+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Fedora 10: VLANxDHCP como configurar?

    tenho a seguinte cenario:
    uma rede com 90 usuarios, sendo atendidos por um servidor fedora 10 rodando:
    squid (Version 3.0.stable13) como proxy/webcache
    dhcp (MACxIP)
    Bandlimit
    firewal iptables

    (meus conf iptables e squid: Ajuda com script firewall/squid - Rede sem restricao mas segura!).
    porem, gostaria de implantar vlan, por questao de seguranca/desempenho.

    Andei vendo diversos tutoriais referente ao vlan:
    Linux: Criando Redes Locais Virtuais (VLANs) com Linux [Artigo]

    VLAN - Linux A Bordo

    Linux: Criando Redes Locais Virtuais (VLANs) com Linux [Artigo]

    Tutoriais/Redes/Vlans - UnderLinux Wiki

    Implementando Vlans em Linux - [[email protected] ~]#

    em todos eles, dizem para compilar o kernel, e alterar o vconfig.
    porem, dei uma olhada e achei ele no meu linux (parece que esta disponivel nas versoes linux atuais).
    em varios outros lugares, vi comentarios de que nao conseguiram implementar no fedora.
    logo, tenho as seguintes duvidas :
    1> no fedora: devo recompilar o kernel, ou os modulos ja vem compilado? quais modulos devo carregar?
    2> como devo proceder para implementar o vlan atraves do dhcp? somente configurar o vconfig e o dhcp conforme mostra os tuto?
    3>nos tutoriais, eles dizem que as interfaces que terão o DHCP habilitado deverao ser especificadas no arquivo /etc/default/dhcp3-server, porem nao o tenho.... ja que instalei o dhcp pelo (yum install dhcp), como devo proceder?

    desculpa o monte de perguntas, mas eh q tenho que alterar o servidor, mas nao posso deixa-lo muito tempo fora do ar... entao estou lendo o maximo possivel de tutoriais, e tirando o maximo possivel de duvidas...
    alguem que ja implementou ai, poderia me dar umas dicas?!

  2. #2

    Padrão

    Olá Sr. mascaraapj, tenho muito problemas e fazer um servidor IGUAL ao seu, estou pesquiasndo a tempos, mas por falta oportunidades (acesso a internet raro), nem me pasas ainda implantar vlan. so o que o sr tem me serviria e muito estou tentando ajudar um amigo quem ja tem 26 clientes em uma rede Wireless, mas estamos com muita dificuladade em servidor DHCP e controle de banda, principalmente sobre o DHCP. instalamos o debian e os pacotes, mas nao conseguimos configurar direito ele inicia os servidores, carregas os drivers e os arquivos, mas nao funciona o DHCP, nao sei o q fazer, por isso pesquisei sobre o Fedora 10, que pode ser minha alternativa, ja baixei no site, devo testar hj ou amanha preciso aprender mais antes disso. se o Sr. puder me ajudar mandando para meu email os arquivos de confg. agradeço muito pois o q o Sr ja tem muito me ajuda.

    Agradeço desde já
    Edvaldo Valentim
    Última edição por Edvaldobr; 11-03-2009 às 16:46.

  3. #3

    Padrão

    claro amigo, posso ajudar sim
    entra em contato comigo: [email protected]