Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP - que equipamento Usar

    Boa Tarde Galera

    seguinte estou precisando fazer um ponto a ponto aqui para repetir o sinal a distancia seria de 10 Km com visada perfeita e sem interferencia (estou com uma torre na cidade e o resto é sitio), eu sou de certa forma novato em wireless e precisava saber que tipo de equipamento me recomendam, e se possivel não gostaria de usar MK não gosto dele, para a distribuição na cidade utilizo um PC-AP, com 4 placas-pci greatek, e esta tudo OK, mas agora preciso manda sinal para um Distrito do municipio também e não sei qual equipamento uso para mandar.
    Eu estava pensando (muito seriamente), em usar NanoStation 5 e se fosse preciso até com antena externa, principalmente pela facilidade de uso do mesmo, mas um vendedor me falou que não vou conseguir fazer com NanoStation, que é melhor eu usar um WLA 5000 mas eu nem conheço este equipamentoe estou na duvida e estou querendo outras sugestões, por que também não conheço o nanostation (só daqui do forum que ja li uns 30 topicos a este respeito mas nenhum me deu a conclusão se prestaou não por que um elogia e dois metem o pau ou vice e versa).
    Portanto peço que me deem uma mão neste assunto.

    P.S. - Eu sei que o assunto é bastante batido mas eu não consegui achar nenhum topico que tenha sido encerrado corretamente falando a solução X ou a solução Y funcionou então fica dificil de chegar a conclusão.

    Desde já agradeço

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    Se você quer praticidade vá de NS mesmo, ele tem uma otima sensibilidade para recepção o que se torna um grande diferencial em relação aos radinhos.

    Já existem cases aqui no forum sobre enlaces acima de 10km com eles e antenas externas.

    Abraço

  3. #3

    Padrão

    Fala Rogerio

    Cara legal sua resposta eu estou ficando cada vez mais interessado em NanoStation só uma duvida vc já usou NanoStation? eu fez teste reais com NanoStation??

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandop Ver Post
    Fala Rogerio

    Cara legal sua resposta eu estou ficando cada vez mais interessado em NanoStation só uma duvida vc já usou NanoStation? eu fez teste reais com NanoStation??
    Cara ainda não viu, mas vou..

    Tenho 4 enlaces media de 3km pra fazer, já e quase certo de usar eles.

    Abraço

  5. #5

    Padrão

    Rogerio valew cara, ja estou quase convencido mas estou esperando para ver se me apresentam outra solução aqui no forum valew

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandop Ver Post
    Rogerio valew cara, ja estou quase convencido mas estou esperando para ver se me apresentam outra solução aqui no forum valew
    Tambem vou ficar de olho aqui. rsrs
    Quanto mais informação nelhor não é mesmo?

    Abraço

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Eu tirei meu pto a pto de 2.4 (aprouter) e coloquei dois nanos 5,, mudou muito a performace, e nem estou usando antena externa apenas as do nano mesmo,, meu pto pto é de 1,5 km,, mas tenho uma amigo que está usando a 3 km tambem sem antena e tá perfeito,, ele está fazendo uma instalação de 33 km,, colocou 3 nanos com 11 km com antena externa e disse que fiocou exclelente.. eu vou fazer outro enlace de 3 km e vou utilizar nano5 também, pois confio no equipamento..
    Essa é minha experiencia..
    Espero ter ajudado.

    Att
    Almir

  8. #8

    Padrão

    Olha, vai de Airaya e vc nunca mais vai precisar mexer neste link que esta querendo fazer..

  9. #9

    Padrão Ptp

    Bom Dia amigo, você pode utilizar antenas Hyperlink de grade de 22 ou 27 dbi e NanoStation 5, recentemente fiz um link de 37,07Km utilizando antenas de 27 dbi e o novo Bullet 5 da ubiquiti, esse equipamento é muito bom e é basicamente o mesmo valor que o NanoStation.


  10. #10

    Padrão

    caro tcheguri
    eu ja tinha pensado em Airaya mas estou meio assim por não conhecer o equipamento, mas se me passarem mais especificações e modelos do equipamento pode ser que eu comece a pensar nesta possibilidade mesmo. Se puder me dar mais especificações agradeço

  11. #11

    Padrão

    Fernando seria interessante vc dar uma pesquisada tambm em rádios 5.8 como o Airaya ele é bem estavel tem tambem os rádios da motorola (canopy) se puderes gastar um pouco mais te aconselho esses canopy tera um otimo desempenho e bastante estabilidade!

    Att, MC@dori!

  12. #12

    Padrão

    Aqui uso apenas Nano5 e Mk.

    Clientes, com 7 a 10 Km no nano5, funcionamento excepcional. Vale a pena sim, já que não quer trabalhar com MK.

  13. #13

    Padrão

    luock vc ta usando nano nos clientes ou na base eu não entendi direito, e outra coisa está com antena externa ou sem antena???
    outra coisa eu posso usar qualquer antena externa no nano, digo o conector de saida do nano é o padrão ou tem que abrir ele pra soldar lá dentro???


    Obrigado

  14. #14

    Padrão

    Utilizo tanto nos clientes como em PTP.

    Alguns casos tenho ele com Antena Externa.

    Para usar a antena externa, não precisa soldar internamente, só utilizar um cabo c/ conector SMA (Igual aos AP's comuns).

    O desempenho melhor que tenho sem antena externa, é de 6Km.

    Um outro bom enlace que tenho é na torre tenho um 8602 c/ direcional 26dB e o nano sem antena externa a 12Km. Tem uns 7Mb Full nesse enlace. Não vi necessidade de colocar antena externa no Nano já que preciso atender 1Mb pro cliente.

    Qualquer dúvida só falar.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    [...]
    O desempenho melhor que tenho sem antena externa, é de 6Km. [...]
    Quanto está passando nesse enlace?? está em bridge??

    Abraço

  16. #16

    Padrão

    Sim, em bridge. Não tenho ao certo qnts Mb pois já tem um tempo bom rodando lá, nunca tive problema. Ele me compra 1Mb Full e ta entregando. Mais deve passar uns 2.5 Full nestas condições ai. NANO5 sem antena 6Km

  17. #17

    Padrão

    bom levando em consideração o que o luock disse se eu colocar um nano 5 com uma antena vai funcionar blz o enlace em 10 km que preciso. pois se sem antena ta dando 6 km com uma antena e nem precisa ser muito potente eu vou conseguir fechar o enlace necessário

    Valew

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandop Ver Post
    Boa Tarde Galera

    seguinte estou precisando fazer um ponto a ponto aqui para repetir o sinal a distancia seria de 10 Km com visada perfeita e sem interferencia (estou com uma torre na cidade e o resto é sitio), eu sou de certa forma novato em wireless e precisava saber que tipo de equipamento me recomendam, e se possivel não gostaria de usar MK não gosto dele, para a distribuição na cidade utilizo um PC-AP, com 4 placas-pci greatek, e esta tudo OK, mas agora preciso manda sinal para um Distrito do municipio também e não sei qual equipamento uso para mandar.
    Eu estava pensando (muito seriamente), em usar NanoStation 5 e se fosse preciso até com antena externa, principalmente pela facilidade de uso do mesmo, mas um vendedor me falou que não vou conseguir fazer com NanoStation, que é melhor eu usar um WLA 5000 mas eu nem conheço este equipamentoe estou na duvida e estou querendo outras sugestões, por que também não conheço o nanostation (só daqui do forum que ja li uns 30 topicos a este respeito mas nenhum me deu a conclusão se prestaou não por que um elogia e dois metem o pau ou vice e versa).
    Portanto peço que me deem uma mão neste assunto.


    P.S. - Eu sei que o assunto é bastante batido mas eu não consegui achar nenhum topico que tenha sido encerrado corretamente falando a solução X ou a solução Y funcionou então fica dificil de chegar a conclusão.

    Desde já agradeço
    Caro fernando, olha pelo que conheço e ja vi funcinado a melhor solução mesmo é o nano station
    mas para essa distancia ira necessitar de antena externa eu indico a usar a de 22 dbi de grade da hyperlink ou da OIW que fica show de bola, creio que ira conseguir entorno de 15 megas.

    espero ter ajudado.

  19. #19

    Padrão

    Pathuco valeu pela dica cara só uma duvida eu esqueci de mencionar que preciso funcionar de acordo com as normas da ANATEL portanto se eu colocar uma antena de 22 dbi como vc mencionou não vai sair fora da especificação.
    Se bem que vi neste site aqui
    FAQ
    que se for usar 5.8 em ptp não há limite de potencia.
    Isto é real????


    Obrigado

  20. #20

    Padrão

    Bom Galera levando em conta as dicas que me foram passada eu acredit que a melhor opção seja mesmo usar NanoStation 5 eu já estava com isto em mente a as respostas do forum foram satisfatórias para minha conclusão portanto agradeço a todos que participaram com respostas e trocaram experiencias conosco.

    Desde já agradeço

    OBS. Moderadores peço que coloquem este tópico como fechado mesmo pois acredito que deu pra sanar as duvidas. (eu não sei como faz isso)