Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão edimax + aquarios 12dbi

    olá galera sou iniciante nesse fórum e estou afim de montar um pequeno provedor via radio, nada profissional é apenas para alguns amigos e vizinhos, e então me deparei com algumas duvidas e gostaria que me ajudassem se for possível, o equipamento que pretendo comprar é o edimax ew 7209apg e uma antena aquarios omni 12dbi, vou montar em uma torre de 15 metros de altura, a localização é sem relevo nem linhas de alta tensão, visada total e livres por varios kilometros, eu tenho aqui duas adsl ,uma de 1 mega e outra de 10 mega , com essas condições e esse equipamento, qual alcance que eu consigo? quantos clientes eu posso atender com cada adsl? e qual velocidade posso oferecer?

    desde já agradeço a colaboração de todos!
    Última edição por cardozo; 10-03-2009 às 20:53.

  2. #2

    Padrão

    desculpem , sei que é muito chato ficar cobrando resposta, mas caso alguém possa dar alguma opinião , é que estou afim de comprar esse equipamento essa semana.
    mais uma vez desculpe, e muito obrigado a todos!

  3. #3
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Smile Edimax abre o bico rápido..

    Citação Postado originalmente por cardozo Ver Post
    olá galera sou iniciante nesse fórum e estou afim de montar um pequeno provedor via radio, nada profissional é apenas para alguns amigos e vizinhos, e então me deparei com algumas duvidas e gostaria que me ajudassem se for possível, o equipamento que pretendo comprar é o edimax ew 7209apg e uma antena aquarios omni 12dbi, vou montar em uma torre de 15 metros de altura, a localização é sem relevo nem linhas de alta tensão, visada total e livres por varios kilometros, eu tenho aqui duas adsl ,uma de 1 mega e outra de 10 mega , com essas condições e esse equipamento, qual alcance que eu consigo? quantos clientes eu posso atender com cada adsl? e qual velocidade posso oferecer?

    desde já agradeço a colaboração de todos!
    Amigo qndo vc ter ae uns 15 clientes simultaneos nesse Edimax, ele vai abrir o bico.. nao aguenta mta coisa nao.. Ja que vc tem tanto link adsl assim vc pode comprar uma Routerboard que vai te satisfazer bem, melhor vc investir ae uns 700 reais nessa RB+cartao+fonte+caixa hermetica do que vc comprar esse rádio..

    e lembre-se compre uma fonte de pelo menos 3,5 A.
    em relação a quantidade de clientes, vai depender d qual velocidade vc vai querer vender, tipo se vender 200Kbps pode colocar ae nesse link todo uns 160 clientes tranquilo, pq menos da metade ficam simultaneos.
    qualquer coisa estamos ae.

  4. #4
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Smile Sua rede precisa ser bem estruturada

    Sem contar q o certo seria vc montar ae um servidor mikrotik pra gerenciar isso ae td neh, fazer controle d banda, firewall.. e essa antena aquario tmb soh vai aguentar bem ate uns 30 clientes simultaneos.. se vc quiser montar com o radio monta, mas assim q ter uns 30 clientes vc ja troca por uma RB..

  5. #5
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Veja só, são casos e casos, eu tenho 4 mb dsl, tenho uma lan com 10 pcs ligados e os outros 30 espaços para clientes ( macs do radio edimax ) eu compartilho com clientes da rede sem fio, veja só, tem dia que estou com a lan lotada e 20/25 clientes simultaneos rodando de boa e sem lentidão da rede, nao existe mágica nem truque, muito menos conto de fadas, apenas que o edimax faz seu controle de banda normalmemte e quanto vc enviar pro cliente ele vai gerenciar.
    portanto se quiser arriscar e colocar seu edimax, posta ai suas dúvidas que ajudo de boa, agora estou mudando pro MK pois aumentaram os clientes da rede sem fio, e já está rodando um outro link com um mk ... mas isso é outra história .

    Att Ricardo Sobrinho.

  6. #6

    Padrão

    galera valeu pela atenção mesmo!
    a minha idéia é essa mesmo, começar com algo bem pequeno, no máximo 15 clientes. se chegar essa quantidade rápido e tudo der certo vou investir num equipamento bem melhor e bem mais potente, lembrando que vou utilizar esse edimax na potência original 63mv, pois eu vi no post do amigo jociano que ele funciona muito bem assim e principalmente não atrapalha outra rede que possa existir.
    obrigado à todos!

  7. #7
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cardozo Ver Post
    galera valeu pela atenção mesmo!
    a minha idéia é essa mesmo, começar com algo bem pequeno, no máximo 15 clientes. se chegar essa quantidade rápido e tudo der certo vou investir num equipamento bem melhor e bem mais potente, lembrando que vou utilizar esse edimax na potência original 63mv, pois eu vi no post do amigo jociano que ele funciona muito bem assim e principalmente não atrapalha outra rede que possa existir.
    obrigado à todos!
    Quanto a potência, pode deixar em 250 Mw, vai de boa, meu cliente mais longe está a 2,200m, e ele recebe sinal por um adaptador Usb também da edimax, ligado à um cabo com 10 Mts e uma antena Aquarius de 25 Dbi instalada na laje dele (e nem é sobrado a casa dele) com uma visada pouco atrapalhada por prédios e uma enorme praça ( do centro da cidade ) mas ele conecta à 11 mbps, ( que é o quanto eu envio pros clientes, afinal trabalho somenmte no canal 5 Banda B ), procure trabalhar com planos, colocando valores amarrados à velocidade de conexão, o plano minimo eu coloco 200k roda de boa.
    Boa sorte
    Ricardo sobrinho.

  8. #8

    Padrão

    já eu tenho essa vantagem de visada total, pois o raio de alcance é bem limpo , poucas arvores prédios não tem nenhum apenas algumas casas 2 pisos mas tambem são poucas. você usa controle de banda no ap ou em servidor?

  9. #9
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cardozo Ver Post
    já eu tenho essa vantagem de visada total, pois o raio de alcance é bem limpo , poucas arvores prédios não tem nenhum apenas algumas casas 2 pisos mas tambem são poucas. você usa controle de banda no ap ou em servidor?

    Utilizo No AP o próprio Edimax faz o controle e faz muito bem ...

    Ricardo Sobrinho.

  10. #10

    Padrão

    com 4 mega de adsl tu mantem cerca de 30 pc simultaneamente e ele da conta tranquilo?
    e como eu faço o calculo de velocidade pra cada cliente?
    ex: 1mega = 5 clientes 200kbps é isso?
    Última edição por cardozo; 15-03-2009 às 15:17.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cardozo Ver Post
    com 4 mega de adsl tu mantem cerca de 30 pc simultaneamente e ele da conta tranquilo?
    e como eu faço o calculo de velocidade pra cada cliente?
    ex: 1mega = 5 clientes 200kbps é isso?
    Amigo faz o que tem de fazer de maneira correta, não caia nessa de por 250mW em um APzinho que foi feito para operar em 63mW e nem controlar banda nele, pois a finalidade desses tipos de AP´s não é isso, alguns improvisaram este equipamento para ambiente outdoor mas ele não é para esta finalidade, mas como não quer investir muito agora você pode até usar ele mas de maneira em que não o mate rápido usando controle de banda e setando a potência dele em 250mW! Abraços!

  12. #12

    Padrão

    eu tenho um pentium 3 em ótimo estado encostado aqui, pensei em usar o so mikrotik mas to meio perdido em relação à ele, veja se o que eu entendi está certo, basta adicionar uma placa de rede ao pc e instalar esse sistema, então o cabo de rede que sai do modem (dlink 500g router) e que iria para o ap é conectado ao pc e do pc sai o cabo de rede para o ap é isso?
    Última edição por cardozo; 15-03-2009 às 18:57.

  13. #13
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jociano Ver Post
    Amigo faz o que tem de fazer de maneira correta, não caia nessa de por 250mW em um APzinho que foi feito para operar em 63mW e nem controlar banda nele, pois a finalidade desses tipos de AP´s não é isso, alguns improvisaram este equipamento para ambiente outdoor mas ele não é para esta finalidade, mas como não quer investir muito agora você pode até usar ele mas de maneira em que não o mate rápido usando controle de banda e setando a potência dele em 250mW! Abraços!
    É Jociano, você tem razão, porém como disse na minha primeira resposta, sou um cara "pé no chão", não trabalho baseado em manuais e muito menos, sigo à risca tudo aquilo que me dizem ser o certo, sempre, em meus 20 anos de experiencia em informática procurei uma forma alternativa de resolver determinado problema. Quando disse ao amigo para trabalhar em 250 Mw, é porque eu sei e assino embaixo, que o edimax, bom e velho edimax, trabalha sim em 250 Mw e este "apzinho" está rodando desde fevereiro de 2008, sem dar um pau, uma travada sequer, quando comprei pela primeira vez, tive dúvidas e ao pesquisar em foruns, fiquei com mais medo ainda, porém a verba era curta e meu caso era apenas para uns 10, 20 clientes no máximo, mas hoje estou trocando me edimax por um PCap, com a ajuda do pessoal aqui do forum, não porque o edimax está dando pau, mas por o limite de cadastro em controle de banda é de 40 clientes e para mim não esta dando mais.
    Desculpe meu desabafo, mas simto-me na obrigação de informar corretamente, e ajudar aqueles que como eu, tem dúvidas, como no inicio deste post, respondi dizendo " existem casos e casos " o meu caso com o Edimax é de sucesso e indico a todos que estão iniciando, Claro, se possível, coloquem um PCAP, é extremamante mais estável, Imcomparável a diferença, mas claro, existem casos ... e casos ...

    Ricardo Sobrinho.

  14. #14
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo, é uma péssima combinação.

    Citação Postado originalmente por cardozo Ver Post
    olá galera sou iniciante nesse fórum e estou afim de montar um pequeno provedor via radio, nada profissional é apenas para alguns amigos e vizinhos, e então me deparei com algumas duvidas e gostaria que me ajudassem se for possível, o equipamento que pretendo comprar é o edimax ew 7209apg e uma antena aquarios omni 12dbi, vou montar em uma torre de 15 metros de altura, a localização é sem relevo nem linhas de alta tensão, visada total e livres por varios kilometros, eu tenho aqui duas adsl ,uma de 1 mega e outra de 10 mega , com essas condições e esse equipamento, qual alcance que eu consigo? quantos clientes eu posso atender com cada adsl? e qual velocidade posso oferecer?

    desde já agradeço a colaboração de todos!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    É Jociano, você tem razão, porém como disse na minha primeira resposta, sou um cara "pé no chão", não trabalho baseado em manuais e muito menos, sigo à risca tudo aquilo que me dizem ser o certo, sempre, em meus 20 anos de experiencia em informática procurei uma forma alternativa de resolver determinado problema. Quando disse ao amigo para trabalhar em 250 Mw, é porque eu sei e assino embaixo, que o edimax, bom e velho edimax, trabalha sim em 250 Mw e este "apzinho" está rodando desde fevereiro de 2008, sem dar um pau, uma travada sequer, quando comprei pela primeira vez, tive dúvidas e ao pesquisar em foruns, fiquei com mais medo ainda, porém a verba era curta e meu caso era apenas para uns 10, 20 clientes no máximo, mas hoje estou trocando me edimax por um PCap, com a ajuda do pessoal aqui do forum, não porque o edimax está dando pau, mas por o limite de cadastro em controle de banda é de 40 clientes e para mim não esta dando mais.
    Desculpe meu desabafo, mas simto-me na obrigação de informar corretamente, e ajudar aqueles que como eu, tem dúvidas, como no inicio deste post, respondi dizendo " existem casos e casos " o meu caso com o Edimax é de sucesso e indico a todos que estão iniciando, Claro, se possível, coloquem um PCAP, é extremamante mais estável, Imcomparável a diferença, mas claro, existem casos ... e casos ...

    Ricardo Sobrinho.
    Retiro então tudo o que disse, tenho apenas 6 anos como Administrador de Redes Linux!!!

    Obs: de Redes Sem Fio tambem!!!

    Resultado = Sei de nada!
    Última edição por jociano; 17-03-2009 às 08:16.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Amigo, é uma péssima combinação.
    Bom falei, mas ... ninguem acredita!!!

  17. #17

    Padrão

    não é que eu não acredito, simplesmente fiquei perdido no meio do fogo cruzado!!!! agora não sei se vale apena compra ou não, lembrando que eu não quero nada PROFISSIONAL apenas quero compartilhar o sinal de adsl que eu tenho, o cliente mais longe esta cerca de 1,5km e serão no maximo 15 clientes, por isso levei em conta o custo beneficio. depois mais pra frente eu penso em algo mais potente e de maior qualidade.
    Última edição por cardozo; 17-03-2009 às 18:11.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cardozo Ver Post
    não é que eu não acredito, simplesmente fiquei perdido no meio do fogo cruzado!!!! agora não sei se vale apena compra ou não, lembrando que eu não quero nada PROFISSIONAL apenas quero compartilhar o sinal de adsl que eu tenho, o cliente mais longe esta cerca de 1,5km e serão no maximo 15 clientes, por isso levei em conta o custo beneficio. depois mais pra frente eu penso em algo mais potente e de maior qualidade.
    Então manda brasa! Mas eu prefiro gastar um pouco mais e dormir sossegago, pois essa conbinação é mais uma gambiarra do que solução custo beneficio, se fosse para umas 3 pessoas no maximo eu até indicaria, mas para 15 pessoas não róla mesmo! Mas... manda brasa ai!
    Última edição por jociano; 17-03-2009 às 18:34.

  19. #19
    Sempre na luta Avatar de jacksonezidio
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    São Paulo - SP
    Posts
    208
    Posts de Blog
    1

    Cool Tah certo colega...

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    É Jociano, você tem razão, porém como disse na minha primeira resposta, sou um cara "pé no chão", não trabalho baseado em manuais e muito menos, sigo à risca tudo aquilo que me dizem ser o certo, sempre, em meus 20 anos de experiencia em informática procurei uma forma alternativa de resolver determinado problema. Quando disse ao amigo para trabalhar em 250 Mw, é porque eu sei e assino embaixo, que o edimax, bom e velho edimax, trabalha sim em 250 Mw e este "apzinho" está rodando desde fevereiro de 2008, sem dar um pau, uma travada sequer, quando comprei pela primeira vez, tive dúvidas e ao pesquisar em foruns, fiquei com mais medo ainda, porém a verba era curta e meu caso era apenas para uns 10, 20 clientes no máximo, mas hoje estou trocando me edimax por um PCap, com a ajuda do pessoal aqui do forum, não porque o edimax está dando pau, mas por o limite de cadastro em controle de banda é de 40 clientes e para mim não esta dando mais.
    Desculpe meu desabafo, mas simto-me na obrigação de informar corretamente, e ajudar aqueles que como eu, tem dúvidas, como no inicio deste post, respondi dizendo " existem casos e casos " o meu caso com o Edimax é de sucesso e indico a todos que estão iniciando, Claro, se possível, coloquem um PCAP, é extremamante mais estável, Imcomparável a diferença, mas claro, existem casos ... e casos ...

    Ricardo Sobrinho.
    Esse seu Edimax eh milagroso hein.. claro q trabalha em 250mW, trabalha ate em 400mW se vc quiser... mas pra que mais q 100mW??
    mas nao foi feito pra isso, ja experimentei, usei por 6 meses e deu pau..
    mas ta certo cada um com sua visao de pensamento neh.. xD

  20. #20
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jacksonezidio Ver Post
    Esse seu Edimax eh milagroso hein.. claro q trabalha em 250mW, trabalha ate em 400mW se vc quiser... mas pra que mais q 100mW??
    mas nao foi feito pra isso, ja experimentei, usei por 6 meses e deu pau..
    mas ta certo cada um com sua visao de pensamento neh.. xD

    Bom, somente finalizando, quero deixar claro, que este meu "ponto de vista" é baseado naquilo em que vivi desde o iniio do ano passado até ferereiro deste ano, como disse deu certo e nao tive problemas, coloquei mikrotik e estou aprendendo, já até tirei 3 doas rádios que eu usava e colocamos Mk pra resolver. sinceramente é elevado o ganho, as opções e fica ótimo depois de configurado perfeitamente, postanto encerro aqui minha participação, dizendo O edimax me serviu por um ano e nunca deu pau, já o Mk estou aprendendo. Que fique registrado isso .

    Ricardo Sobrinho.