Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Decepção com o MK 3.xx!

    Pessoal venho relatar minha decepção com as versões 3.16, 3.19 e 3.20, pois tive serios problemas com essa versões, na 3.16 o processador ficava em 100% direto causando lentidão na rede, passei pra 3.20 e tbm cheia de bugs, sumia algumas regras e desativa algumas conexões e o processador entre 30 e 50%, fiz downgrade pra 3.19, super versão muito rapida, depois de 3 dias parava do nada e ai so desligando e religando o PC, isso acontecia em 10 em 10 minutos, ai voltei pra 2.9.51, e ja tem 3 dias de alegria.
    Pode ser q eu tive azar mais não me dei bem com essas versões.

    Meu PC-AP tem a seguinte configuração:
    Proc. P4 2.4ghz
    1g de ram kingston 400MHZ
    HD IDE de 80g 7200RPM
    Placa Asus P4S800
    4 D-link AG530
    1 Placa de rede Realtek
    1 Rede onboard
    Fonte DR.Rank de 500 watts Real

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Tive diversos problemas com a versão 3.20, fiz downgrade para a 3.13 e tudo normal.

    A versão 3.20 tem diversos bugs, principalmente na parte de wireless.
    Última edição por Magal; 14-03-2009 às 00:10.

  3. #3

    Padrão

    Aconteceu o mesmo aqui com a versao 3.20! Hoje utilizo a versao 3.15 apenas em um servidor central, nada de wireless e está excelente. Nos pops 2.9.51 nunca tive problemas.

  4. #4

    Padrão

    Versões qu rodam legal:
    2.9.51 ( a melhor de todas com certeza )
    3.13 pra quem quer usar SATA
    as outras tive problemas .......... mas o pessoal de LATVIA estão correndo atrás pra correção, com certeza.
    Salve Mikrotik ....

  5. #5

    Padrão

    3.13 é a melhor até agora so alegria com ela passamos problemas com o multi-cpu ativado mais depois de desativar está rodando muito bem desde o dia que desativamos breve chega a 200 dias de uptime.

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sim, as últimas versões do Mikrotik chegam com muitos bugs, mas, como sempre tem um mas... O cidadão utiliza um firewall filter, firewall nat, hotspot e queues... dai no momento da instalação, marca todos os pacotes para instalar... tá querendo problema, certo? Se não usa uma determinada função, não instale o pacote referente à mesma.

    Em x86 tem 2 pacotes que são um veneno, já comentados aqui, várias vezes, MPLS e XEN. Então se não usa um determinado pacote não instale. Isso vale para qualquer pacote que não usa, sem contar que fica mais fácil debugar os problemas, quando os mesmos ocorrerem.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sim, as últimas versões do Mikrotik chegam com muitos bugs, mas, como sempre tem um mas... O cidadão utiliza um firewall filter, firewall nat, hotspot e queues... dai no momento da instalação, marca todos os pacotes para instalar... tá querendo problema, certo? Se não usa uma determinada função, não instale o pacote referente à mesma.

    Em x86 tem 2 pacotes que são um veneno, já comentados aqui, várias vezes, MPLS e XEN. Então se não usa um determinado pacote não instale. Isso vale para qualquer pacote que não usa, sem contar que fica mais fácil debugar os problemas, quando os mesmos ocorrerem.
    Fora que lá no site da mikrotik tem as seguintes opções para download:

    ALL VERSIONS = Todas as versões disponíveis
    DEVELOPMENT = EM DESENVOLVIMENTO
    STABLE = ESTÁVEL
    PREVIOUS STABLE = VERSÃO ESTÁVEL ANTERIOR
    LEGACY = ULTIMA VERSÃO DE UMA SÉRIE (NESSE CASO APARECE SÓ A 2.9.51, ÚLTIMA DA SÉRIE 2.XX)

    Lembrando que até outros dias destes, somente a versão 3.13 era considerada estável. Agora aparece a 3.20 como estável... Certamente a 3.13 seria a melhor opção (pelo menos não tive problemas até hoje).

    Muitos aqui tem problemas, porque são realmente viciados em upgrade. Mal sai uma nova versão e o cidadão já upa ela para o servidor ou ap de trabalho. Quando a versão vem cheia de bugs, como as novas estão vindo atualmente, se ferram de verde e amarelo (ou melhor nas cores da Russia mesmo!!). Além das recomendações do Sérgio, sugiro ao pessoal também, antes de atualizar o mikrotik para uma nova versão testar em um equipamento fora da rede e verificar se realmente a versão está funcionando perfeitamente. Outra coisa é consultar antes o changelog. As vezes sai uma nova versão com uma correção somente no pacote MPLS ou XEN, por exemplo, ae o cidadão que nunca nem ouviu falar disso ou nunca vai usar esses pacotes, vai lá e atualiza, só para dizer que usa a última versão. Seguindo isso evita muita dor de cabeça.

  8. #8

    Padrão

    Concordo com genero e grau com todas as opiniões dos amigos, so queira usar a versão 3.xx por causa do layer 7, mais pelo que ando vendo vou ter que esperar mais um pouco!

  9. #9

    Padrão

    Galéra o mesmo problema relatado por nosso amigo eu tambem tive em meus servidores quando fiz o UPGRADE, tudo o que ele falou aconteceu comigo sem tirar uma virgula, agora só foi eu voltar para versão 3.13 e nunca mais deu problema!

  10. #10

    Padrão

    Vejo q esses problemas so ocorrem quando o MK é instalado em pc, nas routerboards funcionam 100%, acho q daqui uns tempos o mk so prestará nas RBs, ou somente poderá ser instalado nelas.

  11. #11

    Padrão

    Utilizo nos meus servers a versão 3.13 e até agora nada de problemas.... teve só uma maquina que estava travando de vez em quando... mas descobri um problema na memoria dela... foi só fazer uma limpeza nos slots e nas memorias e pronto.... estabilidade total, usando PPPoE, Firewall, Controle de Banda, Proxy em Paralelo com Cache Full, entre 100-150 cliente conectados por servidor e sem nenhuma dor de cabeça... as maquinas tem essa configuração: Core 2 Duo, 2 GB de memoria e Cartão CF de 1GB, placas de Rede Gigabit D-Link, é isso, até mais.

    PS: Testei uma vez o mikrotik 3.20 em duas RBs, tentei fazer um WDS com essa versão e não deu certo de jeito nenhum.... foi só fazer o downgrade pra 3.13 e funcionou uma maravilha... está funcionando até hj, num olho nem pra elas, rsrs...

  12. #12

    Padrão

    Opa.. tava montando mais um servidor aqui e ja tava com a versão 3.20 em mãos e pronto pra comprar a nova licença... rsrs sorte q eu vi este forum antes.. alguem ai pode me passar um link seguro da 3.13??

    vlw

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    É, vamos esperar a 3.21.

  14. #14

    Padrão

    ops.. encotrei aki mesmo no mikrotik.com rsrs
    valeu

  15. #15

    Padrão

    usei a 3.13 .. fiz upgrade para as versoes 3.19 e 3.20 .. todas com problema (as vezes deixava usuario sem controle de qos, sumia regras do firewall.. etc etc) ..

    enfim.. a 3.13 eh a melhor :P

  16. #16

    Padrão

    amigos.. uso a versao 3.17... num rb400ah..

    esses problemas somente são em PC-AP??

    aparentemente nunca tive problemas...

    mas tb soh tenho 20 clientes...

    serah q eh por isso?

    grato,

    Eugenio

  17. #17
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Hoje saiu versão 3.22 do MK!!!

  18. #18

    Padrão

    To acompanhando o outro topico, vamos ver se essa versão comporta bem.

  19. #19

    Smile Link para as atualizações...

    Estou com a maldita versão 3.0 (PowerPC) cheia / repleta de bugs, e por conselho do CATV vou tentar atualizar para o 3.13. Lá no site da Mikrotik.com diz que a 3.22 é Stable, porém estou lendo aqui que ainda é muito recente, então vou de 3.13 msm, alguém poderia me passar o link com o arquivo de upgrade?

    O 3.13.npk, segundo inf. é para colocar em files no Winbox e reiniciar.?.? nunca fiz isto antes....

    Obrigado.

  20. #20
    MODERADOR-CHEFE Avatar de osmano807
    Ingresso
    Aug 2008
    Localização
    Araguari - Minas Gerais
    Posts
    1.980
    Posts de Blog
    5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SempreOnLine Ver Post
    Estou com a maldita versão 3.0 (PowerPC) cheia / repleta de bugs, e por conselho do CATV vou tentar atualizar para o 3.13. Lá no site da Mikrotik.com diz que a 3.22 é Stable, porém estou lendo aqui que ainda é muito recente, então vou de 3.13 msm, alguém poderia me passar o link com o arquivo de upgrade?

    O 3.13.npk, segundo inf. é para colocar em files no Winbox e reiniciar.?.? nunca fiz isto antes....

    Obrigado.
    Powerpc, que máquina você está usando? Será que x86 o mikrotik trabalha melhor?