+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Limitando Banda da interface no Ikarus

    Galera, gostaria de uma ajuda de vcs...
    Eu utilizo Ikarus e acabei de implementar cache-full na rede, e gostaria de limitar a saída total da ath0 por exemplo para a soma total de 4096kbps para evitar sobrecarregar a interface dando latência alta.
    Alguém sabe como fazer???
    No Ovislink WL-5460 o próprio firmware dele tem a opção de controle de banda da interface, gostaria de fazer semelhante a isso.

    Um abraço...

  2. #2

    Padrão QOS

    Você sabe criar regra de QoS?
    Cria um nome em Traffic Classes (Banda_ETH1_IN e Banda_ETH1_OUT). Aqui você vai cria o controle para entrada e para a saída.
    Clica em cima do nome que vc criou e na aba Target em Commited Informatin e Peak Information você coloca a banda que você deseja limitar para a interface, faça isso nos dois que você criou..
    O resto deixa 0 principalemente em Priority.
    Em Traffic_Polices Cria lá Traffic_IN e Traffic_OUT
    Arrasta Banda_ETH1_IN para Traffic_IN e Banda_ETH1_OUT para Traffic_OUT
    Agora você arrasta Traffic_IN para Input da ETH e Traffic_OUT para output da ETH.
    Isso já vai limitar a banda da sua interface.

    Mudando de assunto eu tenho routerboard com 4 slot minipci 533Mhz com Ikarus Instalado e licenciado, se vc tiver interesse.

    rodrigo . pagani @ yahoo . com . br

  3. #3

    Padrão

    Amigo, eu fiz como você falow mas para a Ath0 que é apenas a interface que desejo limitar. Só que a hora de dar um Submit deu a seguinte mensagem: "Class Banda_Ath0_I is worthless since it has no any valid fields", aí mesmo assim eu salvei.
    Qdo voltei no Input e no Output da interface não estava o Traffic Policies.
    O que pode ter acontecido? ou falta mais alguma configuração?

    Quanto vc me faz só a routerboard sem o flashcard e a licença do Ikarus? pq eu tenho uma licença parada aqui...?

    Valew

  4. #4

    Padrão

    Você tem como colocar um IP Válido nesta routerboard?
    Dai eu acesso ele e faço a configuração para vc.
    A routerboard que eu tenho ela vem com o Ikarus instalado nela mesmo, não dá para tirar a licença dela.
    Se vc tiver real interesse eu desconto R$ 50,00 nela, dá quase o valor da licença.

  5. #5

    Padrão

    Olá amigo, no momento é meio que complicado definir um ip real pra ela pois não se encontra aqui o que vc sugere que eu faça?

    Obrigado

  6. #6

    Padrão

    Dá uma olhada como eu fiz o meu, mas eu limitei por protocolo, no caso aqui vou te motrar o http.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         qos.JPG
Visualizações:	147
Tamanho: 	100,3 KB
ID:      	3822  

  7. #7

    Padrão

    Não abusando da sua ajuda, mas o que vc colocou na guia MATCHES?
    Você marcou a opção WMM (Layer2 QoS) na guia Atheros em Wireless?

    Valew

  8. #8

    Padrão

    Eu deixo marcado a opção WMM, mas não mudo nenhuma configuração.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         qos1.JPG
Visualizações:	109
Tamanho: 	105,5 KB
ID:      	3831  

  9. #9

    Padrão

    Após colocar HTTP no Application na guia MATCHES, eu arrastei a Traffic_IN para o Input da interface e o Traffic_OUT para o Output da Interface, aí ele até aceitou e não deu mais aquela mensagem, mas aí não navegou mais.
    Só pra esclarecer, eu uso o Ikarus apenas como AP, faço o controle de banda e usuários num servidor linux, será que pode ser isso? Porque tem aquele botão New Client lá né...

    Valew

  10. #10

    Padrão

    Estranho, pois aqui eu trabalho em bridge e todos controles faço no servidor linux.
    Se você quiser, posso fazer um backup da minha configuração e te passar, dai você restaura ai no teu sistema.

  11. #11

    Padrão

    Puxa, seria ótimo se você pudesse fazer isso...

    Valew

  12. #12

    Padrão

    Segue o arquivo backup.
    Você vai ter que configurar o canal das antenas, SSID, DHCP e se quiser acrecentar algo no firewall.
    O IP que está na configuração é o default: 192.168.1.3 você mudar para o seu.
    Antes de você colocar o meu backup, faça um backup da sua configuração, qualquer coisa você volta.
    Se tiver alguma duvida, me avisa.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  13. #13

    Padrão

    Olá Rodrigo,

    Eu denovo, hehehe
    Tentei restaurar o seu backup no meu, mas deu erro, como se o arquivo que vc mandou estivesse corrompido.
    Segui os procedimentos que vc falow, mas não funcionou ainda.
    Acontece o seguinte: quando eu crio as regras, e eu arrasto para as interfaces, e dou um submit, aí não navega mais, não abre, msn, skype nada, a única coisa que continua funcionando é o protocolo ICMP com o ping, mais nada.
    Acredito que falte mais configurações pra fazer, pq aqui eu uso assim: Eu crio uma bridge e coloco todas as interfaces dentro, depois coloco as interfaces como AP, seto o SSID, canal, potência, segurança e mais nada. Não uso nenhuma regra no firewall, etc...
    Pode ser isso será? você faz mais alguma outra configuração?

    Grato,
    Islan

  14. #14

    Padrão

    Segue print das telas que eu faço alterações nas configurações.
    Se vc não conseguir, podemos marcar um horário e conversarmos por MSN.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         network.JPG
Visualizações:	98
Tamanho: 	94,7 KB
ID:      	3995   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless-OpMode.JPG
Visualizações:	102
Tamanho: 	88,5 KB
ID:      	3996  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless-Radio.JPG
Visualizações:	84
Tamanho: 	81,6 KB
ID:      	3997   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless-Security.JPG
Visualizações:	91
Tamanho: 	76,1 KB
ID:      	3998  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless-Atheros.JPG
Visualizações:	103
Tamanho: 	87,5 KB
ID:      	3999   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         QOS1.JPG
Visualizações:	91
Tamanho: 	113,7 KB
ID:      	4000  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         QOS2.JPG
Visualizações:	92
Tamanho: 	106,0 KB
ID:      	4001   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DHCP.JPG
Visualizações:	96
Tamanho: 	92,4 KB
ID:      	4002  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SystemTune.JPG
Visualizações:	93
Tamanho: 	83,1 KB
ID:      	4003