+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Medindo a qualidade da conexão do cliente

    Como eu faço para ver a real qualidade do cliente, testando pelo ping é sufuciente? Pois o sinal dá 100%, quando dou ping no servidor ele me retorno entre 2ms a 15ms desde que não esteja acessando a internet, pois quando está usando a internet o ping sobe para 200ms a 400ms.
    Isso é normal acontecer?

  2. #2
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    O ICMP (ping) tem baixa prioridade. Na hora que esta navegando, a prioridade é o HTTP.

  3. #3

    Padrão

    É normal sim o ping subir quando o cliente está acessando. Seu ping está bom assim. Ainda dá pra diminuir, mas do jeito que tá está bom. O sinal não tem TANTA influência assim, já que se você tiver 100% de sinal e muito ruído sua conexão ficará prejudicada. E com 50% de sinal e pouco ruído você pode ter um ótimo acesso. O Tx e Rx deve ser mantido no máximo também, pois pode prejudicar sua rede manter clientes com níveis diferentes e baixos de Tx e Rx.

  4. #4

    Padrão

    Aqui eu utilizo o StarOS, deixei fixo o TX mas o RX, que no caso é o sinal que recebe do cliente né? Ele oscila, alguns fica fixo em 11MB outros só quando estão usando bastante banda ele vai para 11MB se não ele fica oscilando de 1MB até 11MB.
    Isso pode ser um problema? Tem como eu fixar o RX também?

  5. #5

    Padrão

    faz um teste de tráfego entre o cliente e a torre, pra ver quanto tá passando de dl e up. tão importante quanto ping baixo, até mais pra falar a verdade, já que de 10 clientes, 9 é http e msn e 1 é voip e jogos online em tempo real.

  6. #6

    Padrão

    Como eu faço para testar o tráfego entre o cliente e a torre?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigo_pagani Ver Post
    Aqui eu utilizo o StarOS, deixei fixo o TX mas o RX, que no caso é o sinal que recebe do cliente né? Ele oscila, alguns fica fixo em 11MB outros só quando estão usando bastante banda ele vai para 11MB se não ele fica oscilando de 1MB até 11MB.
    Isso pode ser um problema? Tem como eu fixar o RX também?
    Tx e Rx é a taxa de transmissão, a comunicação com a torre no caso. Tx é a taxa que você transmite e Rx a que recebe. Você deve manter todos com 11mbps de Tx e de Rx. Caso eles não estejam com 11, pode ser algum problema de alinhamento, cabo, conector... Quanto a monitorar os clientes, se não me engano tem um gráfico no MK que mostra o tráfego.