filtros diferentes dos seus servidores de Capa por exemplo, então você cria uma vlan para eles ficarem no mesmo grupo de rede e coloca um balanceador para esses servidores e tals, e cria filtros apenas para aquela vlan em especifica....
    Espero ter ajudado um pouco sobre o conceito "Simples da Vlan"
    Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    o que acontece é o seguinte, tenho uma Interface de rede com a faixa de ip 192.168.100.0/24 e gostaria de nessa mesma interface, criar uma VLAN com o ip 192.168.200.0/24, oque eu fiz foi o seguinte, configurei a faixa 192.168.100.0/24 na ether1, e criei a vlan com a faixa 192.168.200.0/24, fiz o nat pras duas, mais quando vou usar o ip 192.168.200.0/24 nem pinga no servidor consigo, essa é minha duvida, existe alguma restrição na hora de configurar?

    Desde já agradeço,